-  

Cearenses de oposição fazem coro a cobranças de líderes da Câmara ao Governo Bolsonaro

Lideranças cearenses de bancadas na Câmara dos Deputados e líderes partidários traçaram prioridades, em reunião na quarta-feira (20), para cobrar o Governo Federal. “Vacina para todos, renda emergencial e imediata abertura do impeachment de Bolsonaro” são alguns pontos, aponta nota publicada pelo grupo, que inclui José Guimarães (PT) e André Figueiredo (PDT).

  -  

José Guimarães cobra explicações do MEC sobre candidatos prejudicados na realização do Enem

Um documento exigindo explicações ao Ministério da Educação (MEC) sobre a realização do Enem no último domingo (17) foi protocolado nesta segunda-feira (18) pelo deputado federal José Guimarães (PT). Ele quer informações do ministro Milton Ribeiro sobre candidatos prejudicados com a lotação das salas e também saber quantos estudantes não realizaram o exame.

Foto: Divulgação
  -  

Deputado cearense quer mais prazo execução de recursos da Lei Aldir Blanc

O líder da minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), apresentou projeto para estender o prazo para estados e municípios executarem recursos da Lei Aldir Blanc. Transferida pelo Governo Federal em setembro, a verba deve ser utilizada até o fim deste ano. Pelo projeto, a aplicação irá até 30 de junho de 2021, para municípios, e até 31 de dezembro de 2021, para estados.

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
  -  

Ligado a Guimarães, Vladyson Viana será o candidato a vice na chapa de Luizianne Lins

O Partido dos Trabalhadores (PT) terá uma chapa pura em Fortaleza e já definiu o candidato a vice na chapa de Luizianne Lins. Será Vladyson Viana, secretário de Finanças e Planejamento da Executiva Estadual petista. Ele é ligado ao deputado federal José Guimarães e, segundo um dirigente, mostra uma unidade interna na legenda.

  -  

‘Vice do PT vai ser indicado por Guimarães’, diz vereador Ronivaldo Maia

Ainda com negociações em andamento, dessa vez internamente, o PT ainda busca um candidato a vice-prefeito para a chapa da deputada Luizianne Lins em Fortaleza. O motivo? “A indicação tem que vir do deputado federal José Guimarães“, destacou o vereador Ronivaldo Maia, que é próximo de Luizianne.

Foto: José Leomar
  -  

Guimarães e Eunício sondaram possibilidade de aliança entre PT e MDB na eleição em Fortaleza

O PT já se articula para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Nos últimos dias, o deputado José Guimarães procurou o ex-senador Eunício Oliveira, presidente do MDB no Ceará, para tratar das eleições nos municípios, inclusive em Fortaleza. Na conversa houve sondagem sobre possibilidade de uma aliança na Capital, mas é cedo ainda. MDB cogita candidatura.

  -  

Deputado cearense entra com representação no MPF para tentar barra uso de cloroquina em casos leves

Líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT) protocolou, nesta terça-feira (27), representação no Ministério Público Federal (MPF) para tantar suspender o uso da cloroquina no Sistema Único de Saúde (SUS) em casos leves da Covid-19. Ele também solicita investigação para apurar possíveis atos de improbidade na liberação do medicamento.

  -  

Coronavírus: Deputados cearenses questionam cronograma do Enem na Câmara dos Deputados

Os deputados cearenses José Guimarães (PT) e Luizianne Lins (PT) apresentaram, hoje (11), dois projetos de decreto legislativo solicitando a suspensão do cronograma do Enem 2020, previsto para novembro, na Câmara dos Deputados. Os dois alegam que manter as provas diante do atual cenário é uma exorbitação do Executivo, em especial com alunos de escolas públicas.

Foto: Divulgação
  -  

Líder da Minoria quer convocar Onyx para explicar demora no pagamento do auxílio emergencial

O deputado federal José Guimarães (PT) protocolou requerimento nesta segunda-feira (4), no qual pede a convocação do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, para explicar a demora no pagamento do auxílio emergencial. O líder da Minoria na Câmara dos Deputados também solicitou, na semana passada, a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes.

  -  

Lideranças do PT na Câmara dos Deputados entram com ação contra Bolsonaro

Com lideranças petistas na Câmara dos Deputados, como Gleissi Hoffmann e Enio Verri, José Guimarães assinou ação popular na Justiça Federal para cancelar a campanha “O Brasil não vai parar”, que estimula a retomada de atividades durante a pandemia do coronavírus. Na ação, também é cobrada a devolução à União dos R$ 4,8 milhões gastos na publicidade.

