-  

Camilo reúne prefeitos do Cariri para discutir expansão de leitos, vacinação e fornecimento de oxigênio

O governador Camilo Santana (PT) participou, nesta segunda-feira (22), de encontro virtual com 40 prefeitos do Cariri. Entre os temas discutidos: expansão do número de leitos, distribuição de oxigênio e a campanha de vacinação. Camilo também terá reunião com os gestores municipais que compõem o Sertão Central e o Litoral Leste/Jaguaribe.

  -  

Governador inicia rodada de reuniões com prefeitos cearenses para discutir ações contra Covid-19

O governador Camilo Santana (PT) iniciou, nesta quinta-feira (18), rodada de reuniões com prefeitos cearenses para discutir ações contra a Covid-19. Hoje ele se reúne com prefeitos da macrorregião de Sobral. Até sábado (20), vai se reunir com os gestores das macrorregiões de Fortaleza, Cariri, Sertão Central e Jaguaribe/Litoral Leste. O decreto que determina lockdown segue até domingo.

  -  

Camilo prioriza pandemia; atendimento a prefeitos e deputados fica com Nelson Martins

É tradição o governador Camilo Santana (PT) receber todo ano prefeitos e deputados, principalmente os aliados, para ouvir as demandas e estreitar as relações políticas. Ele ainda não começou a fazer isso, neste ano, por causa da pandemia. Enquanto isso, o assessor de Relações Institucionais, Nelson Martins, faz a ponte com o Palácio da Abolição.

Foto: José Leomar
  -  

Camilo Santana vai reunir os 184 prefeitos do Ceará para tratar das medidas contra a Covid-19

Na ‘live’ em que anunciou mais medidas restritivas para tentar conter o avanço acelerado da Covid-19 no Ceará, o governador Camilo Santana anunciou que vai reunir, nesta quinta-feira (18), os 184 prefeitos do Estado, virtualmente, para tratar das medidas restritivas. O novo decreto será publicado ainda nesta quarta (17) e vale até o próximo dia 28 de fevereiro.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Análise: geração de renda durante a pandemia é preocupação de prefeitos cearenses

Gestores municipais buscam meios de fomentar a geração de renda em um cenário de indefinição sobre o auxílio emergencial. Em Sobral, pretende-se abrir cerca de mil vagas de emprego para chefes de família. Em Granja, o foco é na contratação de 500 estagiários. Já em Fortaleza, o microcrédito é visto como um caminho. Leia análise.

Foto: Luiz Queiroz
  -  

Prefeitos do PSD protocolam carta de intenção para mais vacinas em cidades cearenses

Prefeitos do PSD entregaram hoje (8) carta de intenção para compra de mais doses da Coronavac, junto ao Instituto Butantan, em SP. A comitiva contou com os prefeitos Ednaldo Lavor, de Iguatu; Bismark Barros, de Piquet Carneiro, Gildecarlos Pinheiro, de Irapuan Pinheiro e Adaíl Junior, de Quixelô. O encontro foi articulado pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab.

  -  

Associação dos Prefeitos do Cariri Oeste é reativada após 6 anos com eleição de mesa diretora

Onze prefeitos se reuniram na sexta-feira (5), em Crato, para eleger a mesa diretora da Associação dos Prefeitos do Município do Cariri Oeste (Amcoeste). A entidade existe desde 1994, e estava inativa desde 2015. O prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito (PP), foi eleito presidente por unanimidade, o vice é o prefeito de Campos Sales, João Luiz (PDT).

Foto: Reprodução
  -  

Prefeitos cearenses definem e empossam hoje nova presidência da Aprece

A nova direção da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) será definida na tarde desta terça-feira (26). Concorre apenas uma chapa, a liderada pelo prefeito de Chorozinho, Dr, Júnior Castro (PDT), que deve assumir a presidência pelos próximos dois anos. Apoiada pelo grupo governista no Estado, a expectativa é de que a chapa seja eleita por consenso.

Foto: Reprodução
  -  

Em reunião com prefeitos, Camilo Santana trata de volta às aulas e vacinação

O gov. Camilo Santana (PT) se reuniu virtualmente nesta terça (12) com 130 dos 184 prefeitos do Ceará. Além de apresentar o secretariado, ele pediu que os gestores comecem a se preparar para um retorno híbrido das aulas, ainda sem data definida. Os prefeitos também deverão se organizar para o início da vacinação, que também  não tem calendário divulgado.

