-  

Girão classifica lockdown como ‘única alternativa’, mas critica Governo do Estado: ‘não construiu uma saída’

“Uma decisão tão radical como essa é a única alternativa em situações de total descontrole em meio ao colapso do sistema de saúde, que já era previsto, e, ainda assim, o Estado do Ceará não construiu uma saída. Faltou fazer o ‘dever de casa’ e agora não temos outra alternativa”.

Senador Eduardo Girão (Podemos), sobre o lockdown em Fortaleza. Ele disse que, “como consequência, será agravada a já crítica situação social e econômica do povo cearense”.

  -  

Eduardo Girão mobiliza senadores para ampliar CPI da Covid-19 aos estados e municípios

Em meio às articulações para a implantação da CPI da Covid-19, o senador Eduardo Girão (Podemos) tem buscado assinaturas de colegas para estender as investigações do colegiado, caso ele seja criado, também a estados e municípios. Até agora, os nove senadores do Podemos apoiaram a iniciativa. “Estamos querendo mais amplitude nessa investigação”, defende Girão.

  -  

‘Sou favorável, desde que inclua estados e municípios’, diz Eduardo Girão sobre CPI da Covid-19

“Sou favorável à CPI e assinarei (o requerimento para instalação), desde que inclua também a gestão da pandemia nos estados e municípios. Existem indícios de desvios dos recursos para o enfrentamento ao coronavírus em alguns entes federativos, inclusive no Ceará”.

Senador Eduardo Girão (Podemos), sobre instalação de CPI da Covid-19 no Senado.

  -  

Girão convida Alexandre de Moraes para tratar de “limite entre opiniões” após prisão de Daniel Silveira

O senador Eduardo Girão (Podemos) convidou o ministro Alexandre de Morais (STF), para que esclareça “o limite entre opiniões respaldadas pelo instituto da inviolabilidade parlamentar e opiniões que configuram conduta criminosa”. Roberto Rocha (PSDB-MA) reforçou o convite. Moraes determinou a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) após insultos ao STF.

Foto: Agência Senado
  -  

Senador Eduardo Girão elogia condução do ministro Pazuello na pandemia

O senador Eduardo Girão (Podemos) elogiou, em sessão nesta quinta (11), a condução do Ministério da Saúde no combate à pandemia no Brasil. Ele se dirigiu ao ministro Eduardo Pazuello – presencialmente na Casa –, e destacou que a pasta “tem colocado com muita verdade todos os dados necessários”. Girão pontuou que é um “parlamentar independente” no Senado.

  -  

‘Consequências devastadoras’: Em ofício, Eduardo Girão pede a Camilo revisão de decreto estadual

O senador Eduardo Girão (Podemos) enviou, nesta sexta-feira (5), ofício ao governador Camilo Santana (PT) em que solicita a revisão do limite de horário imposto por decreto estadual a estabelecimentos como bares e restaurantes em Fortaleza. O parlamentar argumenta que medidas do tipo podem “gerar consequências devastadoras, como causa de aumento do desemprego”.

Foto: Agência Senado
  -  

‘Espero que ele possa trabalhar a prorrogação do auxílio emergencial’, diz Eduardo Girão sobre Rodrigo Pacheco

Após ver a candidata que apoiou, Simone Tebet (MDB), sair derrotada na disputa pela Presidência do Senado, Eduardo Girão (Podemos) disse que os colegas senadores escolheram o “continuísmo“. “Esperamos que ele (Rodrigo Pacheco, do DEM) tenha sorte e possa trabalhar de forma humana a prorrogação do auxílio emergencial no limite do ajuste fiscal”, cobrou.

Foto: Agência Senado
  -  

Eduardo Girão critica eleição de Rodrigo Pacheco e justifica voto em Tebet

(O voto para Tebet) Foi a necessidade de contribuir para a ruptura do continuísmo a partir de uma gestão sofrível do presidente Davi Alcolumbre e discordar profundamente que o Senado tenha sua independência comprometida a partir de conchavos políticos com forças completamente antagônicas, que uniram.

Escreveu o senador Eduardo Girão em sua conta no Instagram.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
  -  

Eduardo Girão se reúne com opositores e cobra transparência na divulgação de homicídios

O senador Eduardo Girão (Podemos) se reuniu, neste sábado (23), com um grupo de opositores no Ceará, entre eles, General Theophilo e o deputado federal Danilo Forte (PSDB). Nas redes sociais, ele disse que a violência foi pauta do encontro e cobrou mais transparência sobre os dados de homicídios no Estado: “mudar a divulgação não modifica o cenário da insegurança”.

Foto: Reprodução
  -  

Girão declara apoio a Simone Tebet no Senado e defende voto aberto

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) declarou que votará na colega Simone Tebet (MDB-MS) na eleição para a Presidência do Senado, marcada para 1º de fevereiro. Também disputam a eleição Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Major Olimpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). “O voto aberto dos parlamentares pode mudar o rumo do desfecho e fortalecer o Brasil”, defendeu o senador.

