Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Congresso conseguiu conciliar diferentes preocupações com reforma da Previdência, avalia Tasso

“É muito difícil elaborar um texto em que se equilibre a consciência social, que é tão forte dentro do Congresso; a preocupação com as populações mais vulneráveis; e ao mesmo tempo ter em mente o equilíbrio fiscal. Nós conseguimos fazer isso”.

Senador Tasso Jereissati (PSDB), relator da reforma da Previdência no Senado, em discurso, hoje (12), por ocasião da promulgação da emenda constitucional que altera o sistema previdenciário. Para ele, a reforma é fundamental para a retomada do crescimento do País.

Após trocar farpas com Ciro, Tabata diz que vai à Justiça para se desfiliar do PDT

A deputada federal Tabata Amaral (SP) vai à justiça para se desfiliar do PDT sem ter risco de perder o mandato. “Com o PDT não tem diálogo”, disse em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura. Tábata trocou farpas com Ciro Gomes e outros líderes do partido após votar a favor da reforma da Previdência.

PEC Paralela da Previdência entra em discussão na CCJ na próxima semana

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado vai realizar, na próxima quarta (16), audiência pública para debater a PEC paralela da Previdência. O texto, que tem como relator o senador Tasso Jereissati (PSDB), define a inclusão de estados e municípios nas novas regras da Previdência Social.

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ do Senado

Depois de mais de duas horas de debate, a CCJ do Senado aprovou nesta terça-feira, por 17 votos a 9, a nova versão do relatório do senador Tasso Jereissati para a reforma da Previdência. Das 77 emendas apresentadas, o relator acatou apenas uma supressiva, que permite a incorporação de vantagens dos servidores públicos no cálculo da aposentadoria.

Senador Tasso confirma votação da reforma da Previdência hoje no Plenário do Senado

Após reunião com a presidente da CCJ, Simone Tebet, e líderes partidários, o relator da reforma da Previdência, Tasso Jereissati (PSDB) garantiu que o texto final será votado hoje no Plenário às 16h. Ele afirmou que a proposta não deve sofrer alterações. “Serão apresentados seis destaques e um voto separado, se tudo der certo votamos hoje”, disse.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Apenas uma emenda é aprovada por Tasso na Reforma da Previdência; conheça

A única emenda aprovada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB), de um total de 78, melhora o cálculo de proventos de servidores públicos que têm remuneração ativa variável (salário + recompensas). A proposta é do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Na terça (24), haverá sessão extraordinária na CCJ para discutir e votar o relatório da Reforma da Previdência.

Tasso rejeita 77 emendas de senadores à reforma da Previdência; 50 são de Cid Gomes

O senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) vai apresentar, na sessão de hoje, da Comissão de Constituição e Justiça do Senado o parecer sobre as 77 emendas propostas pelos senadores à reforma da Previdência. Tasso só acolheu uma das sugestões. Inclusive, 50 propostas rejeitadas são de autoria de Cid Gomes (PDT).

Foto: Agência Senado

Tasso retoma texto original da reforma da Previdência para evitar questionamentos

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator da reforma da Previdência, decidiu retomar o texto da Câmara dos Deputados em relação a duas mudanças que havia proposto para evitar interpretações de que há alterações de mérito no novo texto, o que acarretaria uma nova votação do texto na Câmara. Assim, as mudanças propostas pelo senador, em relatório, serão apresentadas na PEC paralela.

Para Ciro, efeito da reforma da Previdência só a longo prazo e ainda relativo

“É um equivoco constatar que a reforma da Previdência, aprovada, vai desobstruir o caminho do desenvolvimento. Efeito fiscal só a longo prazo e relativo porque o problema raiz é desemprego em massa e informalidade”.

Ciro Gomes (PDT). Na quinta (29), ele proferiu palestra em comemoração aos 10 anos de jornalismo do colunista Adriano Nogueira.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Cid Gomes apresenta 50 emendas ao projeto de Reforma da Previdência no Senado Federal

O senador Cid Gomes (PDT-CE) encaminhou 50 das 279 emendas apresentadas até esta quarta (28) à proposta da reforma da Previdência. Ele explica que as emendas foram resultado de encontros com representantes de associações, sindicatos e federações de todo o País. Cid tenta alterar as regras de transição para quem já está perto de se aposentar,  entre outros pontos.