-  

‘É hora de trincar os dentes e readequar gastos’, diz Ciro Gomes a prefeitos

“O conselho que eu dou aos prefeitos nesse momento difícil, com muitas demandas e poucos recursos, é trincar os dentes e readequar os gastos. Rever cobrar IPTU, que muitos não cobram, que pode ajudar a fazer uma margem (de capital), pedir ajuda aos deputados”.

Ciro Gomes, sobre dificuldades enfrentadas por prefeitos cearenses em manter os pagamentos em dias no cenário de pandemia.

  -  

Com casos de coronavírus em alta no Interior, prefeitos estão reunidos com o governador Camilo Santana

Cerca de 120 prefeitos cearenses estão reunidos em videoconferência, neste momento, com o governador Camilo Santana (PT). O chefe do Executivo reforçou no início da reunião a necessidade de medidas de isolamento social no Interior. Os gestores pedem ao governador reforço na atenção primária de saúde e a abertura de mais leitos de UTI.

  -  

Tribunal de Contas do Ceará faz alertas às situações de calamidade das prefeituras

Em um momento em que dezenas de municípios têm declarado situação de calamidade por causa do coronavírus, o Tribunal de Contas do Estado anunciou a realização, nesta quinta-feira (16), às 15 horas, de um seminário virtual para dar orientações aos prefeitos e técnicos. Cerca de 250 gestores devem participar. A solicitação foi feita pela Aprece.

  -  

MPCE e TCE têm novo encontro em março para estruturar operação contra desmonte em prefeituras

“A iniciativa é para prevenção. Faremos encontros educativos para, no fim do mandato, fazermos fiscalizações e identificarmos o cenário de cada município, para impedirmos maus costumes e evitar condutas criminosas”.

Coordenadora da Procap, Vanja Fontenele, sobre as ações conjuntas entre MPCE e TCE para coibir desmontes nas prefeituras após as eleições.

Foto: TCE
  -  

Mais de 150 mil ações de cobrança de débitos fiscais sobrecarregam o Judiciário Estadual

“Temos mais de 150 mil execuções fiscais em curso no Ceará. A grande maioria de valores ínfimos e absolutamente inviáveis”.

Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Washington Araújo, sobre parceria com as prefeituras para mudar a forma de cobrança dos municípios às dívidas fiscais. No Ceará, 20 prefeituras aprovaram cobrar via cartórios de protesto.

Foto: Camila Lima
  -  

Fórum discute aumento de receitas de prefeituras com cobranças via cartórios de protestos

Será realizado na próxima terça (28), às 8h30, na Fábrica de Negócios, o 1º Fórum de Incremento das Receitas Municipais, que busca divulgar a possibilidade de dívidas ativas serem cobradas pelas prefeituras via cartórios de protestos. Atualmente, cerca de 20 cidades do Estado são conveniadas a cartórios de protestos. Vários prefeitos devem estar presentes.

  -  

PDT soma mais uma prefeitura no Ceará e vai para 2020 com 53 prefeitos

O PDT elegeu mais um prefeito (Aracoiaba) e segue para a Eleição 2020 com 53 prefeituras. A disputa pelos comandos municipais tem sido acirrada, especialmente com o PSD de Domingos Filho, cujo candidato em Aracoiaba, em aliança com o PL, foi derrotado. O placar dos dois principais grupos está assim: PDT dos Ferreira Gomes 53 x 31 PSD dos Domingos (Filho e Neto).

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

CGE vai reunir secretarias e prefeituras do Ceará para discutir convênios

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) vai reunir secretarias e órgãos do Governo com os 184 prefeitos do Ceará para discutir gargalos nos convênios. Segundo o secretário da CGE, Aloísio Carvalho, um fórum será realizado dia 19 de novembro, em Fortaleza. O Diário do Nordeste mostrou, em outubro, que metade das prefeituras têm pendências na prestação de contas de convênios.

Foto: José Maria Melo/Arquivo