-  

Vereador Casimiro Neto desiste de disputar a reeleição em Fortaleza

Após reunião com a família e assessores, o vereador de Fortaleza Casimiro Neto (MDB) decidiu retirar sua candidatura à Câmara Municipal. Ele foi eleito pela primeira vez vereador da Capital em 2000. O parlamentar tem mantido contato com o prefeito Roberto Cláudio e colegas vereadores, para definir seu apoio a postulantes do cargo.

  -  

Parlamentares apostam que próximo prefeito enfrentará uma oposição maior do que Roberto Cláudio

Dezenas de contas circulam entre os vereadores em relação ao número de votos necessários para a eleição e a possível composição da Câmara Municipal. Muita especulação. Uma das suposições é que quem quer que seja o prefeito eleito terá uma bancada de oposição maior do que tem atualmente o prefeito Roberto Cláudio (PDT). Há temor entre os parlamentares.

  -  

Quarto candidato a visitar a Câmara de Fortaleza, Anízio Melo defende frente ampla pela Educação

Em visita à Câmara Municipal de Fortaleza nesta quarta (14), o candidato pelo PCdoB, Anízio Melo, voltou a defender o fortalecimento da Frente Norte e Nordeste pela Educação para trazer recursos de Brasília para escolas do Ceará e de Fortaleza. Ele é o quarto prefeiturável a ir ao Legislativo Municipal.

Foto: Divulgação
  -  

Projeto que isenta permissionários de quiosques de pagar aluguel durante obras segue para sanção

A Câmara de Fortaleza aprovou, em redação final, o projeto de lei do Poder Executivo que suspende a cobranças de aluguel aos permissionários de quiosques ou pequenos espaços comerciais da Prefeitura, situados em locais de obras. Ou seja, os comerciantes poderão voltar a funcionar sem cobranças enquanto durar a obra. Agora, o texto segue para sanção.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Casimiro Neto é de uma geração de vereadores desafiados pelo mundo digital

O vereador Casimiro Neto (MDB), de 66 anos, está aderindo às novas tecnologias. Ainda não abandonou o celular analógico, mas já tem o smartphone. Criou conta nas redes sociais e contratou assessoria especializada. Ele é o reflexo do momento no Legislativo da Capital. A nova conjuntura, influenciada pela pandemia, obriga a todos a entrarem no mundo digital.

Leia mais na Coluna Poder, do Diário do Nordeste.

Foto: Camila Lima
  -  

Após questionamentos, Justiça Eleitoral libera candidatura de Arnon Bezerra à reeleição

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), teve a sua candidatura liberada pela Justiça Eleitoral neste domingo (25), mesmo após questionamentos do Ministério Público e da oposição sobre a aptidão para a disputa. Eles pediam a impugnação da candidatura de Arnon sob a justificativa de que esse seria o terceiro mandato na mesma família.

  -  

Em caminhada na Varjota, Heitor Freire propõe incentivo a pequenos comerciantes

Heitor Freire (PSL) participou de caminhada no bairro Varjota neste domingo (25). O candidato defendeu o incentivo a pequenos negócios na região, principalmente aqueles ligados ao polo gastronômico do bairro. “Temos que valorizar e pensar também nos menores, nas pequenas lanchonetes e quiosques nas esquinas, no vendedor de espetinho”, disse.

  -  

Anízio Melo propõe criação de 12 restaurantes populares durante feijoada no Jardim Iracema

O candidato do PCdoB à prefeitura, Anízio Melo, participou de uma feijoada no bairro Jardim Iracema neste domingo (25). Ele defendeu a criação de 12 restaurantes com preços populares para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Investir na segurança alimentar, para o candidato, influencia na redução de desigualdades na cidade.

Foto: Divulgação
  -  

De volta a atos na rua, Sarto participa de carreata e afirma que não faz “críticas pessoais” a adversários

Sarto Nogueira (PDT) voltou a atos de campanha na rua neste domingo (25), após duas semanas em isolamento ao ser diagnosticado com Covid-19. Recuperado, ele participou de carreata percorrendo vários bairros da Capital. Ele negou que esteja atacando adversários, como têm alegado alguns candidatos. “Eu não faço crítica pessoal, faço um debate políticos”, diz.

