-  

Projetos de lei tentam reverter o autoatendimento exclusivo nos ônibus

Dois projetos tentam mudar a situação dos cobradores de ônibus. A vereadora Larissa Gaspar (PT) é autora de proposta de emenda que obriga a presença de um 2º funcionário em cada ônibus. O também petista Guilherme Sampaio quer vedar recusa em aceitar dinheiro em espécie nos coletivos, excluindo a possibilidade de ônibus apenas de autoatendimento.

  -  

Vereadores de oposição visitam Centro de Eventos para acompanhar vacinação contra a Covid-19

A bancada de vereadores de oposição pertencente ao grupo político de Capitão Wagner (Pros) esteve, nesta quarta-feira (27), no Centro de Eventos do Ceará, para acompanhar a execução da fase 1 do Plano de  Imunização contra a Covid-19. Márcio Martins, Julierme Sena, Inspetor Alberto e Pedro Matos, do Pros, além de Ronaldo Martins e Carmelo Neto, do Republicanos, e Danilo Lopes, do Podemos, compareceram ao local.

  -  

Com apoio da bancada, Julio Brizzi deve assumir liderança do PDT na Câmara de Fortaleza

Com apoio da bancada do PDT, o vereador Julio Brizzi deve assumir a liderança do partido na Câmara de Fortaleza. Apesar de ser novato na Casa, o nome dele é defendido por parlamentares da agremiação por ser um nome com experiência na relação entre Executivo-Parlamento. Uma reunião do diretório do PDT com a bancada deve ocorre nesta semana para bater o martelo.

Foto: Reprodução
  -  

Às vésperas do início dos trabalhos na Câmara, PT ainda não definiu posição em relação ao Governo Sarto

Quase um mês após o PT estadual ter suspendido a decisão municipal que colocava a sigla como oposição na Câmara da Capital, uma definição não avançou. Segundo petistas, o diretório de Fortaleza ainda não foi notificado da decisão estadual e aguarda isso para agendar reunião sobre o tema. Entre governistas, a expectativa é de que a bancada do PT  siga na oposição.

Foto: Camila Lima
  -  

PT, PSB e Cidadania também garantem espaços na nova Mesa Diretora da Câmara Municipal

Outras siglas que não foram contempladas na atual Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza conseguiram espaço na  chapa que irá comandar a Casa. Entre os escolhidos, Eudes Bringel (PSB), como 3º vice-presidente; Guilherme Sampaio (PT), como 2º secretário; e Kátia Rodrigues (Cidadania), como 3º secretária. Na suplência, ficaram Tia Francisca (PL), José Freire (PSD) e Erivaldo Xavier (PSC).

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

‘Chega uma hora em que o PT tem que tomar decisão’, afirma Guilherme Sampaio sobre oposição a Sarto

Após divergências internas sobre o posicionamento do PT à gestão de Sarto Nogueira (PDT), o presidente do diretório da sigla em Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, disse que o partido não podia mais esperar para se posicionar. “Houve quórum para as deliberações. Essa reunião já foi adiada duas vezes, mas chega um hora em que o PT tem que  tomar decisão”, ressaltou.

Foto: Camila Lima
  -  

Vereador Guilherme Sampaio testa positivo para Covid-19

Após apresentar sintomas gripais no último fim de semana, o presidente do PT Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, testou positivo para a Covid-19. Ele realizou exame RT-PCR, que confirmou o diagnóstico. A assessoria de Guilherme informou que está bem, mas segue cumprindo o isolamento.

  -  

Larissa Gaspar cobra inclusão em pauta de matérias acumuladas na Câmara Municipal de Fortaleza

A ver. Larissa Gaspar (PT) questionou hoje demora da Mesa Diretora em pautar propostas de enfrentamento à pandemia. Ela citou, como exemplo, inclusão do projeto do ver. Gardel Rolim, apresentado em 3 de junho, com mesmo teor de projeto apresentado antes por ela. O pres. Antônio Henrique (PDT) reconheceu falha em não observar o teor semelhante dos projetos.

Foto: CMFor
  -  

Vereadora pede ao MPCE que haja redução de passageiros no transporte coletivo

A vereadora Larissa Gaspar (PT) encaminhou pedido ao Ministério Público do Ceará (MPCE) para que o órgão possa recomendar à Prefeitura de Fortaleza que adote medidas para a redução de passageiros nos transportes públicos da Capital, além da entrega de máscaras para os trabalhadores do transporte coletivo.

