-  

Célio Studart afirma que para reforma previdenciária do município é necessário reduzir terceirizados

“Dentro do município de Fortaleza não terá reforma previdenciária que não seja dialogando com as pessoas, ou seja, encontrando meios para diminuir os terceirizados. Termos mais pessoas efetivas porque essas pessoas contribuem com a previdência de fato, o terceirizado não contribui”

Célio Studart para o Ponto Poder na manhã desta sexta-feira (6).

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Deputado cearense cobra explicações sobre falta de recursos para Enem e pagamento de bolsas

O deputado federal Célio Studart (PV) pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação após a Pasta anunciar falta de recursos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pagamento de bolsas de mais de 92 mil pesquisadores. Ele também cobrou alternativas caso não sejam liberados R$ 4 bilhões solicitados pelo MEC ao Ministério da Economia.

  -  

Célio Studart pede convocação de ministro Ricardo Salles e de presidente afastado do Ibama na Câmara

O deputado federal Célio Studart (PV) pediu a convocação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e a do presidente afastado do Ibama, Eduardo Bim, para prestar esclarecimentos na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Eles foram alvo de operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (19). Os agentes investigam crimes em órgãos ambientais.

Foto: Agência Câmara
  -  

Frases de apoio a enfermeiros são projetadas no Congresso Nacional no Dia da Enfermagem

Frases de apoio a enfermeiros e enfermeiras foram projetadas no Congresso Nacional, na noite desta quarta-feira (12), em referência ao Dia da Enfermagem. A iniciativa é da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, presidida pelo cearense Célio Studart (PV), e de outras entidades, como forma de homenagear a categoria que atua no combate à Covid-19.

  -  

TRE forma maioria para livrar prefeito de Pacajus da cassação; julgamento ainda será concluído

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) formou maioria, em sessão nesta sexta-feira (11), contra cassação do prefeito de Pacajus, Bruno Figueiredo (PDT) e do vice, Francisco Fagner (DEM). Seis desembargadores aceitaram o recurso da chapa. O presidente do TRE, Inácio Cortez, pediu vista e a conclusão do julgamento foi adiada.

  -  

Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e do vice, Giovanni Sampaio

A 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte cassou os diplomas do prefeito, Glêdson Bezerra (Podemos), e do vice, Giovanni Sampaio (PSD), por abuso de poder econômico durante o pleito de 2020. A decisão do juiz Giacumuzaccara Leite Campos também torna ambos inelegíveis por oito anos, assim como Gilmar Bender, terceiro réu da ação de impugnação. Ainda cabe recurso.

  -  

Após recurso, Justiça Eleitoral defere candidatura do ex-vereador de Fortaleza Dr. Porto

A candidatura do ex-vereador Dr. Porto (PDT) foi deferida na quinta-feira (7) após recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele recebeu 5.093 votos, mas, como teve a candidatura indeferida antes do 1º turno, apenas agora os votos serão totalizados pela Justiça Eleitoral. Com o deferimento, Porto passa para a suplência do PDT, maior bancada na Câmara.

Foto: Érika Fonseca
  -  

‘Nem sou Lula nem Bolsonaro’, diz Heitor Férrer sobre apoios nacionais na campanha eleitoral

“Nem sou Lula nem Bolsonaro, sou lúcido. Sou eu. Tenho que me dar o direito de ser eu mesmo. As lideranças não me pautam”

Heitor Férrer para o Ponto Poder desta quinta (5). O candidato do Solidariedade também destacou que, se eleito, vai procurar contato imediato com o Governo Federal e com o Governo do Estado para tratar de soluções dos problemas da Capital.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

‘Falta proposta e sobra ataque’, diz Luizianne Lins sobre campanha de Sarto Nogueira

“Acho que falta proposta e sobra ataque, porque eu não tenho tempo nem de falar direito o que eu quero fazer e do que eu fiz, que dirá para ficar ofendendo alguém, mas nós tivemos que nos defender”

Luizianne Lins para o PontoPoder sobre os ataques oriundos do candidato do PDT, Sarto. A candidata não descartou a possibilidade de aliança com o PDT no segundo turno.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Campanhas eleitorais desrespeitam medidas sanitárias e têm sido um risco à saúde da população

O desrespeito às normas sanitárias de prevenção à Covid-19 durante atos de campanha em todo o Estado é destaque da coluna PontoPoder Análise do Diário do Nordeste desta segunda-feira (19). Em vários municípios, a proibição dos atos de rua já é uma necessidade a ser avaliada. O assunto é discutido na análise de Inácio Aguiar. Leia aqui.

  -  

Câmara Municipal de Fortaleza aprova, em 1° turno, projeto com mudanças na Previdência

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, nesta quinta-feira (4), em primeiro turno, o texto principal do projeto de emenda à Lei Orgânica com mudanças na Previdência. A matéria passou com 33 votos favoráveis contra 10. Agora, os parlamentares vão votar as emendas. O tema gerou embates no plenário nas últimas semanas. A prefeitura chegou a recuar.

