-  

Deuzinho troca de partido pela 3ª vez e se filia ao PSC de olho na Eleição em Caucaia

De olho na disputa pela Prefeitura de Caucaia, o ex-vereador Deuzinho Filho muda de partido pela terceira vez. Depois do Pros e do MDB, agora, ele está no PSC. A mudança ocorreu após o comando municipal do MDB ser entregue à ex-prefeita Inês Arruda e uma das prováveis candidatas à Eleição. Caucaia tem até agora oito nomes cotados para a disputa.

Foto: Divulgação
  -  

Naumi Amorim afirma que irá recorrer da decisão judicial que o tornou inelegível

Condenado pelo TRE-CE por abuso de poder, o ex-prefeito Naumi Amorim (PSD) afirmou que não foi notificado da decisão, mas adiantou que irá recorrer. Em nota, o político disse acreditar que a decisão será revista. Segundo ele, o uso das redes sociais da Prefeitura durante a pré-campanha tinha como o objetivo apresentar ao povo as “melhorias no município”.

Foto: Helene Santos
  -  

Naumi Amorim é condenado por abuso de poder político e fica inelegível por oito anos

O ex-prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD) foi condenado pelo TRE-CE por abuso de poder. Conforme o Ministério Público Eleitoral, o político usou as redes sociais da Prefeitura para promoção pessoal na pré-campanha. Com a condenação, ele fica impedido de disputar eleição por 8 anos. Naumi foi procurado, através da assessoria, mas ainda não se pronunciou.

  -  

Apoiadores de Bolsonaro fazem novas aglomerações à espera do presidente em Caucaia

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fazem nova aglomeração durante visita do presidente no Ceará, dessa vez em Caucaia. Uma fila se forma à espera do presidente por volta das 15h40. A maioria das pessoas não usa máscara. Bolsonaro assinará ordem de serviço no município. Equipes da Polícia Rodoviária Federal estão no local.

  -  

Lira põe para tramitar projeto que eleva taxação da mineração para combate à Covid-19; ideia é de cearense

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), colocou em tramitação um projeto do suplente de deputado cearense Deuzinho Filho (Republicanos) que prepõe aumentar a tributação do setor de mineração para financiar o combate à Covid-19. A alta seria entre 9% e 15% das aíquotas da CSLL. A proposta foi apresentada em agosto do ano passado.

Foto: Reprodução
  -  

Vitor Valim é diplomado pelo TRE-CE como prefeito eleito do Município de Caucaia

O prefeito eleito de Caucaia Vitor Valim (Pros) e o vice Deuzinho Filho (Republicanos) foram diplomados, na manhã desta quarta-feira (16), pelo TRE-CE. Por conta da pandemia da Covid-19, a diplomação foi realizada de forma virtual. A diplomação dos vereadores eleitos de Caucaia também foi online. Valim e Deuzinho tomam posse no dia 1º de janeiro.

  -  

Deuzinho Filho pede apoio de Rodrigo Maia para garantia de segurança na eleição em Caucaia

Candidato a vice-prefeito de Caucaia na chapa de Vitor Valim (Pros), Deuzinho Filho (Republicanos) levou ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), relatos de violência na campanha. Como resposta, segundo ele, o parlamentar enviou ofícios ao ministro da Justiça, André Mendonça, e ao governador Camilo Santana (PT) pedindo a viabilização de segurança para o pleito no município.

Foto: Câmara dos Deputados
  -  

Ciro descarta aliança com o PT e afirma que, entre Haddad e Bolsonaro, viajaria novamente a Paris

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disse que não se arrepende de ter ido a Paris no segundo turno do pleito de 2018. Em entrevista ao O Globo, ele disse que viajaria de novo e, desta vez, com “muito mais convicção”. “Em 2018, fiz com grande angústia”, lembrou. Para Ciro, aquela eleição estava ganha por Jair Bolsonaro. “Lula mentiu para o povo dizendo que era candidato”, criticou.

Foto: Ricardo_Stuckert
  -  

Sob suspeita de irregularidades em eleição, Justiça suspende diretoria do Sindifort

Sob suspeita de irregularidades na eleição do Sindifort, a Justiça suspendeu, por liminar, a diretoria da entidade. A presidente Nascelia Silva, entretanto, continua no cargo, já que o juiz prorrogou os mandatos anteriores até nova decisão. A entidade diz que ainda não foi notificada e reforça a regularidade da eleição.

