-  

Análise: situação crítica da pandemia força o lockdown em Fortaleza

Com cerca de 10 capitais à beira do colapso no sistema de saúde e com a piora simultânea da pandemia nos estados e municípios, o Brasil viu 1,9 mil pessoas morrerem de Covid-19, ontem (3). No Ceará, a preocupação com o pico de casos, que deve acontecer ainda neste mês, fez com que o governo estadual decretasse lockdown em Fortaleza. Leia análise de Inácio Aguiar.

  -  

Servidores voltam a protestar contra reforma da Previdência de Fortaleza nesta terça

Quase uma semana após reunião com a Prefeitura de Fortaleza sobre a reforma da Previdência Municipal, servidores foram à Câmara Municipal em novo protesto, nesta terça (2). Além do aumento da idade, do tempo de serviço e da contribuição previdenciária, entre outros pontos, sindicatos questionam a redução dos benefícios do anuênio e da licença prêmio.

Foto: Divulgação/Sindifort
  -  

Após reunião da Previdência, servidores dizem que negociação com a Prefeitura sobre reforma não avança

Após reunião com membros da Prefeitura, representantes dos servidores municipais afirmam que as negociações sobre a reforma da Previdência não avançaram. Eles pedem negociação diretamente com o prefeito José Sarto, e não com interlocutores. Enquanto isso, projetos com mudanças de questões da Previdência na Lei Orgânica segue com tramitação barrada na Justiça.

  -  

Prefeitura e sindicatos discutem o imbróglio da previdência municipal

Representantes da Prefeitura de Fortaleza e de sindicatos de servidores da Capital reúnem-se, virtualmente, na manhã desta segunda-feira (22), para dialogar sobre a previdência municipal e o reajuste salarial. De acordo com o Sindicato dos Servidores de Fortaleza (Sindifort), os trabalhadores pedem acréscimo de 4,52% nos salários. O imbróglio maior é na Previdência.

Foto: José Leomar
  -  

Prefeitura e vereadores devem se reunir nesta segunda (22) com sindicatos para discutir Previdência

Uma comissão especial de vereadores de Fortaleza junto com representantes da Prefeitura devem se reunir, nesta segunda (21), com representantes de sindicatos para discutir os projetos que adequam a Lei Orgânica da cidade às novas regras da reforma da Previdência. As propostas geram polêmica, como o ponto que revoga a licença prêmio de três meses.

Foto: José Leomar
  -  

Sarto envia à Câmara projeto que equipara salário e nível hierárquico de 1º e 2º escalão da Prefeitura

O prefeito Sarto Nogueira (PDT) enviou, nesta quarta (10), um projeto que equipara cargos do 1º e do 2º escalão da Prefeitura, como coordenadores, superintendentes e secretários de Regionais, ao status de secretário. Assim, os ocupantes desses cargos terão o mesmo salário e nível hierárquico que qualquer secretário da gestão.

Foto: José Leomar
  -  

Em discurso aos vereadores, Sarto prega diálogo com oposição e apresenta projetos para Fortaleza

Na leitura da mensagem do Executivo na abertura dos trabalhos da Câmara de Fortaleza, o prefeito José Sarto (PDT) destaca estar aberto ao diálogo com “todos os vereadores”, de oposição ou base. Ele também apresenta prioridades, como a integração do bilhete único com VLT, integração da Guarda Municipal com a Polícia Militar e a busca por mais doses de vacina contra a Covid-19.

  -  

Mandato coletivo envia ofício à Prefeitura pedindo suspensão do Enem em Fortaleza

O mandato coletivo Nossa Cara (Psol), formado por Adriana Gerônimo, Lila Salú e Louise Santana, enviou ofício ao prefeito Sarto Nogueira (PDT) pedindo a suspensão da aplicação do Enem na Capital. A ação faz parte de mobilização nacional, sob o argumento de que entendimento do STF garante a governadores e prefeitos autonomia para adotar medidas de combate à Covid-19.

  -  

Ex-vereador Iraguassu Filho vai assumir Fundação da Criança e da Família Cidadã

Ex-vereador e segundo suplente do PDT, Iraguassú Filho, vai assumir a Fundação da Criança e da Família Cidadã. Ele, que tem feito visitas para conhecer o órgão, deve ser nomeado apenas após tirar licença do Tribunal de Justiça do Ceará, onde é servidor. Com isso, o terceiro suplente Didi Mangueira (PDT) deve assumir o mandato na Câmara Municipal.

