Em live, Antônio Henrique e Sarto prestam contas e reforçam isolamento social

Os presidentes da Câmara de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), e da Assembleia Legislativa, José Sarto (PDT), fizeram uma live, hoje, para apresentar os trabalhos desenvolvidos contra a Covid-19 e reforçaram a manutenção do isolamento social. “Defunto só quem ressuscita é Deus. A economia, mesmo com essa queda enorme, nós vamos recuperar“, destacou Sarto.

Antônio Henrique promove primeiro contato de vereadores com Sarto, o candidato governista

Após a definição de Sarto como candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, as lideranças do grupo governista começam a se movimentar para aproximar líderes e liderados. O presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT), reuniu um grupo de 25 parlamentares da base aliada para um primeiro contato com Sarto. O candidato entrou por videoconferência.

Presidente da Câmara diz que vereadores foram orientados a deixar embates eleitorais longe da tribuna da Casa

O presidente da Câmara de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), disse que os vereadores já foram orientados a deixar os embates eleitorias em casa para que o Legislativo possa continuar aprovando projetos para beneficiar a população. “Nosso compromisso é com o povo de Fortaleza até 31 de dezembro”, assegurou. Parlamentares já estão levando o tema à tribuna.

Câmara Municipal de Fortaleza apresenta detalhes sobre retomada presencial na próxima semana

O presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT), apresentou hoje (29), em reunião, detalhes sobre a retomada das atividades presenciais a partir de segunda. Além dos protocolos sanitários, o plano inclui normas de distanciamento, com acesso limitado aos gabinetes, plenário com capacidade reduzida pela metade e reuniões das comissões transferidas para o auditório.

Plenário da Assembleia já começa a esvaziar em meio à corrida eleitoral nos municípios

A pouco mais de uma semana da campanha eleitoral, o plenário da Assembleia está esvaziado hoje (17). Dos 46 deputados estaduais, só 13 estão presentes. E as sessões ocorrem somente nas quintas. Nos bastidores, os parlamentares reconhecem que a tendência é de esvaziamento. 12 deputados são candidatos à Prefeitura e outros vão se envolver na campanha para eleger seus aliados.

Foto: Fabiane de Paula

Candidatura de José Sarto à Prefeitura de Fortaleza abre discussão para sucessão à Presidência da Assembleia

O agora pré-candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza e deputado estadual, José Sarto, segue na presidência da Assembleia Legislativa normalmente. Somente no caso de ser eleito na disputa municipal é que tem até 31 de dezembro deste ano para renunciar ao cargo no Legislativo. A pré-candidatura de Sarto, porém, já abre discussão para a sucessão no comando da Casa.

Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa aprova contas do governador de 2019

A Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta (26), as contas do governador Camilo Santana (PT) referentes ao ano de 2019. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia recomendado a aprovação das contas, mas fez 51 ressalvas. As contas serão votadas agora em plenário pelos deputados estaduais.

Foto: Camila Lima

Câmara aprova projeto que isenta permissionários de quiosques de pagar aluguel durante obras

A Câmara de Fortaleza aprovou, nesta quarta, em 1ª discussão, projeto de lei do Executivo que isenta permissionários de quiosques da Prefeitura, localizados em locais de obras, de pagar aluguel enquanto essas não forem concluídas. Se tiverem estrutura, eles poderão voltar a funcionar durante o período. A matéria ainda precisa ser aprovada em 2º discussão.

Foto: Camila Lima

‘Digitais influencers’ preocupam vereadores que fazem contas sobre renovação na Câmara

Os vereadores da Capital estão fazendo todo tipo de conta para tentar garantir renovar o mandato nas eleições de novembro. Há praticamente um consenso de que a renovação será em torno de 50% e que os influenciadores digitais podem crescer na composição do Legislativo municipal. Cada vereador corre pra manter e conseguir crescer o número de votos.

Leia mais a Coluna Poder, do Diário do Nordeste.

Votação de projeto que isenta permissionários de quiosques de pagar aluguel durante obras é adiada na Câmara

Após convocar sessão extraordinária, a Câmara de Fortaleza não conseguiu votar, hoje, a proposta do Executivo que autoriza permissionários de quiosques, situados em locais de obras públicas públicas, a funcionar sem pagar aluguel à Prefeitura durante as intervenções no local. A matéria recebeu emendas, e a votação foi adiada para próxima semana.

Com camisa do Ceará, Bolsonaro diz que País está à beira da recessão

Vestido com a camisa do Ceará Sporting Club, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) postou fotos nas redes sociais nesta manhã. Em sua conta no Instagram, ele disse que o País está “na beira da recessão”, devido à pandemia. “Sempre disse que o efeito colateral do combate ao vírus não poderia ser pior que o próprio vírus”, escreveu.

