-  

“Um governo que cabe um monte de gente”, diz Roseno ao justificar oposição a Camilo

“Nós somos oposição ao Governo Camilo porque é um governo que cabe um monte de gente, um governo que cabe uma base fundamentalista, um governo gigantesco, tanto é que a sua própria base está brigando aqui em Fortaleza”

Candidato do Psol à Prefeitura de Fortaleza, Renato Roseno, em entrevista à rádio Verdinha AM 810 na manhã desta quarta-feira (28).

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Camilo Santana critica senador Eduardo Girão: “Está visando as eleições de 2022, buscando holofote”

O governador Camilo Santana (PT) criticou a conduta do senador Eduardo Girão (Podemos) na CPI da Covid. “É um verdadeiro representante do bolsonarismo, defensor do tratamento precoce. (…) Ele está visando as eleições de 2022, porque quer ser governador, está buscando holofote”, disse, em entrevista aos jornalistas Reinaldo Azevedo e Leandro Demori hoje (4). 

  -  

Governador Camilo Santana reúne todos os secretários para discutir as ações de combate à Covid-19

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), promoveu, nesta terça-feira (4), uma reunião virtual com todos os secretários do Estado, secretários-executivos e presidentes dos órgãos vinculados. “Tratamos sobre as ações do Governo do Ceará no enfrentamento à pandemia em todas as áreas (saúde, social e econômica)”, informou.

  -  

Em depoimento na CPI da Covid, Mandetta cita diálogo com Camilo Santana sobre flexibilização do decreto

Em depoimento na CPI da Covid, o ex-ministro Henrique Mandetta citou episódio de diálogo com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), para exemplificar harmonia na relação entre poderes na pandemia. Ele disse ter ligado e conversado com Camilo sobre índices da pandemia na Capital para ajudar a embasar decisão posterior sobre flexibilizar o lockdown.

Foto: Agência Senado
  -  

Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e do vice, Giovanni Sampaio

A 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte cassou os diplomas do prefeito, Glêdson Bezerra (Podemos), e do vice, Giovanni Sampaio (PSD), por abuso de poder econômico durante o pleito de 2020. A decisão do juiz Giacumuzaccara Leite Campos também torna ambos inelegíveis por oito anos, assim como Gilmar Bender, terceiro réu da ação de impugnação. Ainda cabe recurso.

  -  

Após recurso, Justiça Eleitoral defere candidatura do ex-vereador de Fortaleza Dr. Porto

A candidatura do ex-vereador Dr. Porto (PDT) foi deferida na quinta-feira (7) após recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele recebeu 5.093 votos, mas, como teve a candidatura indeferida antes do 1º turno, apenas agora os votos serão totalizados pela Justiça Eleitoral. Com o deferimento, Porto passa para a suplência do PDT, maior bancada na Câmara.

Foto: Érika Fonseca
  -  

Prefeito e vice de Viçosa são condenados por aglomeração na campanha; pena também vale para opositores

O prefeito eleito de Viçosa do Ceará, José Firmino (MDB), e seu vice, Dr. Marcelo (MDB), foram condenados na Justiça por provocar aglomerações durante a campanha. A decisão recai também sobre a chapa adversária, encabeçada por Divaldo Soares (PDT). Os dois grupos políticos terão de pagar multa de R$ 250 mil.

  -  

Capitão Wagner diz ser contra a obrigatoriedade da vacina para Covid e que guiará decisões em equipe técnica

Em entrevista ao PontoPoder na Verdinha AM 810, o candidato do Pros, Capitão Wagner, afirmou ser contra a obrigatoriedade de uma vacina para a Covid-19. Candidato disse que vai aguardar a comprovação da eficácia do imunizante. Sobre uma possível segunda onda da doença, pretende guiar suas decisões com base em equipe técinca, caso seja eleito.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Renato Roseno promete realizar concursos públicos e reduzir terceirizações

Em entrevista à Verdinha 810 AM, Renato Roseno afirmou que pretende reduzir as terceirizações e promover concursos públicos, sobretudo, na área da saúde. O candidato do Psol argumentou que os gastos com os terceirizados são superiores as despesas da Prefeitura de Fortaleza com a realização de concursos e manutenção dos servidores públicos.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Em entrevista ao PontoPoder na Verdinha, Anízio Melo fala em reduzir cargos comissionados

O candidato do PC do B à Prefeitura de Fortaleza, Anízio Melo, afirmou em entrevista ao PontoPoder na Verdinha, nesta terça-feira (27), que pretende reduzir cargos comissionados e diminuir a atuação das Organizações Sociais de Saúde (OSS) de Fortaleza em uma eventual gestão. Segundo ele, é necessário a retomada da gestão direta do poder público.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Com apoio crítico a Sarto, Psol diz que mantém oposição aos Ferreira Gomes no legislativo

