-  

“Somos descrentes de uma composição em que o PT aceite não ser cabeça de chapa”, diz André Figueiredo sobre encontro de Lula e Ciro

“Tenho muito pouco a falar. Foi um encontro coordenado pelo governador Camilo Santana (PT). A nível de PDT, não temos nada a nos opor, apenas somos descrentes da possibilidade de uma composição em que o PT aceite não ser cabeça de chapa. Mas dialogar sempre é importante”

André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará, sobre o encontro de Lula e Ciro para selar paz.

  -  

‘Não podemos aceitar que Weintraub saia do País usando regalias’, diz André Figueiredo sobre ação contra Weintraub

O deputado federal André Figueiredo (PDT) e outras lideranças de oposição na Câmara dos Deputados ajuizaram ação popular contra o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub. A medida pede a apreensão do passaporte de Weintraub, já que ao entrar nos Estados Unidos, no fim de semana, ele já havia sido exonerado do cargo. “Não podemos aceitar que saia do País usando regalias”, justifica o cearense.

  -  

Deputado cearense propõe que União, estados e municípios enviem dados sobre Covid-19 ao Congresso

O deputado federal André Figueiredo (PDT) apresentou projeto de lei que obriga União, estados, municípios e o Distrito Federal a encaminharem à Câmara dos Deputados e ao Senado, todos os dias, até as 17 horas, dados sobre a Covid-19. Pela proposta, os dados serão disponibilizados até as 19h nos sites das duas Casas Legislativas.

Foto: Divulgação
  -  

Mesmo com divergências, líder da oposição espera aprovar socorro a estados e municípios nesta segunda

A manhã tem sido movimentada entre deputados federais. A sessão da Câmara, prevista para as 11h, foi remarcada para 13h55. André Figueiredo (PDT), líder da oposição, tem três reuniões para tratar de mudanças ao projeto do Senado. “Congelar salários dos servidores é dar uma conta indevida a quem não pode pagar”, diz. A ideia é votar ainda hoje.

  -  

Em Fortaleza, Rodrigo Maia almoça com Camilo Santana e Ciro Gomes

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), está em Fortaleza. O parlamentar, que está em campanha para tentar se manter na Presidência da Câmara, tem almoço com o governador Camilo Santana (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Na última campanha ao cargo, Maia também esteve no Ceará para buscar votos da bancada.

  -  

‘Nunca dei palpite na administração do Roberto Cláudio, nunca botei o bedelho na administração Camilo’, diz Ciro

“O que o povo do Ceará não gosta e que nossos adversários não leram direitinho é de poderoso, de arrogante, de gente que dá as cartas. E eu faço justamente o inverso. Nunca dei palpite na administração do Roberto Cláudio, nunca botei o bedelho na administração Camilo”

Ciro Gomes durante coletiva neste domingo (15), ao defender o grupo político o qual lidera no Ceará.

Foto: Camila Lima
  -  

Ciro Gomes justifica ausência na campanha de Sarto: “meu ciclo político está se encerrando no Ceará”

“Meu ciclo político no Ceará está se encerrando. Não que dizer que estou desertando das minhas lutas, mas não tenho nenhuma proposta de candidatura aqui. Minha tarefa, hoje, é encaminhar o Ceará para novas lideranças”

Ciro Gomes em coletiva, neste domingo (15), após ser questionado sobre o fato de não estar participando diretamente da campanha de Sarto (PDT).

Foto: Camila Lima
  -  

Parlamentares do PT se reúnem com Luizianne Lins em sinal de união em torno de candidatura

Parlamentares petistas almoçaram, nesta sexta-feira (18), com Luizianne Lins (PT), que é o nome do partido na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. A intenção é consolidar a união em torno da candidatura da ex-prefeita. Entre os presentes, alguns parlamentares que tentaram viabilizar, até o fim do prazo, uma aliança entre PT e PDT.

  -  

Atritos: Cid Gomes diz que críticas ao PT servem para Ciro se consolidar como alternativa

Indagado sobre as frequentes críticas de Ciro Gomes ao PT e ao ex-presidente Lula, o senador Cid Gomes (PDT) explicou que, para o Ciro “se consolidar como alternativa para o futuro do Brasil, ele tem que se diferenciar do Bolsonaro, mas também do PT”. Ele aproveitou para criticar ainda a direção nacional da legenda petista, que segundo ele “se corrompeu”.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

“Não haverá prorrogação de mandato”, diz coordenador da bancada cearense Domingos Neto

O coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, deputado Domingos Neto (PSD), declarou, durante bate-papo no Conexão SVM em Casa, que há um entendimento entre congressistas de que não haverá prorrogação de mandato mesmo com possível adiamento da eleição. Há a expectativa da eleição ser postergada para novembro deste ano por conta da Covid-19.

