-  

Lira põe para tramitar projeto que eleva taxação da mineração para combate à Covid-19; ideia é de cearense

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), colocou em tramitação um projeto do suplente de deputado cearense Deuzinho Filho (Republicanos) que prepõe aumentar a tributação do setor de mineração para financiar o combate à Covid-19. A alta seria entre 9% e 15% das aíquotas da CSLL. A proposta foi apresentada em agosto do ano passado.

Foto: Reprodução
  -  

Ministro se compromete em mandar recursos para novos leitos de UTI no Estado

Ainda na reunião com Pazuello, o governador Camilo Santana informou que o ministro se comprometeu em homologar os novos leitos de UTI que estão sendo abertos na rede pública do Estado. Após a homologação pelo SUS, o estado passa a receber recurso para financiar o funcionamento. Até a semana que vem serão 811 leitos no Estado, garante o governador.

Foto: Carolina Antunes/PR
  -  

Após reunião com ministro, Camilo informa chegada de 72 mil doses de vacina ao Ceará

Após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na manhã desta terça (23), em Brasília, o governador Camilo Santana disse que o Ceará vai receber, nesta quarta-feira (24), um lote de aproximadamente 72 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O Estado aguarda ainda para esta semana mais um lote da CoronaVac, do Instituto Butantan.

  -  

Análise: piora no quadro da Covi-19 no País reabre debates sobre ‘lockdown’

À medida que a demanda por leitos de UTI cresce no País, causada pelo maior número de casos de Covid-19, governadores apertam regras de isolamento e aproximam-se de lockdown. No Ceará, com 91% de ocupação de leitos, o atual decreto tem validade até o fim da semana. Bahia e Rio Grande do Sul apertam as regras. Leia análise de Inácio Aguiar

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Aliados de Camilo Santana consideram que vinda de Bolsonaro em meio ao isolamento é ‘afronta’

Após a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro poderá vir ao Ceará no fim da semana que vem, aliados próximos do governador Camilo Santana (PT) passaram a considerar que a vinda do presidente em um momento em que os casos de Covid-19 estão em crescimento é uma ‘afronta’ ao decreto estadual de distanciamento. A possível viagem ainda não consta na agenda oficial.

  -  

Camilo Santana vai reunir os 184 prefeitos do Ceará para tratar das medidas contra a Covid-19

Na ‘live’ em que anunciou mais medidas restritivas para tentar conter o avanço acelerado da Covid-19 no Ceará, o governador Camilo Santana anunciou que vai reunir, nesta quinta-feira (18), os 184 prefeitos do Estado, virtualmente, para tratar das medidas restritivas. O novo decreto será publicado ainda nesta quarta (17) e vale até o próximo dia 28 de fevereiro.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Análise: reunião de conselho estadual sobre a Covid-19 aumenta expectativas de novo lockdown

Após Camilo Santana negar boatos sobre lockdown, a decisão sobre a situação sairá em reunião do comitê de avaliação da Covid-19 no Ceará, hoje (17). Deve ser considerado o aumento de casos e mortes pela doença e o impacto econômico da medida. A possibilidade, que já carrega problemas deste ponto de vista, ainda é mais delicada com a incerteza sobre o auxílio emergencial.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Governador anuncia cinco medidas de apoio ao setor de eventos; pacote será enviado à Assembleia

O governador Camilo Santana vai enviar à Assembleia Legislativa do Estado, nos próximos dias, um pacote com cinco medidas de apoio ao setor de eventos:

  • Parcelamento de débitos de ICMS em até 60 meses;
  • Isenção de IPVA 2021 para veículos em nome de empresas do ramo;
  • Isenção de taxas nos equipamentos públicos por 6 meses quando passar a pandemia;
  • Edital de R$ 4 milhões para eventos corporativos;
  • Auxílio financeiro de mil reais (em duas parcelas) para trabalhadores da área.
Foto: Divulgação
  -  

Após vereador ser diagnosticado com Covid-19, Câmara pede para parlamentares refazerem testes

Após o vereador Júlio Brizzi (PDT) ser diagnosticado com Covid-19 na última sexta (12), a Câmara Municipal de Fortaleza está orientando todos os parlamentares a refazerem os testes para a doença antes de participar da próxima sessão da Casa, na quarta-feira (17). Essa, inclusive, é a segunda vez que Brizzi é diagnosticado.

Foto: Helene Santos
  -  

Nas redes sociais, Camilo nega que haja decisão de ‘lockdown’ no Ceará e lamenta ‘fake news’

Em postagem nas redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) negou que haja decisão de ‘lockdown’ no momento no Estado. Segundo o chefe do Executivo, nem reunião do comitê formado para analisar a situação foi realizada para tratar do asssunto. O atual decreto de restrição das atividades não essenciais vale até o fim do dia de quarta-feira (17).