Foto: CMFor
  -  

Larissa Gaspar assume liderança do PT na Câmara Municipal de Fortaleza

A vereadora Larissa Gaspar assumiu a liderança do PT na Câmara Municipal de Fortaleza. Pouco mais de um ano após voltar à legenda petista, a parlamentar assume o posto após Guilherme Sampaio (PT) decidir se afastar do cargo ao assumir a presidência municipal do partido. A decisão pela nova liderança de Larissa Gaspar foi unânime.

  -  

No Centro, Capitão Wagner defende diálogo com comerciantes para que obras de mobilidade não criem “entraves” para comércio

Durante roteiro de visitas no Centro, o candidato Capitão Wagner (Pros) defendeu mais diálogo com comerciantes na hora de implantar ações de mobilidade na Capital. “Queremos tratar o que precisa ser modificado para não impedir o progresso do comércio e dos serviços, que geram mais empregos, então a gestão precisa ser parceira”, disse.

Foto: Helene Santos
  -  

Sarto quer ampliar integração do bilhete único e manter a tarifa mais barata do país

O candidato à Prefeitura de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), cumpriu agendas internas, na manhã desta quinta (29). Em entrevista, ele falou sobre mobilidade. Sarto prometeu criar uma central de videomonitoramento para garantir a segurança no transporte e manter a tarifa integrada mais barata do país. “Vamos integrar o bilhete único com metrô, VLT”.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Samuel Braga propõe criação de novas linhas no transporte coletivo

Samuel Braga (Patri) esteve panfletando no Terminal da Parangaba, na tarde desta sexta-feira (23). Ele afirmou que, se eleito, pretende criar novas linhas de transporte coletivo. “Para que haja uma maior integração com os bairros periféricos”, destacou. Ele também pretende reforçar a presença da Guarda Municipal e melhorar a acessibilidade nesses espaços.

Foto: Kid Júnior
  -  

Últimos processos por quebra de decoro parlamentar são arquivados no Conselho de Ética da AL-CE

Em reunião nesta quarta(27), o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará julgou três processos por quebra de decoro parlamentar – últimos que restavam para serem apreciados. As ações eram contra os deputados Osmar Baquit (PDT), Leonardo Araújo  (MDB) e André Fernandes (Republicanos) e foram arquivadas pelo colegiado.

  -  

Pedro Bezerra reforça apoio a Arthur Lira na disputa pela presidência da Câmara

O deputado federal cearense Pedro Bezerra (PTB) deixou a ala dos indecisos sobre a sucessão da presidência da Câmara dos Deputados: apoiará Arthur Lira (PP). “O meu partido escolheu apoiá-lo e vou seguir”, disse. Pedro conversou tanto com Lira quanto com o seu adversário Baleia Rossi (MDB) quando ambos estiveram em Fortaleza, na semana passada.

  -  

“Eu o considero um novo Eduardo Cunha”, diz senador Cid Gomes sobre Arthur Lira

Em entrevista exclusiva ao Sistema Verdes Mares, o senador Cid Gomes (PDT) classificou o candidato à presidência da Câmara, Arthur Lira (PP), aliado de Bolsonaro, como “novo Eduardo Cunha”. Ex-presidente da Casa, Cunha cumpre prisão domiciliar. “É o mesmo estilo, da esperteza, da falta de compromissos com o País”, disse o senador. Leia a entrevista. 

  -  

Paula Colares defende redução da passagem do transporte público em visita ao terminal do Antônio Bezerra

A candidata da UP à Prefeitura de Fortaleza, Paula Colares, propôs a redução do preço da passagem no transporte coletivo, sobretudo, durante a pandemia. Em visita ao terminal do Antônio Bezerra na manhã desta quarta-feira (29), a postulante também defendeu a integração da malha viária com o metrô de Fortaleza.

Foto: Divulgação
  -  

Prefeito nega intenção eleitoral em congelamento de tarifa do transporte público

“A nossa preocupação não pode ser essa, porque ainda está tão longe do processo (eleitoral). A preocupação objetiva tem que ser o cidadão, o serviço e a cidade. Outras cidades anunciaram decisão parecida. Essa é uma preocupação do Brasil inteiro”.

Roberto Cláudio (PDT) negou qualquer intenção eleitoral no congelamento da tarifa do transporte público.