Camilo Santana deve anunciar pacote de medidas de apoio a empresas cearenses

“Estaremos anunciando, nesta semana, uma série de medidas de apoio às empresas cearenses”

Afirmou o gov. Camilo Santana (PT), hoje, durante o Seminário de Gestores Públicos. As medidas serão na área tributária, voltadas para simplificação e desburocratização. A expectativa é de que o governo anuncie, posteriormente, pacote de auxílio econômico para as empresas.

“No news is good news”: presidente do BNB nega rumores sobre saída do cargo

Romildo Rolim, servidor de carreira, tem um trabalho reconhecido no comando do Banco do Nordeste (BNB). Desde o início do governo, se especula a saída dele. Nesta semana houve novos rumores, que ele nega. “Tem uma expressão em ingles que diz: ‘no news is good news'”, diz. A expressão corresponde a algo como: se não há notícias no momento, é um bom sinal.

Foto: Thiago Gadelha

Governo e Prefeitura vão realizar operação na terça em Fortaleza para fiscalizar aglomerações

O governador Camilo Santana (PT) informou, na noite desta segunda, que agentes da Prefeitura e do Governo do Estado irão fazer uma operação nesta terça (9) em Fortaleza para fiscalizar aglomerações na Capital, durante a primeira fase de retomada da economia. “As pessoas precisam entender que o comportamento delas nessa fase é essencial para retomada da economia”, afirmou.

Foto: Kid Júnior

‘Se estivéssemos preocupados com votos, faríamos a coisa errada’, diz Antônio Henrique sobre restrições mais duras em Fortaleza

Precisamos cumprir o que está sendo colocado pelos especialistas de saúde (…). Me disseram que nós íamos perder votos com essas medidas (de restrição social). Se estivéssemos preocupados com votos, faríamos a coisa errada“.

Vereador Antônio Henrique (PDT), em live, hoje, com o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto (PDT), sobre medidas de restrições mais duras adotadas em Fortaleza para conter a Covid-19.

Foto: Natinho Rodrigues

Denis Bezerra defende renovação de decreto estadual e diz que medidas mais duras buscam impedir mais mortes

O deputado federal Denis Bezerra (PSB) também demonstrou apoio à renovação do decreto estadual, que mantém o isolamento social no Ceará, além do endurecimento das regras em Fortaleza. “Concordo com renovação, inclusive, com o endurecimento das medidas, ainda mais neste momento em que estamos alcançando o pico de disseminação da doença. Elas buscam impedir que mais vidas sejam perdidas“.

Eudoro Santana, pai de Camilo, será um dos coordenadores do Plano de Governo de Sarto à Prefeitura de Fortaleza

O ex-deputado e pai do governador, Eudoro Santana, vai ser um dos coordenadores da elaboração do Plano de Governo do pré-candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto. Uma reunião entre Sarto e Eudoro foi feita nesta quinta-feira (17) na sede do PDT, na Capital. Participaram Élcio Batista (PSB), Prisco Bezerra e Samuel Dias.

PP foi o último partido a anunciar apoio à chapa governista na Capital cearense

O Progressistas (PP) foi o último partido a anuncia apoio à candidatura de Sarto Nogueira à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT. O nome do presidente da Assembleia gerou divergências internas. Apenas ontem (16) à tarde, o partido bateu o martelo e passou a integrar a coligação de 10 legendas em apoio à chapa governista. Sarto terá 40% do tempo no rádio e TV, o maior na Capital.

Em vídeo, Tasso explica aos tucanos a escolha por apoio a Sarto na sucessão da Capital

“Conclusão quase unânime de que o melhor candidato e mais preparado é o do PDT, dr. Sarto. Queremos para nossa cidade aquele que é o melhor”.

Senador Tasso Jereissati (PSDB), em vídeo exibido na convenção do partido e do DEM, nesta terça (15), ao explicar os motivos da escolha de Sarto. A adesão ao pedetista divide opiniões no ninho tucano.

Pré-candidatos de partidos aliados irão participar de debates do PDT, anuncia Cid

Após presença de Élcio Batista (PSB) no debate do PDT, nesta terça-feira (28), o senador Cid Gomes (PDT), que mediou a discussão, anunciou que outros pré-candidatos de partidos aliados também farão participação especial nos debates do partido, como Alexandre Pereira (Cidadania) e Célio Studart (PV). Os pré-candidatos debateram educação e cultura.

Foto: Divulgação

PSB oficializa filiação de prefeito de Limoeiro e de mais 10 vereadores em ‘live’ nas redes

O presidente do PSB no Ceará, deputado Denis Bezerra, vai oficializar, hoje (30), a filiação do prefeito de Limoeiro do Norte, Zé Maria Lucena, da presidente da Câmara Municipal de lá, Ângela Pereira, e de mais nove vereadores do município. Tudo por live nas redes sociais por causa da pandemia do coronavírus.

