-  

Lula grava mensagem de apoio à candidatura de Luizianne em Fortaleza

O primeiro vídeo do ex-presidente Lula em apoio à candidatura de Luizianne Lins (PT) à Prefeitura de Fortaleza começa a ser exibido a partir desta quinta-feira (22) no programa eleitoral gratuito. Na mensagem, o petista ressalta a experiência da ex-prefeita que comandou Fortaleza por oito anos.

  -  

Assista na íntegra ao PontoPoder Eleições desta terça (20)

O programa PontoPoder Eleições desta terça-feira (20) vai levar ao ar o quadro “O eleitor é quem manda”, além do dia de campanha dos candidatos na Capital, destaque dos embates na campanha na plataforma PontoPoder, e a entrevista com o candidato à Prefeitura de Fortaleza, Heitor Freire (PSL).

 

  -  

Em site de campanha lançado nesta terça, Capitão Wagner (Pros) nega liderar motim no Ceará

Em site lançado nesta terça-feira (20), Capitão Wagner (Pros) rebateu posição do governador sobre a participação dele no motim da PM. Na semana passada, o governador afirmou que o ex-capitão liderou a paralisação. “Capitão Wagner não tinha nenhum motivo para desejar uma paralisação de policiais, especialmente em ano eleitoral”, diz a nota do site.

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
  -  

Agenda dos candidatos: Sarto visitará Hospital da Criança em primeiro ato de campanha

Dia 1. O primeiro ato de campanha oficial do candidato a prefeito de Fortaleza Sarto Nogueira (PDT) será uma visita ao Hospital da Criança, no bairro Jóquei Clube. Médico obstetra, ele estará na unidade de saúde a partir de 8h de domingo (27), primeiro dia autorizado para campanha. Às 18 horas, participará da inauguração de comitê de um vereador.

Foto: Helene Santos
  -  

“Não falei com a Luizianne até pra respeitar o momento individual”, diz Sarto em ato de apoio do PT, após divergências

“A minha campanha pode, eventualmente, ter feito uma crítica, mas quero registrar que o nosso debate é político. Respeito muito a trajetória da Luizianne. Não (falei com ela), até pra respeitar o momento individual, que essas coisas transcendem a instituição. Precisa de um tempo pra decantar sentimentos”

Sarto Nogueira (PDT), candidato à Prefeitura de Fortaleza durante ato de apoio do PT.

  -  

“Nós colocamos para ele que achamos excessiva, injusta”, diz presidente do PT sobre estratégia de Sarto de atacar Luizianne

“O candidato (Sarto) entrou em contato comigo. Ele expressou que suas posições (de ataque) expressavam uma crítica política. Nós colocamos pra ele claramente que achamos que foi excessiva, injusta. Ele pediu que a gente considerasse que as arestas que surgem numa disputa fossem deixadas em segundo plano”

Guilherme Sampaio, presidente do PT Fortaleza sobre ataques de Sarto a Luizianne

Foto: Camila Lima
  -  

Petistas “imploram” posicionamento de Camilo no PT sobre disputa em Fortaleza

Em meio às indefinições no PT sobre a eleição em Fortaleza, petistas têm “implorado” ao governador para se posicionar. Ele já defendeu aliança com o PDT na Capital, diferente da Luizianne que tem pressionado por candidatura própria. Enquanto isso, petistas como Ilário Marques e Moisés Braz apontam que 90% do PT é do lado de Camilo e aguarda sinalização.

  -  

Lula diz que teve “conversa civilizada” com Ciro, mas deixa 2022 em aberto

O ex-presidente Lula (PT) comentou, em entrevista, hoje (15), em São Bernardo do Campo, o encontro que teve com Ciro Gomes (PDT) no início de setembro. Segundo o petista, “foi uma conversa civilizada” em que foi falado sobre respeito mútuo entre os partidos. A ideia, defende ele, é que “um candidato progressista” possa vencer em 2022.

Foto: Reprodução Instagran
  -  

PontoPoder Análise: Eleição de Fortaleza ganha espaço no debate nacional

A eleição em Fortaleza, polarizada entre três candidaturas, segundo o Ibope, está no centro do debate nacional. Sarto (PDT) é ligado a Ciro, Capitão Wagner (Pros) tem a simpatia de Bolsonaro e Luizianne Lins (PT) a de Lula. Vencer em uma grande Capital eleva os territórios de influência política para os que estão de olho em 2022. Leia aqui a análise de Inácio Aguiar.

  -  

‘Nem sou Lula nem Bolsonaro’, diz Heitor Férrer sobre apoios nacionais na campanha eleitoral

“Nem sou Lula nem Bolsonaro, sou lúcido. Sou eu. Tenho que me dar o direito de ser eu mesmo. As lideranças não me pautam”

Heitor Férrer para o Ponto Poder desta quinta (5). O candidato do Solidariedade também destacou que, se eleito, vai procurar contato imediato com o Governo Federal e com o Governo do Estado para tratar de soluções dos problemas da Capital.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Vereador Guilherme Sampaio testa positivo para Covid-19

Após apresentar sintomas gripais no último fim de semana, o presidente do PT Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, testou positivo para a Covid-19. Ele realizou exame RT-PCR, que confirmou o diagnóstico. A assessoria de Guilherme informou que está bem, mas segue cumprindo o isolamento.

  -  

“PT deixou claro o apoio à nossa candidatura”, disse Antônio Henrique sobre discussão da Presidência

“PT deixou muito claro o apoio dele à nossa candidatura. Fez suas reinvindicações e nós vamos analisar cada uma delas. Entre elas, compor a Mesa Diretora”

Presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique, nesta quarta (2). Vereador, que pretende concorrer a um novo mandato como o chefe da Casa, também disse que irá conversar com todos os vereadores eleitos até 31 de dezembro.