  -  

Em carreata pelo Vicente Pinzon, Heitor Férrer defende pavimentação das ruas

O candidato Heitor Férrer (SD) participou de carreata no bairro Vicente Pinzon, neste domingo (25). No local, o candidato lançou como proposta o programa “Minha Rua Pavimentada”, prometendo colocar asfalto em todas as vias da cidade. Ele também conversou com moradores da comunidade dos Canos, no Mucuripe, ao percorrer as ruas da localidade.

Foto: Divulgação
  -  

Justiça Eleitoral suspende propaganda de Sarto que acusa Capitão Wagner de participação em “motim da PM”

A Justiça Eleitoral suspendeu a propaganda da coligação de Sarto Nogueira (PDT) em que Capitão Wagner (Pros) é acusado de participação em “motim de um grupo de policias”. A decisão que determina a suspensão da peça publicitária ocorreu após pedido da coligação de Wagner, que alegou que a propaganda é “ofensiva à honra do seu candidato”.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Renato Roseno defende rearborização de Fortaleza a partir de matas nativas

Renato Roseno (Psol) participou de caminhada no bairro Guajiru, na manhã deste domingo (25). O candidato aproveitou para visitar a Floresta do Curió, onde defendeu a rearborização da cidade. “Iremos fazer a arborização a partir de matas nativas”, explicou. Além disso, ele reforçou a necessidade de investimento em saneamento básico na Capital.

  -  

Propagandas eleitorais dos principais candidatos são alvo de decisões judiciais

Capitão Wagner (Pros), Luizianne Lins (PT) e Sarto Nogueira (PDT) tiveram de retirar propagandas irregulares do ar após decisões judiciais. Todas as sentenças expõem como motivo do pedido de retirada o uso de informações duvidosas, capazes de confundir o eleitor. A coluna PontoPoder Análise traz detalhes sobre as decisões. Leia aqui.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Após ter candidatura indeferida, vereador Marcelo Lemos entra com recurso e segue com campanha

O vereador Marcelo Lemos (PSL) entrou com recurso na Justiça Eleitoral após ter a candidatura indeferida. O motivo da decisão foi a Lei da Ficha Limpa. O parlamentar não respondeu a um questionamento do Tribunal de Contas do Estado sobre o período que esteve a frente da Regional V, o que “não leva ao crime de improbidade administrativa”, acrescenta Lemos.

Foto: José Leomar
  -  

Célio Studart destaca políticas de segurança alimentar em encontro com nutricionistas

O candidato à Prefeitura de Fortaleza, Célio Studart (PV), se reuniu, neste sábado (24), com nutricionistas na Beira Mar. Ele ouviu demandas da categoria ao lado do candidato a vice, Galba Viana. Célio destacou as políticas de segurança alimentar. “A alimentação de qualidade é determinante, inclusive, para que tenhamos menos gastos com saúde”, disse.

Foto: Divulgação
  -  

Luizianne visita comunidade no Jangurussu e recebe proposta do movimento dos Trabalhadores Sem Teto

A candidata à Prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), visitou o conjunto habitacional José Euclides, no Jangurussu, neste sábado (24). Ela recebeu propostas do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. Luizianne defendeu a abertura de escolas nos fins de semana. “Porque entendemos como espaço de socialização e vamos retomar a vocação dos Cucas”.

Foto: Divulgação
  -  

Vereador Dr. Porto tem candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral; parlamentar recorre da decisão

O vereador de Fortaleza Dr. Porto (PDT) teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. Ele teve contas consideradas “improcedentes” quando geriu o IPM, em 2013. “Foi um advogado do IPM que perdeu o prazo de envio das contas. Fomos julgado e o TCE não viu dolo. Está sub judice, mas já será esclarecido”, disse.

Foto: Érika Fonseca
  -  

Em carreata no José Walter, Heitor Freire destaca empreendedorismo dos moradores do bairro

O candidato Heitor Freire (PSL) percorreu o bairro José Walter neste sábado (24). Ele destacou a presença dos pequenos negócios nas ruas. “É um bairro que tem uma veia forte para o empreendedorismo. A tia que vende bolo, o senhor José que abriu um açaí na praça, o mecânico do bairro, enfim, são infinitas as possibilidades”, disse.

Foto: Divulgação