Foto: CMFor
  -  

Escolhas para o segundo escalão tornam gestão Sarto ainda mais próxima do governo Roberto Cláudio

Na indicação do segundo escalão, o prefeito Sarto Nogueira (PDT) deixou ainda mais clara a aproximação entre o governo recém-iniciado e a gestão de Roberto Cláudio (PDT). Parte expressiva dos cargos de comando é ocupada por nomes da administração anterior, mas o novo prefeito fez questão de promover uma dança das cadeiras entre auxiliares. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Com mais dois vereadores na gestão, trabalhos na Câmara de Fortaleza devem iniciar com três suplentes

Com mais vereadores na gestão da Capital, os trabalhos na Câmara de Fortaleza devem iniciar, em fevereiro, com três suplentes no exercício dos mandatos. Saem Elpídio Nogueira (PDT), na Cultura; Raimundo Filho (PDT), na Regional 11; e Michel Lins (Cidadania), na Regional 3. Com isso, entram Carlos Mesquita (PDT), Iraguassú Filho (PDT) e Pedro França (Cidadania).

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

PontoPoder Cafezinho discute as primeiras sinalizações da gestão de Sarto Nogueira

Está no ar o episódio 43 do podcast PontoPoder Cafezinho. Nesta edição, os jornalistas Wagner Mendes, William Santos e Luana Barros comentam as primeiras sinalizações do prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT). Perfil do secretariado, as primeiras visitas a equipamentos públicos e as prioridades da gestão estão entre os temas debatidos.

Powered by RedCircle

  -  

Análise: Sarto inicia debate com secretários sobre as prioridades para os 100 primeiros dias de gestão

No primeiro dia útil do ano, Sarto Nogueira (PDT) conversou com seu secretariado sobre os 100 primeiros dias de gestão. As prioridades, além da vacinação contra a Covid-19, o retorno do ensino público presencial e a recuperação econômica, serão a nova territorialização da Capital e a continuidade de obras. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Divulgação
  -  

Prefeitura de Fortaleza oficializa nomeação de Laura Jucá para a Agefis

Os novos chefes de órgãos importantes para a administração de Fortaleza foram oficializados em publicação no Diário Oficial do Município, de segunda (4). Conforme adiantado pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT), o documento confirma que Laura Jucá Araújo assumirá a Agência Fiscalização De Fortaleza (Agefis).

Foto: Divulgação
  -  

Ex-superintendente da Urbfor é oficializado na Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil

Edição de segunda (4) do Diário Oficial do Município traz a exoneração de Luciano Agnelo Sales da Silva da chefia da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil. No lugar dele, segundo o documento, assume o posto Regis Rafael Tavares da Silva. Até a nova nomeação, ele foi superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor).

  -  

Prefeito Sarto terá primeira reunião com secretários nesta segunda às 15h

Após dar posse aos 20 auxiliares do primeiro escalão, o prefeito Sarto Nogueira os convocou para a primeira grande reunião de trabalho para esta segunda-feira (4). O encontro deverá acontecer Às 15h. Pela manhã, no primeiro dia útil de trabalho, o prefeito visitou escolas e unidades de saúde. O tema foi retomada das aulas e vacinação.

Foto: José Leomar
  -  

Meta é reduzir desigualdades na Capital, diz Sarto em posse de secretários

“Precisamos da inteligência de todos para cumprir a meta de continuar reduzindo desigualdades”

Sarto Nogueira, prefeito de Fortaleza, na cerimônia virtual de posse dos 20 secretários da gestão na manhã desta segunda-feira (4). O gestor reforçou os desafios pela frente ligados ao enfrentamento da pandemia.

  -  

Em cerimônia virtual, prefeito Sarto empossa novos secretários da gestão

Os 20 novos secretários da Prefeitura de Fortaleza foram empossados nesta segunda-feira (4), pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT). Presencialmente, o vice-prefeito e presidente Iplanfor, Élcio Batista (PSB), o secretário Governo, Renato Lima, e o chefe do Gabinete, Élpídio Moreira, acompanharam o prefeito.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Sarto visita escolas públicas para avaliar retomada das aulas presenciais

O prefeito Sarto Nogueira (PDT) visitou, nesta segunda-feira (4), a escola José Bonifácio de Sousa, no Pici. “Estamos nos preparando para voltarmos às aulas com proteção e segurança, assim que possível”, disse. Ele chegou ao local acompanhado da secretária da Educação, Dalila Saldanha. O retorno escolar e a vacinação são prioridades apontadas pelo novo prefeito.