-  

Aprovação de vacinas faz bancada cearense na Câmara criticar Bolsonaro; aliados destacam início da vacinação

Deputados federais da bancada cearense repercutiram a autorização da Anvisa para a vacinação contra a Covid-19. Parlamentares de oposição a Jair Bolsonaro (sem partido) exaltaram a decisão da Agência e criticaram o presidente, inclusive com a tradicional “vaia cearense”. Já aliados do chefe do Palácio do Planalto destacaram o início da vacinação no País. Veja as reações.

Foto: Governo de São Paulo
  -  

“Não há presidente de Câmara que seja líder de governo”, diz Arthur Lira, em Fortaleza

“Não há presidente de Câmara que seja líder de governo, mas também concordo que não deve haver presidente de Câmara que seja contra o País e contra o governo”

Disse o deputado Arthur Lira (PP), em coletiva na Assembleia Legislativa do Ceará. Ele tem apoio do presidente Jair Bolsonaro contra o candidato de Rodrigo Maia (DEM), Baleia Rossi (MDB).

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Arthur Lira chega à Assembleia Legislativa com comitiva de deputados do Ceará e de outros estados

O candidato à presidência da Câmara Arthur Lira (PP) chegou à Assembleia Legislativa acompanhado pelos deputados cearenses Domingos Neto (PSD) e AJ Albuquerque (PP), além de parlamentares de outros estados, como Luis Miranda (DEM-DF) e Marcelo Ramos (PL-AM). Também estão Capitão Wagner (Pros) e Pedro Bezerra (PTB) e o ver. de Fortaleza, Carmelo Neto (Rep).

Foto: Felipe Azevedo
  -  

Na disputa pela presidência da Câmara, Arthur Lira confirma visita a Fortaleza na quinta (14)

Candidato à presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP) estará amanhã em Fortaleza. Ele participa de uma reunião organizada pelo partido com aliados na Capital. O encontro será às 17 horas. Nesta quarta-feira (13), Baleia Rossi (MDB), adversário de Lira, esteve na Cidade para reunião com o governador Camilo Santana (PT) e a base governista.

  -  

Baleia Rossi e Rodrigo Maia chegam para encontro com deputados cearenses no Palácio da Abolição

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e o candidato à sucessão dele Baleia Rossi (MDB) chegaram ao Palácio da Abolição acompanhados pelo dep. Moses Rodrigues (MDB). Eles se reúnem com outros parlamentares, o governador Camilo Santana (PT) e o senador Cid Gomes (PDT). Ao final do encontro, eles devem participar de coletiva de imprensa.

  -  

“Vamos ouvir o que ele tem para o Estado do Ceará”, diz Gorete Pereira sobre encontro com Rossi

Uma das primeiras deputadas a chegar para a reunião com o candidato à presidência da Câmara Baleia Rossi (MDB), Gorete Pereira (PL) disse não ter o voto ainda definido, apesar de seu partido já ter anunciado apoio a Arthur Lira (PP). “Nós, da base do governador (Camilo Santana), viemos ouvir o que ele (Rossi) tem para o Estado do Ceara”, afirmou.

Foto: Camila Lima
  -  

Baleia Rossi e Rodrigo Maia se reúnem nesta quarta (13) com Camilo e deputados cearenses no Palácio da Abolição

Em meio à disputa pela Presidência Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o candidato apoiado por ele, Baleia Rossi (MDB-SP), estarão hoje (13) em Fortaleza. Eles têm reunião à tarde com o governador Camilo Santana (PT) e deputados federais, no Palácio da Abolição. Pelo menos 17 dos 22 membros da bancada já sinalizaram presença. Leia mais na coluna Poder.

Foto: Agência Câmara
  -  

Em disputa pela presidência da Câmara, Baleia Rossi e Arthur Lira estarão em Fortaleza no mesmo dia

Na quarta (13), a disputa por apoio na corrida pela presidência da Câmara entre os deputados Baleia Rossi (MDB) e Arthur Lira (PP) terá Fortaleza como palco. O emedebista, acompanhado do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM), será recebido por Camilo Santana (PT). Já Lira estará em evento organizado pelo PP, presidido no Ceará pelo dep. AJ Albuquerque.

  -  

Com apoio de bancada cearense, PT fecha apoio à Baleia Rossi (MDB) para presidência da Câmara

A bancada cearense do PT na Câmara – atualmente composta pelos deputados José Guimarães e Zé Airton -, foi favorável à decisão em apoiar Baleia Rossi (MDB) à presidência da Casa. A sigla fechou questão em âmbito nacional após reunião nesta segunda-feira (4). Os parlamentares justificam o apoio como cruciais para “derrotar o candidato de Bolsonaro”.