  -  

PSL realiza encontro com pré-candidatos para orientar sobre convenções: ‘vamos brigar de igual para igual’

O PSL realizou, neste sábado (29), um encontro com seus pré-candidatos no Ceará para passar orientações do partido sobre marketing eleitoral, regras contábeis e jurídicas e explicar o que pode ser feito nas convenções. “Nesse eleição vamos brigar de igual para igual com os grandes partidos”, defendeu o presidente da legenda no Estado, deputado Heitor Freire.

Foto: Divulgação
  -  

Lula diz que teve “conversa civilizada” com Ciro, mas deixa 2022 em aberto

O ex-presidente Lula (PT) comentou, em entrevista, hoje (15), em São Bernardo do Campo, o encontro que teve com Ciro Gomes (PDT) no início de setembro. Segundo o petista, “foi uma conversa civilizada” em que foi falado sobre respeito mútuo entre os partidos. A ideia, defende ele, é que “um candidato progressista” possa vencer em 2022.

Foto: Reprodução Instagran
  -  

PontoPoder Análise: Eleição de Fortaleza ganha espaço no debate nacional

A eleição em Fortaleza, polarizada entre três candidaturas, segundo o Ibope, está no centro do debate nacional. Sarto (PDT) é ligado a Ciro, Capitão Wagner (Pros) tem a simpatia de Bolsonaro e Luizianne Lins (PT) a de Lula. Vencer em uma grande Capital eleva os territórios de influência política para os que estão de olho em 2022. Leia aqui a análise de Inácio Aguiar.

  -  

‘Nem sou Lula nem Bolsonaro’, diz Heitor Férrer sobre apoios nacionais na campanha eleitoral

“Nem sou Lula nem Bolsonaro, sou lúcido. Sou eu. Tenho que me dar o direito de ser eu mesmo. As lideranças não me pautam”

Heitor Férrer para o Ponto Poder desta quinta (5). O candidato do Solidariedade também destacou que, se eleito, vai procurar contato imediato com o Governo Federal e com o Governo do Estado para tratar de soluções dos problemas da Capital.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

“Na política, ninguém é obrigado a fazer compromisso, mas quando faz é para cumprir”, diz Sérgio Aguiar

Cotado para integrar a próximo Mesa Diretora da Assembleia, o deputado Sérgio Aguiar (PDT) defende o cumprimento de acordo que impediria a recondução dos atuais membros da Mesa. “Foi um compromisso assumido na escolha para o primeiro biênio. Na política, ninguém é obrigado a fazer compromisso, mas quando faz é para cumprir, e tenho a impressão que será”, disse.

Foto: José Leomar
  -  

Prefeitos eleitos, Sarto e Vitor Valim participam de sessão na Assembleia

Os dois prefeitos cearenses eleitos em segundo turno, Sarto Nogueira (PDT) e Vitor Valim (Pros), participaram da Sessão da Assembleia Legislativa do Ceará. Os dois deputados estaduais deixarão os mandatos no fim do ano para assumir as prefeituras de Fortaleza e Caucaia, respectivamente.

Foto: José Leomar
  -  

Guilherme Landim: acordo de não-reeleição da Mesa Diretora será discutido

O deputado Guilherme Landim (PDT) afirmou nesta quinta (3), na Assembleia, que o acordo de não-reeleição da atual Mesa Diretora, feito no início de 2019, precisará ser discutido entre a sigla e aliados. “Algumas pessoas colocam que o compromisso foi feito. Vamos saber a disposição de todos para definir. Não está no regimento, então vai ter que ser na conversa”.

Foto: José Leomar
  -  

Vereador Guilherme Sampaio testa positivo para Covid-19

Após apresentar sintomas gripais no último fim de semana, o presidente do PT Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, testou positivo para a Covid-19. Ele realizou exame RT-PCR, que confirmou o diagnóstico. A assessoria de Guilherme informou que está bem, mas segue cumprindo o isolamento.

  -  

“PT deixou claro o apoio à nossa candidatura”, disse Antônio Henrique sobre discussão da Presidência

“PT deixou muito claro o apoio dele à nossa candidatura. Fez suas reinvindicações e nós vamos analisar cada uma delas. Entre elas, compor a Mesa Diretora”

Presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique, nesta quarta (2). Vereador, que pretende concorrer a um novo mandato como o chefe da Casa, também disse que irá conversar com todos os vereadores eleitos até 31 de dezembro.

Foto: Divulgação
  -  

Pela 1ª vez desde a redemocratização, PT não elege prefeitos nas capitais

O resultado das Eleições 2020, cujo segundo turno ocorreu neste domingo (29), refletiu a perda de espaço do PT em todo o Brasil. Pela 1ª vez desde a redemocratização, o partido não elegeu nenhum prefeito nas capitais. Marília Arraes (foto), em Recife; e o João Coser, em Vitória (ES), eram apostas no 2º turno, mas foram derrotados. Luizianne perdeu em Fortaleza.

