Foto: Helene Santos

Projeto que reduz pena a partir da leitura no sistema prisional cearense vai incluir livros religiosos

Entre as mensagens do Governo a serem votadas na AL-CE na próxima quinta-feira (12) está a que inclui livros religiosos na lista de leituras que permitem remição de pena aos detentos. A redução de até 48 dias por ano vem após a leitura de um livro por mês, com produção de relatório. A ideia vem de projeto de indicação do dep. Apóstolo Luiz Henrique (PP).

Foto: José Leomar

“Eu não vejo nenhuma necessidade”, afirma Nelson Martins sobre emendas impositivas de deputados estaduais

Principal responsável pela interlocução entre Governo do Estado e os deputados estaduais, o assessor de Relações Institucionais, Nelson Martins, afirmou que não vê “nenhuma necessidade” de se estabelecer emendas parlamentares impositivas ao Orçamento do Estado. Entre os motivos, ele destacou que a relação entre deputados e Governo é “a melhor possível”.

 

 

Manifestação de policiais na Assembleia vira quase um comício de Capitão Wagner

O protesto de policiais militares e bombeiros ocorrido, nesta manhã, na Assembleia, teve elementos políticos e já antecipa o ano eleitoral. Líder do segmento da segurança, o deputado federal Capitão Wagner (Pros), pré-candidato em Fortaleza, esteve em plenário como mobilizou parlamentares aliados. Aos gritos, manifestantes o chamaram de “prefeito”.

PMs e bombeiros se manifestam por aumento salarial nas galerias da Assembleia

Aos gritos de “se o salário não aumentar, a Polícia vai parar”, PM’s e bombeiros do Estado lotaram as galerias da Assembleia, na manhã de hoje, com protesto por aumento salarial. O Governo criou comissão para estudar impacto financeiro do reajuste, mais ainda está em análise. O deputado Soldado Noélio (Pros) fez críticas ao governo na tribuna.

Sessão na Assembleia Legislativa do Ceará cai por falta de orador inscrito

A sessão da Assembleia Legislativa do Ceará acabou mais cedo nesta quarta-feira (4). As discussões, que, em geral, se estendem até por volta das 13 horas, foram encerradas antes das 11h30. O motivo? Não havia nenhum deputado estadual inscrito para falar na tribuna que estivesse no plenário no momento da sessão, apesar de o painel marcar 27 presenças.

Foto: Kid Júnior

Secretários do governo vivem dias de embates com deputados estaduais da base

Secretários de áreas técnicas do governo do Estado, principalmente Segurança e Saúde, estão vivendo dias de embate com deputados estaduais cearenses da base do governador Camilo Santana (PT). Alguns parlamentares estão inconformados com os argumentos técnicos que tentam frear pedidos feitos para atender as bases políticas. Há insatisfações.

Foto: Kid Júnior

Deputados já defendem que possível punição a André Fernandes fique para fevereiro de 2020

Caso seja votada ainda neste semestre, a possível punição ao deputado André Fernandes (PSL), por quebra de decoro, poderia ser aplicada no período de recesso legislativo, o que, na visão de alguns, seria bom para o parlamentar, pois reduziria a repercussão do caso. Por isso, já tem deputado defendendo que o caso fique para fevereiro de 2020.

Foto: Isanelle Nascimento

Deputados defendem Orçamento Impositivo; Camilo desconversa sobre o assunto

Cada vez mais deputados estaduais apoiam o projeto de Audic Mota (PSB) que torna impositiva a a execução das emendas parlamentares ao Orçamento do Estado. O motivo são os atrasos na execução dessas emendas. Apesar de o apoio estar crescendo inclusive na base aliada, o governador Camilo Santana (PT) preferiu desconversar: “Esse debate cabe ao Parlamento”.

Deputado alerta para os impactos, no Ceará, da taxação do aço brasileiro pelos EUA

O anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, de retomada da taxação do aço brasileiro, traz preocupação ao Ceará, por conta da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), como mostra reportagem de hoje do Diário do Nordeste. Na Assembleia, o deputado Sérgio Aguiar (PDT) alertou para riscos. Neste ano, as placas respondem por 47% das exportações cearenses.

Foto: Fabiane de Paula

Comissão de Reforma do Regimento Interno adia reunião e aprovação deve ficar para 2020

Com previsão de ser entregue em outubro à Mesa Diretora, para discussão e aprovação até o recesso de fim de ano, o novo Regimento da Assembleia deve ir ao plenário só em 2020. A estimativa é de mais duas ou três reuniões para a produção do relatório de Danniel Oliveira (MDB). O encontro de ontem foi adiado. Só dois deputados compareceram.