-  

Deputada chama atenção na Assembleia sobre pobreza menstrual: “tem que quebrar esse tabu”

“A pobreza menstrual não trata só da falta do dinheiro para comprar um absorvente, mas também do saneamento básico, da falta de informação. A gente pensa que isso não existe. A menstruação é um fator biológico, não é uma doença, tem que ser quebrado esse tabu”.

Augusta Brito (PCdoB), deputada estadual, ao falar na tribuna da Assembleia Legislativa sobre esse problema social.

Foto: José Leomar
  -  

“Podem até ter nascido machos, mas não tem comportamento de cidadãos”, diz deputado sobre violência contra mulher

“É grande demais o quantitativo de agressão desses que não são fortemente homens, podem até ter nascido machos, pelos testículos e pênis, mas não tem a mínima comportabilidade de cidadãos”

Fernando Hugo (PP), deputado estadual, nesta quinta (10), sobre pesquisa que aponta uma em cada quatro mulheres vítimas de violência na pandemia no Brasil.

Foto: José Leomar
  -  

Preocupados com leitos, deputados da Comissão de Saúde da Assembleia se reúnem com Dr. Cabeto

Deputados estaduais da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa estão reunidos com o secretário de saúde Dr. Cabeto, nesta segunda-feira (31). A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, Guilherme Landim (PDT). Parlamentares estão preocupados com o número de leitos para Covid-19 no Ceará, os gastos com a crise e a possibilidade de 3ª onda.

  -  

Secretária apresenta na próxima segunda (31) balanço financeiro do Estado aos deputados

A secretária da Fazenda do Estado, Fernanda Pacobahyba, vai apresentar aos deputados estaduais, na próxima segunda-feira (31), as metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2021. Esse balanço financeiro da gestão é feito a cada período na Assembleia Legislativa, como determina a legislação, e, por causa da pandemia, será apresentado virtualmente.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Assembleia aprova regras para repasse de emendas dos deputados no modelo “fundo a fundo”

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta (27), projeto do Governo do Estado que estabelece as regras para a transferência das emendas – recursos indicados no Orçamento – dos deputados estaduais no Programa de Cooperação Federativa (PCF) pelo modelo “fundo a fundo“. Nesse sistema, os recursos são repassados diretamente ao caixa das prefeituras.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Delegado Cavalcante cobra resposta sobre pedido de CPI para investigar a Enel no Ceará

O deputado Delegado Cavalcante (PSL) cobrou na Assembleia Legislativa, nesta quinta (27), resposta sobre o pedido dele para a abertura de uma CPI para apurar irregularidades nos serviços da Enel no Ceará. Ele disse que conseguiu a assinatura de 19 deputados para a instalação, mas nove recuaram. “Quais deputados retiraram a assinatura e porquê”, perguntou.

Foto: José Leomar
  -  

Assembleia aguarda parecer do TCE sobre as contas do governador de 2020 para iniciar julgamento

Deputados estaduais aguardam o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre as contas do governador Camilo Santana (PT) de 2020. O balanço financeiro do Estado já foi enviado para a Assembleia Legislativa e para a Corte, mas os parlamentares só podem iniciar a análise quando o TCE emitir um parecer prévio. O Tribunal tem até julho para isso.

Foto: José Leomar
  -  

Deputados devem votar subsídio do Estado para evitar aumento de passagens de ônibus em Fortaleza

Deputados estaduais devem votar, nesta quinta (13), projeto de lei do Governo do Estado para subsidiar parte das passagens de ônibus em Fortaleza e evitar que a tarifa aumente em 2021. A medida foi anunciada pelo governador Camilo Santana (PT) e prefeito José Sarto (PDT) . O aporte será de R$ 4 milhões por mês, dividido entre Estado e Prefeitura.

Foto: Camila Lima
  -  

Assembleia Legislativa retoma sessões presenciais com plenário meio esvaziado

A Assembleia Legislativa retomou os trabalhos presenciais, nesta quinta-feira (6). As sessões continuarão híbridas, ou seja, virtuais e remotas. Apesar da volta, não tinham muitos deputados estaduais no plenário. Dos 46, no máximo 15 marcaram presença e se revezaram entre o plenário e os gabinetes. As sessões têm ocorrido uma vez por semana.

  -  

André Fernandes procurou presidente da AL para explicar acusação de nepotismo do MP

O deputado André Fernandes (Republicanos) procurou o presidente da Assembleia, Evandro Leitao (PDT), para explicar suspeita de nepotismo levantada pelo Ministério Público. Segundo Leitão, Fernandes disse que os familiares já tinham sido exonerados. O presidente ofereceu assessoria jurídica da Casa. Fernandes não compareceu à sessão nesta quinta (6).

