-  

Ex-secretário da Conservação e Serviços Públicos comandará Ciência e Tecnologia no Governo Sarto

Um dos responsáveis pelas intervenções na mobilidade da Capital no governo Roberto Cláudio (PDT) continuará na Prefeitura na gestão Sarto Nogueira (PDT). Ex-secretário da Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia foi oficializado no Diário Oficial do Município de segunda-feira (11) como presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).

  -  

Sarto indica novo coordenador da Defesa Civil de Fortaleza e mantém superintendente do IJF

O prefeito eleito de Fortaleza Sarto Nogueira (PDT), que toma posse, nesta sexta (1º), no cargo, segue indicando o segundo escalão do futuro Governo. Ele indicou o engenheiro civil Régis Tavares para coordenar a Defesa Civil do município. Já na superintendência do Instituto Doutor José Frota (IJF), Sarto manteve a médica Riane Azevedo à frente.

Foto: Divulgação
  -  

Sarto muda comando de órgãos da Prefeitura e nomeia mulheres para superintendência da AMC e Agefis

O prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) fez mudanças no comando de órgãos da Prefeitura. Para a diretoria geral da Guarda Municipal, indicou o inspetor Marcílio Linhares. Para a chefiar a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), escolheu a engenheira Juliana Coelho e para a direção da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) indicou Laura Jucá.

Foto: Divulgação
  -  

Fernando Santana assume Presidência da Assembleia Legislativa até o fim do recesso parlamentar

O deputado Fernando Santana (PT) assumiu a presidência da Assembleia Legislativa, nesta quinta (31), com a renúncia do deputado Sarto Nogueira (PDT), que foi eleito prefeito de Fortaleza. Santana fica no cargo em janeiro, durante o recesso parlamentar, até o novo presidente da Assembleia eleito, deputado Evandro Leitão (PDT), tomar posse em 1º de fevereiro.

Foto: Divulgação
  -  

Sarto e Nezinho renunciam aos mandatos na Assembleia Legislativa para assumir Prefeituras

Os prefeitos eleitos Sarto Nogueira (PDT), de Fortaleza, e Nezinho Farias (PDT), de Horizonte, renunciam, nesta quinta (31), aos mandatos de deputados estaduais. Eles tomam posse no dia 1º de janeiro nas respectivas Prefeituras. Em caso de renúncia, o ato precisa ser apenas comunicado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Foto: José Leomar
  -  

Flávia Teixeira será a secretária de Finanças no governo Sarto

O prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) anuncia o nome de Flávia Teixeira na Secretaria de Finanças do município. Conforme Inácio Aguiar havia adiantado em sua coluna e confirmado com exclusividade, ela será responsável por coordenar um plano de retomada da economia de Fortaleza a partir de 2021.

Foto: Divulgação
  -  

Vereadores do PDT são convocados para reunião e devem encaminhar chapa para eleição da Mesa Diretora

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT), convocou uma reunião, nesta quarta (30), às 15h, com os vereadores do PDT. A reunião foi marcada em seguida ao anúncio do secretariado do prefeito eleito Sarto (PDT). Eles devem definir a chapa que vai concorrer à eleição da Mesa Diretora, em que Antônio Henrique tenta reeleição à Presidência.

Foto: Camila Lima
  -  

Sob divergências, PT decide fazer oposição “equilibrada” ao Governo Sarto em Fortaleza

O diretório municipal do PT decidiu, nesta terça-feira (29), fazer oposição à gestão Sarto Nogueira (PDT), mas, segundo lideranças, a relação será “equilibrada”. Em meio a divergências, correntes que defendiam aliança não participaram da votação interna. Mais cedo, Sarto se reuniu com vereadores petistas e convidou oficialmente o PT para compor o Governo, mas a tese de oposição prevaleceu.

Foto: Camila Lima
  -  

Petistas divergem sobre aliança com Sarto em Fortaleza; tese que predomina é a de seguir na oposição

Correntes do PT que são a favor do partido compor o Governo do prefeito eleito Sarto (PDT) em Fortaleza, ligadas aos deputados José Airton, Guimarães e Acrísio Sena, se articulam em busca de consenso a esse tese. Mas, a maioria dos grupos são contra a aliança com Sarto e defendem se manter na oposição. A Executiva do PT se reúne nesta terça (29).

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Análise: escolha do secretariado de Sarto deve ditar eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal

As articulações para a formação da nova Mesa Diretora na Câmara Municipal começaram logo após o segundo turno das eleições deste ano. Apesar da pressa, o atual presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), que tenta recondução ao cargo, aguarda possível ida de vereadores eleitos para o secretariado de Sarto (PDT), ainda em formação. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Kid Júnior
  -  

Sarto reafirmou que grupos de risco receberão em casa vacina contra a Covid-19

O prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) reafirmou que vai vacinar em casa idosos e gestantes contra a Covid-19, quando o imunizante chegar em Fortaleza. Segundo ele, os grupos de risco terão prioridade. Sarto disse que além da vacinação em casa, a Capital tem uma rede estruturada com os postos de saúde, policlínicas, Upas e hospitais.