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Com secretários, Camilo estipula metas para superar pandemia, reduzir violência e reaquecer a economia

O governador Camilo Santana elencou aos secretários na reunião de hoje (15) as metas para 2021: superação da pandemia, com ampliação de atendimento e vacinação, o retorno das aulas presenciais, acolhimento dos vulneráveis, redução da violência e fortalecimento da economia. Em meio à crise, o Estado tem muitos desafios, com prioridade à preservação da vida na pandemia.

Foto: Carlos Gibaja
  -  

Tucano reconhece “identidade” com pauta econômica, mas bate forte no Governo Bolsonaro

O senador Tasso Jereissati (PSDB) reconheceu “identidade muito grande” do partido com o Governo Federal “na pauta econômica mais liberal”, mas voltou a fazer fortes críticas a Bolsonaro, na política externa, na “tendência ao autoritarismo” e na condução da pandemia. “É um desastre que chega a ser quase criminoso“, disse. “Beira a irresponsabilidade total”.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
  -  

Câmara dos Deputados deve votar projeto que prevê prisão e multa a quem furar fila da vacina

A urgência para a tramitação do Projeto de Lei 33/21 foi aprovada na terça (9) pelos deputados federais. O projeto prevê pena de um a três anos de detenção, além de multa, a quem furar fila de vacinação. Após a urgência, o projeto pode ser votado diretamente no plenário ainda nesta quarta (10). No Ceará, o Ministério Público investiga casos.

Foto: Agência Brasil
  -  

Vereadores e deputados de oposição recebem profissionais de bares e restaurantes

Deputados estaduais e vereadores da Capital de oposição receberam representantes dos profissionais de bares e restaurantes nesta quinta (4). A manifestação nas proximidades da Assembleia criticava as medidas restritivas anunciadas pelo Governo do Estado. Soldado Noelio (Pros), Delegado Cavalcante (PSL), Priscila Costa (PSC) e Márcio Martins (Pros) participaram.

  -  

Câmara reúne vereadores eleitos em Fortaleza para definir protocolos da posse

Os protocolos para a cerimônia de posse dos eleitos em Fortaleza, incluindo o novo prefeito, Sarto Nogueira (PDT), serão acertados em reunião com o presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT), hoje (21). O evento terá público reduzido e duração ampliada. Tudo para conter a propagação do coronavírus

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Representantes do setor de eventos protestam em frente à Câmara Municipal de Fortaleza

Empresários, humoristas e artistas locais estiveram reunidos em frente a Câmara Municipal de Fortaleza para pedir a reabertura de parquinhos infantis e liberação de uma maior capacidade para realização de eventos na Capital. Eles querem que as regras sobre a quantidade de pessoas sigam os mesmos critérios de restaurantes e escolas.

Foto: José Leomar
  -  

Adail Júnior provoca oposição a pedir desculpas à população: “tem humildade pra isso?”

“(Eu falaria) ‘seguidores, me perdoem. Aquele negócio que falei da operação, o prefeito tinha razão. A verba não era federal. Não tinha nada que ter aquela operação’. (Se eu fosse da oposição) tinha humildade pra reconhecer, chegar nessa tribuna e pedir desculpa”

Adail Júnior (PDT) ao ironizar a oposição, após o TCU concluir não houve verba federal na compra de respiradores em Fortaleza.

Foto: Camila Lima
  -  

Após impasse, lançamento de ato da oposição é adiado para segunda-feira (3)

O lançamento de um movimento puxado pela oposição denominado “campanha limpa” foi adiado para a próxima segunda-feira (3). O ato, puxado por membros da oposição, foi remarcado por conta dos protocolos sanitários que estão sendo cumpridos pela Assembleia, local para onde estava marcado o lançamento do ato.

  -  

Entusiasta da campanha, Heitor Férrer discute com a Presidência uma alternativa para o ato

O deputado Heitor Férrer (SD), um dos entusiastas da iniciativa de “campanhas limpas”, reconhece que o fato de não ter havido o controle do protocolo sanitário dificulta a realização do ato. Ele conversa com o presidente da Casa, Sarto Nogueira, sobre o assunto.

  -  

Lançamento de movimento da oposição pode esbarrar em protocolo sanitário da Assembleia

O movimento de oposição autodenominado “campanha limpa”, que defende a lisura e probidade da Eleição em Fortaleza, deverá ter dificuldade para realizar o ato marcado para 11h de hoje (30) na Assembleia. A Casa registra rigoroso controle de acesso ao prédio que só é possível após testes para o coronavírus. Nos bastidores, lideranças discutem o tema.

Foto: Fabiane de Paula