Em nota, o Psol declarou voto contrário à candidatura de Capitão Wagner (Pros) à Prefeitura. O voto crítico em Sarto Nogueira (PDT) é explicado como uma forma de combate à “maior ameaça aos direitos do povo e à democracia” que “é o bolsonarismo”. “Seguiremos combatendo e sendo oposição de esquerda aos governos do grupo dos Ferreira Gomes“.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Psol formaliza apoio a Sarto Nogueira no segundo turno em Fortaleza

O Psol será mais um dos que disputaram a Prefeitura de Fortaleza no primeiro turno a formalizar apoio à candidatura de Sarto Nogueira (PDT) no segundo turno. O partido deverá lançar uma nota ainda nesta noite (17). Em São Paulo, os pedetistas estudam apoiar Guilherme Boulos (Psol) no segundo turno contra Bruno Covas (PSDB).

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Roseno diz que sentimento do Psol é derrotar Bolsonarismo, mas ressalta: “não é uma aliança programática com Sarto”

A direção estadual do Psol deve se reunir, nesta terça (17), para decidir sobre posição no 2º turno em Fortaleza. O ex-candidato à Prefeitura da Capital pelo partido, Renato Roseno, diz que o sentimento da sigla é derrotar o “Bolsonarismo” e se for formalizado o apoio ao candidato Sarto (PDT), não será uma aliança programática: “vamos fazer oposição”.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Deputado cearense foi convocado pelo ex-presidente e acompanha Lula durante articulações em Brasília

Integrante da executiva nacional do PT, o deputado José Guimarães (PT) é presença constante nas reuniões do ex-presidente Lula (PT), em Brasília, nesta semana. Ele disse que o ex-presidente está discutindo três assuntos: “auxílio emergência de R$ 600, vacinação e geração de emprego”. “Claro que sempre o tema ‘2022’ surge, já que Lula é o nome da esquerda”, disse.

  -  

Lula e Camilo conversam por telefone: “Um exemplo vivo de que toda luta por Justiça vale a pena”, diz o cearense

Horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) anular as condenações contra Lula (PT) na Operação Lava Jato, o governador Camilo Santana (PT) e o ex-presidente conversaram por telefone nesta quinta-feira (15). “Um exemplo vivo de que toda luta por Justiça vale a pena. Sempre”, escreveu o cearense, nas redes sociais.

Foto: Reprodução Instagran
  -  

Negacionistas e oportunistas serão julgados pela história, diz governador Camilo Santana

O governador Camilo Santana (PT) reafirmou hoje (27) que define as medidas sanitárias para o Ceará “unicamente para tentar salvar vidas” e disse ter a  “consciência em paz”. “Alguns negacionistas e oportunistas, que se preocupam unicamente com as próximas eleições (…) esses serão julgados pela história”, disse.

  -  

Renato Roseno apresenta projeto na AL-CE para dar nome de Gilmar de Carvalho à Biblioteca Pública

O deputado Renato Roseno (Psol) apresentou um projeto, na Assembleia Legislativa do Ceará, para homenagear o professor universitário Gilmar de Carvalho com nome na Biblioteca Pública. Atualmente, a biblioteca leva o nome do político Francisco de Menezes Pimentel. Gilmar de Carvalho faleceu no dia 17 de abril por complicações da Covid-19.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Deputados cearenses pedem inclusão de pessoas com deficiência na prioridade da vacinação

Os deputados estaduais Acrísio Sena (PT), Renato Roseno (Psol), Érika Amorim (PSD) e Augusta Brito (PCdoB) enviaram ofício ao governador Camilo Santana (PT) para incluir o grupo de pessoas com deficiência (PCD) como prioridade na vacinação contra a Covid-19 no Ceará. O pedido feito aos parlamentares é do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

Foto: José Leomar
  -  

Para Renato Roseno, decisão de Fachin “revela os capítulos do golpe que levou Bolsonaro ao poder”

O deputado estadual Renato Roseno (Psol) avaliou a decisão que anulou condenações do ex-presidente Lula (PT): “Faz justiça tardiamente. Mas, ao menos, ajuda a revelar os capítulos do golpe que levou Bolsonaro, o pior presidente da história do Brasil, ao poder”, criticou.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Após aprovarem título de cidadania a Bolsonaro, vereadores de Iguatu voltam atrás e querem revogar homenagem

Os vereadores de Iguatu aprovaram, na última terça(4), título de cidadania ao presidente Jair Bolsonaro. Contudo, menos de 24 horas depois, os parlamentares voltaram atrás e apresentaram novo decreto para revogar à homenagem. O motivo foi a repercussão negativa entre a população. A expectativa é que a revogação possa ser votada no início da semana.