  -  

Com novo decreto rígido na Capital, Câmara Municipal deve fechar e votações serão virtuais

Com o novo decreto de lockdown na Capital, a Câmara Municipal deve ser fechada a partir de sexta (5), e as votações deverão ocorrer de forma virtual. É o que projetam vereadores. A resolução da Câmara determina votação presencial ou virtual, mas o decreto proíbe o funcionamento de atividades não essenciais pelos próximos 15 dias.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

“Não é nenhuma novidade”, diz Gardel após líder do Pros orientar voto contrário a mudanças na Previdência

“O Pros vota contra as matérias do Governo há pelo menos quatro anos nessa Casa, então não vai ser novidade nenhuma o Pros votar contra”.

‌Vereador Gardel Rolim (PDT), após o líder do Pros, Pedro Matos, orientar a bancada a votar contra a proposta com mudanças na Previdência de Fortaleza. Na primeira vez que a matéria esteve na Casa, Matos liberou a bancada.

  -  

Tasso lamenta morte de ex-vice-presidente da República, Marco Maciel

O senador Tasso Jereissati (PSDB) prestou homenagem ao ex-vice-presidente da República Marco Maciel, que faleceu neste sábado (12), aos 80 anos, em decorrência de infecção respiratória. “Foi um homem sério, digno e coerente, que nunca mudou suas convicções e posições durante toda sua carreira”, disse o parlamentar.

  -  

Ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins toma primeira dose da vacina contra a Covid-19

Ex-prefeita de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins (PT) foi vacinada, neste sábado (12), contra a Covid-19. Ela tomou a primeira dose na capital cearense. No momento da vacinação, a petista carregava uma placa protestando contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

  -  

Justiça Eleitoral desaprova prestação de contas da campanha do prefeito de Juazeiro do Norte

O juiz eleitoral Francisco José Mazza Siqueira desaprovou as contas de campanha do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). Segundo ele, a coligação omitiu dados de receita/despesa. Entre as irregularidades, o juiz apontou uso de helicóptero em campanha, que não foi registrado na prestação. O PontoPoder aguarda manifestação do prefeito.

  -  

Presidente da Assembleia, Evandro Leitão recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PDT) tomou, nesta sexta-feira (11), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na Policlínica do bairro Bonsucesso, em Fortaleza. Na quinta, durante a sessão da Casa, ele fez um apelo para que as pessoas se vacinem e destacou que gestores públicos precisam respeitar a ciência ao repassar informações para a população.

  -  

Vice-presidente da Câmara de Fortaleza recebe primeira dose da vacina: “realizando um sonho”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Adail Junior (PDT), se vacinou contra a Covid-19 nesta sexta (10), e compartilhou o momento nas redes sociais. “Realizando um sonho”, disse o parlamentar de 54 anos. “Gratidão à ciência e aos profissionais da saúde. Espero que chegue logo a vez de todos para que possamos nos sentir mais protegidos”.

  -  

Deputado quer construção de monumento em homenagem a profissionais de Saúde

O deputado estadual Diego Barreto (PTB) quer construir um monumento em homenagem aos profissionais de Saúde no Ceará quando três quintos da população estiverem imunizados. “É forma de eternizar a gratidão pelo empenho desses profissionais”, diz. O projeto é de indicação, em que o parlamentar apenas sugere a ideia.

Foto: Reprodução
  -  

Após declaração de Bolsonaro, Camilo diz que orientação contrária ao uso de máscaras ‘deve ser ignorada’

“Sobre o uso de máscara, continua sendo absolutamente necessário neste momento ainda grave da pandemia. Todos os especialistas afirmam isso. Máscara ajuda a salvar vidas. Qualquer orientação contrária é inconsequente e deve ser ignorada”.

Camilo Santana (PT), após Jair Bolsonaro falar em um “parecer” que desobrigará uso de máscara por quem já foi vacinado ou teve Covid no Brasil.

  -  

Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito, vice e vereador de Coreaú por compra de votos

A Justiça Eleitoral decidiu pela cassação, nesta quinta (10), dos diplomas do prefeito de Coreaú, Edézio Sitônio (PDT), da vice-prefeita, Érika Frota (PDT), e do vereador Chico Antônio (PDT). Eles foram condenados por compra de votos. Os pedetistas terão de pagar multa de R$ 30 mil e ficam inelegíveis por 8 anos. Cabe recurso ao TRE-CE. Até lá, eles podem permanecer nos cargos.

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

Único deputado federal do PTB no Ceará, Pedro Bezerra diz que não sabia de mudança na direção do partido

O deputado federal Pedro Bezerra (PTB) foi pego de surpresa com a mudança na direção do partido no Ceará. Ele, que já foi presidente da sigla, disse que não informado que o deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB) assumiria a presidência do PTB. “Não tinha conhecimento. Não fui comunicado nem convidado”, disse. “Continuo no PTB, pelo menos até onde for possível”.

  -  

Acompanhado de Mayra Pinheiro e Roberto Jefferson, Delegado Cavalcante é eleito presidente do PTB no CE

O deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB) foi eleito, nesta quinta (10), presidente do PTB no Ceará. Ele sucede o filho, Felipe Cavalcante, no cargo. A transmissão do posto foi acompanhada pelo presidente nacional da sigla, o ex-deputado Roberto Jefferson. A secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, também participou da cerimônia.

Foto: Isanelle Nascimento