-  

Candidatos nas últimas eleições têm até o próximo dia 29 para removerem propagandas

Candidatos, partidos políticos e coligações que disputaram o segundo turno nas últimas eleições têm até a próxima terça-feira (29) para removerem as propagandas e, se for o caso, promoverem a restauração do bem em que foram afixadas. A data foi estabelecida pelo artigo 121 da Resolução nº 23.610/2019, que trata sobre propaganda eleitoral.

  -  

TSE mantém indeferimento de prefeita eleita de Caridade e determina novas eleições para a cidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por unanimidade, o indeferimento do registro de candidatura de Simone Tavares (PDT) para o cargo de prefeita de Caridade. Com a decisão, Simone, apesar de ter sido a candidata mais votada, não pode ser diplomada nem assumir. A Corte ainda determinou a convocação de novas eleições para a cidade.

Foto: ANTONIO CARLOS ALVES
  -  

Jaguaruana: TRE-CE indefere registro de candidatura do prefeito reeleito Roberto da Viúva

O prefeito que foi reeleito no dia 15 de novembro, em Jaguaruana, Roberto da Viúva (PDT), teve o registro de candidatura indeferido nesta quinta-feira (3) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O motivo é rejeição de contas públicas. O plenário rejeitou a candidatura por 4 votos a 2. O pedetista pode recorrer ao TSE.

  -  

Grupos diferentes podem ter atacado sistema do TSE, diz Barroso sobre primeiro turno

“Houve um vazamento de informações, atribuído ao hacker português que tinha parceiros brasileiros, e isso parece fora de dúvida, e houve o que se chama de ataque maciço, conhecido como ataque de negação de serviço”.

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, sobre ataques no primeiro turno das eleições, em 15 de novembro.

  -  

Vitor Valim é eleito prefeito de Caucaia com 51,08% dos votos

Com 100% das urnas apuradas, o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) declarou Vitor Valim (Pros) eleito para a Prefeitura de Caucaia. A chapa composta pelo então deputado estadual e o vice Deuzinho Filho (Republicanos) recebeu 83.588 votos, relativos a 51,08% do total. O adversário, Naumi Amorim (PSD), atual prefeito, conseguiu 80.045 votos, equivalentes a 48,92%.

Foto: José Leomar
  -  

Sarto Nogueira é eleito com 51,69% dos votos, em Fortaleza

Com 98,03% das urnas apuradas, o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) declarou Sarto Nogueira (PDT) eleito para a Prefeitura de Fortaleza. A chapa composta pelo pedetista e o vice Élcio Batista (PSB) recebeu 655.538 votos, relativos a 51,69% do total. O adversário, Capitão Wagner (Pros), conseguiu 612.769 votos, equivalentes a 48,31%.

Foto: Kid Júnior
  -  

Eleitor leva a filha recém-nascida para votar por não ter com quem deixá-la

Frederico Miranda Marques, 30, levou a filha Maria Geovana, de apenas cinco meses de idade, para o colégio Rubens Vaz da Costa, maior zona eleitoral de Caucaia, neste domingo (29). “Não tinha ninguém que pudesse ficar com ela em casa”, justificou o eleitor. Contudo, sem fila para enfrentar, a votação foi rápida. Devido à pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral recomenda evitar levar crianças para os locais de votação.

Foto: André Costa
  -  

Ceará teve 209 ‘candidatos zerados’ no primeiro turno das eleições

Nenhum voto foi computado para 208 candidatos a vereador e um candidato a prefeito no Ceará, durante o primeiro turno. Os dados foram extraídos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também divulgou, em 2020, a votação dos candidatos em situação de “indeferimento com recurso“, ainda que não sejam considerados “anulados sub judice“.

  -  

Prefeito eleito em Martinópole tem registro indeferido pelo TSE

O prefeito eleito em Martinópole, James Bel (PP), teve o registro de candidatura indeferido pelo TSE. Segundo a decisão do min. Alexandre de Morais, ele se tornou inelegível ao ser demitido do cargo de professor da rede municipal, após processo administrativo por abandono de emprego. O TRE-CE havia deferido o registro, mas o MPE entrou com recurso. James Bel vai recorrer da decisão.

Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE
  -  

TRE decide solicitar apoio de forças federais para o 2º turno em Fortaleza e Caucaia

O Pleno do TRE-CE aprovou hoje (17) o envio do pedido de forças federais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o segundo turno em Fortaleza e Caucaia. O Ministério Público Federal do Ceará também foi favorável ao pedido.  No primeiro turno, as forças armadas atuaram em 11 municípios do Estado. Em Caucaia, também houve auxílio da Força Nacional.

