-  

Análise: PEC aprovada na Assembleia divide opiniões de deputados sobre seus efeitos

Deputados divergem sobre os efeitos da PEC aprovada na Assembleia nesta terça-feira (22), que proíbe a reeleição ao comando da Casa na disputa imediatamente subsequente. Contudo, existe a dúvida se o presidente Evandro Leitão (PDT) poderá concorrer novamente ao cargo ou se essa possibilidade é vetada. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: José Leomar
  -  

Deputados tentam pautar Orçamento Impositivo na AL, mas acordo adia para gestão Evandro

A proposta de Orçamento Impositivo, para tornar obrigatório o pagamento das emendas parlamentares, deve voltar à discussão na Assembleia na gestão de Evandro Leitão (PDT). Deputados pressionaram para colocar o assunto em pauta, mas houve um acordo com o autor da proposta, Audic Mota (PSB). A ideia é ela ser construída com o governador Camilo Santana (PT).

Foto: José Leomar
  -  

Nem assumiu o cargo e o novo presidente da Assembleia já teve que mediar conflito entre colegas

Evandro Leitão (PDT) mal foi eleito para a Presidência da Assembleia Legislativa e já teve que mediar conflitos entre os deputados Vitor Valim e Lucílvio Girão. Evandro só toma posse em 1º de fevereiro, mas já viu que terá trabalho para acalmar os colegas.

Foto: José Leomar
  -  

Evandro Leitão promete parcerias com Executivo e Judiciário em sua gestão como presidente da AL

“Iremos estimular a produção legislativo e apoiar iniciativas do executivo. Iremos realizar parcerias com poder executivo e judiciário para estarmos junto e próximos dos cidadãos cearenses”

Evandro Leitão, novo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, em discurso. O pedetista foi eleito nesta terça (8) por unanimidade entre os deputados presentes.

Foto: José Leomar
  -  

Evandro Leitão é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará por unanimidade

Evandro Leitão (PDT) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, por unanimidade. Também foram eleitos os membros da Mesa Diretora: Fernando Santana (PT), 1° vice-presidente; Danniel Oliveira (MDB), 2° vice-presidente; e Antônio Granja (PDT), Audic Mota (PSB), Érika Amorim (PSD) e Ap. Luiz Henrique (PP), 1°, 2°, 3° e 4° secretários, respectivamente.

Foto: José Leomar
  -  

Dois deputados faltam à sessão de eleição do novo presidente da Assembleia Legislativa

Na votação que culminou na eleição de Evandro Leitão (PDT) para a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, apenas dois deputados estiveram ausentes, portanto, não votaram. André Fernandes (Republicanos) e Aderlânia Noronha (SD) foram os dois únicos ausentes. Houve 44 presentes e todos votaram a favor do novo presidente.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Análise: Ao chegar à Presidência da Assembleia, Evandro Leitão entra em novo patamar no governismo

O deputado Evandro Leitão será o novo Presidente da Assembleia Legislativa, como antecipou a Coluna Poder na última sexta-feira (8). A articulação do nome dele foi realizada pelo grupo governista sob o comando de Sarto Nogueira. Ao chegar ao posto, ele entra em novo patamar no grupo governista que costuma valorizar ocupantes do cargo. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: José Leomar
  -  

Anunciado para disputar a presidência da Assembleia, Evandro Leitão fala nas prioridades da futura gestão

Vou dar continuidade à retomada dos trabalhos da Casa após o período de pandemia. Depois, os demais projetos que o presidente Sarto implantou: acessibilidade, departamento de saúde, concurso público e aproximação desse parlamento com a sociedade.

Evandro Leitão (PDT), deputado estadual e indicado para ser o próximo presidente da Assembleia.

Foto: José Leomar
  -  

Chapa encabeçada por Evandro Leitão é anunciada para a sucessão da presidência da Assembleia Legislativa

Em entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (7), o grupo governista anunciou o deputado estadual Evandro Leitão (PDT) como cabeça da chapa única para a sucessão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A unidade em torno do nome se deu após acordo com parlamentares nos últimos dias. A eleição está marcada para esta terça-feira, às 10h.

Foto: Kid Junior
  -  

Análise: Expectativa a nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado

A escolha do novo comando da Assembleia Legislativa passa por uma articulação partidária que envolve a capacidade de administrar interesses dos aliados. Após dias de negociações, a expectativa é que seja anunciado hoje os nomes da futura Mesa Diretora da AL. Nos bastidores, alguns parlamentares já são dados como certos, como é o caso de Evandro Leitão (PDT). Leia análise.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Anúncio da chapa que comporá a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa deve ser às 15h

Durante o domingo (6), os deputados estaduais cearenses receberam uma convocação para comparecer ao Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa às 15h desta segunda para o anúncio da composição da chapa que comporá a Mesa Diretora da Casa para 2021/22. Evandro Leitão será o novo presidente da Assembleia.