  -  

Ferreira Aragão e George Lima assumem vaga de deputado na AL após acordos com grupo governista

Os suplentes George Lima (PV) e Ferreira Aragão (PDT) assumiram as cadeiras na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (8), no lugar dos deputados Acrísio Sena (PT) e Marcos Sobreira (PDT), respectivamente, que se licenciaram da Casa por quatro meses. A troca de cadeira com os suplentes envolveu acordos, alguns complexos, com o grupo governista.

  -  

Assembleia suspende mais uma sessão, desta vez pela morte do ex-governador Adauto Bezerra

A Assembleia Legislativa suspendeu, nesta terça-feira (6), a sessão pela segunda vez seguida. Desta vez, pela morte do ex-governador do Ceará Adauto Bezerra. Ele foi deputado e presidiu a Assembleia. É tradição “levantar” as sessões quando um ex-parlamentar falece. Na última sexta (2), os trabalhos foram suspensos pela morte do ex-deputado Aecio de Borba.

  -  

Acrísio Sena pede licença da AL em nova tentativa do grupo governista para George Lima assumir vaga

O deputado Acrísio Sena (PT) pediu licença da Assembleia Legislativa, mas a saída é um impasse. É uma nova tentativa para o 4º suplente George Lima (PV), empresário ligado ao grupo governista, assumir a vaga. O deputado Elmano de Freitas (PT) desistiu da licença e outros suplentes precisam abrir mão da vez para George. Há ainda dúvidas jurídicas sobre a troca.

Foto: Camila Lima
  -  

Evandro Leitão articula manifesto da Assembleia em solidariedade ao governador, após ameaças de morte

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), mobiliza a assinatura de deputados em manifesto em solidariedade ao governador Camilo Santana (PT), após ele receber ameaças de morte por restrições na pandemia. Na sessão desta terça (30), Leitão defenderá que as decisões do Governo são baseadas na ciência, rechaçando o negacionismo.

Foto: José Leomar
  -  

Deputado Marcos Sobreira se licencia da Assembleia e ex-deputado Ferreira Aragão assumirá vaga

O deputado estadual Marcos Sobreira (PDT) vai se licenciar da Assembleia Legislativa por quatro meses. Quem fica no lugar dele é o ex-deputado estadual Ferreira Aragão (PDT), que há muito tempo “batalha” dentro do partido para assumir a suplência. O acordo para a troca de cadeira foi articulado pelo senador Cid Gomes (PDT).

  -  

Presidente da AL-CE articula com deputados doação de alimentos e kits de higiene para população carente

O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), articula com os demais parlamentares a arrecadação de alimentos e kits de higiene. O objetivo é doar o material para a população mais vulnerável em meio à pandemia da Covid-19. O presidente também deve acionar instituições de caridade para a distribuição do que for doado.

Foto: José Leomar
  -  

Votação de projeto que reconhece igrejas como atividade essencial no Ceará não avança na Assembleia

Há algumas semanas, a votação do projeto de lei que determina as atividades religiosas como essenciais no Estado vem sendo adiada nas comissões da Assembleia Legislativa. A proposta apresentada pela bancada religiosa não é consenso na base aliada do governador. Nesta quarta-feira (10), outro deputado, Marcos Sobreira (PDT), pediu mais tempo para analisar a matéria.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

André Fernandes quer proibir fechamento do comércio do Ceará na pandemia “sem reuniões” com o setor

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei do deputado André Fernandes (Republicanos) para impedir o fechamento de estabelecimentos comerciais na pandemia. Ele quer proibir o fechamento das atividades econômicas sem reuniões com o setor. No entanto, representantes já integram o comitê de enfrentamento da Covid-19 do Governo do Estado.

Foto: José Leomar
  -  

Assembleia vai fechar e sessões serão apenas remotas durante isolamento rígido em Fortaleza

A Assembleia Legislativa vai ficar fechada a partir desta sexta-feira (5) até o próximo dia 18 de março, seguindo o decreto estadual que determina o isolamento social rígido em Fortaleza nesse período. O presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), anunciou que as sessões plenárias, nas quintas-feiras, serão realizadas apenas de forma virtual.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Deputados pedem mais tempo para analisar projeto que estabelece as igrejas como atividades essenciais

Em reunião das comissões da Assembleia, nesta quarta (24), deputados pediram vista, ou seja, mais tempo para analisar o projeto de lei do deputado David Durand (Republicanos) que estabelece as igrejas e templos religiosos como atividade essencial em período de calamidade pública. Com isso, as instituições ficarão proibidas de fechar total na pandemia.