-  

Moses Rodrigues declara apoio à candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara

O deputado federal Moses Rodrigues (MDB) declarou apoio à eleição de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara. O cearense participou do lançamento da candidatura do indicado por Rodrigo Maia (DEM-RJ) nesta quarta-feira (6), em Brasília. “A Câmara precisa ser livre para que possamos manter viva a democracia”, disse. O bloco de apoio é formado por 11 partidos atualmente.

Foto: Reprodução
  -  

Lideradas por cearenses, bancadas da Oposição e da Minoria propõem programa emergencial de renda básica

José Guimarães (PT), líder da Minoria na Câmara, e André Figueiredo (PDT), líder da Oposição, protocolaram, em nome das bancadas, projeto que cria Programa de Renda Cidadã Emergencial. É proposto repasse de R$ 300 per capita, sendo pelo menos um salário mínimo por família em condição de vulnerabilidade social em períodos de emergência e de calamidade.

Abuso de autoridade
  -  

Comissão da Câmara Federal visita Instituto Auri Moura Costa; cearense participa da diligência

Deputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal devem visitar o Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa nesta quinta-feira (5). A cearense Luizianne Lins (PT) é autora do requerimento à comissão, que também deve incluir diligências a presídios no Pará. Além da petista, participam da visita Helder Salomão (PT-ES) e Talíria Petrone (Psol-RJ).

  -  

Deputado cearense quer investigação sobre vazamento de óleo no Nordeste

O deputado federal Célio Studart (PV) apresentou Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) a respeito do derramamento de petróleo nas praias do Nordeste. A matéria deve ser votada já na próxima semana na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal e tem como objetivo a busca por informações concretas do desastre ambiental.

  -  

Câmara Municipal de Fortaleza define data e hora da posse dos novos vereadores

Os vereadores recém eleitos em Fortaleza serão empossados às 13 horas do dia 1º de janeiro. Devido aos protocolos de prevenção à Covid-19, a cerimônia será híbrida. Os parlamentares ficarão em seus gabinetes, acompanhados de apenas três assessores, sendo chamados um a um somente no momento de assinar o documento de posse.

Foto: José Leomar
  -  

“Estou aqui para servir”, diz vereador Lúcio Bruno sobre possibilidade de ser nomeado secretário

Ex-secretário do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e vereador mais votado do PDT, Lúcio Bruno é cauteloso ao falar sobre uma possível nomeação para compor o secretariado do prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT). “Vamos aguardar. Estou aqui para servir”, disse, nesta manhã.

Foto: José Leomar
  -  

“Mandato não é emprego. É missão”, alerta juíza eleitoral em cerimônia de diplomação dos eleitos

“Mandato não é emprego. É missão. A função pública pressupõe probidade, decoro e dignidade. Exige renúncia e sacrifício pessoal”

Valeska Alves Alencar Rolim, juíza eleitoral da 117ª Zona, que presidiu a solenidade de diplomação dos eleitos em Fortaleza que ocorreu no fim desta tarde, por meio virtual. Foram diplomados o prefeito, vice e os 43 vereadores.

Foto: Divulgação
  -  

Visita de Maia e Baleia Rossi ao Ceará traz acenos para agenda voltada ao desenvolvimento regional e 2022

Em visita ao Ceará, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez acenos ao Estado, ao defender a priorização de debates sobre desenvolvimento regional e alianças no pleito de 2022. Em busca de apoio para emplacar Baleia Rossi (MDB-SP) na presidência da Casa, Maia se reuniu com Camilo e 12 deputados. Leia análise na coluna Poder.

  -  

Rodrigo Maia diz que espera ter Camilo Santana como aliado em 2022

Após o encontro com a bancada cearense, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), falou sobre o futuro e a aliança com o governador Camilo Santana (PT). “Somos de partidos que, em tese, estarão separados no 1° turno de 2022, mas, no 2° turno, não tenho dúvidas de que estaremos juntos. Se conseguirmos no primeiro, melhor ainda”, declarou Maia.

Foto: Camila Lima
  -  

Doze dos 22 deputados da bancada do Ceará participam de reunião com Baleia, Maia e Camilo

Além do senador Cid Gomes (PDT), 12 deputados federais atenderam ao chamado do governador Camilo Santana (PT) para o encontro com os deputados federais Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Baleia Rossi (MDB-SP). Camilo articula apoio ao emedebista para a Presidência da Câmara. Entre as presenças, José Guimarães (PT), Moses Rodrigues (MDB), Eduardo Bismarck (PDT) e Pedro Bezerra (PTB).

