-  

Vereador Guilherme Sampaio propõe isenção e anistia fiscal para bares, restaurantes e setor de entretenimento

Diante das medidas mais restritivas decretadas pelo Estado, o vereador Guilherme Sampaio (PT) propôs a concessão de anistia e isenção fiscal aos proprietários de bares, restaurantes e estabelecimentos de entretenimento, em Fortaleza. Os empreendimentos seriam isentos de IPTU e ISS. O projeto sugere programa de microcrédito para microempresas e MEI.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Larissa Gaspar é eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza

A vereadora Larissa Gaspar (PT) foi eleita nesta quinta-feira (18) presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, com três votos: o dela, de José Freire (PSD) e de Adriana Nossa Cara (PSOL). O vereador Emanuel Acrizio (PP) se absteve.

  -  

Leonardo Araújo e Elmano de Freitas são indicados como líderes do MDB e do PT na Assembleia

O deputado Leonardo Araújo foi indicado para a liderança do MDB na Assembleia Legislativa do Ceará. O partido é a segunda maior bancada da Casa, junto ao Progressista, com cinco parlamentares. Também foi anunciada a liderança do PT. Com quatro deputados, a bancada petista será liderada por Elmano de Freitas e terá como vice-líder Moisés Braz.

  -  

Guilherme Sampaio defende que o PT siga como ‘oposição à esquerda’ ao Governo Sarto

O presidente do PT Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, defendeu, nesta terça-feira (2), que a sigla “mantenha-se como oposição à esquerda'” à gestão de José Sarto (PDT) na Prefeitura de Fortaleza. Outros vereadores da legenda também defendem a posição, mas o PT vive impasse sobre seu posicionamento na Câmara da Capital após imbróglio entre as instâncias estadual e municipal.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Ex-presidente da Câmara, deputado Acrísio Sena visita Legislativo Municipal e defende PT na base de Sarto

Ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o deputado estadual Acrísio Sena (PT) fez uma visita, nesta terça-feira (2), ao Legislativo Municipal para cumprimentar colegas e conhecer novos vereadores. ele defendeu que o PT integre a base do prefeito José Sarto (PDT) na Casa ou, não sendo possível, pelo menos assuma uma posição de independência e não de oposição.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

‘A oposição não aceitará calada’, diz Guimarães sobre questionamento de 1º ato de Arthur Lira no STF

A decisão de Arthur Lira (PP) de indeferir a candidatura do bloco adversário, o que rebaixou o PT na divisão de cargos da Mesa, deve parar no STF. “Excluir os nomes, autoritariamente, após proferir um discurso pedindo diálogo, compromete qualquer processo de funcionamento democrático da Câmara. A oposição não aceitará calada”, criticou o cearense José Guimarães (PT).

  -  

Com PT indefinido na Câmara, Sarto faz elogio a Luizianne durante discurso de abertura dos trabalhos

Durante a abertura dos trabalhos da Câmara, o prefeito José Sarto (PDT) ressaltou propostas para a juventude, dentre elas a ampliação dos Cucas, com a construção do Cuca do Pici. Ele aproveitou para fazer elogio à ex-prefeita, Luizianne Lins (PT), pela iniciativa de criar os equipamentos. Na Casa, o PT ainda não decidiu se será base ou oposição a Sarto.

Foto: Isanelle Nascimento/Camila Lima
  -  

Pauta prioritária na AL-CE será a pandemia, as outras serão secundárias, diz Fernando Santana

Atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana (PT) se despede hoje do cargo para assumir a vice-presidência. “A prioridade é a pandemia, não tem como ser diferente. Mas outras pauta virão, que considero secundárias, mas vamos discutir”, disse.

  -  

Às vésperas do início dos trabalhos na Câmara, PT ainda não definiu posição em relação ao Governo Sarto

Quase um mês após o PT estadual ter suspendido a decisão municipal que colocava a sigla como oposição na Câmara da Capital, uma definição não avançou. Segundo petistas, o diretório de Fortaleza ainda não foi notificado da decisão estadual e aguarda isso para agendar reunião sobre o tema. Entre governistas, a expectativa é de que a bancada do PT  siga na oposição.

Foto: Camila Lima
  -  

Ministério Público pede bloqueio de bens do prefeito de Morada Nova

O prefeito de Morada Nova, Wanderley Nogueira (PT), pode ter os bens bloqueados pela Justiça a pedido do Ministério Público (MPCE). A promotoria apresentou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o gestor, dois auxiliares e uma empresa por supostas irregularidades na licitação de obras para recuperação de estradas.

