-  

Ferreira Aragão e George Lima assumem vaga de deputado na AL após acordos com grupo governista

Os suplentes George Lima (PV) e Ferreira Aragão (PDT) assumiram as cadeiras na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (8), no lugar dos deputados Acrísio Sena (PT) e Marcos Sobreira (PDT), respectivamente, que se licenciaram da Casa por quatro meses. A troca de cadeira com os suplentes envolveu acordos, alguns complexos, com o grupo governista.

  -  

Assembleia suspende mais uma sessão, desta vez pela morte do ex-governador Adauto Bezerra

A Assembleia Legislativa suspendeu, nesta terça-feira (6), a sessão pela segunda vez seguida. Desta vez, pela morte do ex-governador do Ceará Adauto Bezerra. Ele foi deputado e presidiu a Assembleia. É tradição “levantar” as sessões quando um ex-parlamentar falece. Na última sexta (2), os trabalhos foram suspensos pela morte do ex-deputado Aecio de Borba.

  -  

Acrísio Sena pede licença da AL em nova tentativa do grupo governista para George Lima assumir vaga

O deputado Acrísio Sena (PT) pediu licença da Assembleia Legislativa, mas a saída é um impasse. É uma nova tentativa para o 4º suplente George Lima (PV), empresário ligado ao grupo governista, assumir a vaga. O deputado Elmano de Freitas (PT) desistiu da licença e outros suplentes precisam abrir mão da vez para George. Há ainda dúvidas jurídicas sobre a troca.

Foto: Camila Lima
  -  

Evandro Leitão articula manifesto da Assembleia em solidariedade ao governador, após ameaças de morte

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), mobiliza a assinatura de deputados em manifesto em solidariedade ao governador Camilo Santana (PT), após ele receber ameaças de morte por restrições na pandemia. Na sessão desta terça (30), Leitão defenderá que as decisões do Governo são baseadas na ciência, rechaçando o negacionismo.

Foto: José Leomar
  -  

Deputado Marcos Sobreira se licencia da Assembleia e ex-deputado Ferreira Aragão assumirá vaga

O deputado estadual Marcos Sobreira (PDT) vai se licenciar da Assembleia Legislativa por quatro meses. Quem fica no lugar dele é o ex-deputado estadual Ferreira Aragão (PDT), que há muito tempo “batalha” dentro do partido para assumir a suplência. O acordo para a troca de cadeira foi articulado pelo senador Cid Gomes (PDT).

  -  

Presidente da AL-CE articula com deputados doação de alimentos e kits de higiene para população carente

O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), articula com os demais parlamentares a arrecadação de alimentos e kits de higiene. O objetivo é doar o material para a população mais vulnerável em meio à pandemia da Covid-19. O presidente também deve acionar instituições de caridade para a distribuição do que for doado.

Foto: José Leomar
  -  

Votação de projeto que reconhece igrejas como atividade essencial no Ceará não avança na Assembleia

Há algumas semanas, a votação do projeto de lei que determina as atividades religiosas como essenciais no Estado vem sendo adiada nas comissões da Assembleia Legislativa. A proposta apresentada pela bancada religiosa não é consenso na base aliada do governador. Nesta quarta-feira (10), outro deputado, Marcos Sobreira (PDT), pediu mais tempo para analisar a matéria.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

André Fernandes quer proibir fechamento do comércio do Ceará na pandemia “sem reuniões” com o setor

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei do deputado André Fernandes (Republicanos) para impedir o fechamento de estabelecimentos comerciais na pandemia. Ele quer proibir o fechamento das atividades econômicas sem reuniões com o setor. No entanto, representantes já integram o comitê de enfrentamento da Covid-19 do Governo do Estado.

Foto: José Leomar
  -  

Assembleia vai fechar e sessões serão apenas remotas durante isolamento rígido em Fortaleza

A Assembleia Legislativa vai ficar fechada a partir desta sexta-feira (5) até o próximo dia 18 de março, seguindo o decreto estadual que determina o isolamento social rígido em Fortaleza nesse período. O presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), anunciou que as sessões plenárias, nas quintas-feiras, serão realizadas apenas de forma virtual.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Deputados pedem mais tempo para analisar projeto que estabelece as igrejas como atividades essenciais

Em reunião das comissões da Assembleia, nesta quarta (24), deputados pediram vista, ou seja, mais tempo para analisar o projeto de lei do deputado David Durand (Republicanos) que estabelece as igrejas e templos religiosos como atividade essencial em período de calamidade pública. Com isso, as instituições ficarão proibidas de fechar total na pandemia.