Foto: AFP
  -  

UFC pode armazenar até 40 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza, diz Sarto

O prefeito eleito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), disse, nesta terça (22), que a UFC se disponibilizou para armazenar vacinas contra a Covid-19 e tem capacidade de armazenar 40 milhões de doses. Sarto disse que vai “pegar carona” na compra das vacinas pelo Estado. “Se houver disponibilidade, a gente compraria no 1º lote para imunizar toda a população”.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Sarto destaca reforma do Regimento e concurso entre legados na Assembleia

No discurso de despedida da Assembleia Legislativa, Sarto Nogueira (PDT), que foi eleito prefeito de Fortaleza, destacou a reforma no Regimento Interno. Segundo ele, já está pronta para ir a votação ao plenário. E a realização de concurso público para servidores da Casa, que acabou suspenso, neste ano, por causa da COVID-19. “Saio com o sentimento de dever cumprido”.

Foto: José Leomar
  -  

Análise do Orçamento do Estado fica para última sessão do ano na próxima terça (22)

A base governista na Assembleia Legislativa adiou para a próxima terça (22) a análise do Orçamento Estadual 2021, de R$ 29,5 bilhões. Além disso, ficou para a última sessão do ano a análise de um dos projetos do Estado que buscam prorrogar o contrato de professores temporários. A expectativa é que o presidente Sarto faça balanço das atividades.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

“Defendo que o PT faça parte do Governo Sarto. Temos mais convergência que divergência”, diz Camilo

Em entrevista exclusiva ao Sistema Verdes Mares, nesta quinta(17), o governador Camilo Santana (PT) defendeu que o partido integre a base aliada do prefeito eleito Sarto (PDT). Petistas tem defendido fazer oposição. “Temos aliança a nível de Estado e muito mais convergência que divergência. Defendo que o PT participe do governo, inclusive na composição”.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

PT adia reunião para definir posicionamento do partido na Câmara de Fortaleza

Mais uma vez, o Partido dos Trabalhadores (PT) adiou reunião para definir seu posicionamento na Câmara Municipal de Fortaleza. O encontro estava marcado para hoje, mas foi adiado devido ao quadro de saúde do presidente da sigla na Capital, vereador Guilherme Sampaio, que segue com Covid-19. Há expectativa sobre a posição sobre a gestão de Sarto (PDT).

Foto: Camila Lima
  -  

Diretório do PT se reúne nesta terça (15) e deve decidir fazer oposição a Sarto em Fortaleza

O PT caminha para fazer oposição à gestão do futuro prefeito Sarto Nogueira (PDT). Havia uma expectativa de que o apoio do partido ao pedetista no 2º turno abriria caminho para uma aliança, mas, segundo fontes do partido, declarações de Ciro Gomes contra o PT dificultam isso. O diretório municipal se reúne nesta terça (15) para bater o martelo.

Foto: Camila Lima
  -  

Sarto recebe deputados para discutir sucessão da Mesa Diretora e deve buscar governador sobre o assunto

O prefeito eleito de Fortaleza Sarto Nogueira (PDT) passou a manhã reunido com deputados na Assembleia, onde fica presidente até o dia 31 de dezembro. Sarto está empenhado em conduzir o processo de sucessão da Mesa e deve se reunir com Camilo Santana para discutir o assunto. Enquanto isso, nomes do PDT na ‘corrida’ pedem apoio aos colegas discretamente.

Foto: José Leomar
  -  

Pedetistas estão na corrida pela presidência da AL e chapa deve ser apresentada até dia 15

Nos bastidores da Assembleia não se fala em outra: a sucessão da Mesa Diretora. O presidente, Sarto (PDT), eleito prefeito de Fortaleza, deve conduzir o processo. Até agora, estão no páreo: Tin Gomes (PDT), Sérgio Aguiar (PDT), Zezinho Albuquerque (PDT) e Evandro Leitao (PDT). O PDT vai buscar um nome de consenso com a base aliada e deve apresentar até o dia 15.

Foto: José Leomar
  -  

“Sou apenas mais um, estou passando e quero deixar um legado”, afirma Sarto na Assembleia

Em primeira fala na Assembleia após ser eleito prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT) fez um balanço da campanha. “Se eu fosse me deixar levar por cada agressão e cada mentira, já teria perdido as estribeiras”, disse. “Sou apenas mais um, estou de passagem e quero deixar um legado”, concluiu.

Foto: José Leomar