-  

Representantes do setor de eventos protestam em frente à Câmara Municipal de Fortaleza

Empresários, humoristas e artistas locais estiveram reunidos em frente a Câmara Municipal de Fortaleza para pedir a reabertura de parquinhos infantis e liberação de uma maior capacidade para realização de eventos na Capital. Eles querem que as regras sobre a quantidade de pessoas sigam os mesmos critérios de restaurantes e escolas.

Foto: José Leomar
  -  

Adail Júnior provoca oposição a pedir desculpas à população: “tem humildade pra isso?”

“(Eu falaria) ‘seguidores, me perdoem. Aquele negócio que falei da operação, o prefeito tinha razão. A verba não era federal. Não tinha nada que ter aquela operação’. (Se eu fosse da oposição) tinha humildade pra reconhecer, chegar nessa tribuna e pedir desculpa”

Adail Júnior (PDT) ao ironizar a oposição, após o TCU concluir não houve verba federal na compra de respiradores em Fortaleza.

Foto: Camila Lima
  -  

Após impasse, lançamento de ato da oposição é adiado para segunda-feira (3)

O lançamento de um movimento puxado pela oposição denominado “campanha limpa” foi adiado para a próxima segunda-feira (3). O ato, puxado por membros da oposição, foi remarcado por conta dos protocolos sanitários que estão sendo cumpridos pela Assembleia, local para onde estava marcado o lançamento do ato.

  -  

Entusiasta da campanha, Heitor Férrer discute com a Presidência uma alternativa para o ato

O deputado Heitor Férrer (SD), um dos entusiastas da iniciativa de “campanhas limpas”, reconhece que o fato de não ter havido o controle do protocolo sanitário dificulta a realização do ato. Ele conversa com o presidente da Casa, Sarto Nogueira, sobre o assunto.

  -  

Lançamento de movimento da oposição pode esbarrar em protocolo sanitário da Assembleia

O movimento de oposição autodenominado “campanha limpa”, que defende a lisura e probidade da Eleição em Fortaleza, deverá ter dificuldade para realizar o ato marcado para 11h de hoje (30) na Assembleia. A Casa registra rigoroso controle de acesso ao prédio que só é possível após testes para o coronavírus. Nos bastidores, lideranças discutem o tema.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Assembleia Legislativa aprova cancelamento do recesso parlamentar por conta da pandemia

Deputados estaduais cearense aprovaram, nesta manhã (23), um Projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretora da Casa, no qual cancelam o recesso parlamentar que habitualmente ocorre em julho. A medida já hava sido anunciada pelo presidente da Casa, Sarto Nogueira (PDT), mas foi confirmada, por unanimidade, no plenário. A medida é por conta da pandemia.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Concurso da Assembleia deverá ter provas realizadas até outubro, garante presidente da Casa

O concurso público da Assembleia Legislativa deve ter as provas realizadas até outubro, segundo o presidente da Casa, Sarto Nogueira (PDT). A seleção abre 100 vagas no Poder Legislativo cearense e teve cerca de 30 mil inscritos, informa o presidente. A aplicação das provas depende de um planejamento da empresa responsável, tendo em vista o grande número de inscritos.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Após retomada, Assembleia Legislativa deve manter uma sessão presencial por semana

Com retorno das atividades presenciais de plenário hoje (23), a Assembleia Legislativa deve manter, pelo menos por enquanto, apenas uma sessão por semana, às quintas. Por isso, a estrutura virtual de debates será mantida para que, em caso de necessidade, a Casa faça a reunião dos deputados pela internet. As comissões temáticas seguem mesmo rito.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Ensino híbrido é ideia trabalhada para retorno das aulas, diz secretária da Educação do Estado

A secretária de Educação do Estado, Eliana Estrela, disse, hoje (20), em reunião virtual da Comissão de Educação da Assembleia, que a ideia é implementar o ensino híbrido na rede pública, uma mistura entre ensino presencial e online, com revezamento dos alunos nas salas de aula. Segundo ela, o plano da volta às aulas está sendo construído, mas não existem datas.

  -  

Deputados de grupo de risco poderão participar ao vivo, dos gabinetes, de sessão presencial no plenário

Os deputados estaduais que pertencerem a grupos de risco poderão participar ao vivo direto dos seus gabinetes da primeira sessão presencial no plenário, prevista para a próxima quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, José Sarto (PDT), falou hoje (16) dos preparativos para o retorno das atividades na sessão virtual.