  -  

Análise: Dança das cadeiras muda a bancada cearense no Congresso Nacional

A bancada cearense na Câmara dos Deputados passará por  renovação, após licença de deputados federais neste fim de ano. Luizianne Lins (PT) e Mauro Filho (PDT) deixam o cargo temporariamente e dão lugar a Gorete Pereira (PL) e Aníbal Gomes (DEM), respectivamente. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Agência Senado e Agência Câmara
  -  

Após ter expectativas frustradas em outubro, Gorete Pereira assume mandato de Luizianne Lins na Câmara

Após ter as expectativas frustradas em outubro deste ano, a suplente de deputada federal Gorete Pereira (PL) assumiu, nesta segunda (21), o mandato de Luizianne Lins (PT) na Câmara dos Deputados. A petista tirou licença por 120 para se dedicar à sua tese de doutorado. Em outubro, Luizianne tirou licença, mas apenas por 60 dias, o que impediu Gorete de assumir.

Foto: Divulgação
  -  

Parlamentares cearenses começam articulação para eleição da Câmara dos Deputados

A bancada cearense se articula para eleição na Câmara. Nesta sexta (18), 0s líderes se reúnem e o campo progressista deve decidir pelo candidato de Rodrigo Maia (DEM) – ainda indefinido. Membros do PT, PDT, PSB e PV no Ceará defendem esse posicionamento. O PTB-CE ainda não definiu. Há ainda chance de a esquerda indicar um nome na chapa de Maia.

Foto: Câmara dos Deputados
  -  

“Não descartamos lançar um candidato da oposição”, afirma André Figueiredo sobre a sucessão da Câmara

O PDT não descarta lançar uma chapa para a presidência da Câmara dos Deputados, afirma André Figueiredo. “Buscamos um candidato que atenda nossas pautas, que incluem evitar o sucateamento do estado, bandeiras do rentismo, combate à retirada de direitos. Caso a gente não encontre, não descartamos lançar um candidato da oposição”.

  -  

Câmara dos Deputados: após reunião, PDT decide que não irá apoiar candidato “bolsonarista”

Sem definir apoios na sucessão da presidência da Câmara dos Deputados, a executiva do PDT decidiu quem não irá apoiar. “Tiramos uma moção de não apoio a candidatos bolsonaristas. Vamos dialogar com partidos que apoiam o Rodrigo Maia para buscar um nome que minimamente atenda nossas pautas“, disse o deputado federal do Ceará, André Figueiredo (PDT).

  -  

Diretório do PDT nacional se reúne hoje para definir posicionamento na sucessão da Câmara

O PDT se reúne hoje (15) em Brasília para avaliar o posicionamento que irão adotar na sucessão da Câmara, segundo o presidente estadual, André Figueiredo. A sigla não descarta indicar nome para a disputa. Por enquanto, a chapa mais forte é de Arthur Lira (PP), que tem apoio de Jair Bolsonaro. O atual presidente, Rodrigo Maia (DEM), ainda anunciará candidato.

  -  

Cid Gomes defende verba integral do Fundeb à educação pública; análise no Senado será nesta terça

Com Fundeb em pauta hoje (15) no Senado, Cid Gomes (PDT) se manifestou no Twitter sobre o assunto. “Todos nós senadores temos a missão de garantir que os recursos do Fundeb sejam destinados à educação pública. Ela é direito de todos e é responsabilidade do estado fortalecê-la.” A Câmara havia aprovado a destinação de recursos do fundo para instituições de gestão privada.

  -  

Deputado federal Capitão Wagner vai assumir liderança do Pros na Câmara dos Deputados

Derrotado nas urnas na disputa pela prefeitura de Fortaleza, o deputado federal Capitão Wagner (Pros) anunciou retorno ao Parlamento e afirmou que vai assumir a liderança do partido na Câmara dos Deputados. “Com a liderança do nosso partido, em Brasília, vamos ter mais condições de ajudar o nosso Ceará com mais recursos e convênios”, disse.

  -  

Deputado cearense quer mais prazo execução de recursos da Lei Aldir Blanc

O líder da minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), apresentou projeto para estender o prazo para estados e municípios executarem recursos da Lei Aldir Blanc. Transferida pelo Governo Federal em setembro, a verba deve ser utilizada até o fim deste ano. Pelo projeto, a aplicação irá até 30 de junho de 2021, para municípios, e até 31 de dezembro de 2021, para estados.

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
  -  

Capitão Wagner anuncia que será o líder do Pros na Câmara dos Deputados

O deputado federal Capitão Wagner (Pros), que retorna nesta quarta-feira (2) à Câmara dos Deputados, anunciou nas redes sociais será o líder do partido na Casa. Derrotado na disputa à Prefeitura de Fortaleza, Wagner disse que, com a liderança terá “mais condição de ajudar nosso Estado, para que a qualidade de vida das pessoas possa mudar”.

Foto: Helene Santos
  -  

Após eleição, Capitão Wagner deve retornar ao mandato na Câmara dos Deputados na quarta (2)

Sem vitória na disputa pela Prefeitura de Fortaleza,  Capitão Wagner (Pros) voltará ao mandato de deputado federal na próxima quarta-feira (2). Ele tirou licença por 120 dias no início de agosto para se dedicar à campanha. Com o prazo da licença chegando ao fim, o parlamentar retorna ao mandato e o médico Agripino Magalhães (Pros) volta à suplência.

Foto: Helene Santos