Foto: Evaristo Sá/AFP
  -  

Consórcio de prefeituras brasileiras articula compra de vacina da chinesa Sinopharm contra Covid-19

Representantes do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras – Conectar, que reúne mais de 2 mil prefeituras, estiveram reunidos, nesta sexta (7), com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, para articular compra de vacinas da farmacêutica chinesa Sinopharm. A intenção é fechar uma aquisição conjunta de doses do imunizante.

  -  

Zezinho cogita trocar PDT pelo Progressistas para eleição de 2022, mas vai conversar com Cid e Ciro

O deputado licenciado da Assembleia, Zezinho Albuquerque, secretário das Cidades, confirmou que cogita sair do PDT para o Progressistas, de olho na eleição de 2022. Nos bastidores, os parlamentares dão como certa a mudança para a sigla comandada pelo filho, o deputado AJ, mas Zezinho é prudente. Diz que vai conversar com Cid e Ciro Gomes, líderes do PDT.

Foto: Helene Santos
  -  

Deputados cearenses aprovam compra e distribuição de cestas básicas pela Assembleia Legislativa

A AL-CE aprovou projeto que autoriza a Casa a adquirir e distribuir cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade, durante estado de calamidade pública por causa da pandemia. “Permitirá que o Legislativo atue no combate à fome e garanta a segurança alimentar da população que mais precisa”, disse o presidente da AL, Evandro Leitão (PDT).

Foto: Fabiane de Paula
  -  

TRE-CE julga últimos recursos do prefeito de Viçosa do Ceará e confirma cassação do mandato

O imbróglio em torno da candidatura do prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino (MDB), e do vice, Dr. Marcelo (MDB), ganhou novo capítulo. O TRE-CE negou provimento aos embargos de declaração. Assim, esgotam-se os recursos em 2a instância. A cassação deve ser imediata. Firmino, que ainda não se pronunciou, poderá recorrer, fora do cargo, ao TSE.

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

TRE-CE cassa prefeito e vice de Itaiçaba por desaprovação de contas

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou, nesta quinta-feira (6), os diplomas do prefeito eleito de Itaiçaba, Frank Gomes (PDT), e de seu vice, Nilsinho (PP). Frank Gomes teve as contas desaprovas pela Câmara Municipal quando foi gestor da cidade. Agora, a Corte entendeu que ele estava inelegível. Ainda cabe recurso.

  -  

Evandro Leitão planeja concurso da Assembleia para segundo semestre de 2021

Com a retomada dos trabalhos presenciais, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), disse que a intenção é realizar o concurso no 2º semestre deste ano e que vai levar a proposta para discussão na Mesa Diretora. O concurso deveria ter ocorrido em 2020. Mais de 33 mil pessoas se inscreveram para o certame que oferecerá 100 vagas.

  -  

Assembleia Legislativa retoma sessões presenciais com plenário meio esvaziado

A Assembleia Legislativa retomou os trabalhos presenciais, nesta quinta-feira (6). As sessões continuarão híbridas, ou seja, virtuais e remotas. Apesar da volta, não tinham muitos deputados estaduais no plenário. Dos 46, no máximo 15 marcaram presença e se revezaram entre o plenário e os gabinetes. As sessões têm ocorrido uma vez por semana.

  -  

André Fernandes procurou presidente da AL para explicar acusação de nepotismo do MP

O deputado André Fernandes (Republicanos) procurou o presidente da Assembleia, Evandro Leitao (PDT), para explicar suspeita de nepotismo levantada pelo Ministério Público. Segundo Leitão, Fernandes disse que os familiares já tinham sido exonerados. O presidente ofereceu assessoria jurídica da Casa. Fernandes não compareceu à sessão nesta quinta (6).

  -  

Tasso quer Abin na CPI da Pandemia para explicar fala de Bolsonaro sobre “guerra química”

O senador Tasso Jereissati (PSDB) apresentou requerimento à CPI da Pandemia, nesta quinta (5), para que a Agência Brasileira de Inteligência esclareça a fala do presidente Jair Bolsonaro sobre “guerra química”, em relação à pandemia. Para o senador, a menção pode ser  “um boicote, uma injúria e uma calúnia contra o maior fornecedor de vacinas (China)”.