Foto: Agência Senado

Tasso se diz “social democrata”, em referência a palestra de Guedes

O senador Tasso Jereissati (PSDB), ao comentar a política de incentivos fiscais do Brasil, brincou com o ministro Paulo Guedes sobre ideologias. “Aqui está falando um social democrata”, disse Tasso sobre si mesmo, ao fim da palestra em que Guedes falou várias vezes em superar a social democracia e evoluir para uma democracia liberal.

Foto: Divulgação

Cid Gomes passa mal durante sessão plenária no Senado

O senador Cid Gomes (PDT) passou mal durante sessão plenária, nesta terça-feira (3), e recebeu atendimento médico na tribuna do Senado. O parlamentar cearense estava de licença médica, segundo o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), mas não quis se ausentar da votação da cessão onerosa do pré-sal. O relatório de Cid foi aprovado.

Foto: Agência Senado

Sob relatoria de cearense, projeto que reduz benefícios de políticos avança no Senado

Os políticos que estão afastados dos cargos eletivos poderão perder regalias como pensão e plano de Saúde. Tramita no Senado, um projeto de iniciativa popular sob a relatoria do cearense Eduardo Girão (PODE) que pede o fim dos benefícios dos ex-governantes e ex-parlamentares. O texto já aprovado na Comissão de Direitos Humanos deve virar uma PEC.

Relatório de Tasso deve propor mudanças na pensão por morte e BPC

O relatório do senador Tasso Jereissati, a ser entregue logo mais ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deve propor uma PEC paralela com três mudanças:

  • incluir estados e municípios na reforma – mas de forma autorizativa;
  • Modificar as regras da pensão por morte – torná-las mais brandas;
  • Mudar regramento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Foto: Agência Senado

Tasso Jereissati entrega relatório da Previdência e deve propor mudanças

O senador Tasso Jereissati (PSDB), relator da reforma da Previdência, entrega, daqui a pouco, às 11h30, ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o relatório final da proposta com mudanças ao texto aprovado na Câmara, mas em forma de PEC paralela. A proposta já pode ser votada amanhã na CCJ, a depender da decisão dos líderes partidários.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Senado terá comissão específica para tratar de incêndios na Amazônia

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), vai instalar na terça (27) a Comissão Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC). A meta é centralizar o debate sobre os incêndios na Floresta Amazônica.

“Merece atenção diferenciada”, disse Alcolumbre.

Foto: Agência Senado

PEC que divide recursos dos leilões do pré-sal com estados e municípios pode ser votada no Senado na quarta

Na próxima quarta (28), a CCJ do Senado deve votar a PEC 98/2019, que permite a divisão dos recursos arrecadados pela União nos leilões do pré-sal com estados e municípios. Um acordo entre líderes e o Governo acertou que a matéria pode ser votada no plenário no mesmo dia. O relator da proposta, senador Cid Gomes (PDT-CE), apresentou parecer favorável.

Cearenses compõem Frente Parlamentar do Semiárido

Foi lançada nesta quinta-feira (22), no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar em prol do Semiárido, que busca desenvolvimento da região. Três cearenses integram o grupo: senador Eduardo Girão (Pode) será vice-presidente. O deputado Heitor Freire (PSL) será o coordenador de segurança hídrica e Capitão Wagner (PROS) assume a coordenação estadual.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

CAE aprova parecer de Cid Gomes sobre mudança no Estatuto da Microempresa para facilitar crédito

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça (20), parecer do senador Cid Gomes favorável ao projeto de lei, que facilita a tomada de crédito por parte das micro e pequenas empresas. O projeto segue agora para apreciação do plenário.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Girão convoca cidadãos a participarem de manifestação em defesa da Lava Jato no domingo

O senador cearense Eduardo Girão (Podemos) convocou, em plenário, hoje, a população a participar da manifestação a favor da Lava Jato, prevista para o domingo (25) em todo o País, em defesa do fim do foro privilegiado, do veto integral ao projeto sobre abuso de autoridade e a instalação da CPI dos Tribunais Superiores. “Já há 50 municípios confirmados”, disse