Foto: José Leomar

Fora da eleição, Nelson Martins é reintegrado ao Governo de Camilo Santana

Após se desincompatibilizar para colocar seu nome à disposição do governador Camilo Santana (PT) para a eleição em Fortaleza, o ex-assessor de Relações Institucionais do Governo Estadual Nelson Martins foi reintegrado ao cargo. Ele era apontado como um possível aglutinador de forças entre PT-PDT na Capital, mas não quis disputar por motivos pessoais.

Capitão Wagner é o primeiro candidato a prefeito de Fortaleza com registro no site da Justiça Eleitoral

O deputado federal Capitão Wagner (Pros) é o primeiro candidato a prefeito de Fortaleza cujo registro já consta na Justiça Eleitoral. Ele havia sido confirmado em convenção no dia 7 de setembro. A candidatura tem uma coligação formada por nove partidos. Além do Pros, são: Republicanos, Podemos, Avante, PSC, PMN, DC, PTC e PMB. 

Foto: Reprodução/Instagram

MPCE investiga aglomerações nas convenções de PSDB, PSB e PTB em Juazeiro do Norte

O MPCE está investigando aglomerações nas convenções de PSDB, PSB e PTB em Juazeiro do Norte, em desrespeito às regras de isolamento. Segundo o MPCE, o descumprimento pode incidir em infração civil, administrativa, por dano coletivo, como também ilícito criminal, com pena de detenção e multa. O PTB é o partido do atual prefeito, Arnon Bezerra.

Foto: Thiago Gadelha

Justiça Eleitoral recebe os primeiros pedidos de registro de candidaturas em Fortaleza

A Justiça Eleitoral começou a receber os primeiros pedidos de registro de candidaturas para as eleições deste ano. Até o início da tarde desta quinta-feira (17), no Ceará, foram protocolados 31 requerimentos de candidatos(as) a prefeito(a), 31 a vice-prefeito(a), e 494 para vereador(a). Os partidos têm até o dia 26 de setembro para o pedido.

Walter Cavalcante quer usar experiência na gestão de Juraci Magalhães para campanha de Heitor Férrer

O deputado estadual Walter Cavalcante, candidato a vice na chapa de Heitor Férrer (SD) à Prefeitura de Fortaleza, vai usar a experiência que teve na gestão do ex-prefeito Juraci Magalhães como articulador político. Já sugeriu a Férrer, por exemplo, investimento em políticas habitacionais de assentamento caso seja eleito na disputa de novembro.

Delegado Cavalcante articula desfiliação do PSL a tempo das eleições 2020

O deputado Delegado Cavalcante está na expetativa para se desfiliar do PSL antes das eleições. Ele disse que o processo está se encaminhando. Ele e o deputado André Fernandes, que saiu do PSL também, romperam com o deputado Heitor Freire, presidente do partido no Ceará. Nenhum dos dois deputados vai apoiar Freire na disputa à Prefeitura de Fortaleza.

Vereador promete ensinar os segredos de “como ganhar eleição” durante curso na Capital

O vereador Márcio Cruz (PSD) não será candidato à reeleição, indicará a esposa. Mas vai aproveitar o tempo para ministrar um curso que promete ensinar como ganhar eleições com poucos recursos. Márcio está no segundo mandato parlamentar. Para ter acesso à formação, os interessados terão de desembolsar R$ 250. Tudo que todo mundo quer, mas que poucos conseguem.

Foto: Agência Camara

Célio Studart faz alusão a Chapolin Colorado contra “super heróis”

“Na 2a Guerra, os EUA criaram vários heróis com as cores da bandeira: Capitão América, Super-homem, Mulher Maravilha, com formas geométricas, força, homens robustos, mulheres fortes, para dizer ‘nós somos a grande potência’. E um mexicano, Chapolin Colorado, colocou: ‘vocês têm a inteligência, a força e o dinheiro, mas eu tenho o coração'”

Disse Célio Studart, durante a convenção do PV.

Oficializado como candidato do PV, Célio Studart diz ser a terceira via na polarização PDT e Pros

O Partido Verde (PV) oficializou na noite desta quarta-feira (16) a candidatura do deputado federal Célio Studart a prefeito de Fortaleza, com o candidato a vice, do mesmo partido, Francisco Galba Viana. Em seu discurso, Célio reforçou a estratégia de mostrar-se como uma terceira via na polarização entre PDT e Pros na Capital.

Foto: Arquivo Pessoal/Facebook

Com coronavírus, candidatos a prefeito e vice em Coreaú não comparecem à convenção

Em Coreaú, na região Norte do Estado, o PDT realizou a convenção que homologou a chapa que concorrerá à Prefeitura do Município. O que chamou mais atenção é que nem o candidato a prefeito, Edézio Sitônio, nem a candidata a vice, Érika Cristino, compareceram ao evento. Ambos estão com coronavírus. Edézio, inclusive, está internado.