-  

Deputados cearenses alertam para tentativa de golpe com ligações falsas

Os deputados estaduais Sérgio Aguiar e Guilherme Landim, ambos do PDT, divulgaram nas redes sociais que estão sendo vítimas de tentativas de golpes através de ligações fraudulentas que usam o nome deles. “Buscaremos as medidas cabíveis para que os falsários sejam responsabilizados”, afirmou Landim. “Comunico que não é de nossa responsabilidade”, disse Aguiar.

Foto: AL-CE
  -  

Ex-vereador Evaldo Lima é nomeado secretário-executivo da Cultura de Fortaleza

Após dois mandatos como vereador, Evaldo Lima (PCdoB) foi nomeado como secretário-executivo da Cultura de Fortaleza (Secultfor), pasta comandada pelo vereador eleito e secretário Elpídio Nogueira (PDT), irmão do prefeito Sarto Nogueira (PDT). Nas últimas eleições, Evaldo não conseguindo se reeleger. Ele já foi titular da Secultfor entre 2017 e 2018.

Foto: Érika Fonseca/CMFor
  -  

Mais antigo vereador de Fortaleza, Carlos Mesquita assume oitavo mandato na Câmara

Na política desde os anos 1980 e com 28 anos na Câmara Municipal – o vereador Carlos Mesquita (PDT) assumiu ontem (7) seu oitavo mandato, diante da licença do vereador Elpídio Nogueira (PDT). Em 2020, Mesquita não conseguiu se eleger, mas ficou na primeira suplência do PDT e foi beneficiado pela acomodação política no secretariado de Sarto (PDT).

Foto: Cmfor
  -  

Capitão Wagner e André Fernandes questionam Heitor Freire sobre nomeação do irmão como secretário de Sarto

Os deputados federal Capitão Wagner (Pros) e o estadual André Fernandes (Republicanos) questionaram a nomeação do arquiteto Leonardo Freire como secretário de Sarto Nogueira (PDT). Leonardo é irmão do deputado federal Heitor Freire (PSL). “O cara que se diz contra a esquerda, contra o PT, o PDT, o PCdoB, simplesmente pegou a fatia do bolo”, criticou Wagner.

Foto: Kid Júnior
  -  

Vereadora de Fortaleza propõe criação de Frente Parlamentar contra a Covid-19

A vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) propôs a criação de uma Frente pela Imunização contra Covid-19. A ideia é auxiliar a Secretaria da Saúde na definição dos parâmetros para vacinação na Capital, além de fiscalizar as ações da Prefeitura. “Temos que assegurar que Fortaleza esteja preparada para distribuir a vacina assim que liberada pela Anvisa”, diz.

Foto: Divulgação
  -  

Discussão no PT sobre o governo Sarto esfriou e lideranças não apostam em mudança de rumo

Um membro da Executiva do PT pediu que o diretório marcasse “logo” a reunião para definir o rumo do partido em Fortaleza: se vai ser aliado ou oposição ao prefeito Sarto (PDT). Lideranças têm defendido abrir a discussão com os deputados federais, estaduais e a direção estadual, mas um deles avalia que “o cristal quebrou” e o PT deve seguir na oposição.

Foto: Camila Lima
  -  

Prefeito Sarto terá primeira reunião com secretários nesta segunda às 15h

Após dar posse aos 20 auxiliares do primeiro escalão, o prefeito Sarto Nogueira os convocou para a primeira grande reunião de trabalho para esta segunda-feira (4). O encontro deverá acontecer Às 15h. Pela manhã, no primeiro dia útil de trabalho, o prefeito visitou escolas e unidades de saúde. O tema foi retomada das aulas e vacinação.

Foto: José Leomar
  -  

É ‘obrigatório’ ter oposição, afirma Sarto durante entrevista coletiva

Durante entrevista coletiva realizada no início da noite desta sexta-feira (1º), Sarto Nogueira (PDT) defendeu como “obrigatória” à gestão ter uma oposição baseada em princípios republicanos. O atual prefeito de Fortaleza citou como exemplo o retorno às aulas presenciais, questão criticada, mas para a qual a oposição também apontou novos caminhos.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Sarto Nogueira diz que quer manter ‘relação respeitosa de diálogo aberto’ com todos os vereadores

Durante coletiva de imprensa realizada após a cerimônia de posse, o prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto (PDT), disse que quer manter uma “relação respeitosa de diálogo aberto” com todos os 43 vereadores da Câmara Municipal. Segundo ele, os parlamentares “saberão diferenciar o que é política partidária e o que é política para Fortaleza”.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

“Fortaleza é historicamente muito desigual”, diz Sarto ao elencar prioridades do governo

“Fortaleza é historicamente muito desigual. Se tornou o maior PIB do Nordeste, mas é preciso avançar mais”

Sarto Nogueira (PDT), durante solenidade de posse nesta sexta-feira (1º). Segundo ele, sua gestão terá como responsabilidade “trabalhar dia e noite” para reduzir a desigualdade entre ricos e pobres.