Foto: José Leomar
  -  

Patrícia Barreto (PDT) é eleita prefeita de Irauçuba

Patrícia Barreto (PDT) foi eleita prefeita de Irauçuba com 63,24% dos votos. Ele foi a escolha de 7.959 eleitores. Em segundo lugar, Dra Heloisa (MDB) teve 4.626 votos (36,76%). O município teve 1.673 (11,16%) abstenções. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  -  

Urnas são totalmente apuradas em 48 municípios cearenses, diz TRE-CE

Em comunicado, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) informa que 48 municípios cearenses apuraram 100% das suas urnas. A corte local fez o relatório e aguarda divulgação por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A nota também diz que, em todo o Estado, 81% das seções eleitorais já foram transmitidas ou somadas.

Foto: Agência Brasil
  -  

Dr Júnior (PDT) é eleito prefeito de Chorozinho

Dr. Júnior (PDT) é eleito prefeito de Chorozinho com 74,58% dos votos. Ele foi a escolha de 10.500 eleitores. Em segundo lugar, Cici (PSD) recebeu 3.578 votos (25,42%). A cidade teve 10,85% de abstenções. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  -  

46,12% das urnas apuradas: Sarto lidera em Fortaleza; contagem indica segundo turno, na Capital

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apurou 46,12% das urnas eletrônicas, em Fortaleza. Com esse total, Sarto (PDT) lidera a corrida pela Prefeitura da Capital, com 35,77% dos votos. Logo após ele, vem Capitão Wagner (Pros), com 33,22% dos votos. Luizianne Lins (PT) aparece logo em seguida, com 17,63% dos votos. Essa contagem preliminar indica que haverá disputa no segundo turno.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
  -  

Pela primeira vez, Tribunal Superior Eleitoral recebe diretamente os boletins de urna

Os boletins de urna recolhidos no pleito deste domingo (15) estão sendo, pela primeira vez, enviados diretamente para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não mais para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), como de costume. A nova forma de computar votos pode provocar uma “lentidão” na divulgação das urnas apuradas. Há informações de que 42% dos boletins de urna do Ceará — e 30,1% de Fortaleza — já foram enviados. Segundo o TRE, não há qualquer anormalidade no processo.

Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE
  -  

Jaguaretama é o primeiro município cearense a eleger prefeito, neste domingo

Glairton Cunha (PP), candidato único à Prefeitura de Jaguaretama, é o primeiro prefeito eleito em todo o Ceará. Ele conseguiu 100% dos votos válidos, mais que os 50% mais um necessários, de acordo com o Código Eleitoral. Ele precisava de apenas um voto. A apuração das urnas é divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Diário do Nordeste falou sobre o cenário na edição desse sábado (14).

Foto: Divulgação
  -  

Sistema de apuração do TSE está há mais de uma hora sem atualizações

O sistema que mostra a apuração de urnas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está há mais de uma hora sem atualizações. Em Fortaleza, com 2,30% das seções totalizadas, a última atualização disponível é de 17h35min. Resultados parciais mostram Capitão Wagner (Pros) com 35,03%, Sarto Nogueira (PDT) com 34,42% e Luizianne Lins (PT) com 17,59% dos votos computados.

Foto: Shutterstock
  -  

Começa a apuração dos votos deste domingo, em Fortaleza

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a apuração das urnas, em Fortaleza. Após o encerramento do período de votação, às 17h, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) recolheu as máquinas e preparou procedimento para contagem dos votos. A apuração pode ser acompanhada pelo PontoPoder ou pelo site do Diário do Nordeste, neste link.

Foto: TSE
  -  

Desempenho do e-Título foi prejudicado por desligamento preventivo de servidor, diz Barroso

“Depois dos ataques (hacker) aos servidores do STJ, reforçamos a segurança dos nossos sistemas. Tiramos um servidor da rede e fizemos um backup. (…) Com esse servidor desligado, o servidor remanescente sofreu uma sobrecarga

Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, em coletiva de imprensa, explicando o que levou às dificuldades operacionais do e-Título.

  -  

1.700 urnas eletrônicas substituídas e 30 candidatos presos, em balanço nacional do TSE

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresentou às 14h50 números preliminares das Eleições de 2020. Em todo o país, foram registradas 1.700 substituições de urnas eletrônicas com defeito. Foram presos 30 candidatos e 36 eleitores – “por conta de boca de urna ou propaganda eleitoral irregular”, detalhou Barroso.

Foto: Reprodução/ TV