Após dar entrada, no último dia 14, em um hospital particular em São Paulo com obstrução intestinal, o deputado federal Moses Rodrigues (MDB) precisou passar por uma cirurgia para reverter o quadro. O procedimento foi bem-sucedido, mas o emedebista seguirá internado sem previsão de alta, aponta boletim médico divulgado neste sábado (17). Ele está estável.
Últimas notícias sobre: Saúde
Com 218 mil doses, Governo do Ceará planeja começar vacinação em todos os municípios ao mesmo tempo
Após reunião de planejamento, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) definiu que a vacinação no Ceará começará ao mesmo tempo em todos os 184 municípios. Para isso, as vacinas, que chegarão nesta segunda-feira (18), serão distribuídas por aviões, helicópteros e caminhões, através de seis rotas aérea e duas terrestres.
PontoPoder Cafezinho: podcast discute mudanças na gestão da Saúde no Ceará; ouça
O PontoPoder Cafezinho desta terça-feira (12) debate o Plano de Modernização da Saúde, em implementação pelo Governo do Estado. Após o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, sinalizar novas mudanças na gestão dos consórcios da área, os jornalistas Jéssica Welma e Wagner Mendes discutem o desafio do Poder Executivo de lidar com interesses políticos dos prefeitos. O concurso recém-anunciado também é assunto desta edição. Ouça:
Powered by RedCircle
Ana Estela assume a Secretaria Municipal de Saúde
Atual secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde em Fortaleza, Ana Estela irá comandar a pasta na gestão de Sarto Nogueira (PDT). A nova titular é médica com especialidade em pediatria.
Propostas para ficar de olho nos próximos quatro anos
O prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) elaborou sete eixos estratégicos de atuação e disse que as políticas públicas serão pensadas e aplicadas por participação popular. Entre as promessas estão a construção de mais 18 postos de saúde, 2 novas UPAs e o novo Gonzaguinha do José Walter. Confira no Diário do Nordeste seis propostas para ficar de olho.
“Vamos procurar viabilizar vacina para todos os fortalezenses”, promete Wagner
“Vamos procurar viabilizar a vacina para que todos os fortalezenses tenham a garantia da sua saúde e a volta das atividade econômicas”, diz Capitão Wagner (Pros) na reta final da campanha eleitoral. Ele ainda ressaltou que vai buscar o imunizante em parceria com o Governo Federal por Fortaleza ter sido uma das cidades com mais casos no país.
Renato Roseno critica contratação de organizações sociais na Saúde e defende concurso público
O candidato à Prefeitura de Fortaleza, Renato Roseno (Psol), fez um ato em defesa da Saúde, nesta sexta (30), no Centro. Ele defendeu a ampliação de equipes de saúde da família, com a realização de concurso, e criticou a contratação de organizações sociais para gerir equipamentos de saúde. “Não são transparentes. É uma precarização do trabalhador da saúde”.
Em carta, médicos apresentam reivindicações a candidatos à Prefeitura de Fortaleza
Em carta aos prefeituráveis da Capital, o Sindicato dos Médicos do Ceará apresentou reivindicações da categoria aos candidatos, como a priorização da realização de concurso público e outras pautas. Foram convidados para evento na terça-feira (20) os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas. Capitão Wagner (Pros) e Heitor Férrer (SD) compareceram e apresentaram propostas.
Em agenda sem Sarto, Élcio defende mais ações de urbanização, Educação e Saúde na Capital
Em caminhada no bairro Floresta, o candidato a vice-prefeito na chapa do PDT em Fortaleza, Élcio Batista (PSB), afirmou que Sarto Nogueira (PDT) pretende avançar em ações de urbanização, Educação e Saúde na Cidade. “Melhorar o atendimento na saúde e ao mesmo tempo reforçar a educação. Isso são dois compromissos do Sarto com Fortaleza”, afirmou.