Foto: Divulgação
  -  

Pela 1ª vez desde a redemocratização, PT não elege prefeitos nas capitais

O resultado das Eleições 2020, cujo segundo turno ocorreu neste domingo (29), refletiu a perda de espaço do PT em todo o Brasil. Pela 1ª vez desde a redemocratização, o partido não elegeu nenhum prefeito nas capitais. Marília Arraes (foto), em Recife; e o João Coser, em Vitória (ES), eram apostas no 2º turno, mas foram derrotados. Luizianne perdeu em Fortaleza.

Foto: Luizianne Lins e Marília Arraes, os nomes nordestinos nas capitais Fortaleza e Recife, respectivamente. Crédito: Arquivo/Montagem
  -  

PontoPoder Cafezinho: podcast detalha as articulações pelas mesas diretoras da Câmara e da Assembleia; ouça

Está no ar a edição de número 36 do PontoPoder Cafezinho, podcast do Sistema Verdes Mares (SVM) sobre os bastidores da política cearense. Desta vez, os jornalistas Alessandra Castro, Letícia Lima e Márcio Dornelles debatem as articulações para a composição das mesas diretoras da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Fortaleza. Você pode ouvir aqui:

Powered by RedCircle

  -  

Roberto Cláudio e Sarto definem comissão de transição conjunta; trabalhos começam na segunda (7)

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) definiram, nesta quarta-feira (3), a composição da comissão de transição, que será conjunta: Samuel Dias, Marcelo Pinheiro, Elcio Batista e Ferrucio Feitosa, além de Renato Lima. Os trabalhos começam na próxima segunda-feira (7), no Paço Municipal, com apoio técnico de servidores.

  -  

Tasso Jereissati e Eduardo Girão assinam nota em defesa da não reeleição de presidentes da Câmara e do Senado

Dois dos três senadores cearenses – Tasso Jereissati (PSDB) e Eduardo Girão (Podemos) – são signatários de nota de congressistas em reação às movimentações de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) visando reeleição. A nota diz que “a Constituição é clara” e sustenta que “não há espaço para reeleição dos presidentes das casas do Congresso Nacional na mesma legislatura”.

  -  

Jaguaruana: TRE-CE indefere registro de candidatura do prefeito reeleito Roberto da Viúva

O prefeito que foi reeleito no dia 15 de novembro, em Jaguaruana, Roberto da Viúva (PDT), teve o registro de candidatura indeferido nesta quinta-feira (3) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O motivo é rejeição de contas públicas. O plenário rejeitou a candidatura por 4 votos a 2. O pedetista pode recorrer ao TSE.

  -  

Conselho de Ética da AL deve julgar na próxima segunda (7) se aceita ou não representações contra deputados por quebra de decoro

As cinco representações que tramitam na Assembleia contra deputados por quebra de decoro parlamentar vão ser julgadas no Conselho de Ética, na próxima segunda (7). Os alvos são André Fernandes (Republicanos), por falas sobre a pandemia; Osmar Baquit (PDT) e Leonardo Araujo (MDB) por troca de ofensas, e Bruno Gonçalves (PL), por áudio vazado com supostas negociações escusas.

Foto: José Leomar
  -  

Sarto recebe deputados para discutir sucessão da Mesa Diretora e deve buscar governador sobre o assunto

O prefeito eleito de Fortaleza Sarto Nogueira (PDT) passou a manhã reunido com deputados na Assembleia, onde fica presidente até o dia 31 de dezembro. Sarto está empenhado em conduzir o processo de sucessão da Mesa e deve se reunir com Camilo Santana para discutir o assunto. Enquanto isso, nomes do PDT na ‘corrida’ pedem apoio aos colegas discretamente.

Foto: José Leomar
  -  

Novo Regimento Interno é aprovado na Câmara e vai para redação final

O projeto do novo Regimento Interno da Câmara de Fortaleza foi aprovado, nesta quinta, e segue agora para votação em redação final, que deve ser votada na próxima sessão. Uma das principais mudanças é a que estabelece que o vereador eleito com mais mandatos e mais velho dê posse aos novos.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

“Na política, ninguém é obrigado a fazer compromisso, mas quando faz é para cumprir”, diz Sérgio Aguiar

Cotado para integrar a próximo Mesa Diretora da Assembleia, o deputado Sérgio Aguiar (PDT) defende o cumprimento de acordo que impediria a recondução dos atuais membros da Mesa. “Foi um compromisso assumido na escolha para o primeiro biênio. Na política, ninguém é obrigado a fazer compromisso, mas quando faz é para cumprir, e tenho a impressão que será”, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Zezinho Albuquerque procura Cid e Ciro Gomes em busca de apoio para sucessão na presidência da AL

Os pedetistas que disputam internamente a presidência da Assembleia Legislativa estão trabalhando nos bastidores para se cacifar. Deputado licenciado, Zezinho Albuquerque (PDT) se reuniu, nesta quarta (2), com o senador Cid Gomes e deve se reunir, nesta quinta (3), com Ciro Gomes. Os FGs são as principais lideranças do PDT e têm influência direta na sucessão.

Foto: Saulo Roberto
  -  

Vereadores eleitos do Cidadania se reúnem com Sarto para articular presença na Mesa Diretora

Os três vereadores eleitos do Cidadania se reuniram, nesta quinta, com o prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) para articular um lugar na Mesa Diretora da Câmara. Aliada, a sigla quer um lugar de destaque na nova composição. O Cidadania vem sendo sondado pela oposição, que anunciou o nome de Ronaldo Martins (Patriota) para disputar a Presidência.

Foto: Divulgação