-  

Roberto Cláudio: manifestações de intolerância e ódio não podem ser toleradas no ambiente democrático

O ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) também foi às redes sociais na noite desta segunda-feira (29) para prestar solidariedade ao governador Camilo Santana (PT) diante de uma ameaça de morte “absurda e intolerável”, nas palavras do pedetista. Ele defendeu que manifestações de “intolerância, ódio, agressão verbal ou física” não podem ser toleradas “no ambiente democrático”.

Foto: Fernanda Siebra
  -  

“Um ataque não somente ao cidadão, mas a toda a sociedade”, reage Sarto após ameaça de morte a Camilo

“São inaceitáveis as ameaças de morte ao governador Camilo Santana, que representam um ataque não somente ao cidadão, mas a toda a sociedade e ao estado democrático de direito. Que o episódio seja investigado e os autores, responsabilizados”.

Prefeito José Sarto (PDT), que se solidarizou a Camilo Santana nas redes sociais na noite desta segunda-feira (29).

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Por meio de PEC, Estado quer estender prazo de prestação de contas em períodos de calamidade

Os deputados estaduais analisam, nesta terça (23), uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) enviada pelo Governo do Estado, para estender de 60 a 120 dias o prazo para envio da prestação das contas do Executivo à Assembleia, em caso de calamidade pública. O balanço financeiro do Estado é enviado anualmente, após a abertura da sessão legislativa.

Foto: José Leomar
  -  

Compra e distribuição de botijões de gás pelo Estado para famílias de baixa renda na pauta do Legislativo

A aquisição e distribuição de botijões de gás a famílias em situação de vulnerabilidade, no Ceará, também está sob análise da Assembleia Legislativa nesta terça (23). Deputados devem ler o projeto de lei que trata do tema em plenário. De acordo com o texto, todo o processo de compra e entrega seria realizado pelo governo do estado.

Foto: Divulgação
  -  

Deputados analisam quitação da conta de energia a famílias de baixa renda no Ceará

Está na pauta desta terça-feira (23) na Assembleia Legislativa do Ceará, o projeto do Governo do Estado que autoriza o  pagamento das faturas de energia de famílias de baixa renda durante a pandemia. Se aprovado, o texto garante a isenção da conta de luz por dois meses, prazo passível de prorrogação.

Foto: Antônio Rodrigues
  -  

Secretário Maia Júnior deixa hospital e se recupera da Covid-19 em casa

Internado desde o dia 5 de março após testar positivo para a Covid-19, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Estado, Maia Júnior, teve alta do Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, nesta terça-feira (17). No período de internação, ele foi acompanhado pelo secretário de Saúde, Dr. Cabeto. Agora, Maia Júnior segue se recuperando em casa.

Foto: José Leomar
  -  

Prefeituras e Estado negociam com empresas ampliação de distribuição de oxigênio para municípios do interior

A Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Governo do Estado negociam com a White Martins, principal produtora de oxigênio no Estado, o fornecimento do produto a mais empresas distribuidoras nos municípios cearenses. Pelo menos 39 municípios cearenses correm o risco de ficar sem oxigênio, devido à interrupção do fornecimento por empresas.

  -  

Estado abrirá hospital com 240 leitos em Itapipoca; “grande esforço”, diz prefeito

Em meio ao crescimento de casos de Covid-19, o Governo do Estado desapropriou uma unidade desativada e vai abrir novo hospital com 240 leitos em Itapipoca, na região Norte. O município registrou mais de 500 casos só neste ano e está em lockdown. Era uma demanda do prefeito Felipe Pinheiro (PT) ao governador. A unidade ficará para o atendimento pós-pandemia.

  -  

Análise: situação crítica da pandemia força o lockdown em Fortaleza

Com cerca de 10 capitais à beira do colapso no sistema de saúde e com a piora simultânea da pandemia nos estados e municípios, o Brasil viu 1,9 mil pessoas morrerem de Covid-19, ontem (3). No Ceará, a preocupação com o pico de casos, que deve acontecer ainda neste mês, fez com que o governo estadual decretasse lockdown em Fortaleza. Leia análise de Inácio Aguiar.

  -  

OAB pede ao Governo do Estado liberdade de circulação de advogados durante lockdown em Fortaleza

O presidente OAB-CE, Erinaldo Dantas, solicitou ao Governo do Estado, nesta quarta-feira (3), que o decreto de lockdown em Fortaleza, a ser publicado na quinta (4), traga registro expresso de liberdade de circulação da advocacia. “Pessoas serão presas, estabelecimentos serão fechados e é necessária a atuação de advogadas e advogados”, argumentou, nas redes sociais.