Foto: Camila Lima
  -  

Prefeitos do Cariri se reúnem nesta segunda (25) para tratar do fim dos lixões na região

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana (PT), se reúne nesta segunda-feira (25) com dez prefeitos da região do Cariri para tratar sobre resíduos sólidos. A intenção é, futuramente, fortalecer o consórcio entre as prefeituras, eleger um presidente do grupo e iniciar a extinção dos lixões no municípios. Há 21 consórcios do tipo no Ceará.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Aliado de ex-prefeito de Sobral, Moses Rodrigues lamenta falecimento de Dr. Ricardo Barreto

O deputado federal cearense Moses Rodrigues (MDB) lamentou, nesta segunda-feira (25), a morte do ex-prefeito de Sobral Dr. Ricardo Barreto, vítima de complicações da Covid-19. “Íntegro e respeitado por todos, Dr. Ricardo possuía o dom de servir ao próximo. No meio político, mostrou-se um homem habilidoso, capaz de ponderar situações adversas com sabedoria”, frisou.

Foto: Reprodução
  -  

Ricardo Barreto, ex-prefeito de Sobral, morre vítima de Covid-19

Faleceu, nesta segunda-feira (25), o ex-prefeito de Sobral Dr. Ricardo Barreto, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. O velório será realizado em Sobral, apenas para familiares. Na última eleição municipal, Dr. Ricardo declarou apoio a Oscar Rodrigues (MDB), então candidato da oposição à Prefeitura de Sobral.

Foto: Reprodução
  -  

Às vésperas do início dos trabalhos na Câmara, PT ainda não definiu posição em relação ao Governo Sarto

Quase um mês após o PT estadual ter suspendido a decisão municipal que colocava a sigla como oposição na Câmara da Capital, uma definição não avançou. Segundo petistas, o diretório de Fortaleza ainda não foi notificado da decisão estadual e aguarda isso para agendar reunião sobre o tema. Entre governistas, a expectativa é de que a bancada do PT  siga na oposição.

Foto: Camila Lima
  -  

Camilo e Sarto acompanham a chegada da vacina de Oxford ao Ceará na noite deste sábado (23)

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), irá acompanhar a chegada das 72.500 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca ao Ceará, na noite deste sábado (23), ao lado do governador Camilo Santana (PT). Os imunizantes, produzidos em parceria com a Fiocruz, foram distribuídos pelo Ministério da Saúde hoje.

Foto: Divulgação
  -  

Carlos Manhanelli, presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos, morre em decorrência da Covid-19

Um das maiores referências em marketing político no Brasil, o consultor político Carlos Manhanelli morreu em decorrência de complicações da Covid-19. Membro fundador e presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos (Abcop), ele deixa parte do seu legado em nove livros sobre marketing político e eleitoral publicados.

  -  

Eduardo Girão se reúne com opositores e cobra transparência na divulgação de homicídios

O senador Eduardo Girão (Podemos) se reuniu, neste sábado (23), com um grupo de opositores no Ceará, entre eles, General Theophilo e o deputado federal Danilo Forte (PSDB). Nas redes sociais, ele disse que a violência foi pauta do encontro e cobrou mais transparência sobre os dados de homicídios no Estado: “mudar a divulgação não modifica o cenário da insegurança”.

Foto: Reprodução
  -  

Ex-deputado Ted Pontes morre vítima de Covid-19

O ex-deputado estadual Ted Pontes faleceu, na tarde deste sábado (23), vítima de Covid-19. A informação foi divulgada pelo ex-prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), aliado de Pontes. Representante de Caucaia, o ex-deputado chegou a participar no ano passado ativamente da campanha de Naumi, que saiu derrotado do pleito municipal.

Foto: Reprodução
  -  

Inácio Cortez e Raimundo Nonato são eleitos presidente e vice do TRE-CE

Os desembargadores Inácio de Alencar Cortez e Raimundo Nonato Silva Santos foram eleitos por aclamação como presidente e vice, respectivamente, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Eles atuarão no biênio 2021/2023, que começa no dia 5 de junho. O vice-presidente acumula ainda função de corregedor eleitoral. A sessão ocorreu nesta sexta (22).

  -  

Justiça acata denúncia contra o ex-deputado federal Adail Carneiro

A Justiça acatou nesta sexta (22) denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-deputado Adail Carneiro. Ele foi denunciado em 2020, após ser preso na segunda fase da Operação Km Livre. Adail é acusado de liderar esquema que movimentou cerca de R$ 600 milhões em 20 anos na Prefeitura de Fortaleza. Desde o caso, ele não atende tentativas de entrevista.

Foto: Alex Costa