Foto: Juliano Soares
  -  

Lideradas por cearenses, bancadas da Oposição e da Minoria propõem programa emergencial de renda básica

José Guimarães (PT), líder da Minoria na Câmara, e André Figueiredo (PDT), líder da Oposição, protocolaram, em nome das bancadas, projeto que cria Programa de Renda Cidadã Emergencial. É proposto repasse de R$ 300 per capita, sendo pelo menos um salário mínimo por família em condição de vulnerabilidade social em períodos de emergência e de calamidade.

  -  

Acordo entre lideranças pode confirmar pré-candidatura de Luizianne Lins à Prefeitura de Fortaleza

Luizianne Lins caminha para ser escolhida como a pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza pelo PT. Articulação realizada pela ex-prefeita com os também deputados federais José Guimarães e José Airton deve garantir maioria para a sua escolha. Nem todos os líderes petistas concordam, mas a unidade do partido deve ser priorizada.

  -  

Petistas querem reunião de Camilo com correntes do partido para discutir as eleições

O deputado José Guimaraes (PT) está mobilizando uma reunião do governador Camilo Santana com as correntes políticas do partido para discutir as eleições, principalmente a de Fortaleza. Os petistas sabem do peso político de Camilo e esperam uma posição dele sobre quem vai apoiar. O governador também deve se reunir com Lula em breve.

  -  

Gleisi Hoffmann vem ao Ceará dar posse a presidentes do PT no interior; partido celebra 40 anos

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, estará novamente no Ceará em breve. Desta vez, ela irá participar da comemoração pelos 40 anos da legenda, em Quixadá, na quinta (13). Acompanhada do deputado federal José Guimarães do prefeito da cidade, Ilário Marques, Hoffmann também participa da posse dos presidentes do partido no Sertão Central.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

José Guimarães é empossado como novo vice-presidente do PT nacional

O deputado federal José Guimarães acaba de ser empossado como vice-presidente do Diretório Nacional do PT. Guimarães está em São Paulo nesta sexta-feira (17) para encontro dos integrantes da legenda a nível nacional. Além dele, Sônia Braga, tambem do PT do Ceará, foi escolhida como secretária de organização do PT.

  -  

“PDT é maior que o Ciro”, alfineta Gleisi Hoffmann ao comentar possíveis alianças do PT no Ceará

Em Fortaleza, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que o partido não abre mão de ter candidato próprio na Capital. Questionada sobre uma possível aliança com o PDT, ela não perdeu chance de alfinetar. “O PDT é parceiro do PT e é maior do que o Ciro (Gomes)”. Em outras cidades do Ceará, ela admitiu parceria.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Mirian Sobreira vai trocar o PDT pelo PT de olho nas Eleições de 2020

A ex-deputada Mirian Sobreira, atual secretária executiva de Políticas Sobre Drogas do Estado, vai deixar o PDT nos próximos dias e se filiar ao PT. A mudança é articulada junto ao deputado José Guimarães e visa às Eleições de 2020. Ela pode disputar a Prefeitura de Iguatu, comandada pelo seu grupo político. Mirian teve até a “benção” de Lula.

  -  

Parlamentares cearenses vão a São Paulo para escolher novo dirigente nacional do PT

Os parlamentares cearenses Fernando Santana, José Guimarães, José Airton, Moisés Braz, Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar já estão em São Paulo para a convenção nacional do PT. No domingo (24), os filiados irão escolher o novo presidente da legenda. A atual dirigente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, deve ser reconduzida ao cargo.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Guimarães articula candidatura de Fernando Santana para Juazeiro do Norte

O deputado José Guimarães (PT) defendeu, hoje, durante a posse de dirigentes municipais do PT do Cariri, em Juazeiro do Norte, o nome do deputado estadual Fernando Santana (PT) para disputar o comando do município em 2020. Apesar de nenhuma pré-candidaturas estar firmada, nos bastidores, vários nomes são apontados para concorrer as principais prefeituras do Estado.

Foto: Divulgação
  -  

Agenda de caravanas de Lula ainda está indefinida; “o momento é de descansar”, diz José Guimarães.

A promessa de Lula de “percorrer o País”, feita na sexta-feira, gerou expectativa sobre o início da anunciada caravana e uma possível volta do ex-presidente ao Nordeste. Mas, segundo José Guimarães (PT), que esteve com o ex-presidente em São Bernardo, “ainda não há nada definido”. Segundo o deputado federal, “o momento é de descansar”.

Foto: Nut Pereira