Foto: Carlos Gibaja
  -  

Análise: Com opositores no comando do Legislativo prefeitos terão dificuldade

Apesar da preferência para chegarem ao Executivo Municipal, prefeitos de Caucaia, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante e Juazeiro do Norte precisarão de jogo de cintura para pôr em prática pautas prometidas durante a campanha. Isso porque nenhum deles elegeu um aliado ao comando da Câmara, fator importante de governabilidade. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Divulgação
  -  

Nelson Martins intensifica diálogo com prefeitos cearenses eleitos e tenta ampliar base do Governo

Desde que a eleição terminou, o assessor de Relações Institucionais do Estado, Nelson Martins, está recebendo os prefeitos cearenses eleitos. O pedido foi do governador Camilo Santana (PT). O objetivo é buscar uma aproximação com os gestores de partidos da base governista e de oposição. Nas contas do Governo, 175 dos 184 prefeitos são aliados do Palácio.

Foto: Camila Lima
  -  

Crise na saúde: Prefeitos alinham pautas urgentes com Aprece e CNM para movimento nacional

Prefeitos do Ceará, ainda esperando recursos da União para enfrentar a crise na saúde, levarão à presidência da Confederação Nacional dos Municípios, nesta sexta-feira (3), as pautas prioritárias. Com falta de dinheiro para enfrentar o coronavírus, gestores irão unificar as agendas para fortalecer o movimento municipalista nacional em Brasília.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Camilo reúne 80 prefeitos no Palácio da Abolição para Garantia Safra e agrada gestores

O governador reuniu, hoje (17), no Palácio da Abolição, 80 prefeitos para assinatura do programa Garantia Safra. Não foi à toa. É ano de eleição e é importante manter a parceria com os gestores, principalmente os aliados. Antes, o evento acontecia na Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Nos bastidores, prefeitos elogiaram a iniciativa.

  -  

Seleção para gestores dos consórcios está mantida e será para todos, diz Dr. Cabeto

Continua a batalha do secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, com os prefeitos presidentes de Consórcios de Saúde do Interior sobre a necessidade de seleção para os cargos de gestão das unidades. Todos os atuais gestores terão que passar pelo novo processo, garante o secretário que esteve nesta manhã acompanhando o governador na Assembleia.

Foto: Kid Júnior
  -  

Prefeito de Granjeiro nega envolvimento na morte do antecessor e diz confiar na Justiça

O prefeito de Granjeiro, Ticiano Tomé, suspeito de envolvimento na morte do antecessor, João Gregório Neto, quebrou o silêncio, nesta tarde de sexta (10), a respeito do crime. Ticiano nega qualquer envolvimento no assassinato e diz que “estão tentando  destruir a mim, minha família e minha administração”. O gestor diz confiar na Polícia e na Justiça.

Foto: Divulgação
  -  

Aprece defende rápida elucidação e punição aos envolvidos na morte do prefeito de Granjeiro

O presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), Nilson Diniz, cobra uma rápida elucidação do assassinato do prefeito de Granjeiro, João Gregório Neto. Como é um crime que pode ter características políticas, defende ele, a resolução precisa ser rápida, “para evitar que pessoas queiram fazer justiça com as próprias mãos”, disse.

Foto: Helene Santos
  -  

Prefeitos se reúnem com secretário da Saúde para definir impasses sobre seleção pública de gestores

Prefeitos presidentes de consórcios se reúnem, hoje, com o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, para resolver impasses em torno da seleção pública de gestores de consórcios de Saúde, que administram Policlínicas e Centro de Especialidades Odontológicas. Deve sair da reunião um acordo sobre a seleção de cargos nos consórcios.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Presidente do TCE quer tempo para avaliar situação de consórcios de Saúde

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), conselheiro Valdomiro Távora, assumiu a Corte hoje (6) e pede tempo para divulgar os resultados da auditoria do Consórcio de Saúde de Camocim, prometido para setembro, mas ainda sem notícias. “Ainda estou me informando da situação”, resume.

Foto: Kid Junior
  -  

Consórcios de Saúde: comissionados terão que passar por seleção, determina decreto

O governador Camilo Santana publicou no Diário Oficial do Estado as regras para o ingresso do Estado em consórcios públicos de saúde. No regramento, ele se posiciona sobre um dos conflitos com prefeitos: os cargos comissionados de secretário executivo e de diretor financeiro. eles terão que passar por seleção pública e obedecer à classificação.

  -  

Cid Gomes revela estratégia de fortalecer o PSB como aliado prioritário do PDT

O PDT quer o PSB como aliado preferencial no Ceará. A declaração é do senador licenciado Cid Gomes, ao falar para militantes do partido na noite de ontem (19). O partido, que tem apenas um prefeito no Estado, deve saltar ao menos para 10 até a eleição, diz o ex-governador, ao sinalizar a uma articulação para fortalecer a legenda.