Foto: Luizianne Lins e Marília Arraes, os nomes nordestinos nas capitais Fortaleza e Recife, respectivamente. Crédito: Arquivo/Montagem
  -  

Evandro Leitão tenta pacificar relação com Tin, Sérgio Aguiar e Zezinho para se lançar à presidência da AL

O deputado Evandro Leitão (PDT), um dos favoritos para indicação do partido à Presidência da Assembleia, passou o dia contactando deputados em busca de apoio. O objetivo é que a chapa seja consensual na base aliada, por isso tenta conciliar interesses com Tin Gomes, Sérgio Aguiar e Zezinho Albuquerque, que disputam a vaga no PDT. A definição deve sair até segunda-feira (7).

Foto: José Leomar
  -  

Opositores pedem exoneração de secretário alvo de operação da Polícia Federal

Os deputados estaduais Heitor Férrer (SD) e André Fernandes (Republicanos) protocolaram, na Assembleia Legislativa, pedidos de envio de ofício ao governador Camilo Santana (PT) pedindo a exoneração do secretário de Turismo, Arialdo Pinho, alvo de uma operação da Polícia Federal sobre suposta lavagem de dinheiro entre 2008 e 2014.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

TRE-CE suspende 382 órgãos partidários por ausência de CNPJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) suspendeu 382 órgãos partidários sem CNPJ há mais de 30 dias. A ação, que foi executada logo após o primeiro turno das Eleições 2020, foi aplicada em 315 órgãos partidários não vigentes e 67 vigentes. O TRE-CE também atualizou informações referentes à organização partidária do Ceará.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Eleitor ausente no 1° e 2° turno pode justificar até janeiro de 2021 de forma remota

Os eleitores que ainda não justificaram a ausência no 1° ou 2° turno das eleições 2020 têm até janeiro para concluir o procedimento. Para quem não foi às urnas no dia 15/11, o prazo para justificar é até o dia 14/01, já para os ausentes no 2° turno, a data limite é 28/01. A justificativa pode ser feita por meio do e-Título, Sistema Justifica ou na zona eleitoral.

  -  

TRE-CE defere candidatura de Adriana Gerônimo, vereadora eleita com o coletivo “Nossa Cara”

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará deferiu o registro de candidatura de Adriana Gerônimo, vereadora eleita que representa a candidatura coletiva “Nossa Cara”. A decisão verificou se o nome utilizado na urna, que faz referência ao coletivo, respeitava os requisitos de elegibilidade. É a primeira vez que esse modelo de candidatura é julgado no Estado.

Foto: Theyse Viana
  -  

Análise: Estratégias de olho na Mesa Diretora

A corrida pela Presidência da Assembleia Legislativa está a todo vapor. Deputados estaduais do PDT – partido com a maior bancada da Casa – disputam indicação. O posto é estratégico e dá visibilidade para quem o ocupa. Em Fortaleza, os dois últimos prefeitos eleitos eram presidentes do Legislativo quando foram lançados à eleição pelo Executivo Municipal. Leia análise.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Grupo do PDT quer indicar Evandro Leitão à presidência da AL e incomoda aliados por “quebra” de acordo

A disputa pela indicação do PDT à Presidência da Assembleia Legislativa está acirrada no partido. Uma ala, ligada a Sarto Nogueira, defende Evandro Leitão. Os demais cotados – Sérgio Aguiar, Tin Gomes e Zezinho Albuquerque – estão incomodados porque isso “quebra” acordo de que membros da Mesa Diretora não poderiam disputar esta eleição. Leitão é 1º secretário.

  -  

PontoPoder Cafezinho: podcast detalha as articulações pelas mesas diretoras da Câmara e da Assembleia; ouça

Está no ar a edição de número 36 do PontoPoder Cafezinho, podcast do Sistema Verdes Mares (SVM) sobre os bastidores da política cearense. Desta vez, os jornalistas Alessandra Castro, Letícia Lima e Márcio Dornelles debatem as articulações para a composição das mesas diretoras da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Fortaleza. Você pode ouvir aqui:

Powered by RedCircle

  -  

Roberto Cláudio e Sarto definem comissão de transição conjunta; trabalhos começam na segunda (7)

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) definiram, nesta quinta-feira (3), a composição da comissão de transição, que será conjunta: Samuel Dias, Marcelo Pinheiro, Elcio Batista e Ferrucio Feitosa, além de Renato Lima. Os trabalhos começam na próxima segunda-feira (7), no Paço Municipal, com apoio técnico de servidores.

  -  

Tasso Jereissati e Eduardo Girão assinam nota em defesa da não reeleição de presidentes da Câmara e do Senado

Dois dos três senadores cearenses – Tasso Jereissati (PSDB) e Eduardo Girão (Podemos) – são signatários de nota de congressistas em reação às movimentações de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) visando reeleição. A nota diz que “a Constituição é clara” e sustenta que “não há espaço para reeleição dos presidentes das casas do Congresso Nacional na mesma legislatura”.