-  

TRE-CE mantém o mandato do deputado estadual Nizo Costa

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, manteve, por unanimidade, na quarta (14), o mandato do deputado estadual Nizo Costa (PSB). A Corte julgou improcedente a ação eleitoral com pedido de perda de mandato eletivo por infidelidade partidária, ajuizada por Élvilo Araújo de Oliveira, conhecido como Gordim Araújo, que está no exercício do mandato.

Foto: fortaleza, 20 de fevereiro de 2019- 30ª sessao ordinaria da assembleia legislativa do estado do ceara. plenario 13 de maio. deputado estadual nizo costa,patri
  -  

Líder do Governo na Assembleia apresenta moção de apoio e repudia ataque com fake news ao secretário da Saúde

“É inquestionável a competência e a experiência profissional do titular da saúde do nosso estado, sendo uma figura respeitada e reconhecida pela classe médica”

O líder do Governo Estadual na Assembleia, deputado Júlio César Filho (Cidadania), apresentou moção de apoio ao secretário da Saúde, Dr. Cabeto, na qual repudia ataques com fake news contra o titular da Sesa.

Foto: José Leomar
  -  

Coronavírus: deputado quer metade das vagas de UTI privada para o SUS no Ceará

Com o crescimento do número de casos de coronavírus no Ceará, o deputado Renato Roseno (Psol) apresentou projeto de lei que reserva metade das vagas de UTI nos hospitais privados para o SUS. Uma fila única, entre pacientes da rede pública e privada, seria formada para a ocupação das vagas. A matéria ainda iniciará a tramitação na Assembleia.

Foto: José Leomar
  -  

Bolsonaro se aproxima do autoritarismo, mas governo está submetido às leis, concordam Tasso e Ciro

O senador Tasso Jereissati (PSDB) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) concordam que o presidente Bolsonaro tem atitudes que chegam a flertar com o “autoritarismo“, mas que encontra-se submetido ao regime legal, até o momento. Eles fazem críticas ao governo.

  -  

PSB convoca deputados para falar de reforma da Previdência do Ceará

O presidente estadual do PSB, deputado federal Denis Bezerra, convocou membros da Executiva e deputados do partido no Ceará para debater a reforma da Previdência estadual agora de manhã na sede da legenda. O partido liberou a bancada. Audic Mota e Nizo Costa o são os deputados estaduais do PSB. A reforma será votada hoje na Assembleia.

  -  

AL deve votar projeto que autoriza Estado a reorganizar metas do PPA para Segurança, Saneamento e outras áreas

A Assembleia Legislativa deve votar, nesta quinta-feira (22), projeto de lei enviado pelo governador Camilo Santana (PT) que autoriza o Poder Executivo a reorganizar metas previstas no Plano Plurianual (2020-2023) para Segurança Pública, Saneamento Básico e Assistência Social, além de outras áreas. Também estão na pauta outros projetos do Governo e de parlamentares.

Foto: Camila Lima
  -  

Com plenário esvaziado, sessão da Assembleia Legislativa não tem pauta de votação

Com o plenário esvaziado, apesar do telão registrar 25 deputados presentes ‘fisicamente’, a sessão da Assembleia desta quinta-feira (8) foi mais uma vez morna, sem ter sequer votação prevista na pauta. No expediente, há apenas a leitura de projetos do Executivo e de deputados.

Foto: Nilton Cezar
  -  

STF: Kassio Nunes tem “as digitais do Centrão”, afirma Eduardo Girão

O senador Eduardo Girão (Podemos) criticou a escolha do desembargador Kassio Nunes para o Supremo Tribunal Federal (STF). “Ao que tudo indica, tal indicação parece mesmo ter as digitais do Centrão”. O parlamentar disse que esperava que o indicado do presidente Jair Bolsonaro tivesse um perfil mais conservador. A indicação ao STF deve ser votada no Senado.

  -  

Em campanha sem Sarto, Élcio fala em compromisso com redução de desigualdades em Fortaleza

À frente da campanha da chapa com Sarto (PDT) pela Prefeitura de Fortaleza, o vice Élcio (PSB) falou, nesta terça-feira (20), em compromisso com a promoção da igualdade social na Capital. “É preciso investir muito forte em educação, em saúde, em saneamento básico e em dar condições de acessibilidade para as pessoas, independentemente de que território sejam”, disse, em agenda no bairro Bela Vista.

Foto: José Leomar
  -  

Maior eficiência no atendimento é prioridade para a Saúde na Capital, afirma vice de Sarto

Com Sarto Nogueira (PDT) internado devido à Covid-19, o candidato a vice, Élcio Batista (PSB), tem cumprido as agendas de rua. Em reunião para a elaboração do plano de governo, ele falou que uma das prioridades para a Saúde será o aumento na produtividade de servidores aliado a tecnologia. “Uma maior eficiência na marcação de consultas e de exames”.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Em visita ao Barroso, Élcio Batista defende mais obras de infraestrutura na região

Cumprindo agenda de Sarto Nogueira (PDT), o vice da chapa, Élcio Batista (PSB), visitou o bairro Barroso nesta sexta (16). O candidato defendeu a continuação de obras de infraestrutura na comunidade, como a construção de creches, escolas de tempo integral e Areninhas. Para ele, o trabalho de Sarto, se eleito, vai focar na redução de desigualdades.

Foto: Divulgação
  -  

Com registro de candidatura do PCO na última hora, Fortaleza tem 11 nomes na disputa pela Prefeitura

O Partido da Causa Operária (PCO) registrou, na Justiça Eleitoral, praticamente na última hora – o prazo termina às 19h deste sábado (26) – a candidatura de José Loureto à Prefeitura de Fortaleza. A candidata a vice da chapa é Thais Helena, também do PCO. Com esse último registro, Fortaleza tem 11 nomes na disputa pelo Paço Municipal.