  -  

Emenda à Lei Orgânica quer obrigar presença de cobrador em ônibus da Capital

A Comissão Especial para analisar emendas à Lei Orgânica do Município de Fortaleza teve a primeira reunião nesta semana. São sete emendas que pretendem modificar Lei Orgânica, entre elas a de autoria da vereadora Larissa Gaspar que pretende obrigar a presença de, pelo menos, dois funcionários nos ônibus da capital. O relator é Iraguassu Filho.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Apesar de definição sobre relatores, TCE ainda deve receber prestações de contas de prefeitos e ex-prefeitos

Apesar da definição dos conselheiros responsáveis por relatar a prestação de contas de 2020 de cada município, o TCE ainda deve receber o relatório de prefeitos e ex-prefeitos. O prazo para o envio das contas de 2020 dos governos municipais é até junho de 2021, enquanto as do Governo do Estado devem ser entregues em até 60 dias a partir do início dos trabalhos do Legislativo.

  -  

TCE distribui prestação de contas de municípios e do Governo do Estado para conselheiros

O Tribunal de Contas do Ceará (TCE) distribuiu, hoje (27), a prestação de contas dos 184 municípios e dos órgãos de gestão do Estado para os conselheiros da Corte elaborarem um parecer. Cada conselheiro ficou com a relatoria das contas de várias cidades. O conselheiro Rholden Queiroz ficou com a relatoria das contas do governador Camilo Santana (PT).

  -  

Prazo para justificar ausência ao 2º turno das eleições encerra amanhã

Eleitores que não votaram no 2º turno das últimas eleições têm até amanhã (28) para apresentação de justificativa de ausência, que deve ser feita por meio do aplicativo E-título, do Sistema Justifica, ou, excepcionalmente, do envio do Requerimento de Justificativa via postal. O eleitor precisa comprovar a impossibilidade de comparecer à votação.

Foto: Agência Brasil
  -  

APDMCE empossa primeira-dama de Várzea Alegre para biênio 2021-2022

Foi empossada nesta terça-feira (26) a chapa da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará, a APDMCE – que atua há 30 anos em questões sociais. A presidente Sônia Fortaleza, primeira-dama de Várzea Alegre, foi reeleita para o biênio 2021-2022, com a chapa única “Políticas públicas: garantindo direitos através da intersetorialidade”.

Foto: Reprodução
  -  

Associação de delegados pede que profissionais da segurança sejam incluídos na 1ª fase de vacinação

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará solicitou ao Ministério da Saúde e à Secretaria da Saúde do Estado a inclusão dos profissionais de segurança pública na primeira fase da vacinação contra a Covid-19. A instituição argumenta que a atividade policial é essencial e atua na linha de frente, fiscalizando o cumprimento dos decretos estaduais.

  -  

Prefeitos cearenses definem e empossam hoje nova presidência da Aprece

A nova direção da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) será definida na tarde desta terça-feira (26). Concorre apenas uma chapa, a liderada pelo prefeito de Chorozinho, Dr, Júnior Castro (PDT), que deve assumir a presidência pelos próximos dois anos. Apoiada pelo grupo governista no Estado, a expectativa é de que a chapa seja eleita por consenso.

Foto: Reprodução
  -  

MPCE notifica 56 municípios cearenses a apresentarem estratégias para vacinar a população contra a Covid-19

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) já notificou 56 municípios cearenses a apresentarem Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, desde o último dia 19 de janeiro. O órgão quer saber, por exemplo, das estratégias para evitar desrespeito à fila de prioridade na vacina. O balanço é do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania).

  -  

Prefeitos do Cariri se reúnem nesta segunda (25) para tratar do fim dos lixões na região

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana (PT), se reúne nesta segunda-feira (25) com dez prefeitos da região do Cariri para tratar sobre resíduos sólidos. A intenção é, futuramente, fortalecer o consórcio entre as prefeituras, eleger um presidente do grupo e iniciar a extinção dos lixões no municípios. Há 21 consórcios do tipo no Ceará.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Aliado de ex-prefeito de Sobral, Moses Rodrigues lamenta falecimento de Dr. Ricardo Barreto

O deputado federal cearense Moses Rodrigues (MDB) lamentou, nesta segunda-feira (25), a morte do ex-prefeito de Sobral Dr. Ricardo Barreto, vítima de complicações da Covid-19. “Íntegro e respeitado por todos, Dr. Ricardo possuía o dom de servir ao próximo. No meio político, mostrou-se um homem habilidoso, capaz de ponderar situações adversas com sabedoria”, frisou.

Foto: Reprodução
  -  

Ricardo Barreto, ex-prefeito de Sobral, morre vítima de Covid-19

Faleceu, nesta segunda-feira (25), o ex-prefeito de Sobral Dr. Ricardo Barreto, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. O velório será realizado em Sobral, apenas para familiares. Na última eleição municipal, Dr. Ricardo declarou apoio a Oscar Rodrigues (MDB), então candidato da oposição à Prefeitura de Sobral.

Foto: Reprodução