Foto: Divulgação/Sindifort
  -  

Danilo Forte requisita divulgação integral do resultado na Câmara em nome do voto sigiloso

O deputado cearense Danilo Forte (PSDB) requisitou que o resultado da eleição na Câmara seja divulgado de forma integral, após a apuração de todas as urnas, já que a divulgação urna a urna (são 21, no total) “fragilizaria o sigilo do voto, o que é fundamental em uma votação como essa, em um momento em que o País está tão dividido”, argumentou.

Foto: Reprodução
  -  

Ex-prefeitos de Caucaia Zé Gerardo e Inês Arruda lançam chapa à Prefeitura e ficam na mira de questionamentos

O ex-prefeito de Caucaia Zé Gerardo (MDB) lançou candidatura à Prefeitura em convenção nesta terça-feira (16). A esposa, a também ex-prefeita Inês Arruda, é a candidata a vice da chapa que pode ser questionada por causa da Lei da Ficha Limpa. Zé Gerardo foi condenado pelo STF por crime de responsabilidade e Inês está na lista dos gestores com contas irregulares.

Foto: Divulgação
  -  

Leonardo Araújo e Elmano de Freitas são indicados como líderes do MDB e do PT na Assembleia

O deputado Leonardo Araújo foi indicado para a liderança do MDB na Assembleia Legislativa do Ceará. O partido é a segunda maior bancada da Casa, junto ao Progressista, com cinco parlamentares. Também foi anunciada a liderança do PT. Com quatro deputados, a bancada petista será liderada por Elmano de Freitas e terá como vice-líder Moisés Braz.

  -  

Prefeito Zé Hélder assume quarto mandato em Várzea Alegre

O prefeito e o vice-prefeito de Várzea Alegre, Zé Hélder (MDB) e Fabrício Rolim (DEM), foram empossados na Câmara Municipal nesta sexta-feira (1º). Na cerimônia, o gestor anunciou recursos para a área da saúde e prometeu eliminar o “lixão” da cidade construindo um aterro sanitário. Zé Hélder está indo para o quarto mandato à frente de Várzea Alegre.

Foto: Reprodução
  -  

Carlomano Marques (MDB) é reeleito prefeito de Pacatuba

Com 52,52% dos votos válidos, Carlomano Marques (MDB) foi reeleito prefeito de Pacatuba. Ele concorria com Dr. Renato Célio (PDT), que teve 41,09% dos votos. O município registrou ainda 1.653 votos brancos, 2.859 nulos e 5.400 abstenções. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  -  

Vereadora Priscila Costa solicita retorno antecipado à Câmara Municipal de Fortaleza

De licença por motivos pessoais, a vereadora Priscila Costa (PSC) solicitou à Câmara Municipal de Fortaleza o retorno antecipado à Casa – já que a licença previa 120 dias de afastamento. O requerimento deve ser lido na sessão de quinta (22). Depois disso, Priscila volta à titularidade na sessão seguinte, e Robério Sampaio (PSC) volta à suplência.

Foto: Érika Fonseca
  -  

Maior bancada, PDT garante presidência e mais duas vagas na nova Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza

Com o secretariado do Governo Sarto (PDT) definido, a composição da Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza para o biênio 2021-2022 está definida. O PDT, maior bancada da Casa, garantiu três vagas: a presidência, com Antônio Henrique; a 1ª vice-presidência, com Adail Júnior; e a 2ª vice-presidência, com Ana Paula. Outras siglas foram contempladas com uma vaga cada.

Foto: José Leomar
  -  

Partidos menores querem realizar convenção no mesmo dia de aliados

Partidos menores em Fortaleza querem realizar a convenção no mesmo dia em que seus aliados. Integrantes do PL e PP dizem que a expectativa é realizar os eventos no dia 12, mesmo dia do PDT – aliado dos dois na Capital. O PSC também segue o mesmo rumo: marcou a convenção para 7 de setembro, de forma presencial, para anunciar apoio ao Pros. Apesar de pequeno, o PP é o quarto com a maior fatia do fundo eleitoral.

Foto: Agência Brasil
  -  

Juiz determina cassação do prefeito e vice de Barro por abuso de poder político-econômico e aglomerações

O juiz da 92ª Zona Eleitoral, Luzinaldo Alves Alexandre, cassou os diplomas do prefeito de Barro Dr. Marquinélio (PSD) e do vice Vanderval (PSD) por abuso de poder político-econômico nas eleições de 2020. O prefeito teria utilizado a máquina pública para fazer contratações ilegais. Eles também foram condenados por provocar aglomerações. Ainda cabe recurso.