Célio Studart defende maior transparência nos contratos de gestão hospitalar
O candidato à Prefeitura de Fortaleza, Célio Studart (PV), cumpre agendas internas, nesta segunda (19). Em entrevista ao SVM, ele disse que uma de suas prioridades na área da Saúde, em eventual gestão, será a primeira infância e defendeu mais transparência nos contratos de gestão hospitalar. “Ter uma revisão mais cautelosa com os gastos”, defende.
Heitor Férrer quer criar programa de Saúde com ginecologista em cada um dos postos de Fortaleza
Durante agenda, nesta segunda (12), o candidato à Prefeitura de Fortaleza, Heitor Férrer (SD), disse que vai instalar o programa “Meu ginecologista“. A ideia dele é colocar um ginecologista em cada um dos 115 postos de saúde da Capital para diagnosticar câncer de mama, útero e ovário. “O câncer é curável. A minha política de saúde vai ser preventiva”.
Paula Colares quer realizar concurso público para a Saúde e construir cinco hospitais em Fortaleza
A candidata à Prefeitura de Fortaleza Paula Colares (UP) participou, nesta sexta (9), de um ato em defesa da Saúde, em frente ao Frotinha da Parangaba. Ela chamou atenção para a necessidade de fortalecer o sistema público de saúde. Paula disse que pretende abrir concurso público para a Saúde e construir cincos hospitais nos bairros menos desenvolvidos.
Assembleia aprova aumento de repasse do ICMS para prefeituras que atingirem metas na Saúde
Os deputados estaduais aprovaram, nesta quinta (1º), projeto de lei do Governo do Estado que aumenta de 5% para 15% o repasse do ICMS para as prefeituras que melhorarem os índices da Saúde. O montante a ser distribuído aos municípios cearenses deve subir de R$175 milhões para R$525 milhões. Os critérios de repasse ainda serão definidos pelo Estado.
Sarto defende ampliação de especialidades nos equipamentos de saúde da Capital
Após visitar uma policlínica, nesta terça (29), o candidato à Prefeitura de Fortaleza Sarto Nogueira (PDT) defendeu que novas especialidades sejam ofertadas nos equipamentos de saúde da Capital. Além disso, destacou cirurgias eletivas e exames especializados como demandas da gestão. Médico, Sarto tem priorizado a Saúde na agenda de campanha.
Assembleia Legislativa deve retomar atividades presenciais na 4ª fase da reabertura
Assembleia Legislativa e Secretaria Estadual de Saúde discutiram, nesta terça-feira (8), medidas e protocolos para a retomada gradual das atividades presenciais na Casa. Além de testes rápidos, também serão realizados exames em servidores e parlamentares. Segundo o secretário Dr. Cabeto, a tendência é que a Assembleia volte na 4ª fase do plano de retomada da economia.
Secretário da Saúde se reúne com gestores do Cariri em Juazeiro do Norte
O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, estará na segunda (29) em Juazeiro do Norte com técnicos da área e prefeitos da macrorregião do Cariri para tratar das questões de combate à Covid-19 na região. A informações é do prefeito de Juazeiro, Arnon Bezerra (PTB), que participou ontem de videoconferência com o secretário e o presidente da Aprece, Nilson Diniz.
“Estamos prestes a ter desabastecimento em todos os estados de medicamentos”, diz secretário do Conass
“Estamos prestes a ter desabastecimento em todos os estados de medicamentos que a gente chama ‘kit de UTI’, relaxante, anestésico, etc. (…) Vamos competir de novo na área internacional por medicamentos. Isso demonstra um erro grave de política de planejamento nacional”.
Disse o secretário do Conass, Jurandir Frutuoso, no Seminário de Gestores Públicos.
“O maior vexame no começo da pandemia foi trazer máscaras cirúrgicas da China”, diz Odorico Monteiro
O ex-deputado e pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro, frisou, no Seminário de Gestores Públicos, a carência do Brasil em produzir os insumos básicos para combater a Covid-19 e a dificuldade de gestores na corrida mundial para comprar equipamentos. Ele lembrou que o Ceará precisou brigar por ventiladores que foram retidos pelo Governo Federal.