  -  

Presidente da Assembleia reforça compromisso com o concurso; certame ficará para o 2º semestre

O concurso da Assembleia Legislativa deve ser feito somente no segundo semestre de 2021. O motivo: a pandemia. O presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), disse que o plano era fazer neste primeiro semestre, mas, diante da gravidade da situação, não será possível. No entanto, o parlamentar garantiu que esse é um compromisso de sua gestão.

Foto: Helene Santos
  -  

Deputado Danniel Oliveira testa positivo para Covid-19

Ausente da sessão desta quinta-feira (18) na Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Danniel Oliveira (MDB) testou positivo para Covid-19. A informação foi dada pelo vice-presidente da Casa, o deputado Fernando Santana (PT). Oliveira ocupa cargo de 1º vice-presidente na Mesa Diretora.

  -  

Evandro Leitão anuncia membros das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), anunciou nesta quinta-feira (11) os membros das Comissões da Casa. Agora, os integrantes dos colegiados se reúnem para eleger seus presidentes e vice-presidentes.

Foto: José Leomar
  -  

Assembleia aprova decreto de calamidade pública do Ceará

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta quinta (11), o decreto de calamidade pública do Estado, com uma emenda modificativo do deputado Renato Roseno (PSOL) que condiciona a dispensa de licitação às medidas de combate à Covid-19. A redação final da matéria será votada ainda hoje, para que o governador Camilo Santana (PT) possa publicar o decreto.

Foto: José Leomar
  -  

Deputados analisam projeto de aumento salarial dos agentes comunitários de saúde do Estado

Matéria que fixa novo piso salarial de R$ 1,55 mil para os agentes comunitários de saúde vinculados ao estado do Ceará deve ser analisada nesta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa. Além deste, a Casa analisará outro texto de autoria do Executivo que trata sobre remuneração, cargos, carreiras e estruturação dos servidores públicos do Estado.

Foto: Governo do Ceará
  -  

Assembleia vota prorrogação do estado de calamidade pública nesta quinta-feira

Está na pauta da Assembleia Legislativa do Ceará desta quinta-feira (11) a votação da prorrogação do decreto de abril de 2020 que estabeleceu estado de calamidade pública no Estado. O texto, com parecer favorável, tira a obrigação do Ceará de cumprir as metas fiscais enquanto vigorar a medida.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Ex-deputados participam da posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

Deputado estadual até dezembro do ano passado, o atual prefeito de de Horizonte, Nezinho Farias (PDT), visitou a Assembleia Legislativa para saudar os ex-colegas de Casa durante a sessão de posse da nova Mesa Diretora. Mesmo com acesso restrito por conta da pandemia, além dele, também estiveram no local os ex-deputados Ely Aguiar (DC) e Gony Arruda (PP).

Foto: Helene Santos
  -  

Evandro Leitão garante que dará continuidade ao concurso público da Assembleia Legislativa

Herança do ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto (PDT), a realização do concurso público para a Casa está mantida pela nova gestão, do deputado Evandro Leitão (PDT). “Esta é uma das maneiras de fortalecer o nosso Parlamento”, ressaltou o pedetista em pronunciamento. O cronograma do certame foi afetado, em 2020, pela pandemia.

Foto: Helene Santos
  -  

No primeiro discurso como presidente da Assembleia, Evandro Leitão defende renda mínima

Em discurso, o presidente recém-empossado da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), destacou a necessidade de se estabelecer uma renda mínima para a população cearense. “O combate às desigualdades passa necessariamente por políticas públicas voltadas para a distribuição de renda. Queremos pautar essa questão com clareza e seriedade”, disse.

Foto: Helene Santos
  -  

Base aguarda definição sobre comissões da Assembleia até amanhã; oposição espera até o fim da semana

Com a Mesa Diretora empossada, os deputados estaduais cearenses partem para definir as comissões da Assembleia Legislativa. Segundo deputados da base do Governo, a expectativa é de que até a terça-feira (2) haja definição. Nomes da oposição dizem que conversas devem se estender até o fim da semana, e esperam obter até três presidências das 18 comissões.

Foto: Helene Santos