  -  

Estado quer conceder auxílio financeiro a catadores durante crise; projeto chegou à Assembleia

Começa a tramitar nesta quinta (16) na Assembleia Legislativa projeto de lei enviado pelo Governo do Estado para criação do Programa Estadual de Reforço à Renda em meio à crise. A proposta prevê a concessão de um auxílio financeiro de 1/4 do salário mínimo a catadores de materiais associados ou cooperados. Um edital de convocação será lançado.

Foto: Bruno Gomes
  -  

Assembleia prorroga ponto facultativo até 19 de julho; retomada deve começar na próxima semana

A Assembleia Legislativa prorrogou o ponto facultativo dos servidores até o próximo domingo (19). O presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), anunciou o retorno das atividades presenciais para a próxima semana, a partir do dia 20, que é quando está previsto o início da fase 4, a última do plano de retomada da economia no Estado.

Foto: José Leomar
  -  

Com camisa do Ceará, Bolsonaro diz que País está à beira da recessão

Vestido com a camisa do Ceará Sporting Club, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) postou fotos nas redes sociais nesta manhã. Em sua conta no Instagram, ele disse que o País está “na beira da recessão”, devido à pandemia. “Sempre disse que o efeito colateral do combate ao vírus não poderia ser pior que o próprio vírus”, escreveu.

  -  

Ex-prefeito de Aquiraz e pré-candidato ao cargo, Guimarães morre vítima de Covid-19

O ex-prefeito de Aquiraz, Antônio Guimarães (PP), morreu neste domingo (12), de complicações da Covid-19. Guimarães tinha 75 anos e vinha lutando contra a doença há 56 dias. Ele estava na UTI de um hospital particular de Fortaleza e teve morte cerebral durante a madrugada. Guimarães foi prefeito de Aquiraz entre 2013 e 2016 e era pré-candidato ao cargo.

  -  

“Menor aglomeração que pessoas indo aos shoppings”, diz aliado de Camilo ao defender volta do futebol

O deputado Elmano de Freitas (PT) defendeu, hoje, na sessão da Assembleia, o retorno das partidas de futebol no Estado. “Eu acho algo a considerar, pois um jogo sem torcida tem menor aglomeração do que as pessoas indo aos shoppings”, disse, ressaltando a “cultura futebolística” do povo cearense e a “falta de controle” de visitantes nos centros comerciais.

  -  

Evandro Leitão propõe na AL-CE regras de retorno das academias esportivas no Estado

O deputado Evandro Leitão (PDT) protocolou na Assembleia, hoje (25), projeto de lei que define regras para o retorno das academias esportivas durante a calamidade. Entre os critérios, estão disponibilizar álcool em gel, obrigar o uso de máscaras, restringir uso de bebedouros, delimitar distâncias e aferir a temperatura corporal de clientes e funcionários.

 

Foto: JL Rosa
  -  

‘Exoneração’ na Escola de Saúde Pública foi só ‘questão burocrática’, diz Marcelo Alcântara que segue no cargo

Uma publicação na edição de ontem (18), do Diário Oficial do Estado, causou estranheza entre profissionais de Saúde. O ato, assinado pelo governador, exonerou o superintendente da Escola de Saúde Pública do Estado, Marcelo Alcântara. Em contato com o PontoPoder, entretanto, ele disse que segue no posto e que a publicação é apenas um “ajuste burocrático”.

  -  

Novos tempos: em meio à crise, Seinfra controla uso de água, ar-condicionado, elevadores e até iluminação

Em meio à pandemia, com queda na arrecadação, o Estado aperta o cinto. O secretário de Infraestrutura do Estado, Lúcio Ferreira Gomes, baixou portaria criando comissão de contingenciamento de gastos na e determinando restrições no uso de água, normas para a utilização de ar-condicionado e elevadores, redução de impressão de papeis e até iluminação.

Foto: Camila Lima
  -  

Fiocruz cria capacidade para produzir 30 mil testes do coronavírus por dia no Ceará, diz ex-deputado

A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) está montando no Ceará uma Central Analítica com capacidade de produção de 30 mil testes para coronavírus por dia. São 10 mil testes PCR e outros 20 mil sorológicos. Pesquisador da Instituição, o ex-deputado Odorico Monteiro informa que no início de julho já teremos produção. A unidade da Fiocruz no Estado fica no Eusébio.

  -  

Deputados dos nove estados criam comissão para fiscalizar o ‘Consórcio Nordeste’ e já têm pauta: respiradores

Um grupo de deputados dos nove estados do Nordeste está criando uma comissão parlamentar interestadual para acompanhar e fiscalizar as ações do “Consórcio Nordeste”, criado pelos governadores da Região. O grupo, que tem como membro o cearense Delegado Cavalcante (PSL), já tem como primeira pauta: a compra de respiradores por R$ 49 milhões.