Foto: José Leomar
  -  

Chapa de Evandro Leitão à Presidência da AL está sendo finalizada e Antônio Granja comandará 1ª secretaria

O acordo com a base aliada está quase 100% fechado para indicar o deputado estadual Evandro Leitão (PDT), à Presidência da Assembleia Legislativa, como antecipou a coluna Poder, na sexta-feira (4). O nome para a primeira-secretaria é o do deputado Antônio Granja (PDT). As demais vagas estão sendo disputadas pelos partidos. A chapa deve ser anunciada na segunda-feira (7).

  -  

Evandro Leitão tenta pacificar relação com Tin, Sérgio Aguiar e Zezinho para se lançar à presidência da AL

O deputado Evandro Leitão (PDT), um dos favoritos para indicação do partido à Presidência da Assembleia, passou o dia contactando deputados em busca de apoio. O objetivo é que a chapa seja consensual na base aliada, por isso tenta conciliar interesses com Tin Gomes, Sérgio Aguiar e Zezinho Albuquerque, que disputam a vaga no PDT. A definição deve sair até segunda-feira (7).

Foto: José Leomar
  -  

Grupo do PDT quer indicar Evandro Leitão à presidência da AL e incomoda aliados por “quebra” de acordo

A disputa pela indicação do PDT à Presidência da Assembleia Legislativa está acirrada no partido. Uma ala, ligada a Sarto Nogueira, defende Evandro Leitão. Os demais cotados – Sérgio Aguiar, Tin Gomes e Zezinho Albuquerque – estão incomodados porque isso “quebra” acordo de que membros da Mesa Diretora não poderiam disputar esta eleição. Leitão é 1º secretário.

  -  

Pedetistas estão na corrida pela presidência da AL e chapa deve ser apresentada até dia 15

Nos bastidores da Assembleia não se fala em outra: a sucessão da Mesa Diretora. O presidente, Sarto (PDT), eleito prefeito de Fortaleza, deve conduzir o processo. Até agora, estão no páreo: Tin Gomes (PDT), Sérgio Aguiar (PDT), Zezinho Albuquerque (PDT) e Evandro Leitao (PDT). O PDT vai buscar um nome de consenso com a base aliada e deve apresentar até o dia 15.

Foto: José Leomar
  -  

Assembleia aprova lei que proíbe distribuição de sacolas plásticas no comércio

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta (3) projeto de lei de autoria do deputado Evandro Leitão (PDT) que proíbe a distribuição de sacolas plásticas não-biodegradáveis. A lei aguarda a sanção do governador Camilo Santana. O dispositivo dá prazo de dois anos para que as pequenas empresas se adaptem à medida. Para os grandes empreendimentos, o prazo é de 18 meses.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Conselheiro do TCE seria um “coach” de centro de compras em Fortaleza, discutem deputados

O deputado Heitor Férrer (SD) levou à tribuna denúncia contra o conselheiro do TCE, Ernesto Saboia. Segundo o deputado, ele exerce função ilegalmente em um centro de compras em Fortaleza. Férrer quer criar comissão de deputados para analisar o caso. Na defesa de Saboia, Evandro Leitão (PDT) disse que a atividade é legal e que Saboia é um ‘coach’ da instituição.

Foto: José Leomar
  -  

Evandro Leitão propõe na AL-CE regras de retorno das academias esportivas no Estado

O deputado Evandro Leitão (PDT) protocolou na Assembleia, hoje (25), projeto de lei que define regras para o retorno das academias esportivas durante a calamidade. Entre os critérios, estão disponibilizar álcool em gel, obrigar o uso de máscaras, restringir uso de bebedouros, delimitar distâncias e aferir a temperatura corporal de clientes e funcionários.

 

Foto: JL Rosa
  -  

Deputado cobra que seja revogada decisão que concede 30% de desconto linear em mensalidades

O deputado Evandro Leitão (PDT) cobrou hoje na AL que prevaleça a lei estadual que prevê desconto gradual nas mensalidade escolares durante a pandemia em detrimento da liminar que prevê 30% de desconto linear, conquistada pela Defensoria Pública. Não há decisão revogando a liminar, portanto há pais recorrendo ao desconto de maior porte.

Foto: Reprodução
  -  

Evandro Leitão quer fiscalização sobre movimentações milionárias de associações

O deputado Evandro Leitão (PDT) repercutiu na Assembleia reportagem veiculada pelo Diário do Nordeste, hoje (18), sobre a movimentação milionária de R$ 65,9 milhões nas associações de militares no Ceará em contribuições. No discurso, ele defendeu que a Assembleia fiscalize as entidades por meio de uma CPI.