  -  

Em discurso de posse, Sarto defende a vacinação e critica ‘negacionismo à Ciência’

Durante a solenidade de posse, na tarde desta sexta-feira (1º), o prefeito eleito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), defendeu a vacinação da população e pediu o apoio da Câmara Municipal para se unir no mesmo propósito. “Não há tempo nem espaço para o negacionismo que despreza a Ciência. A vida de nossa gente é o nosso bem mais precioso”, disse.

  -  

Prefeita reeleita em Icó, Laís Nunes toma posse na Câmara Municipal

Em Icó, região centro-sul do Ceará, foram empossados nesta sexta-feira (1º) a prefeita reeleita Laís Nunes (PDT), o vice-prefeito Quilon Peixoto (PDT) e 15 vereadores. O vereador Fernando Nunes (PDT) foi eleito presidente da Câmara Municipal em chapa única, por unanimidade. Em seguida, o secretariado foi empossado no Palácio da Alforria, sede do Executivo Municipal.

Foto: Reprodução/Facebook
  -  

Deputado federal André Figueiredo está internado após desconforto cardíaco

Desde a última quarta (30), o deputado federal André Figueiredo, está internado após sentir um desconforto cardíaco em sua caminhada matinal em Fortaleza. Ele se submeteu a uma bateria de exames e avaliações. A internação, segundo a assessoria do parlamentar, é por precaução. Figueiredo passa bem e pode ter alta nas próximas horas.

  -  

Líder do prefeito acredita em base aliada com cerca de 30 vereadores na Capital

O vereador Gardel Rolim (PDT), que será o líder do prefeito Sarto na Câmara, acredita que a base aliada na Casa deva ficar com cerca de 30 do total de 43 vereadores. Eles tomam posse hoje (1º). Segundo o parlamentar, o prefeito já informou que há três prioridades e isso pode pautar o debate: vacinação, retomada das aulas presenciais e recuperação econômica.

  -  

Maior bancada, PDT garante presidência e mais duas vagas na nova Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza

Com o secretariado do Governo Sarto (PDT) definido, a composição da Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza para o biênio 2021-2022 está definida. O PDT, maior bancada da Casa, garantiu três vagas: a presidência, com Antônio Henrique; a 1ª vice-presidência, com Adail Júnior; e a 2ª vice-presidência, com Ana Paula. Outras siglas foram contempladas com uma vaga cada.

Foto: José Leomar
  -  

Flávia Teixeira será a secretária de Finanças no governo Sarto

O prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) anuncia o nome de Flávia Teixeira na Secretaria de Finanças do município. Conforme Inácio Aguiar havia adiantado em sua coluna e confirmado com exclusividade, ela será responsável por coordenar um plano de retomada da economia de Fortaleza a partir de 2021.

Foto: Divulgação
  -  

Vereadores do PDT são convocados para reunião e devem encaminhar chapa para eleição da Mesa Diretora

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT), convocou uma reunião, nesta quarta (30), às 15h, com os vereadores do PDT. A reunião foi marcada em seguida ao anúncio do secretariado do prefeito eleito Sarto (PDT). Eles devem definir a chapa que vai concorrer à eleição da Mesa Diretora, em que Antônio Henrique tenta reeleição à Presidência.

Foto: Camila Lima
  -  

Análise: decisão sobre apoio do PT na gestão Sarto causa racha no partido e pode parar no diretório nacional

O PT decidiu fazer oposição a Sarto (PDT) na Câmara Municipal, mas a decisão foi dividida: grupos liderados por José Guimarães, José Airton Cirilo e Acrísio Sena foram contra a posição definida por nomes ligados à Luizianne Lins. A decisão causou racha no partido e vai parar na instância estadual. Leia análise.

Foto: Camila Lima
  -  

Análise: PT estuda posicionamento em relação à gestão Sarto para não cair em contradições

A transição entre governos municipais põe o PT em situação delicada sobre o posicionamento na gestão Sarto (PDT). No pleito deste ano, a sigla teve relação difícil com o PDT até o segundo turno, quando apoiou a agora chapa eleita. Considerando esses fatores, vereadores petistas devem assumir a “coluna do meio” a fim de evitar contradições. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Análise: escolha do secretariado de Sarto deve ditar eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal

As articulações para a formação da nova Mesa Diretora na Câmara Municipal começaram logo após o segundo turno das eleições deste ano. Apesar da pressa, o atual presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), que tenta recondução ao cargo, aguarda possível ida de vereadores eleitos para o secretariado de Sarto (PDT), ainda em formação. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Kid Júnior