-  

Com horário preferencial, eleitores idosos chegam com antecedência aos locais de votação

Eleitores idosos chegaram cedo aos locais de votação neste dia 15. Como medida sanitária, por conta da pandemia, foi instituído o horário de 7h às 8h, como preferencial para eleitores acima de 60 anos. Em Sobral, Antônio Pereira Lima, de 80 anos, foi o primeiro a chegar na Escola Municipal Jarbas Passarinho, local com maior número de votantes da cidade.

Foto: Mateus Ferreira
  -  

Quatro pessoas são detidas e conduzidas à Polícia Federal por suspeita de crime eleitoral

Quatro pessoas foram detidas por suspeita crime eleitoral e conduzidas à Polícia Federal. Os casos foram registrados neste domingo (29). Três pessoas foram detidas por promover carreata e boca de urna no bairro Vila União, em Fortaleza. Com a quarta, foram apreendidos documentos, material de campanha e listas. O suspeito foi ouvido na PF e liberado.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Urnas eletrônicas com defeito já somam 38 em Fortaleza e 17 em Caucaia

Balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) computou 38 urnas eletrônicas com defeito em Fortaleza, com 29 substituídas. Em Caucaia, 17 apresentaram problemas técnicos; 9 delas foram repostas. Os principais problemas aconteceram em impressoras e nos terminais de mesários e eleitores. Não foram registrados crimes eleitorais neste domingo (29).

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Réveillon: Roberto Cláudio afirma que ideia é ter artistas cearenses, num formato de live

Ao chegar para votar, no Colégio Batista, na Aldeota, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio voltou a afirmar não há como realizar uma festa de Réveillon, no contexto da pandemia. A data, contudo, não deve passar em branco. “A ideia é poder valorizar os artistas cearenses, a cultura cearense, numa live, num formato parecido com uma live, no formato digital”.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Conheça a trajetória do novo vice-prefeito Élcio Batista

Com entrada na política institucional no primeiro mandato do prefeito Roberto Cláudio, como secretário da Juventude de Fortaleza, o novo vice-prefeito Élcio Batista traz na bagagem um dos maiores projetos da atual gestão: o Fortaleza 2040.

Conheça mais sobre o perfil de Élcio no Diário do Nordeste.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Oposição vence três dos cinco maiores municípios do Estado nas Eleições 2020

Embora tenha eleito o maior número de prefeitos no Interior, cerca de75%, a base governista perdeu a eleição em três dos cinco maiores municípios do Estado. Enquanto os aliados de Camilo Santana venceram Fortaleza e Sobral, a oposição levou Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte. A sucessão de 2022 começa a se desenhar após o resultado das urnas nesta eleição.

Foto: Kid Junior
  -  

Recuperação econômica e Saúde serão prioridade, avalia prefeito eleito de Fortaleza

Os maiores desafios da nova gestão de Fortaleza, que começa no dia 1º de janeiro, serão a recuperação econômica e Saúde, de acordo com a avaliação de Sarto Nogueira (PDT), prefeito eleito no segundo turno, que ocorreu neste domingo (29) e acabou com uma vitória apertada. Sarto reforçou que manterá parceria com o governador Camilo Santana (PT).

Foto: Helene Santos
  -  

Casal de idosos vota à tarde para evitar filas enfrentadas no 1º turno

Luiz Santana, 67, e Maria Santana, 62, votaram à tarde neste domingo (29) para evitar as filas enfrentadas no primeiro turno, quando seguiram a recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram no horário preferencial à idosos. “Dessa vez, a gente almoçou e veio, foi tranquilo e rápido”, disse Luiz. O casal votou no colégio Rubens Vaz da Costa, maior zona eleitoral de Caucaia.

Foto: André Costa
  -  

No Lar Torres de Melo, Sarto promete ampliar políticas públicas para idosos

Em visita ao Lar Torres de Melo, no bairro Jacarecanga, nesta quinta (12), o candidato Sarto Nogueira (PDT) disse que ampliará políticas para idosos, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Para ele, questões como acessibilidade, que impactam diretamente o cotidiano desse público, devem ser fortalecidas.

Foto: Divulgação
  -  

Enquanto aguardam resultado, eleitores de Sobral causam aglomerações na expectativa de festa

Enquanto aguardam o resultado da apuração de votos ser divulgado, eleitores e apoiadores de candidatos causam aglomerações nas ruas de Sobral para festejar pela cidade. Até agora, apenas 11,50% das urnas da cidade foram Sobral. Lá, disputam o comando da Princesinha do Norte o atual prefeito Ivo Gomes (PDT), que busca a reeleição, e o empresário Oscar Rodrigues (MDB).

  -  

“A gente não é um projeto hegemônico”, diz Cid Gomes ao se referir à base aliada no Ceará

“O Camilo me mandou mensagem dizendo que no ‘Crajubar’ é 12, 13 e 14. Eu respondi: isso não é uma concidência de números. É um modelo de um projeto. A gente não é um projeto hegemônico, que só pensa no próprio partido. Pensamos mais no Ceará”

Cid Gomes ao fazer referência aos candidatos Dr. Guilherme (PDT), em Barbalha; Zé Ailton (PT), no Crato; e Arnon Bezerra (PTB) em Juazeiro.

  -  

Desempregado vende canetas na porta do maior colégio eleitoral de Sobral

Desempregado e sem receber o auxílio emergencial, Manuel Neto, 59, resolveu vender canetas na porta do Colégio Jarbas Passarinho, maior colégio eleitoral de Sobral. Cada unidade custa R$ 1. “Aproveitei que agora tem que trazer caneta e vim para cá. Mas a venda está fraca, só vendi 40 até agora”, lamenta.