Foto: Arquivo pessoal
  -  

Discussão no PT sobre o governo Sarto esfriou e lideranças não apostam em mudança de rumo

Um membro da Executiva do PT pediu que o diretório marcasse “logo” a reunião para definir o rumo do partido em Fortaleza: se vai ser aliado ou oposição ao prefeito Sarto (PDT). Lideranças têm defendido abrir a discussão com os deputados federais, estaduais e a direção estadual, mas um deles avalia que “o cristal quebrou” e o PT deve seguir na oposição.

Foto: Camila Lima
  -  

Posição do PT na Câmara será debatida nesta segunda (4); cearenses defendem apoio a Baleia Rossi

Deputados federais do PT se reúnem, nesta segunda-feira (4), para discutir a posição da sigla na eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A informação é de José Guimarães. Segundo ele, os cearenses defendem apoio a Baleia Rossi (MDB-SP) pela autonomia do Legislativo e pela preservação da democracia, além de fortalecer chapa adversária candidato de Bolsonaro.

Foto: Agência Câmara
  -  

Camilo tenta articulação com petistas para aproximar PT do Governo do prefeito Sarto em Fortaleza

Em meio ao impasse no PT sobre aliança com o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), o governador Camilo Santana, aliado do pedetista, se articula para aproximar o seu partido de Sarto. Ele ligou para os três vereadores do PT em Fortaleza antes da reunião do diretório da sigla, que definiu fazer oposição, mas a deliberação foi suspensa. Nova decisão será tomada.

Foto: José Leomar
  -  

Em aceno ao PT, Sarto cita ‘momento de renúncias’ e diz que votou em Fernando Haddad em 2018

Em aceno ao Partido dos Trabalhadores, o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), destacou que sempre teve boa relação com a sigla e que ficaria “muito alegre se o PT viesse para a sua base“. “Eu tenho uma interlocução muita fluida com o PT de tempos. Na eleição passada, no 2° turno, eu votei no Haddad e nunca fiz questão de frisar isso”.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

‘Diálogo com o PT está sendo feito pelo governador, líderes e Sarto’, diz Élcio Batista

Com impasses na cúpula do PT sobre posição na gestão de Sarto Nogueira (PDT), o vice-prefeito eleito, Élcio Batista (PSB), disse que o governador Camilo Santana está intermediando o diálogo em busca da aliança. “O principal desafio é a busca pelo bem comum, que tem que levar em consideração não só a diálogos, mas a produção de consensos”.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Maior bancada, PDT garante presidência e mais duas vagas na nova Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza

Com o secretariado do Governo Sarto (PDT) definido, a composição da Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza para o biênio 2021-2022 está definida. O PDT, maior bancada da Casa, garantiu três vagas: a presidência, com Antônio Henrique; a 1ª vice-presidência, com Adail Júnior; e a 2ª vice-presidência, com Ana Paula. Outras siglas foram contempladas com uma vaga cada.

Foto: José Leomar
  -  

PT estadual suspende decisão municipal que estabelecia partido como oposição na Câmara

O PT Ceará suspendeu por 13 votos a 3 a decisão tomada na terça-feira (29) pelo diretório municipal, de que o partido seria oposição ao Governo Sarto na Câmara de Fortaleza. Conin, presidente estadual, avaliou que a posição foi precipitada. “Já havia um bom diálogo entre o PT municipal e o prefeito eleito”, disse. Uma nova votação ocorrerá, ainda sem data definida.

  -  

Análise: decisão sobre apoio do PT na gestão Sarto causa racha no partido e pode parar no diretório nacional

O PT decidiu fazer oposição a Sarto (PDT) na Câmara Municipal, mas a decisão foi dividida: grupos liderados por José Guimarães, José Airton Cirilo e Acrísio Sena foram contra a posição definida por nomes ligados à Luizianne Lins. A decisão causou racha no partido e vai parar na instância estadual. Leia análise.

Foto: Camila Lima
  -  

‘Chega uma hora em que o PT tem que tomar decisão’, afirma Guilherme Sampaio sobre oposição a Sarto

Após divergências internas sobre o posicionamento do PT à gestão de Sarto Nogueira (PDT), o presidente do diretório da sigla em Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, disse que o partido não podia mais esperar para se posicionar. “Houve quórum para as deliberações. Essa reunião já foi adiada duas vezes, mas chega um hora em que o PT tem que  tomar decisão”, ressaltou.

Foto: Camila Lima
  -  

Na oposição, PT engrossa as forças bolsonaristas em Fortaleza, diz Acrisio Sena

Defensor de que o PT compusesse o Governo Sarto, o deputado estadual Acrísio Sena disse que, na oposição, o partido “engrossa as forças bolsonaristas em Fortaleza”.  Membros do diretório da sigla ligados à corrente do parlamentar deixaram a reunião que confirmou a posição do PT. Eles queriam o adiamento da definição. “Não há justificativa plausível, acho precipitado”, disse o deputado.

Foto: Reprodução/Instagram