-  

Sindicatos de servidores municipais cobram Sarto por reposição da inflação e 13º em 2021

Nesta terça (1º), o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e outras entidades de classe foram ao Paço Municipal para fazer cobranças sobre a campanha salarial 2021. As entidades pedem reunião de urgência com o prefeito Sarto Nogueira (PDT) para discutir a reposição da inflação e o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

Foto: Divulgação
  -  

Ao desejar “sucesso” ao novo ministro da saúde, Sarto diz que “não há lugar para o obscurantismo”

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), publicou nas redes sociais mensagem de boa sorte ao novo ministro da saúde, Marcelo Queiroga. “Os números crescentes de casos, hospitalizações e óbitos em todo o País são a maior evidência de que não há lugar para o obscurantismo“, disse. O pedetista pediu compromisso do novo gestor com a ciência.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Vereador Jorge Pinheiro diz que Sarto garantiu sanção de projeto que torna igrejas essenciais na pandemia

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza para informar aos colegas parlamentares que o prefeito José Sarto (PDT) garantiu a sanção do projeto de lei aprovado na Casa que reconhece igrejas e templos religiosos de qualquer crença como essencial. “Ele se comprometeu a sancionar esse projeto de lei”, disse.

Foto: Reprodução
  -  

Líder da oposição elogia Sarto por retirar da pauta projeto da nova Previdência de servidores de Fortaleza

Líder da oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Márcio Martins (Pros) classificou como acertada a decisão do prefeito José Sarto (PDT) em retirar projetos que preparam a legislação municipal para receber a reforma da Previdência da pauta da Casa. “Esse recuo demonstra que ele é um prefeito de diálogo”, frisou Martins.

  -  

Análise: Sarto atende a queixas de trabalhadores e retira emendas que mudariam previdência

Após reunião com sindicatos, ontem (22), o prefeito José Sarto (PDT) anunciou que vai retirar de tramitação na Câmara Municipal os dois projetos de emenda à Lei Orgânica que alterariam a previdência dos servidores municipais. Um deles já havia sido aprovado, mas foi derrubado na Justiça. O recuo mostra que a discussão foi açodada. Leia análise de Inácio Aguiar.

  -  

Sarto envia à Câmara projeto que equipara salário e nível hierárquico de 1º e 2º escalão da Prefeitura

O prefeito Sarto Nogueira (PDT) enviou, nesta quarta (10), um projeto que equipara cargos do 1º e do 2º escalão da Prefeitura, como coordenadores, superintendentes e secretários de Regionais, ao status de secretário. Assim, os ocupantes desses cargos terão o mesmo salário e nível hierárquico que qualquer secretário da gestão.

Foto: José Leomar
  -  

Sarto e vice terão que apresentar defesa à Justiça Eleitoral em ação que investiga suposto abuso de poder

A Justiça Eleitoral notificou o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), seu vice Élcio Batista (PSB) e a coordenadora especial da Capital Natália Rios (PDT) a apresentarem suas defesas em uma ação que apura suposto abuso de poder político e econômico na eleição de 2020. A acusação é que a chapa teria se beneficiado de impulsionamentos de publicações contra um adversário.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Camilo e Sarto acompanham a chegada da vacina de Oxford ao Ceará na noite deste sábado (23)

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), irá acompanhar a chegada das 72.500 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca ao Ceará, na noite deste sábado (23), ao lado do governador Camilo Santana (PT). Os imunizantes, produzidos em parceria com a Fiocruz, foram distribuídos pelo Ministério da Saúde hoje.

Foto: Divulgação
  -  

Em Guarulhos, Camilo e Sarto se encontram com ministro da Saúde para despacho da vacina ao Ceará

O governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), estão no aeroporto de Guarulhos aguardando o despacho das 218 mil doses da vacina contra a Covid-19 para o Ceará. Eles se encontraram com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e com outros governadores. A expectativa é de que a imunização no Estado possa ser iniciada ainda hoje.

  -  

Mandato coletivo envia ofício à Prefeitura pedindo suspensão do Enem em Fortaleza

O mandato coletivo Nossa Cara (Psol), formado por Adriana Gerônimo, Lila Salú e Louise Santana, enviou ofício ao prefeito Sarto Nogueira (PDT) pedindo a suspensão da aplicação do Enem na Capital. A ação faz parte de mobilização nacional, sob o argumento de que entendimento do STF garante a governadores e prefeitos autonomia para adotar medidas de combate à Covid-19.

