-  

90% das candidaturas de Fortaleza já foram julgadas como aptas pela Justiça Eleitoral

Até as 10h desta quarta-feira (21), 1.248 candidaturas às eleições de Fortaleza foram julgadas como aptas pela Justiça Eleitoral. O número representa 90,3% dos postulantes aos cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito. Até agora, 62 candidaturas foram consideradas inaptas, principalmente por falta de documentação (45) ou por “ficha suja” (7).

  -  

Bolsonaro autoriza envio das Forças Armadas para atuar durante as eleições

Em decreto publicado no último dia 19, o presidente Jair Bolsonaro autorizou o uso das Forças Armadas para atuar durante as eleições. As localidades e o período de emprego das Forças serão definidos pelo TSE. No mesmo dia, o governador Camilo Santana se manifestou favorável à decisão do TRE-CE de requisitar forças federais para dez municípios cearenses.

 

Foto: Divulgação
  -  

E-título agora tem foto do eleitor e pode ser usado como documento no dia da votação

No dia da votação, o eleitor que fez a biometria poderá utilizar apenas o aplicativo E-título para se identificar. Apesar do cadastramento biométrico não ser utilizado nestas eleições, quem realizou o procedimento terá as informações do título e identificação por foto pelo app. Demais eleitores ainda precisam apresentar documento oficial com foto.

Foto: José Leomar
  -  

Camilo dá aval ao pedido de envio de tropas federais para reforçar segurança em 10 municípios na eleição

O governador Camilo Santana se manifestou, hoje, favorável ao pedido de tropas federais para reforçar a segurança da eleição em 10 municípios (Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Pacajus, Horizonte e Itaitinga), informa o TRE-CE, que remeterá o processo ao TSE, a quem caberá decisão final de envio de forças federais.

Foto: José Wagner/Governo do Ceará
  -  

Justiça Eleitoral do Ceará adota canal próprio para denúncias de propaganda eleitoral irregular online

A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Ceará restringiu o Formulário Eletrônico de Denúncias, disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral no estado (TRE-CE), às denúncias de propaganda eleitoral irregular na internet. Infrações em suportes que não sejam o online devem ser informadas ao TSE, por meio do aplicativo Pardal.

  -  

TRE-CE recebe um total de 792 denúncias de propaganda irregular em todo o Estado

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulgou balanço das denúncias de propaganda irregular recebidas nestes 19 dias desde que a campanha eleitoral começou. Apenas na última semana, foram 210 denúncias de irregularidades na propaganda de partidos e candidatos em todo Estado. No total, 792 denúncias chegaram ao órgão até o momento.

  -  

Ceará já tem 5,6 mil candidaturas aptas para as eleições

A Justiça Eleitoral já apreciou 5.927 pedidos de candidaturas no Ceará. Desse total, cerca de 5.689 foram consideradas aptas, o que representa 35,3% das cerca de 16 mil solicitações apresentadas por postulantes cearenses. As candidaturas inaptas somam 238, ou 1,4% do total. Entre os inaptos, a maioria (122) renunciou a disputa, o restante foi indeferido.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Heitor Férrer e Samuel Braga têm pedidos de candidaturas deferidos pela Justiça Eleitoral

Os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, Heitor Férrer (SD) e Samuel Braga (Patriota), tiveram os pedidos de registro de candidatura deferidos, ou seja, autorizados pela Justiça Eleitoral. As sentenças estão disponíveis no sistema Divulgacand, onde os postulantes ainda permanecem em situação “aguardando julgamento”.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Sobral é a cidade com mais pedidos de impugnação no Ceará

Dos 268 pedidos de impugnação registrados pela Justiça Eleitoral do Ceará, 37 são da cidade de Sobral. Guaraciaba do Norte vem em seguida, com 20. No ranking, Fortaleza aparece em sexto lugar, com 12 pedidos. Acima da Capital estão Itapipoca, com 13, Croatá, com 15, e Crato, com 18. Ao todo, são 59 municípios com registros de impugnação. Leia mais.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Candidatos cearenses já foram alvos de 260 pedidos de impugnação

Com 12 dias de campanha, 268 pedidos de impugnação já foram apresentados à Justiça Eleitoral contra candidatos no Ceará, de acordo com balanço preliminar do TRE-CE. Dos 184 municípios cearenses, quase um terço registrou alguma ação contra candidaturas. Leia mais.

Foto: Fabiane de Paula