-  

Bolsonaro está a caminho de Fortaleza de onde seguirá para Caucaia para visitar obras de infraestrutura

A comitiva presidencial está agora a caminho de Fortaleza. Depois do presidente Jair Bolsonaro visitar Tianguá, na manhã desta sexta (26), ele desembarca nesta tarde no aeroporto da Capital, onde seguirá para Caucaia. Ele vai vistoriar a duplicação da BR-222 e o anel viário que liga o município ao Porto do Pecém.

Foto: Kid Júnior
  -  

Aliados de Camilo Santana consideram que vinda de Bolsonaro em meio ao isolamento é ‘afronta’

Após a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro poderá vir ao Ceará no fim da semana que vem, aliados próximos do governador Camilo Santana (PT) passaram a considerar que a vinda do presidente em um momento em que os casos de Covid-19 estão em crescimento é uma ‘afronta’ ao decreto estadual de distanciamento. A possível viagem ainda não consta na agenda oficial.

  -  

Assembleia reúne prefeitos para articular mobilização contra mudança territorial no Ceará

Deputados cearenses se reúnem nesta sexta-feira (19) com prefeitos da região da Ibiapaba para tratar da disputa judicial que pode fazer o Ceará perder sete municípios para o Piauí. A PGE, o Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia e o Ipece produziram um relatório que defende a manutenção dessa área no Estado.

Foto: José Leomar
  -  

Ceará corre risco de perder sete municípios em disputa territorial na Justiça com o Piauí

Sete municípios da região da Ibiapaba podem sair da jurisdição do Ceará para serem integrados ao Piauí. O impasse se arrasta no STF e, em perícia técnica realizada pelo Exército em 2018, foi indicada a mudança. Caso a Justiça decida pela mudança, serão afetados Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Carnaubal, Croatá e Poranga e Ubajara.

Foto: Cid Barbosa
  -  

Eduardo Girão se reúne com opositores e cobra transparência na divulgação de homicídios

O senador Eduardo Girão (Podemos) se reuniu, neste sábado (23), com um grupo de opositores no Ceará, entre eles, General Theophilo e o deputado federal Danilo Forte (PSDB). Nas redes sociais, ele disse que a violência foi pauta do encontro e cobrou mais transparência sobre os dados de homicídios no Estado: “mudar a divulgação não modifica o cenário da insegurança”.

Foto: Reprodução
  -  

Lote de vacinas será enviado para o Ceará nesta segunda (18), diz Camilo Santana

O governador Camilo Santana (PT) informou, nas redes sociais, que o lote de vacinas para o Ceará será enviado nesta segunda-feira (18), às 7 horas. Ele viaja neste domingo (17) para São Paulo, onde acompanhará o envio das doses do imunizante.

Foto: Reprodução
  -  

Salários atrasados: pelo menos 25 municípios do Ceará têm débitos com servidores

Ao menos 25 municípios do Ceará estão em débito com servidores por atrasos salariais e têm que driblar insatisfações para manter o funcionamento da máquina pública neste início de gestão. Na maioria dos casos, as pendências são referentes a dezembro, mês em que se encerraram mandatos. A lista completa de cidades pode ser conferida no Diário do Nordeste.

  -  

Camilo Santana sanciona auxílio-catador como política pública permanente no Ceará

O governador Camilo Santana (PT) sancionou, nesta segunda-feira (28), o programa auxílio-catador como política pública permanente. A medida concede benefício mensal de R$ 261,25, equivalente a um quarto do salário mínimo, a profissionais que ajudam na coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Cerca de 1.342 catadores ligados a 48 associações são beneficiados.

  -  

Camilo promete diálogo com todos os prefeitos, inclusive os de oposição

“A eleição passou, vamos procurar dialogar com todos os prefeitos eleitos, inclusive os de oposição. O que está em jogo é a população. O prefeito (eleito) de Caucaia já ligou. Sempre estarei aberto a construir as relações institucionais”

Governador Camilo Santana sobre vitória da oposição em cidades importantes como Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Análise: Governismo e oposição começam a mover as peças para o jogo de 2022

No Ceará, feito o rescaldo de tudo o que foi o pleito de novembro, com suas perdas e ganhos, as atenções estão voltadas para daqui a dois anos, e todos os passos dados pelos agentes políticos agora miram o futuro eleitoral não tão distante. Leia mais

Foto: Agência Brasil
  -  

Oposição vence três dos cinco maiores municípios do Estado nas Eleições 2020

Embora tenha eleito o maior número de prefeitos no Interior, cerca de75%, a base governista perdeu a eleição em três dos cinco maiores municípios do Estado. Enquanto os aliados de Camilo Santana venceram Fortaleza e Sobral, a oposição levou Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte. A sucessão de 2022 começa a se desenhar após o resultado das urnas nesta eleição.

