Foto: Reprodução

Em reunião, governadores do Nordeste cobram agilidade em liberação da Renda Emergencial

Os governadores do Nordeste se reuniram hoje para tratar das demandas contra a Covid-19 e expuseram a preocupação com a demora do Governo Federal em liberar o pagamento da Renda Emergencial de R$ 600. Além disso, segundo o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), foram mobilizadas compras conjuntas de insumos e equipamentos médicos de outros países.

Eduardo Bismarck assume segunda vice presidência da CPI do Óleo no Nordeste

Após a instalação da CPI do derramamento de óleo, o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) foi eleito para a segunda vice-presidência. Herculano Passos (MDB-SP) será o presidente e o relator, João Campos (PSB-PE). “A comissão irá se reunir duas vezes por semana até o recesso. O prazo do relatório são 120 dias e as punições serão cabíveis se houver culpados “, explicou o pedetista.

Câmara instala CPI do derramamento de óleo; quatro cearenses compõem colegiado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o derramamento de óleo no litoral nordestino foi instalada na Câmara dos Deputados. O colegiado conta com três cearenses como titulares – Célio Studart (PV), Júnior Mano (PL) e Eduardo Bismarck (PDT) – e um como suplente – Ronaldo Martins (Republicanos).

Foto: Divulgação

Lula deve anunciar giro pelo Nordeste em evento domingo em Recife

No próximo domingo (17), o ex-presidente petista participa do Festival Lula Livre, no Centro de Recife. Na ocasião, segundo aliados, vai anunciar as datas e cidades de um giro pela Região Nordeste.

Foto: Nut Pereira

Agenda de caravanas de Lula ainda está indefinida; “o momento é de descansar”, diz José Guimarães.

A promessa de Lula de “percorrer o País”, feita na sexta-feira, gerou expectativa sobre o início da anunciada caravana e uma possível volta do ex-presidente ao Nordeste. Mas, segundo José Guimarães (PT), que esteve com o ex-presidente em São Bernardo, “ainda não há nada definido”. Segundo o deputado federal, “o momento é de descansar”.

Foto: AFP

TCU avaliará impacto financeiro do óleo nas praias nordestinas, diz deputado cearense

Após reunião no Tribunal de Contas da União, o deputado federal Célio Studart (PV) informou que o TCU vai averiguar e dar um parecer técnico sobre o derramamento de óleo nas praias nordestinas. “Esse parecer será muito importante porque é um desastre ambiental que tem um impacto financeiro muito grande para os pescadores, turismo e todo Nordeste”, disse.

Pesquisadores da Uece auxiliam governo a testar produtos para barrar contaminação de óleo

Com o vazamento de óleo no litoral nordestino, pesquisadores da Uece realizam testes de ecotoxicidade em produtos que o Governo Federal pretende usar para enfrentamento da contaminação do petróleo. Equipe do ministério da Ciência e Tecnologia segue em Fortaleza até terça (5) para acompanhar os trabalhos.

Foto: Reprodução

‘Nem sequer pisar na região se dignou’, dispara Ciro sobre Bolsonaro em relação a óleo no Nordeste

“Cinquenta dias, nem sequer pisar na região o senhor Jair Bolsonaro se dignou, isso é flagrantemente um caso de crime de responsabilidade e, como tal, deveria ser objeto da apuração do MPF”.

Ciro Gomes, no Twitter, ao criticar a omissão do presidente sobre o óleo nas praias da região

Governadores tentam buscar acordo em torno da cessão onerosa do Pré-Sal

O maior impasse no 7° Fórum dos Governadores sé em torno da distribuição dos recursos da cessão onerosa do pré-sal. Os Estados do Norte e Nordeste defendem a proposta aprovada no Senado que garante 15% dos recursos pelos critérios do FPE. Sul, Sudeste e Centro-Oeste querem que 10% seja pelo FPE  e os outros 5% pela Lei Kandir e Fundo de Exportação.

No Palácio do Planalto, Danilo Forte apresenta Plano AgroNordeste que irá beneficiar 37 municípios cearenses

Em cerimônia de lançamento do Plano AgroNordeste, no Palácio do Planalto, o ex-deputado federal cearense e coordenador do Plano, Danilo Forte, destacou a necessidade de buscar eficiência dos recursos para o desenvolvimento agropecuário da região. No Ceará, o Plano deverá atender 37 municípios. O presidente Jair Bolsonaro participou da solenidade.