-  

‘Comprar oxigênio está ficando difícil’, diz prefeito de Redenção ao alertar sobre criticidade da pandemia

“Comprar oxigênio hoje está ficando difícil. […] Nós temos uma indústria no Estado de oxigênio e hoje a gente está com dificuldade de encontrar oxigênio. Mais uma vez a gente está chegando em um momento crítico (da pandemia)”

Prefeito de Redenção, Davi Benevides (PDT), ao anunciar novas medidas de restrição no município e pedir colaboração da população,

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

Camilo Santana anuncia mais 37 leitos exclusivos para a Covid-19 em Fortaleza

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, neste domingo (7), mais 37 leitos de enfermaria exclusivos para a Covid-19 em Fortaleza. A ala com os leitos será entregue nesta semana, no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara. “As obras para a construção da nova ala estão em fase final e seguem em ritmo ininterrupto” reforçou o governador.

Foto: Divulgação/Governo do Estado
  -  

Prefeito de Sobral deve anunciar ‘lockdown’ no município ainda hoje

O município de Sobral, maior da Zona Norte, deve entrar em ‘lockdown’ a exemplo do que aconteceu com Fortaleza e outras cidades cearenses. A cidade é uma das que está com risco considerádo ‘altíssimo’ para a Covid-19 e tem os leitos de UTI praticamente lotados. O prefeito Ivo Gomes (PDT) está reunido com auxiliares tratando das medidas.

Foto: José Leomar
  -  

Análise: situação crítica da pandemia força o lockdown em Fortaleza

Com cerca de 10 capitais à beira do colapso no sistema de saúde e com a piora simultânea da pandemia nos estados e municípios, o Brasil viu 1,9 mil pessoas morrerem de Covid-19, ontem (3). No Ceará, a preocupação com o pico de casos, que deve acontecer ainda neste mês, fez com que o governo estadual decretasse lockdown em Fortaleza. Leia análise de Inácio Aguiar.

  -  

Para Tasso, CPI contra Bolsonaro pode ser teste de ‘independência’ do presidente do Senado

Um dos autores do pedido de uma investigação sobre a conduta de Jair Bolsonaro na pandemia, o senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) diz que a pauta foi engavetada pelo presidente Rodrigo Pacheco (DEM). “Esse vai ser o grande teste do Rodrigo, se é realmente independente como diz ou se para ganhar se comprometeu até à alma com Bolsonaro”, diz em entrevista ao Estado de S. Paulo.

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado
  -  

Análise: vinda de Bolsonaro ao Ceará coloca Camilo em saia justa às vésperas de novo decreto de isolamento

O governador Camilo Santana anunciou, ontem (25), que não encontrará o presidente Jair Bolsonaro em sua vinda ao Ceará para assinar ordens de serviços relativas a obras em rodovias federais. O momento é de alerta elevado sobre a Covid-19, o que colocou Camilo em uma saia justa às vésperas da renovação do decreto estadual de distanciamento. Leia análise de Inácio Aguiar.

  -  

Covid-19: com município em alerta, prefeito de São Gonçalo do Amarante pede que ‘famílias’ fiquem em casa

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Professor Marcelão (Pros) fez, nas redes sociais nesta quinta (25), um apelo para que as “famílias” do município usem máscaras e mantenham-se em casa, evitando aglomeração nas ruas e espaços públicos neste momento. São Gonçalo está em nível de alerta altíssimo para a Covid-19 e pediu decreto de calamidade à Assembleia.

  -  

Com 18 mortos na pandemia, Assembleia Legislativa adota mais medidas de restrição ao prédio

Com acesso restrito ao prédio para tentar conter o avanço da Covid-19, a Assembleia Legislativa já registra 18 mortos entre seus servidores desde o início da pandemia. Só neste mês de fevereiro já foram 4 mortos, segundo informou o presidente Evandro Leitão (PDT).  No início da sessão desta quinta (25), os parlamentares fizeram um minuto às vítimas.

Foto: José Leomar
  -  

Lira põe para tramitar projeto que eleva taxação da mineração para combate à Covid-19; ideia é de cearense

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), colocou em tramitação um projeto do suplente de deputado cearense Deuzinho Filho (Republicanos) que prepõe aumentar a tributação do setor de mineração para financiar o combate à Covid-19. A alta seria entre 9% e 15% das aíquotas da CSLL. A proposta foi apresentada em agosto do ano passado.

Foto: Reprodução
  -  

Ministro se compromete em mandar recursos para novos leitos de UTI no Estado

Ainda na reunião com Pazuello, o governador Camilo Santana informou que o ministro se comprometeu em homologar os novos leitos de UTI que estão sendo abertos na rede pública do Estado. Após a homologação pelo SUS, o estado passa a receber recurso para financiar o funcionamento. Até a semana que vem serão 811 leitos no Estado, garante o governador.