Foto: Agência Senado
  -  

Eduardo Girão assina requerimento por suspensão do recesso parlamentar no Congresso

O senador Eduardo Girão (Podemos) assinou requerimento que suspende o recesso no Congresso. A movimentação do parlamento é no sentido de atuar diante da crise da covid-19. Até esta sexta (15), Girão havia sido o único senador cearense a assinar. Além dele, assinaram os deputados Célio Studart (PV), Denis Bezerra (PSB) e Eduardo Bismarck (PDT).

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
  -  

Análise: Governismo e oposição começam a mover as peças para o jogo de 2022

No Ceará, feito o rescaldo de tudo o que foi o pleito de novembro, com suas perdas e ganhos, as atenções estão voltadas para daqui a dois anos, e todos os passos dados pelos agentes políticos agora miram o futuro eleitoral não tão distante. Leia mais

Foto: Agência Brasil
  -  

Tasso Jereissati e Eduardo Girão assinam nota em defesa da não reeleição de presidentes da Câmara e do Senado

Dois dos três senadores cearenses – Tasso Jereissati (PSDB) e Eduardo Girão (Podemos) – são signatários de nota de congressistas em reação às movimentações de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) visando reeleição. A nota diz que “a Constituição é clara” e sustenta que “não há espaço para reeleição dos presidentes das casas do Congresso Nacional na mesma legislatura”.

  -  

Confiante na vitória de Capitão Wagner, senador Eduardo Girão fala em “libertação de Fortaleza”

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) acompanhou o candidato à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (Pros-CE), em zonas de votação, neste domingo (29). Girão demonstrou confiança na vitória do candidato. “Acredito muito em Capitão Wagner por termos as mesmas crenças e acharmos que a libertação de Fortaleza é o melhor caminho”, disse.

Foto: Divulgação
  -  

“Pessoas estão sendo intimidadas, inclusive na hora do voto”, diz Eduardo Girão sobre ação de facções

Somos uma terra de gente do bem, íntegra, correta, que gosta das coisas certas. E as pessoas estão sendo intimidadas, inclusive na hora do voto.

Eduardo Girão, senador, em coletiva ao lado do candidato à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner, falando de suposta interferência de facções nas votações.

Foto: Reprodução do Instagram
  -  

Eduardo Girão volta a fazer crítica a Camilo Santana: “a máscara está caindo”

Coordenador de campanha do candidato Capitão Wagner (Pros), o senador Eduardo Girão (Pode), em entrevista coletiva, nesta manhã (18), partiu para o ataque ao governador Camilo Santana (PT). “Está nacionalizando a campanha para evitar de ver os problemas que tem aqui. A máscara esta caindo”, disse o parlamentar, ao chamar o chefe do Executivo de “militante”.

Foto: José Leomar
  -  

Eduardo Girão minimiza apoio de partidos ao PDT e destaca “independência” de Capitão Wagner

O senador Eduardo Girão minimizou o apoio do PT, PCdoB e do Psol a candidatura do PDT no segundo turno, em coletiva nesta quarta (18). Ele disse que Wagner é “apoiado pelo povo”. Girão destacou a independência de Wagner na Câmara dos Deputados e disse que o candidato está disposto a enfrentar divergências políticas com o Governo Federal e Estadual.

Foto: José Leomar
  -  

“Estou com muito otimismo, muita esperança”, projeta senador Eduardo Girão durante votação

“A campanha foi alegre, com muitas propostas, de forma leve, com esperança… Então as pessoas sabem discernir. Estou com muito otimismo, muita esperança. Nós vamos ter boas noticias em breve”

Senador Eduardo Girão (Pode) ao votar no início da tarde deste domingo (15). Ele foi ao local de votação, no bairro Mucuripe, ao lado do candidato Capitão Wagner (Pros).

Foto: Camila Lima
  -  

Eduardo Girão vota no Mucuripe acompanhado de Capitão Wagner

O senador Eduardo Girão votou no início da tarde deste domingo (15) no Labomar, no bairro Mucuripe, em Fortaleza. Girão chegou ao local de votação acompanhado do candidato à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (Pros).

Foto: Camila Lima
  -  

Em reação à crítica, Eduardo Girão alfineta Camilo Santana e Cid Gomes: ‘com que direitos criticam Wagner?’

O senador Eduardo Girão (Podemos) usou as redes sociais para reagir às críticas feitas pelo governador Camilo Santana (PT) ao candidato Capitão Wagner (Pros) nesta segunda-feira (26). Na publicação, o coordenador da campanha do Pros aproveitou para alfinetar o senador Cid Gomes (PDT). “Um senador que joga trator sobre pessoas. Com que direito criticam Wagner?”, questionou.