  -  

“Só tem sentido a candidatura com desprendimento”, diz Tasso sobre campanha presidencial

Questionado se seria candidato à presidência em 2022, Tasso Jereissati (PSDB) reforçou que a legenda estuda a possibilidade. “Meu nome foi colocado como um articulador em função da vivência de ter um relacionamento com vários políticos. Só tem sentido a candidatura com desprendimento e visão do que é melhor para o país”, disse à TV Assembleia.

  -  

Defendendo independência, Eduardo Girão nega blindagem a Bolsonaro na CPI da Covid

Em entrevista à TV Assembleia, nesta segunda (17), o senador Eduardo Girão (Podemos) negou blindagem a Bolsonaro na CPI da Covid. Eles concordam sobre tratamento precoce, mas Girão diz ser “independente” e contra aglomerações. “Mas temos que ser justos, né? Todos os depoimentos (na CPI) evidenciam que não houve corrupção. Erro tem em qualquer governo”.

Foto: Reprodução/TV Assembleia
  -  

Prefeito de Fortaleza recebe segunda dose da vacina contra Covid-19 em mutirão

O prefeito José Sarto (PDT) recebeu hoje a 2a dose da vacina contra a Covid-19 no mutirão realizado pela Prefeitura no Centro de Eventos. Segundo ele, mais de 26 mil pessoas receberam a 2a dose só neste domingo (16). Outros políticos, como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o deputado federal Leônidas Cristino (PDT), também foram imunizados com a 2a dose hoje.

Foto: Divulgação
  -  

“Honrou tradição política do também inesquecível Mário Covas”, diz Tasso sobre morte de Bruno Covas

O sen. Tasso Jereissati (PSDB), em homenagem ao prefeito Bruno Covas, que morreu hoje (16), disse que o tucano “nos deixa exemplo de dignidade e coragem. Perdemos um grande gestor e homem público que honrou a tradição política do também inesquecível Mário Covas, com um legado de realizações e conquistas”. Bruno é neto do ex-governador Mário Covas.

Foto: Reprodução/Instagram Tasso Jereissati
  -  

Bruno Covas deixa “exemplo de inegável abnegação”, diz prefeito de Fortaleza, José Sarto

O prefeito José Sarto (PDT) também usou as redes sociais para homenagear o prefeito Bruno Covas, que morreu neste domingo (16): “Lutou com força, dignidade e transparência. Demonstrou espírito público trabalhando pela população paulistana enquanto a saúde permitiu. Deixa como legado os serviços prestados à São Paulo e o exemplo de inegável abnegação”.

Foto: Agência Brasil
  -  

Camilo Santana lamenta morte do prefeito Bruno Covas: “incansável no combate à pandemia”

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), lamentou, pelas redes sociais, a morte do prefeito interino de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), vítima de um câncer, neste domingo (16). “Mesmo sofrendo com a doença, ele foi um lutador incansável no combate à pandemia da Covid. Meus sentimentos aos familiares, amigos e ao povo paulistano”, escreveu o governador.

  -  

Ceará recebe doses extras de CoronaVac após decisão da Justiça Federal

O Governo do Ceará recebeu, neste sábado (15), 25.020 doses extras de CoronaVac determinadas pela Justiça Federal, em ação movida pelo Estado em parceria com MPE, MPF, MPT, Defensoria Pública do Estado (DPE) e da União (DPU). “As vacinas serão utilizadas para concluir a aplicação em atraso da segunda dose dos cearenses”, disse Camilo Santana (PT).

  -  

Prefeitura de Limoeiro do Norte lança nota de repúdio contra a vice-prefeita

A Prefeitura de Limoeiro do Norte repudiou suposta “distorção de fatos” feita pela vice-prefeita Dilmara Amaral (PDT), alegando que precisou realocar a Vice-Prefeitura para a Secretaria da Educação. No prédio desocupado, passou a funcionar a Procuradoria do Município, órgão que exigia espaço acessível à população. Ainda segundo a nota, Dilmara Amaral rejeitou a mudança.

  -  

Justiça Eleitoral marca novas eleições para prefeito em Martinópole para agosto de 2021

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) marcou, nesta sexta-feira (14), a data para eleição suplementar em Martinópole. Os eleitores voltam as urnas no dia 1° de agosto para escolher prefeito e vice. O gestor municipal eleito em 2020, James Bell (PP), foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e teve o registro de candidatura indeferido.

Foto: Agência Brasil