-  

Aliados de Bolsonaro no Ceará se unem para acompanhar chegada de vacina já questionada pelo presidente

Aliados de Jair Bolsonaro acompanharam a chegada de mais um lote de vacinas contra a Covid-19 ao Ceará, nesta quinta (1º): o vereador Carmelo Neto (Rep) e os deputados Capitão Wagner (Pros), Soldado Noelio (Pros), Delegado Cavalcante (PSL) e André Fernandes (Rep). Meses atrás, eles seguiam discurso do presidente, que questionava a eficácia da CoronaVac.

  -  

Reabertura de academias e barracas de praia segue indefinida em Fortaleza, afirma Sarto

A retomada do funcionamento de academias e barracas de praia em Fortaleza segue sem data, segundo o prefeito José Sarto (PDT). “É uma decisão que temos que levar a cabo com reponsabilidade. Não temos previsão ainda porque é uma decisão tomada de forma colegiada. Temos um comitê que se reúne durante a semana e avaliamos os dados que norteiam a flexibilização”, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Prefeito de Guaraciaba do Norte nega ter furado a fila da vacinação: “estou na linha de frente e sou grupo de risco”

Alvo de ação do MPF, o prefeito de Guaraciaba do Norte, Adail Machado (MDB), nega que tenha furado a fila da vacinação contra a Covid-19. “Sou médico, cirurgião e estou na linha de frente, no hospital municipal. Eu também sou cardiopata. Encaminhei todas essas justificativas, laudos e fotos ao MPF”, argumenta.

  -  

Justiça Eleitoral mantém condenação de candidatos por aglomerações durante as eleições em Baturité

Candidatos derrotados nas eleições municipais de Baturité, Ivo Júnior (PSB) e seu vice, Hermenegildo Ferreira (PSB), tiveram  condenação mantida pela Justiça Eleitoral do Ceará. Cada um deles foi multado em R$ 100 mil por promover aglomeração nas últimas eleições, em meio à pandemia. Investigações apontam que a dupla realizou um comício na cidade.

  -  

Eduardo Girão reúne 33 assinaturas para ampliação da CPI da Covid-19 no Senado

O senador Eduardo Girão (Podemos) conseguiu 33 assinaturas para a instalação de uma CPI que investigue também estados e municípios no Senado. A medida fortalece o discurso de Jair Bolsonaro de que a comissão inicialmente proposta teria cunho de perseguição pessoal, e agora o foco poderá ser menor no Governo Federal. Girão chamou de “esdrúxula” a intervençã0 do STF no assunto.

Foto: Agência Senado
  -  

“Perdi completamente a expectativa na regeneração do Bolsonaro”, diz Tasso Jereissati

O senador Tasso Jereissati (PSDB) passou a defender o impeachment do presidente Jair Bolsonaro nesta quarta (30). “Perdi completamente a expectativa na regeneração do Bolsonaro. Tenho dúvida até sobre seu equilíbrio mental”, disse. “O problema dele é médico, é psiquiátrico, não é um problema político”, acrescentou em entrevista ao Manhattan Connection.

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado
  -  

“Vilão de filme de terror”, diz vereador do PDT sobre presidente Bolsonaro

O vereador Júlio Brizzi (PDT) criticou a condução do País na pandemia pelo presidente Bolsonaro, a quem chamou de “vilão de filme de terror”. Citando o atraso das vacinas, o boicote ao isolamento e as perseguições políticas a críticos, o parlamentar disparou: “É uma pena para o nosso país, é um flagelo para o nosso povo, esse cidadão na presidência”.

Foto: Reprodução
  -  

Vereadores de Fortaleza cobram maior cobertura de vacinação para profissionais da saúde

Vereadores cobraram maior cobertura vacinal para profissionais da saúde em Fortaleza. Danilo Lopes (Podemos) apontou que o Plano Nacional prevê avanço de fase apenas com 100% dos trabalhadores da saúde vacinados. Já Enfermeira Ana Paula (PDT) afirmou que “apenas 25% dos profissionais ativos (de enfermagem) foram vacinados”.

 

Foto: José Leomar
  -  

Prefeito de Maracanaú assina protocolo de intenção para compra de 100 mil doses de vacina indiana

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PSDB), assinou um protocolo de intenção para compra de 100 mil doses da vacina indiana Covishield. O prefeito já assinou documento semelhante com o Instituto Butantan, para adquirir a CoronaVac, e protocolou a aquisição da vacina russa Sputinik V. Maracanaú também aderiu ao consórcio de prefeituras para compra de vacinas.

  -  

Prefeitura de Fortaleza enviará para Câmara Municipal projeto para formalizar entrada no consórcio de vacinas

A Prefeitura de Fortaleza vai enviar, nesta terça (16), para a Câmara Municipal projeto de lei que formaliza a entrada da Capital no consórcio de municípios para compra de vacinas contra a Covid-19, coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O consórcio será constituído oficialmente no dia 22 de março e vai facilitar a compra de imunizantes.

