-  

Sarto afirma ser “possível” criar novas secretarias na Prefeitura de Fortaleza

Após reunião com partidos aliados durante o segundo turno, o prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) afirmou que “pode criar” novas secretarias no Município. O pedetista também comentou sobre a divisão da Capital em 12 regionais, proposta já aprovada pela Câmara, mas que ainda não foi implantada. “Temos um norte, a ideia é preservar o que foi aprovado”, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Sarto diz que redução da desigualdade será prioridade na gestão de Fortaleza

O prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) apontou a redução da desigualdade como uma das prioridades na Prefeitura. “Fortaleza ainda é muito desigual, não por culpa de prefeitos anteriores, mas porque é uma cidade que teve grande crescimento da população”, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Defesa da chapa de Sarto e Élcio diz que ainda não foi notificada e nem teve acesso ao conteúdo da ação

A assessoria da chapa eleitoral formada por Sarto Nogueira e Élcio Batista informa que ainda “não fomos notificados e nem tivemos acesso ao conteúdo da ação”. A defesa de ambos só deve se pronunciar após tomarem conhecimento das denúncias.

  -  

Ministério Público Eleitoral pede cassação de registro de Sarto Nogueira e Élcio Batista

O Ministério Público Eleitoral propôs, no dia 17, uma ação na Justiça Eleitoral denunciando o prefeito eleito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), e o vice, Élcio Batista (PSB), por supostamente terem sido beneficiados por Captação Ilícita de Sufrágio (compra de votos) e abuso de poder político e econômico. Candidatos a vereador também são denunciados. O órgão não deu detalhes por se tratar de ação que corre em segredo de justiça.

Foto: José Leomar
  -  

Deputados cearenses alertam para tentativa de golpe com ligações falsas

Os deputados estaduais Sérgio Aguiar e Guilherme Landim, ambos do PDT, divulgaram nas redes sociais que estão sendo vítimas de tentativas de golpes através de ligações fraudulentas que usam o nome deles. “Buscaremos as medidas cabíveis para que os falsários sejam responsabilizados”, afirmou Landim. “Comunico que não é de nossa responsabilidade”, disse Aguiar.

Foto: AL-CE
  -  

Ex-vereador Evaldo Lima é nomeado secretário-executivo da Cultura de Fortaleza

Após dois mandatos como vereador, Evaldo Lima (PCdoB) foi nomeado como secretário-executivo da Cultura de Fortaleza (Secultfor), pasta comandada pelo vereador eleito e secretário Elpídio Nogueira (PDT), irmão do prefeito Sarto Nogueira (PDT). Nas últimas eleições, Evaldo não conseguindo se reeleger. Ele já foi titular da Secultfor entre 2017 e 2018.

Foto: Érika Fonseca/CMFor
  -  

Mais antigo vereador de Fortaleza, Carlos Mesquita assume oitavo mandato na Câmara

Na política desde os anos 1980 e com 28 anos na Câmara Municipal – o vereador Carlos Mesquita (PDT) assumiu ontem (7) seu oitavo mandato, diante da licença do vereador Elpídio Nogueira (PDT). Em 2020, Mesquita não conseguiu se eleger, mas ficou na primeira suplência do PDT e foi beneficiado pela acomodação política no secretariado de Sarto (PDT).

Foto: Cmfor
  -  

Mandato coletivo envia ofício à Prefeitura pedindo suspensão do Enem em Fortaleza

O mandato coletivo Nossa Cara (Psol), formado por Adriana Gerônimo, Lila Salú e Louise Santana, enviou ofício ao prefeito Sarto Nogueira (PDT) pedindo a suspensão da aplicação do Enem na Capital. A ação faz parte de mobilização nacional, sob o argumento de que entendimento do STF garante a governadores e prefeitos autonomia para adotar medidas de combate à Covid-19.

  -  

Ex-vereador Iraguassu Filho vai assumir Fundação da Criança e da Família Cidadã

Ex-vereador e segundo suplente do PDT, Iraguassú Filho, vai assumir a Fundação da Criança e da Família Cidadã. Ele, que tem feito visitas para conhecer o órgão, deve ser nomeado apenas após tirar licença do Tribunal de Justiça do Ceará, onde é servidor. Com isso, o terceiro suplente Didi Mangueira (PDT) deve assumir o mandato na Câmara Municipal.

Foto: CMFor
  -  

Escolhas para o segundo escalão tornam gestão Sarto ainda mais próxima do governo Roberto Cláudio

Na indicação do segundo escalão, o prefeito Sarto Nogueira (PDT) deixou ainda mais clara a aproximação entre o governo recém-iniciado e a gestão de Roberto Cláudio (PDT). Parte expressiva dos cargos de comando é ocupada por nomes da administração anterior, mas o novo prefeito fez questão de promover uma dança das cadeiras entre auxiliares. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Secretarias estaduais têm até sexta (30) para prestar contas ao TCE

Secretarias e órgão vinculados às pastas do Governo do Estado têm até a próxima sexta-feira (30) para esclarecer, ao Tribunal de Contas do Estado, como gastaram o dinheiro público. O prazo inicial se encerrava no dia 1° de julho, mas foi prorrogado pela Corte. A prestação de contas é feita anualmente com até 180 dias do encerramento do exercício anterior.

