-  

Tucanos vão à convenção de Capitão Wagner e mostram a divisão interna no PSDB da Capital

Apesar de o PSDB não ter anunciado apoio ao nome de Capitão Wagner (Pros) à Prefeitura, tucanos foram à convenção prestar apoio ao prefeiturável nesta segunda (7). Estiveram lá os deputados estaduais Nelinho e Fernanda Pessoa, os federais Roberto Pessoa e Danilo Forte, e o prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça. O PSDB segue indefinido e dividido, como se observa.

Foto: José Leomar
  -  

Capitão Wagner quer intervenção do governo federal para garantir venda de oxigênio no Ceará

O deputado federal Capitão Wagner (Pros) pediu intervenção administrativa do governo federal na empresa White Martins – principal fornecedora de oxigênio no Ceará. Segundo ele, a empresa estaria criando dificuldade para vender o insumo a municípios. A reclamação de prefeitos sobre a questão já levou a pedido de CPI na Assembleia Legislativa.

  -  

Capitão Wagner defende indicação da médica cearense Mayra Pinheiro para o Ministério da Saúde

O deputado Capitão Wagner (Pros), defendeu hoje, em entrevista, que a médica cearense Mayra Pinheiro seja indicada para assumir o Ministério da Saúde. Ela é secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, no Governo Federal. “Dra. Mayra preenche todos os requisitos para assumir a função, além de ser cearense. Pra gente seria um orgulho”, disse.

Foto: Reprodução / Instagram
  -  

Capitão Wagner diz que decisão a favor de Lula “desacredita a Justiça e abre precedência para a impunidade”

A decisão do Fachin desacredita a Justiça brasileira e abre precedência perigosa para a impunidade de políticos corruptos do Brasil. E anular todas as condenações de Lula relacionadas à Lava Jato é uma desmoralização para um País que teve bilhões saqueados dos cofres públicos.

Deputado federal Capitão Wagner (Pros) sobre decisão que favoreceu ex-presidente Lula.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Após cancelar evento por recomendação do MP, Psol remarca convenção para dia 14

Após cancelar em cima da hora a convenção partidária para oficialização de candidaturas no último sábado (5), para seguir uma recomendação do Ministério Público Eleitoral do Ceará (MPCE), o Psol remarcou o evento em Fortaleza para o dia 14. A data foi escolhida em alusão aos dois anos e seis meses do assassinato da vereadora Marielle Franco (RJ).

Foto: Cid Barbosa
  -  

Na convenção, Capitão Wagner bate bola com as duas maiores torcidas da Capital

Na convenção do Capitão Wagner (Pros), uma imagem chamou atenção: crianças vestidas com as camisas do Ceará e do Fortaleza. Uma delas, com a do Ceará, o filho de Wagner. Com a do Fortaleza, os filhos da vice, Kamila Cardoso. Se tratando de estratégia eleitoral, ganhar as maiores torcidas do Estado, numa campanha acirrada, é parte da estratégia.

Foto: Wagner Mendes
  -  

Partidos menores querem realizar convenção no mesmo dia de aliados

Partidos menores em Fortaleza querem realizar a convenção no mesmo dia em que seus aliados. Integrantes do PL e PP dizem que a expectativa é realizar os eventos no dia 12, mesmo dia do PDT – aliado dos dois na Capital. O PSC também segue o mesmo rumo: marcou a convenção para 7 de setembro, de forma presencial, para anunciar apoio ao Pros. Apesar de pequeno, o PP é o quarto com a maior fatia do fundo eleitoral.

Foto: Agência Brasil
  -  

Após recurso, Justiça Eleitoral defere candidatura do ex-vereador de Fortaleza Dr. Porto

A candidatura do ex-vereador Dr. Porto (PDT) foi deferida na quinta-feira (7) após recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele recebeu 5.093 votos, mas, como teve a candidatura indeferida antes do 1º turno, apenas agora os votos serão totalizados pela Justiça Eleitoral. Com o deferimento, Porto passa para a suplência do PDT, maior bancada na Câmara.