  -  

Análise: Dr. Cabeto cobra diálogo com governo federal para adoção de medidas de restrição

Para o secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, o Brasil devia estar em ‘lockdown’ há mais de duas semanas. Ele explicou que o Ceará não ainda adotou a medida por causa dos seus impactos socioeconômicos, e cobra posição do Executivo Nacional. “O presidente discorda do protocolo adotado pelo Ceará, mas precisamos saber qual a posição do governo (federal) sobre o que fazer”. Leia análise.

Foto: José Leomar
  -  

Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Chagas Vieira, testa positivo para Covid-19

O secretário da Casa Civil do Governo Camilo Santana (PT), Chagas Vieira, testou positivo para Covid-19. Nas redes sociais, ele disse estar bem e trabalhando remotamente, para seguir a quarentena necessária. Nos últimos dias, outra auxiliar do governador, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, também divulgou diagnóstico positivo para a doença.

Foto: Governo do Estado
  -  

Ministério da Saúde confirma envio de 80,5 mil doses da vacina de Oxford para o Ceará

O governador Camilo Santana anunciou, hoje (24), em sua conta no Twitter, que o Ministério da Saúde enviará 80,5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford para o Ceará. Ainda não há confirmação de dia e horário do envio. O chefe do Executivo cearense ainda informou que há a previsão de o Estado receber outras 49,2 mil doses da CoronaVac.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Ministro se compromete em mandar recursos para novos leitos de UTI no Estado

Ainda na reunião com Pazuello, o governador Camilo Santana informou que o ministro se comprometeu em homologar os novos leitos de UTI que estão sendo abertos na rede pública do Estado. Após a homologação pelo SUS, o estado passa a receber recurso para financiar o funcionamento. Até a semana que vem serão 811 leitos no Estado, garante o governador.

Foto: Carolina Antunes/PR
  -  

Após reunião com ministro, Camilo informa chegada de 72 mil doses de vacina ao Ceará

Após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na manhã desta terça (23), em Brasília, o governador Camilo Santana disse que o Ceará vai receber, nesta quarta-feira (24), um lote de aproximadamente 72 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O Estado aguarda ainda para esta semana mais um lote da CoronaVac, do Instituto Butantan.

  -  

Camilo Santana vai reunir os 184 prefeitos do Ceará para tratar das medidas contra a Covid-19

Na ‘live’ em que anunciou mais medidas restritivas para tentar conter o avanço acelerado da Covid-19 no Ceará, o governador Camilo Santana anunciou que vai reunir, nesta quinta-feira (18), os 184 prefeitos do Estado, virtualmente, para tratar das medidas restritivas. O novo decreto será publicado ainda nesta quarta (17) e vale até o próximo dia 28 de fevereiro.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Governador anuncia cinco medidas de apoio ao setor de eventos; pacote será enviado à Assembleia

O governador Camilo Santana vai enviar à Assembleia Legislativa do Estado, nos próximos dias, um pacote com cinco medidas de apoio ao setor de eventos:

  • Parcelamento de débitos de ICMS em até 60 meses;
  • Isenção de IPVA 2021 para veículos em nome de empresas do ramo;
  • Isenção de taxas nos equipamentos públicos por 6 meses quando passar a pandemia;
  • Edital de R$ 4 milhões para eventos corporativos;
  • Auxílio financeiro de mil reais (em duas parcelas) para trabalhadores da área.
Foto: Divulgação
  -  

Nas redes sociais, Camilo nega que haja decisão de ‘lockdown’ no Ceará e lamenta ‘fake news’

Em postagem nas redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) negou que haja decisão de ‘lockdown’ no momento no Estado. Segundo o chefe do Executivo, nem reunião do comitê formado para analisar a situação foi realizada para tratar do asssunto. O atual decreto de restrição das atividades não essenciais vale até o fim do dia de quarta-feira (17).

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Com secretários, Camilo estipula metas para superar pandemia, reduzir violência e reaquecer a economia

O governador Camilo Santana elencou aos secretários na reunião de hoje (15) as metas para 2021: superação da pandemia, com ampliação de atendimento e vacinação, o retorno das aulas presenciais, acolhimento dos vulneráveis, redução da violência e fortalecimento da economia. Em meio à crise, o Estado tem muitos desafios, com prioridade à preservação da vida na pandemia.

Foto: Carlos Gibaja
  -  

Deputados analisam projeto de aumento salarial dos agentes comunitários de saúde do Estado

Matéria que fixa novo piso salarial de R$ 1,55 mil para os agentes comunitários de saúde vinculados ao estado do Ceará deve ser analisada nesta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa. Além deste, a Casa analisará outro texto de autoria do Executivo que trata sobre remuneração, cargos, carreiras e estruturação dos servidores públicos do Estado.

Foto: Governo do Ceará