-  

Punição de André Fernandes por quebra de decoro será decidida com votação aberta

Terá votação aberta o parecer que estabelece suspensão de 30 dias para o deputado André Fernandes (Republicanos), por quebra de decoro. Após questão de ordem sobre o tipo de votação, o plenário decidiu que, daqui por diante, processos disciplinares terão votação aberta. A medida gerou saia justa, pois outros parlamentares têm processos tramitando na Casa.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Caso André Fernandes: Deputados devem decidir se votação sobre punição será secreta ou aberta

A Assembleia deve decidir hoje se a votação do parecer com punição de 30 dias por quebra de decoro para o deputado André Fernandes (Republicanos) será aberta ou secreta. Heitor Férrer (SD) pediu questão de ordem sobre o tipo de votação, e o presidente da Casa, José Sarto (PDT), resolveu submeter a decisão ao plenário.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

“Estou sendo perseguido”, diz deputado André Fernandes sobre processo por quebra de decoro

Estou sendo perseguido. Provavelmente serei punido não porque me corrompi, porque fiz coisa errada (…) nem é porque encaminhei denúncia pro Ministério Público. Eu, provavelmente, vou ser punido porque estou fazendo oposição aos Ferreira Gomes.

Deputado André Fernandes, nesta quinta (6), em pronunciamento na Assembleia. Ele fez críticas aos parlamentares e à imprensa.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

PDT protocola representação contra André Fernandes após acusações contra Osmar Baquit

O PDT protocolou hoje (25), na Assembleia Legislativa, representação – a 2ª – contra o deputado André Fernandes (PSL) por quebra de decoro parlamentar. Desta vez, o partido alega que Fernandes vem fazendo acusações sem provas contra Osmar Baquit, do PDT, de ligação dele com quadrilha criminosa. A denúncia será encaminhada ao ouvidor do Conselho de Ética.

Foto: Camila Lima
  -  

André Fernandes é alvo de 2ª representação no Conselho de Ética da Assembleia por quebra de decoro

Uma nova representação foi apresentada ao Conselho de Ética da Assembleia contra o deputado André Fernandes (PSL), por quebra de decoro parlamentar. A denúncia desta vez é do Psol, que alega a divulgação de fake news pelo deputado. Fernandes já enfrenta processo na Casa por quebra de decoro, após acusar outro deputado de integrar facção criminosa.

Foto: José Leomar
  -  

Assembleia está criando dispositivo para garantir segurança nas votações secretas virtuais

A Assembleia Legislativa segue com os testes para a realização de votações secretas remotas, pela primeira vez na história do Legislativo cearense, e assim colocar em votação no plenário o processo por quebra de decoro contra André Fernandes (PSL). Para identificar possíveis fraudes no sigilo do voto, está em criação uma marca d’água na tela de votação.

 

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Assembleia realiza testes para votação secreta remota após pressão no caso André Fernandes

A Assembleia está finalizando testes para a realização de votação secreta remota. O setor de tecnologia e jurídico da Casa estudam ferramentas para tornar isso possível em meio a pressão de deputados para a votação no plenário do processo contra André Fernandes (PSL), que recomenda a suspensão temporária do mandato dele por quebra de decoro.

Foto: José Leomar
  -  

PSD vai denunciar Leonardo Araújo por quebra de decoro no Conselho de Ética da Assembleia

O ex-vice-governador Domingos Filho, presidente estadual do PSD, afirmou que o partido vai apresentar na próxima semana uma representação contra o deputado Leonardo Araújo (MDB) junto ao Conselho de Ética da Assembleia. A denúncia é de quebra de decoro de Araújo por acusações, que Domingos classifica como “criminosas“, contra o seu grupo político.

Foto: José Leomar
  -  

Processado por quebra de decoro, André Fernandes promete discurso sobre bate-boca de deputados

A análise na CCJ da Assembleia do pedido de suspensão temporária do mandato do deputado André Fernandes (PSL), que seria feita hoje (11), ficou para a próxima semana. O relator do processo esqueceu de assinar o relatório. Fernandes disse a deputados que vai discursar amanhã (12) sobre o bate-boca desta semana, talvez para cobrar uma punição no caso.

Foto: José Leomar
  -  

Caso André Fernandes deve ser analisado pela CCJ da Assembleia na quarta-feira (4)

O parecer do relator Bruno Pedrosa (PP) sobre a possível quebra de decoro do deputado André Fernandes (PSL) deve ser analisado na quarta (4), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia. Presidente do colegiado, o deputado Antônio Granja (PDT) confirma a retomada do caso ainda nesta semana.

  -  

‘Se não tiver (suspensão), eu vou pedir tribuna de honra’, diz Nezinho sobre caso André Fernandes

Parte ofendida pelo deputado André Fernandes (PSL), o deputado Nezinho Farias (PDT) disse que irá “pedir tribuna de honra” caso o colega não seja suspenso por quebra de decoro. “Eu acho que no mínimo tem que ter uma suspensão. Se não tiver, se for só uma advertência, eu vou pedir tribuna de honra para não conceder”, declarou.

Foto: José Leomar
  -  

Caso André Fernandes: Subconselho de Ética se reúne, mais uma vez, para decidir se mantém ou altera parecer de relatora

O Subconselho de Ética da Assembleia Legislativa se reúne, amanhã, para deliberar sobre três questionamentos da defesa de André Fernandes (PSL), de que houve falhas na apuração do processo por quebra de decoro. Nessa nova reunião, o parecer da relatora do caso, deputada Augusta Brito (PCdoB), pode ser alterado. Ela pede 30 dias de suspensão a André.

Foto: Kid Júnior
  -  

Relatório por quebra de decoro contra André Fernandes atrasa após seguidas faltas

Relatora do processo contra André Fernandes (PSL) no subconselho de Ética da Assembleia por quebra de decoro, a deputada Augusta Brito (PCdoB) teve que adiar o prazo – até 18 de novembro – de apresentação do relatório com possível punição, depois de ele faltar duas vezes para dar depoimento. O relatório ainda precisa ir à defesa, antes da votação.

  -  

Depois de duas faltas, André Fernandes presta depoimento no Subconselho de Ética da Assembleia

Depois de duas faltas, o deputado André Fernandes (PSL) finalmente compareceu, hoje, para prestar depoimento no Subconselho de Ética da Assembleia Legislativa, onde é investigado por quebra de decoro. Essa era a última chance que o parlamentar tinha para comparecer.

Foto: José Leomar