Foto: Érika Fonseca
  -  

Prefeito e vice de Viçosa são condenados por aglomeração na campanha; pena também vale para opositores

O prefeito eleito de Viçosa do Ceará, José Firmino (MDB), e seu vice, Dr. Marcelo (MDB), foram condenados na Justiça por provocar aglomerações durante a campanha. A decisão recai também sobre a chapa adversária, encabeçada por Divaldo Soares (PDT). Os dois grupos políticos terão de pagar multa de R$ 250 mil.

  -  

Prefeito e vice do Cedro têm diploma cassado por abuso de poder; ex-prefeito também é condenado

O atual prefeito do Cedro, João Diniz (PDT); a vice, Ana Nilma (PDT); e o ex-prefeito Nilson Diniz (PDT) foram condenados por abuso de poder por terem firmado contratos temporários com servidores durante o período eleitoral. Com a pena, o juiz anulou o último pleito, convocou nova eleição e tornou os três gestores inelegíveis por 8 anos. Cabe recurso.

  -  

“Não é nenhuma novidade”, diz Gardel após líder do Pros orientar voto contrário a mudanças na Previdência

“O Pros vota contra as matérias do Governo há pelo menos quatro anos nessa Casa, então não vai ser novidade nenhuma o Pros votar contra”.

‌Vereador Gardel Rolim (PDT), após o líder do Pros, Pedro Matos, orientar a bancada a votar contra a proposta com mudanças na Previdência de Fortaleza. Na primeira vez que a matéria esteve na Casa, Matos liberou a bancada.

  -  

Vereadores de oposição em Fortaleza se reúnem com deputado Capitão Wagner

Vereadores da oposição ao prefeito Sarto Nogueira (PDT) se reuniram, na noite de sexta (5), com o deputado federal Capitão Wagner (Pros) para definir ações para este ano. “Parabenizei os vereadores pela maneira responsável como estão cumprindo o papel de fiscais da Prefeitura, inclusive revertendo decisões”, disse o deputado.

  -  

Após reunião de líderes, Arthur Lira garante continuidade de auxílio emergencial, diz Capitão Wagner

O deputado federal Capitão Wagner (Pros), após reunião de líderes partidários com o novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse, em redes sociais, que o auxílio emergencial terá continuidade “tão logo seja votado o Orçamento, em fevereiro”, conforme previsão de Lira. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (4).

Foto: Reprodução
  -  

Tucano reconhece “identidade” com pauta econômica, mas bate forte no Governo Bolsonaro

O senador Tasso Jereissati (PSDB) reconheceu “identidade muito grande” do partido com o Governo Federal “na pauta econômica mais liberal”, mas voltou a fazer fortes críticas a Bolsonaro, na política externa, na “tendência ao autoritarismo” e na condução da pandemia. “É um desastre que chega a ser quase criminoso“, disse. “Beira a irresponsabilidade total”.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
  -  

Tasso defende união de centro-direita e centro-esquerda para derrotar Bolsonaro

Na mesma entrevista, Tasso Jereissati defendeu que o “candidato ideal” para 2022 precisa de “capacidade de unir desde o centro mais à direita até o mais à esquerda”, para acabar com a “polarização”. O “nós e eles”, feito pelo PT,  levou eleitores do PSDB para a extrema direitaque criou Bolsonaro”, disse ele, ao apontar Dória e Eduardo Leite como nomes da sigla.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
  -  

Partidos foram “triturados” nas eleições no Senado e na Câmara, diz Tasso Jereissati

O senador Tasso Jereissati (PSDB) criticou a condução das negociações para as eleições no comando do Senado e da Câmara. “Houve uma manipulação profunda que dizimou a unidade dos partidos”, disse Tasso em entrevista ao O Globo. “O DEM rachou, PSDB trincou, PSD teve problemas”, afirmou. Segundo Tasso, “todos os partidos foram triturados ou tratorados” no processo.

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado
  -  

Vereador quer que barracas de praia possam funcionar como restaurantes em Fortaleza

O vereador Pedro França (Cidadania) quer que as barracas de praia possam reabrir em Fortaleza, mas funcionando como restaurantes. O pleito foi feito por meio de ofício ao Comitê Estadual de Combate à Covid-19, após reunião com o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. O decreto estadual em vigor permite o funcionamento de restaurantes.