  -  

Lula e Camilo conversam por telefone: “Um exemplo vivo de que toda luta por Justiça vale a pena”, diz o cearense

Horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) anular as condenações contra Lula (PT) na Operação Lava Jato, o governador Camilo Santana (PT) e o ex-presidente conversaram por telefone nesta quinta-feira (15). “Um exemplo vivo de que toda luta por Justiça vale a pena. Sempre”, escreveu o cearense, nas redes sociais.

Foto: Reprodução Instagran
  -  

Conselheiro Federal da OAB discute espaço para negros no sistema judiciário em evento internacional

O advogado cearense André Costa defenderá, nesta sexta-feira (16), a maior participação de negros no sistema judiciário durante participação no Brazil Conference 2021 at Harvard & MIT. “Assegurar lugares nos espaços de poder no Sistema de Justiça aos negros é fundamental para promovermos a diversidade, a representatividade, a igualdade substancial e a democracia no Brasil”, diz.

  -  

“Não é confortável para nenhum gestor fazer isso”, diz Sarto sobre reforma da Previdência

O prefeito José Sarto (PDT) argumentou, nesta quinta-feira (15), que a reforma da Previdência, já aprovada, era uma obrigação do Município. “Não é confortável para nenhum gestor ter que fazer isso. Tínhamos essa obrigatoriedade. A Prefeitura de Fortaleza estava com o certificado de regularidade previdenciária sob liminar”, disse ao CETV 2ª Edição, da TV Verdes Mares.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Diante da pandemia, vereador propõe maior parcelamento de imposto para autônomos em Fortaleza

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Fortaleza deu aval, nesta quinta-feira (15), à proposta do vereador Danilo Lopes (Podemos), que altera o Código Tributário do Município, autorizando o maior parcelamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Se aprovada em plenário, autônomos poderão ter mais tempo para executar a contribuição na Capital.

  -  

Deputado Júlio César requer inclusão imediata de pessoas autistas e com síndrome de Down na vacinação

Um requerimento do deputado Júlio César (Cidadania) na AL-CE pede que o Ministério da Saúde antecipe a vacinação de pessoas autistas e portadoras de síndrome de Down. Esse grupo está previsto para integrar como prioridade apenas na 4ª fase. “São pessoas extremamente vulneráveis neste cenário pandemia acentuada”, justifica o parlamentar.

Foto: Helene Santos
  -  

Danilo Forte se encontra com embaixador dos EUA para discutir energia renovável e vacina

O dep. Danilo Forte (PSDB) se reuniu na quarta (14) com o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, em Brasília, para tratar de energias renováveis e envio de vacinas contra Covid-19 para o Brasil. Outros três deputados do RJ participaram. “Agradeço a disponibilidade e solicitude do embaixador que se mostrou muito acessível e prestativo”, disse Forte.

  -  

Professores temporários da rede estadual podem ter contratos prorrogados no Ceará

Começa a tramitar nesta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Ceará, uma proposta do Governo do Estado que prevê a prorrogação excepcional de contratos de professores substitutos da rede estadual pública de ensino. Atualmente, as aulas ocorrem de forma virtual devido à pandemia da Covid-19.

Foto: Wandenberg Belém
  -  

Reforma da Previdência é aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza

Por 30 votos a 11, os vereadores de Fortaleza aprovaram o texto da Reforma da Previdência para os servidores do município. O projeto aumenta a taxação de 11% para 14%, inclui cobrança para inativos, muda regras para recebimento de pensões e cria sistema de transição para os servidores. Também foram aprovadas nove emendas ao texto original.

  -  

Opositores pedem que reforma da Previdência de Fortaleza seja retirada de pauta

Os vereadores Márcio Martins (Pros), líder da oposição, e Adriana Nossa Cara (Psol) pediram que o PLC 26/2021, que trata da reforma da Previdência de Fortaleza, seja retirado de pauta. Eles cobraram audiências públicas sobre o tema. “Não tivemos o tempo necessário para fazer as discussões”, reclamou Márcio. Adriana destacou que as audiências são um direito dos vereadores.

Foto: Reprodução/CMFor
  -  

Reforma da Previdência de Fortaleza chega à votação final na Câmara Municipal com 9 emendas

A Câmara Municipal de Fortaleza deve votar, nesta quarta-feira (14), a proposta de reforma da Previdência dos servidores da Capital. Das 148 emendas (sugestões de mudanças) apresentadas, nove foram aprovadas. Algumas ampliam o abono de permanência e a faixa de isenção da contribuição previdenciária dos inativos. A categoria ainda critica a proposta.

Foto: José Leomar