Foto: José Leomar
  -  

PontoPoder Cafezinho: podcast analisa operação do TCE que acompanha transição entre governos; ouça

Está no ar a edição de número 41 do PontoPoder Cafezinho, podcast sobre os bastidores da política cearense. Desta vez, os jornalistas Luana Barros, Letícia Lima e Igor Cavalcante falam sobre a Operação Desmonte, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que acompanha a transição entre gestões municipais. Você pode ouvir aqui:

Powered by RedCircle

  -  

Em visita à Câmara, Sarto diz que secretariado será definido depois que encerrar trabalhos na Assembleia

O prefeito eleito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), sinalizou na manhã desta quarta-feira (16) que irá definir nomes do secretariado só depois que se encerrarem os trabalhos na Assembleia Legislativa, previsto para dia 22 deste mês. “Até a última semana de dezembro a gente define (secretariado)”, reforçou. Ele esteve na Câmara Municipal nesta quarta.

Foto: José Leomar
  -  

“Não vou dizer que vou me recolher, vou deixar as coisas acontecerem”, diz Arnon Bezerra

Derrotado na disputa pela reeleição em Juazeiro do Norte, o prefeito Arnon Bezerra (PTB) afirma que continuará na linha de frente da vida pública. “Nosso nome federal é o Pedro Bezerra (filho), mas vou continuar ajudando“. Segundo ele, a transição para a nova gestão está ocorrendo “sem grandes dificuldades”. “Administração é uma só, é da cidade”, disse.

  -  

Presidente da OAB-CE coloca sede da entidade à disposição para ser usada como local de vacinação

Em reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, o presidente da Ordem dos Advogados secção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, colocou a sede da instituição em Fortaleza à disposição para ser utilizada como local da vacinação contra a doença. Outras instituições também têm oferecido equipamentos para a campanha de imunização, como o Ceará Sporting Club.

Foto: Divulgação
  -  

Em retorno de julgamentos, TRE analisa recurso de prefeito de Viçosa do Ceará; definição continua em aberto

O TRE-CE retomou as sessões de julgamento hoje (21). Um dos casos foi o recurso do prefeito de Viçosa do Ceará, Zé Firmino (MDB). O relator do caso, Inácio de Alencar Cortez Neto, manteve a sentença, mas votou por trocar a acusação de abuso de poder político para conduta vedada. O julgamento não foi encerrado, porque o juiz Eduardo Scorsafava pediu vistas.

  -  

Secretário Mauro Filho testa positivo para Covid-19: ‘estou clinicamente bem’

Deputado federal licenciado e atual titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Mauro Filho (PDT) foi diagnosticado com Covid-19. Ele usou as redes sociais para informar que cancelou toda a agenda pública. “Estou clinicamente bem, apenas com alguns sintomas gripais“, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Prefeito de Paracuru testa positivo para Covid-19

O prefeito de Paracuru, Wembley Beim (PDT), informou, por meio de suas redes sociais, que testou positivo para a Covid-19. Ele acrescentou, ainda, que antes mesmo de sair o resultado do teste, já estava trabalhando de casa, desde os surgimentos de sintomas gripais.

Foto: Reprodução
  -  

Cearenses de oposição fazem coro a cobranças de líderes da Câmara ao Governo Bolsonaro

Lideranças cearenses de bancadas na Câmara dos Deputados e líderes partidários traçaram prioridades, em reunião na quarta-feira (20), para cobrar o Governo Federal. “Vacina para todos, renda emergencial e imediata abertura do impeachment de Bolsonaro” são alguns pontos, aponta nota publicada pelo grupo, que inclui José Guimarães (PT) e André Figueiredo (PDT).

  -  

Com chapa única, prefeito de Chorozinho deve assumir presidência da Aprece

Apoiado pelo grupo governista no Estado, o prefeito de Chorozinho, Dr, Júnior (PDT), deve assumir a presidência da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) pelo próximos dois anos. Ele conseguiu aglutinar apoios de outros gestores filiados para formar chapa única e consensual. A eleição está marcada para o próximo dia 26 de janeiro.

Foto: Reprodução
  -  

Vice-prefeita do Eusébio, Lucinha Feitosa renuncia antes de completar um mês no cargo

Menos de um mês após tomar posse como vice-prefeita de Eusébio, Lucinha Feitosa renunciou ao cargo. Ela publicou nesta quarta-feira (20) uma carta de renúncia enviada à Câmara Municipal. Entre os motivos elencados no documento, estão mecanismos que “impedem as pessoas politicamente expostas e seus familiares de fazer negócios com muitas empresas”.

Foto: Reprodução
  -  

Ao reafirmar apoio, Tasso compara Tebet à presidente da Câmara dos EUA: ‘será a nossa Nancy Pelosi’

O senador Tasso Jereissati (PSDB) comparou, nas redes sociais, a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, com a senadora Simone Tebet (MDB-MS), candidata à Presidência do Senado. “Mulher, corajosa e independente, Simone Tebet será a nossa Nancy Pelosi”, escreveu. Ele também classificou a posse de Joe Biden nos EUA como “vitória da democracia”.

  -  

Girão declara apoio a Simone Tebet no Senado e defende voto aberto

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) declarou que votará na colega Simone Tebet (MDB-MS) na eleição para a Presidência do Senado, marcada para 1º de fevereiro. Também disputam a eleição Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Major Olimpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). “O voto aberto dos parlamentares pode mudar o rumo do desfecho e fortalecer o Brasil”, defendeu o senador.

Foto: Agência Senado
  -  

Governador Camilo Santana lamenta morte de prefeito eleito de Ereré e presta solidariedade a familiares

O governador Camilo Santana (PT) usou as redes sociais para lamentar a morte do prefeito eleito de Ereré, Otoni Queiroz (PDT). “Antes de ser gestor do município, Otoni era servidor da nossa Secretaria da Fazenda, onde há mais de 10 anos atuou como analista jurídico. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos, e a todos os cearenses que perderam parentes para a Covid”, escreveu.