  -  

Em reunião de prefeitos com ministro da Saúde, Sarto pede priorização de professores na vacinação

“Fizemos o apelo para que incluíssemos os trabalhadores de educação – professores, merendeiras, porteiros – nesse faseamento antecipado, inclusive sugerindo a participação da iniciativa privada, (para que) este grupo seja também prioritariamente vacinado”

Sarto Nogueira (PDT) participou de reunião dos prefeitos com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

  -  

Sarto participa de reunião de prefeitos com Pazuello para discutir estratégia de imunização contra a Covid-19

O prefeito Sarto Nogueira (PDT) participa remotamente, na manhã desta quinta-feira (14), de reunião de gestores municipais do País com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Na pauta, pontos emergenciais relativos à vacinação contra a Covid-19. O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, participa do encontro presencialmente, em Brasília.

  -  

Escolhas para o segundo escalão tornam gestão Sarto ainda mais próxima do governo Roberto Cláudio

Na indicação do segundo escalão, o prefeito Sarto Nogueira (PDT) deixou ainda mais clara a aproximação entre o governo recém-iniciado e a gestão de Roberto Cláudio (PDT). Parte expressiva dos cargos de comando é ocupada por nomes da administração anterior, mas o novo prefeito fez questão de promover uma dança das cadeiras entre auxiliares. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Sarto Nogueira irá anunciar Plano Preventivo para quadra chuvosa em Fortaleza

O prefeito Sarto Nogueira (PDT) irá se reunir nesta segunda (11), pela primeira vez, com o Comitê da Quadra Chuvosa da Prefeitura de Fortaleza. O grupo reúne órgãos relacionados ao tema em âmbito municipal e estadual. “Vamos apresentar o plano preventivo para lidarmos com os efeitos na cidade da quadra chuvosa que se aproxima”, destacou o prefeito.

Foto: José Leomar
  -  

Ex-vereador Evaldo Lima é nomeado secretário-executivo da Cultura de Fortaleza

Após dois mandatos como vereador, Evaldo Lima (PCdoB) foi nomeado como secretário-executivo da Cultura de Fortaleza (Secultfor), pasta comandada pelo vereador eleito e secretário Elpídio Nogueira (PDT), irmão do prefeito Sarto Nogueira (PDT). Nas últimas eleições, Evaldo não conseguindo se reeleger. Ele já foi titular da Secultfor entre 2017 e 2018.

Foto: Érika Fonseca/CMFor
  -  

“Não tenho nenhuma relação com a escolha do nome do meu irmão”, diz Heitor Freire sobre secretariado de Sarto

Após ver o irmão, o arquiteto Leonardo Freire, nomeado como secretário do prefeito Sarto Nogueira (PDT), o deputado federal Heitor Freire (PSL) disse não ter influenciado na escolha. “Ele é presidente do PRTB e foi indicado pelo partido. Leonardo tem preparo técnico para assumir a função e eu desejo que faça um bom trabalho”, disse.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Capitão Wagner e André Fernandes questionam Heitor Freire sobre nomeação do irmão como secretário de Sarto

Os deputados federal Capitão Wagner (Pros) e o estadual André Fernandes (Republicanos) questionaram a nomeação do arquiteto Leonardo Freire como secretário de Sarto Nogueira (PDT). Leonardo é irmão do deputado federal Heitor Freire (PSL). “O cara que se diz contra a esquerda, contra o PT, o PDT, o PCdoB, simplesmente pegou a fatia do bolo”, criticou Wagner.

Foto: Kid Júnior
  -  

Análise: indicações para Regionais mesclam nomes políticos e técnicos e mudam quadro na Câmara Municipal de Fortaleza

A escolha de nomes para as novas Regionais, feita por Sarto Nogueira (PDT), mudará a configuração da Câmara Municipal a fim de beneficiar partidos aliados. Dessa forma, por exemplo, Raimundo Filho (PDT) e Michel Lins (Cidadania) assumem Regionais e dão lugar a Iraguassú Filho (PDT) e Pedro França (Cidadania) na Casa. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Carlos Marlon
  -  

Sarto Nogueira define nomes para o comando das Regionais na Capital

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), definiu quem irá comandar as 12 regionais da Capital. Entre as escolhas estão indicações políticas, nomes técnicos e vereadores. A decisão era aguardada com ansiedade por aliados, inclusive pelas mudanças que traz para a Câmara Municipal de Fortaleza. Confira lista completa na coluna de Inácio Aguiar.

Foto: José Leomar
  -  

Eudoro Santana, pai de Camilo, segue na Prefeitura de Fortaleza, mas muda de cargo

O prefeito Sarto Nogueira (PDT) nomeou Eudoro Santana, pai do governador Camilo Santana (PT), como coordenador especial de Programas Integrados (Copifor). Até o ano passado, na gestão Roberto Cláudio (PDT), Eudoro ocupava a supreintendência do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), hoje comandado pelo vice-prefeito, Élcio Batista (PSB).