Foto: Kid Junior
  -  

Abstenção de eleitores no Ceará foi a terceira menor do País, no primeiro turno das Eleições 2020

Os 16,93% de eleitores cearenses que não votaram no domingo (15) representam a terceira menor abstenção do País. O Estado fica atrás apenas do Piauí (15,42%) e da Paraíba (15,79%). “A abstenção tende a ser maior nas capitais e em regiões metropolitanas. No Interior, o interesse do eleitor é maior“, avaliou Edna Sabóia, coordenadora de eleições do TRE-CE.

Foto: TSE
  -  

No Ceará, 163 urnas eletrônicas apresentaram defeito; 49 em Fortaleza

Balanço do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulgado após o encerramento da votação neste domingo (15) registrou 163 urnas eletrônicas com defeito, sendo 49 só em Fortaleza. No total, foram substituídas 120 urnas. Segundo o TRE-CE, os principais problemas detectados foram nas baterias dos equipamentos, nos terminais dos mesários e nas impressoras.

  -  

TRE-CE atualiza balanço e informa que 22 urnas apresentaram defeitos em solo cearense

Em atualização, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) relatou que 22 urnas apresentaram defeitos em todo o estado na manhã deste domingo (15), enquanto dez delas foram substituídas. Na Capital, o número registrado foi de nove urnas. Ainda de acordo com o órgão, os problemas foram no terminal do eleitor, do mesário e nas impressoras.

Foto: Shutterstock
  -  

900 militares da forças armadas serão enviados ao Ceará para eleição 2020

Um efetivo de 900 militares das forças armadas será enviado para 11 municípios cearenses a fim de garantir a segurança do pleito municipal do dia 15 de novembro. No Estado, foram autorizados o emprego das tropas armadas nos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Sobral, Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Itaitinga, Horizonte, Pacajus e Ibicuitinga.

Foto: Cid Barbosa
  -  

A menos de um mês para as eleições, 48% dos pedidos de registro ainda aguardam julgamento no Ceará

A menos de um mês para as eleições municipais, 48% dos pedidos de registro de candidatura ainda aguardam julgamento pela Justiça Eleitoral no Ceará. Ou seja, 7.710 postulantes estão na fila de espera. Enquanto isso, 8.037 candidatos foram deferidos para a disputa. Em Fortaleza, 978 dos nomes foram autorizados.

Foto: Agência Brasil
  -  

Comitiva de ministros do Governo Bolsonaro no Ceará

Na comitiva da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves, vem junto o ministro da Educação Milton Ribeiro e o ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Eles desembarcam hoje (10) em Fortaleza para agendas amanhã (11) no Estado.

  -  

Visita de Bolsonaro ao Ceará ainda sem agenda definida e sem preparativos em Jati

Aliados do presidente Jair Bolsonaro no Ceará ainda aguardam a divulgação do cronograma da visita do presidente ao Estado, prevista para 20 de junho, na inauguração da chegada das águas do São Francisco. Em Jati, onde está o reservatório, a Prefeitura também não tem detalhes da programação e não foram iniciados preparativos para o evento.

Foto: Presidência da República
  -  

Associação dos Procuradores do Estado do Ceará elege nova diretoria para o biênio 2020/2022

Eleição realizada por meio eletrônico, nos dias 10 e 11, escolheu o procurador Damião Soares Tenório para a presidência da Associação dos Procuradores do Estado do Ceará (Apece) no biênio 2020-2022. Ele substitui o procurador Vicente Braga. O novo presidente é procurador do Estado do Ceará desde 2009. Fábio Pedrosa Vasconcelos foi eleito vice.

  -  

Fiocruz cria capacidade para produzir 30 mil testes do coronavírus por dia no Ceará, diz ex-deputado

A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) está montando no Ceará uma Central Analítica com capacidade de produção de 30 mil testes para coronavírus por dia. São 10 mil testes PCR e outros 20 mil sorológicos. Pesquisador da Instituição, o ex-deputado Odorico Monteiro informa que no início de julho já teremos produção. A unidade da Fiocruz no Estado fica no Eusébio.