  -  

Juíza pede vista em processo que julga suposto abuso de poder de deputado federal cearense

A juíza Kamile Castro pediu vista em processo que avalia suposto abuso de poder político do deputado federal Idilvan Alencar (PDT), a partir do uso da máquina pública da Educação em benefício eleitoral. O relator, des. Inácio Cortez, julgou pela improcedência do caso por ausência de provas. Outros quatro juízes do TRE acompanharam o voto do relator.

Foto: Reprodução
  -  

Em decisão dividida, TRE-CE aplica multa de R$ 80 mil e livra deputado Sérgio Aguiar da cassação

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará decidiu, hoje, aplicar multa de R$ 80 mil ao deputado Sérgio Aguiar (PDT) e à esposa dele e prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, na representação por conduta vedada a agente público. Três integrantes da Corte votaram pela cassação do mandato do deputado mais multa e quatro pela aplicação apenas da multa financeira.

Foto: Junio Pio/AL-CE
  -  

Célio Studart destaca políticas de segurança alimentar em encontro com nutricionistas

O candidato à Prefeitura de Fortaleza, Célio Studart (PV), se reuniu, neste sábado (24), com nutricionistas na Beira Mar. Ele ouviu demandas da categoria ao lado do candidato a vice, Galba Viana. Célio destacou as políticas de segurança alimentar. “A alimentação de qualidade é determinante, inclusive, para que tenhamos menos gastos com saúde”, disse.

Foto: Divulgação
  -  

Luizianne visita comunidade no Jangurussu e recebe proposta do movimento dos Trabalhadores Sem Teto

A candidata à Prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), visitou o conjunto habitacional José Euclides, no Jangurussu, neste sábado (24). Ela recebeu propostas do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. Luizianne defendeu a abertura de escolas nos fins de semana. “Porque entendemos como espaço de socialização e vamos retomar a vocação dos Cucas”.

Foto: Divulgação
  -  

Vereador Dr. Porto tem candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral; parlamentar recorre da decisão

O vereador de Fortaleza Dr. Porto (PDT) teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. Ele teve contas consideradas “improcedentes” quando geriu o IPM, em 2013. “Foi um advogado do IPM que perdeu o prazo de envio das contas. Fomos julgado e o TCE não viu dolo. Está sub judice, mas já será esclarecido”, disse.

Foto: Érika Fonseca
  -  

Em carreata no José Walter, Heitor Freire destaca empreendedorismo dos moradores do bairro

O candidato Heitor Freire (PSL) percorreu o bairro José Walter neste sábado (24). Ele destacou a presença dos pequenos negócios nas ruas. “É um bairro que tem uma veia forte para o empreendedorismo. A tia que vende bolo, o senhor José que abriu um açaí na praça, o mecânico do bairro, enfim, são infinitas as possibilidades”, disse.

Foto: Divulgação
  -  

Apesar de acordo com a Justiça, Cascavel registra aglomeração promovida por evento político

Embora os candidatos à Prefeitura de Cascavel tenham firmado acordo com Ministério Público e Justiça Eleitoral para não promoverem eventos eleitorais que provoquem aglomerações, a cidade registrou novo ato político que reuniu centenas de pessoas nesta sexta-feira (23). Não foram respeitados protocolos sanitários de distanciamento e uso de máscaras.

Foto: Reprodução
  -  

Capitão Wagner conversa com trabalhadores no Montese e promete revitalizar corredor comercial do bairro

O candidato à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (Pros), ouviu demandas de trabalhadores da Avenida Gomes de Matos e prometeu revitalizar o comércio da área. “Temos a missão de fazer com que todos esses corredores possam gerar emprego, renda e fazer com que novas empresas sejam abertas aqui”, disse.

Foto: Divulgação
  -  

Morrinhos tem aglomeração política mesmo após órgãos mirarem em ações contrárias

A cidade de Morrinhos teve aglomeração promovida por campanha eleitoral nesta quinta-feira (22), conforme mostram vídeos divulgados em redes sociais. Centenas de apoiadores participaram de evento, no qual não foi respeitado o distanciamento social e o uso de máscara. O Ministério Público do Ceará ainda não havia registrado aglomeração no município.

Foto: Reprodução
  -  

Em meio à alta de casos, Justiça eleitoral proíbe aglomerações políticas em São Benedito e Carnaubal

A Justiça Eleitoral aceitou o pedido do Ministério Público para que eventos políticos que promovam aglomeração com mais de 100 pessoas nos municípios de São Benedito e Carnaubal, na Ibiapaba, sejam cancelados e impedidos de serem realizados por causa da pandemia. A multa para quem não acatar a decisão é de R$ 100 mil aos envolvidos.

  -  

Candidaturas de Fortaleza são as que mais gastam com impulsionamento de conteúdo no País

Os candidatos à Prefeitura de Fortaleza Sarto Nogueira (PDT), Capitão Wagner (Pros) e Célio Studart (PV) lideram nacionalmente os gastos com impulsionamento de conteúdo no Facebook e no Instagram. Em 30 dias, entre 22 de setembro e 21 de outubro, o pedetista gastou R$ 393 mil. O candidato do Pros, R$ 216 mil. Já o representante do PV, R$ 122 mil

Foto: José Leomar/Fabiane de Paula/Thiago Gadelha
  -  

Ceará já tem 80 candidatos indeferidos com base na Lei da Ficha Limpa

Chega a 83 o número de candidatos cearenses indeferidos pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. Ao todo, são 15 candidatos a prefeitos, quatro a vice-prefeitos e 64 a vereadores. Até a manhã deste sábado (24), 36 postulantes apresentaram recurso contra a decisão que os impede de concorrer.