  -  

Bancada do Progressistas no Ceará intensifica reuniões com aliados de olho na eleição de 2022

A bancada do Progressistas no Ceará vem se reunindo todo mês de olho em fortalecer o partido para a eleição de 2022. O deputado licenciado Zezinho Albuquerque (PDT), pai do presidente estadual da sigla, Antônio José, vem liderando as discussões. Os deputados Duquinha (PDT) e Audic Mota (PSB) podem mudar para o partido e Zezinho avalia seguir esse rumo.

  -  

Governadores enviam carta à ONU e à OMS e fazem apelo por ajuda humanitária

Todos os governadores brasileiros assinaram uma carta destinada à ONU e à OMS em que “clamam” por ajuda humanitária para que os brasileiros tenham acesso a mais vacinas. Os gestores fazem apelo também por mediação de organismos internacionais junto a países como Estados Unidos e China para a aquisição de vacinas e insumos, como oxigênio e medicamentos.

Foto: Divulgação
  -  

Câmara vai entregar Medalha Dr. Periguary de Medeiros para médicos que atuam no combate à pandemia

Os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza aprovaram, de forma consensual, a entrega da Medalha Dr. Periguary de Medeiros a três médicos que têm ajudados a gerir a crise na saúde durante a pandemia. São eles: Dr. Cabeto, secretário de Saúde do Ceará; Dr. Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza; e Dr. Marcelo Alcântara, um dos idealizadores do capacete Elmo.

  -  

Com aprovação do texto final, reforma da Previdência de Fortaleza segue para sanção do prefeito

A Câmara Municipal de Fortaleza encerrou, nesta sexta-feira (16), os últimos trâmites na Casa da reforma da Previdência de servidores da Capital. Em votação simbólica, os vereadores aprovaram a redação final do projeto com as novas regras previdenciárias. A matéria deve ser enviada para sanção do prefeito José Sarto (PDT) na segunda-feira (19).

  -  

‘Que o prefeito entre na briga para reestabelecer o direito do Ferroviário’, pede vereador após gol não marcado

O gol não marcado do Ferroviário no jogo contra o América/MG na quarta-feira (14) deu o que falar, hoje (16), na Câmara de Fortaleza. O vereador Carlos Mesquita (PDT) convocou o prefeito e o governador “para entrarem na história” em defesa do Ferrim. “Que o prefeito entre na briga para reestabelecer o direito do Ferroviário. […] Até os torcedores do Ceará e do Fortaleza estão revoltados”.

  -  

“Estou 100% à disposição”, diz Eduardo Girão sobre comando da CPI da Covid-19 no Senado

O senador Eduardo Girão (Podemos) disse nesta sexta-feira (16), nas redes sociais, estar “100% à disposição” para ser relator ou presidente da CPI da Covid-19. “Estou pronto para colocar a bola debaixo do braço e bater esse pênalti decisivo para o Brasil”, escreveu. Segundo o portal Congresso em Foco, Omar Aziz (PSD-AM) deve ser o presidente e Renan Calheiros (MDB-AL), o relator.

Foto: Agência Senado
  -  

Em entrevista à emissora americana, Sarto critica Bolsonaro e pede ajuda à comunidade internacional

Em entrevista à CNN americana nesta sexta-feira (16), o prefeito José Sarto (PDT), de Fortaleza, fez críticas ao comando da pandemia feito pelo Governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Sarto destacou o consórcio nacional de prefeitos para comprar vacinas, e disse que o Brasil “pede desesperadamente por ajuda da comunidade internacional”. Assista aqui.

  -  

Lula e Camilo conversam por telefone: “Um exemplo vivo de que toda luta por Justiça vale a pena”, diz o cearense

Horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) anular as condenações contra Lula (PT) na Operação Lava Jato, o governador Camilo Santana (PT) e o ex-presidente conversaram por telefone nesta quinta-feira (15). “Um exemplo vivo de que toda luta por Justiça vale a pena. Sempre”, escreveu o cearense, nas redes sociais.

Foto: Reprodução Instagran
  -  

Conselheiro Federal da OAB discute espaço para negros no sistema judiciário em evento internacional

O advogado cearense André Costa defenderá, nesta sexta-feira (16), a maior participação de negros no sistema judiciário durante participação no Brazil Conference 2021 at Harvard & MIT. “Assegurar lugares nos espaços de poder no Sistema de Justiça aos negros é fundamental para promovermos a diversidade, a representatividade, a igualdade substancial e a democracia no Brasil”, diz.