Foto: Carolina Antunes/PR
  -  

Após reunião com ministro, Camilo informa chegada de 72 mil doses de vacina ao Ceará

Após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na manhã desta terça (23), em Brasília, o governador Camilo Santana disse que o Ceará vai receber, nesta quarta-feira (24), um lote de aproximadamente 72 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O Estado aguarda ainda para esta semana mais um lote da CoronaVac, do Instituto Butantan.

  -  

Análise: piora no quadro da Covi-19 no País reabre debates sobre ‘lockdown’

À medida que a demanda por leitos de UTI cresce no País, causada pelo maior número de casos de Covid-19, governadores apertam regras de isolamento e aproximam-se de lockdown. No Ceará, com 91% de ocupação de leitos, o atual decreto tem validade até o fim da semana. Bahia e Rio Grande do Sul apertam as regras. Leia análise de Inácio Aguiar

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Aliados de Camilo Santana consideram que vinda de Bolsonaro em meio ao isolamento é ‘afronta’

Após a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro poderá vir ao Ceará no fim da semana que vem, aliados próximos do governador Camilo Santana (PT) passaram a considerar que a vinda do presidente em um momento em que os casos de Covid-19 estão em crescimento é uma ‘afronta’ ao decreto estadual de distanciamento. A possível viagem ainda não consta na agenda oficial.

  -  

Camilo Santana vai reunir os 184 prefeitos do Ceará para tratar das medidas contra a Covid-19

Na ‘live’ em que anunciou mais medidas restritivas para tentar conter o avanço acelerado da Covid-19 no Ceará, o governador Camilo Santana anunciou que vai reunir, nesta quinta-feira (18), os 184 prefeitos do Estado, virtualmente, para tratar das medidas restritivas. O novo decreto será publicado ainda nesta quarta (17) e vale até o próximo dia 28 de fevereiro.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Análise: reunião de conselho estadual sobre a Covid-19 aumenta expectativas de novo lockdown

Após Camilo Santana negar boatos sobre lockdown, a decisão sobre a situação sairá em reunião do comitê de avaliação da Covid-19 no Ceará, hoje (17). Deve ser considerado o aumento de casos e mortes pela doença e o impacto econômico da medida. A possibilidade, que já carrega problemas deste ponto de vista, ainda é mais delicada com a incerteza sobre o auxílio emergencial.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Governador anuncia cinco medidas de apoio ao setor de eventos; pacote será enviado à Assembleia

O governador Camilo Santana vai enviar à Assembleia Legislativa do Estado, nos próximos dias, um pacote com cinco medidas de apoio ao setor de eventos:

  • Parcelamento de débitos de ICMS em até 60 meses;
  • Isenção de IPVA 2021 para veículos em nome de empresas do ramo;
  • Isenção de taxas nos equipamentos públicos por 6 meses quando passar a pandemia;
  • Edital de R$ 4 milhões para eventos corporativos;
  • Auxílio financeiro de mil reais (em duas parcelas) para trabalhadores da área.
Foto: Divulgação
  -  

Após vereador ser diagnosticado com Covid-19, Câmara pede para parlamentares refazerem testes

Após o vereador Júlio Brizzi (PDT) ser diagnosticado com Covid-19 na última sexta (12), a Câmara Municipal de Fortaleza está orientando todos os parlamentares a refazerem os testes para a doença antes de participar da próxima sessão da Casa, na quarta-feira (17). Essa, inclusive, é a segunda vez que Brizzi é diagnosticado.

Foto: Helene Santos
  -  

Nas redes sociais, Camilo nega que haja decisão de ‘lockdown’ no Ceará e lamenta ‘fake news’

Em postagem nas redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) negou que haja decisão de ‘lockdown’ no momento no Estado. Segundo o chefe do Executivo, nem reunião do comitê formado para analisar a situação foi realizada para tratar do asssunto. O atual decreto de restrição das atividades não essenciais vale até o fim do dia de quarta-feira (17).

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Com secretários, Camilo estipula metas para superar pandemia, reduzir violência e reaquecer a economia

O governador Camilo Santana elencou aos secretários na reunião de hoje (15) as metas para 2021: superação da pandemia, com ampliação de atendimento e vacinação, o retorno das aulas presenciais, acolhimento dos vulneráveis, redução da violência e fortalecimento da economia. Em meio à crise, o Estado tem muitos desafios, com prioridade à preservação da vida na pandemia.

Foto: Carlos Gibaja
  -  

Tucano reconhece “identidade” com pauta econômica, mas bate forte no Governo Bolsonaro

O senador Tasso Jereissati (PSDB) reconheceu “identidade muito grande” do partido com o Governo Federal “na pauta econômica mais liberal”, mas voltou a fazer fortes críticas a Bolsonaro, na política externa, na “tendência ao autoritarismo” e na condução da pandemia. “É um desastre que chega a ser quase criminoso“, disse. “Beira a irresponsabilidade total”.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado