Foto: Isanelle Nascimento

‘Vamos chegar cedo para garantir quórum’, diz Eduardo Girão sobre votação de prisão em 2ª instância na CCJ

O projeto de lei do Senado, que visa autorizar prisão após condenação em 2º grau, deve ser votado na próxima terça (10) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Apoiador da pauta, o senador Eduardo Girão (Podemos) disse, hoje (8), durante manifestação favorável ao tema, que parlamentares de direita tentam garantir votos. “Vamos chegar cedo para garantir o quórum”, declarou.

Podemos quer entrar com força em municípios cearenses em 2020

Com a 2ª maior bancada do Senado, o Podemos, do senador Eduardo Girão, mira um crescimento significativo nos municípios para o ano que vem. Na sexta (30), presidentes de 32 comissões provisórias no Ceará foram empossados. O objetivo é chegar a 60 até abril. A sigla que ter candidato próprio em 14 municípios, entre eles, Juazeiro do Norte.

Foto: Kid Junior

Eduardo Girão propõe audiência pública sobre inspeção predial no Senado

Após o desabamento do Edifício Andrea, em setembro, o senador Eduardo Girão (Podemos) propõe realização de audiência sobre inspeção predial no Senado. Um dos objetivos é discutir a possibilidade de criação de uma linha de crédito na Caixa Econômica para realização de reformas, proposta que vem sendo defendida por vereadores de Fortaleza. O requerimento tramita nas comissões do Senado.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Senadores cearenses assinam carta a favor da prisão em segunda instância

Os senadores cearenses Tasso Jereissati (PSDB) e Eduardo Girão (Podemos) são signatários de carta a favor da prisão após condenação em segunda instância. Quem coleta assinaturas é o senador Lasier Martins (Podemos-RS). O texto será entregue ao presidente do STF, Dias Toffoli, e ao PGR, Augusto Aras, às vésperas da retomada do julgamento do Supremo que pode mudar o entendimento da Justiça sobre prisão em segunda instância.

Foto: Divulgação

Queiroz Filho cobra solução para disputa territorial entre Ceará e Piauí

O deputado Queiroz Filho (PDT) cobrou uma solução para a disputa territorial entre o Ceará e o Piauí, com os de Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito e Carnaubal em litígio. “O Piauí já anexou uma área da Bahia através do mesmo procedimento. Não podemos ficar calados”, disse, acrescentando que já contatou os senadores Cid Gomes e Eduardo Girão para intervir.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Senadores do Ceará prestam solidariedade a vítimas de desabamento de prédio em Fortaleza

O colapso de um prédio em Fortaleza motivou mensagens de solidariedade de senadores cearenses. “Nossas orações estão com vocês”, tuitou Tasso Jereissati. “É uma tragédia que chocou a todos nós”, citou Cid Gomes. “Oramos para que Deus os conforte”, escreveu Eduardo Girão.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Eduardo Girão destaca Troféu Sereia de Ouro durante sessão no Senado

“O Troféu Sereia de Ouro, o mais renomado para homenagear atores da sociedade, agraciou quatro personalidades proeminentes do Ceará nesse ano pelo serviço prestado à população. E eu gostaria de prestar a minha singela homenagem aos agraciados: a desembargadora Iracema do Vale, o cientista Fernando de Mendonça, o artista Espedito Seleiro e o médico Sulivan Mota”

Senador Eduardo Girão (Podemos), na sessão plenária desta segunda-feira (14) no Senado Federal, destacando ainda que, em 2020, a comenda do Sistema Verdes Mares chega à 50ª edição.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Senado fará sessão especial pelo centenário do Fortaleza Esporte Clube

O Senado Federal promove sessão especial, na quinta (17), para homenagear o centenário do Fortaleza Esporte Clube, campeão brasileiro da Série B no ano passado. A comemoração, solicitada pelo senador Eduardo Girão (Pode), será realizada no Plenário da Casa. Girão foi presidente do clube no acesso à Série B em 2017.

Senado discute uso medicinal da maconha; Girão é contra a proposta

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou, ontem, sugestão legislativa (SUG 6/2016) que propõe norma para uso medicinal da maconha (cannabis). Na sessão, houve embate entre o senador cearense Eduardo Girão (PODE), contrário à proposta, e a senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP) que faz uso para tratamento.  A matéria vai tramitar no como projeto de lei.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

PEC de Eduardo Girão autoriza que parlamentares possam abrir mão do foro privilegiado

O senador cearense Eduardo Girão (Podemos) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende dar o direito ao parlamentar que desejar, de renunciar ao foro privilegiado, flexibilizando o dispositivo. Para que a proposta começasse a tramitar no Senado, ele conseguiu as assinaturas de 29 colegas – nenhum dos outros dois senadores cearenses.