Foto: Igor Cavalcante
  -  

Propostas para ficar de olho nos próximos quatro anos

O prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) elaborou sete eixos estratégicos de atuação e disse que as políticas públicas serão pensadas e aplicadas por participação popular. Entre as promessas estão a construção de mais 18 postos de saúde, 2 novas UPAs e o novo Gonzaguinha do José Walter. Confira no Diário do Nordeste seis propostas para ficar de olho.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Quem é Natália Herculano, a nova primeira dama de Fortaleza

Atuante na luta do movimento feminista e na defesa dos direitos da população LGBTQI+, a nova primeira dama de Fortaleza, Natália Herculano, tem participação ativa na Assembleia Legislativa do Ceará com desenvolvimento projeto sociais.

Saiba mais no Diário do Nordeste.

  -  

Prefeito eleito de Fortaleza, Sarto diz que secretariado só deve sair no fim de dezembro

Eleito prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, disse, em entrevista, que agora vai “correr contra o tempo para montar uma equipe de transição”, pois a posse já ocorre em um intervalo de um mês. Segundo o prefeito eleito, entretanto, só haverá conhecimento dos nomes do secretariado na última etapa do processo, já perto da posse.

Foto: Helene Santos
  -  

“Sou prefeito para unir Fortaleza”, diz Sarto Nogueira na primeira entrevista após a vitória

Na primeira entrevista após ser eleito para prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira disse que será prefeito para “unir Fortaleza”, após o resultado das urnas. “Não se constrói o futuro olhando para o retrovisor”, destacou ao reforçar que buscará manter conquistas da atual gestão e avançar em outros temas, principalmente, em Saúde.

Foto: Kid Júnior
  -  

Votos brancos, nulos e abstenções: compare números no 1º e 2º turno em Fortaleza

Compare o número de abstenções, brancos e nulos, do 1º para o 2º turno em Fortaleza:

Votos Brancos: de 50.234 (3,53%) para 35.081 (2,50%)
Votos Nulos: de 92.295 (6,48%) para 77.798 (5,53%)
Abstenções: de 397.774 (21,83%) para 414.959 (22,78%)

Sarto Nogueira (PDT) venceu Capitão Wagner (Pros) na disputa para prefeito de Fortaleza por uma diferença de 43.760 votos. Se somados, os votos brancos e nulos deste pleito chegaram 112.879, número suficiente para influenciar no resultado final da eleição. Também há que se considerar as 414.959 abstenções.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

‘A gente sai de cabeça erguida’, diz prefeito Naumi Amorim após derrota em Caucaia

Após ser derrotado no segundo turno em Caucaia pelo candidato do Pros, Vitor Valim, o prefeito Naumi Amorim (PSD) disse que deixará o comando da cidade de ‘cabeça erguida‘ e desejou  que o novo gestor tenha comprometimento com a cidade. O mandato de Naumi termina em 31 de dezembro. “A gente sai de cabeça erguida.  […] Eu que administrei por quatro anos, sei da dificuldade que é”.

  -  

“A oposição no Ceará está mais do que viva neste momento”, diz Capitão Wagner após resultado das urnas

Capitão Wagner (Pros) se pronunciou após o resultado da votação. Wagner ficou com 48,31%  dos votos . Ele agradeceu o povo de Fortaleza. “Foram quase 625 mil eleitores votaram em mim e na Camila, um resultado expressivo, diferente de tudo que foi apresentado até a véspera. A oposição no Ceará está mais do que viva nesse momento, ela se fortalece”, disse.

Foto: Camila Lima
  -  

Pela 1ª vez desde a redemocratização, PT não elege prefeitos nas capitais

O resultado das Eleições 2020, cujo segundo turno ocorreu neste domingo (29), refletiu a perda de espaço do PT em todo o Brasil. Pela 1ª vez desde a redemocratização, o partido não elegeu nenhum prefeito nas capitais. Marília Arraes (foto), em Recife; e o João Coser, em Vitória (ES), eram apostas no 2º turno, mas foram derrotados. Luizianne perdeu em Fortaleza.

Foto: Luizianne Lins e Marília Arraes, os nomes nordestinos nas capitais Fortaleza e Recife, respectivamente. Crédito: Arquivo/Montagem
  -  

Vitor Valim é eleito prefeito de Caucaia com 51,08% dos votos

Com 100% das urnas apuradas, o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) declarou Vitor Valim (Pros) eleito para a Prefeitura de Caucaia. A chapa composta pelo então deputado estadual e o vice Deuzinho Filho (Republicanos) recebeu 83.588 votos, relativos a 51,08% do total. O adversário, Naumi Amorim (PSD), atual prefeito, conseguiu 80.045 votos, equivalentes a 48,92%.

Foto: José Leomar
  -  

Camilo comenta eleição de Sarto à Prefeitura de Fortaleza: “vitória da defesa da verdade”

Após definição da eleição de Sarto (PDT) para a Prefeitura de Fortaleza, hoje (29), o governador Camilo Santana (PT) comentou o resultado em sua conta no Twitter. “Uma vitória da defesa da verdade, do respeito, da paz e do reconhecimento ao trabalho e à enorme disposição para enfrentar os muitos desafios que virão pela frente”, disse o petista.

Foto: Natinho Rodrigues