Foto: Érika Fonseca/CMFor

Após ter apenas uma emenda aprovada, Núcleo Gestor do Plano Diretor vai à votação no plenário

Projeto de lei que cria núcleo gestor para elaboração do Plano Diretor de Fortaleza está pronto para ir a votação em plenário da Câmara Municipal, após ter aprovado apenas uma emenda. Entre as 4 rejeitadas, estava a proibição da participação de membros da sociedade civil que tivessem ocupado cargo comissionado nos últimos 180 dias.

 

Foto: Érika Fonseca/ CMFor

Ruthmar Xavier assume como vereadora no lugar de Márcio Martins

Ruthmar Xavier (PL) assumiu como vereadora na Câmara Municipal de Fortaleza. Ela assume a vaga de Márcio Martins (Pros), afastado por 4 meses para tratamento de uma pneumonia.  O 1° suplente era Daniel Borges (PR), que não pode assumir a cadeira. Xavier também ocupou vaga na legislatura passada e é esposa do ex-vereador Machadinho .

Foto: Edson Júnior Pio

Deputados aprovam redução de participação acionária do Estado na Cagece

Deputados aprovaram, hoje, Mensagem que reduz a participação acionária do Estado na Cagece. Segundo o assessor da Relações Institucionais do Governo, Nelson Martins, a Companhia recebeu recursos da União para realizar obras em municípios contemplados pelo PAC, e isso aumentou a cota acionária do Estado. A redução, diz Nelson, se justifica “porque o patrimônio é do município”.

Foto: Divulgação

Votação do título de cidadã cearense para a ministra Damares é adiada na Assembleia

Não foi dessa vez. A concessão de título de cidadã cearense à ministra Damares Alves, proposta pela deputada Dra. Silvana (PL), não foi votada, na Assembleia, nesta quinta-feira (12). O presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), que está, provisoriamente, como governador do Estado, quer estar presente na sessão. O título precisa do aval da Mesa Diretora.

Foto: Érika Fonseca/CMFor

Fundo Imobiliário avança na Câmara Municipal de Fortaleza

Projeto de lei que pretende autorizar a Prefeitura de Fortaleza a desafetar e vender bens públicos por decreto do Executivo teve parecer favorável aprovado em reunião da comissão conjunta de Constituição e Meio Ambiente da Câmara Municipal da Capital na quarta-feira (11). Agora, as cinco emendas apresentadas à matéria esperam o parecer do relator.

Foto: Érika Fonseca/CMFor

Projeto quer conceder bolsas de monitoria para alunos da rede pública de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza quer conceder bolsas de monitoria para os melhores alunos da rede pública de ensino de Fortaleza. As bolsas seriam no valor de R$ 350 com duração de 12 meses para estudantes do ensino fundamental. A matéria foi lida nesta quinta-feira (12) na Câmara Municipal de Fortaleza e deve ser analisada pela comissão conjunta de Constituição e Orçamento.

Foto: Ricardo Mota

Presidente da Câmara Municipal de Maracanaú está preso em Fortaleza

Está preso na Delegacia de Capturas, em Fortaleza, o presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, vereador Carlos Alberto Gomes de Matos Mota. Alvo de operação da Polícia Civil e do Ministério Público, ele se apresentou à Justiça na quarta (11). Segundo o advogado José Raimundo Andrade, ele passou por audiência de custódia e cumpre prisão preventiva.

Cearense preside comissão que discute emendas parlamentares a estados e municípios

O deputado cearense Eduardo Bismarck (PDT) vai presidir a comissão especial da PEC 48/19, que permite transferência direta de recursos para estados e municípios, das emendas parlamentares ao Orçamento da União, sem passar pela Caixa Econômica. A proposta faz parte do Pacto Federativo e já foi aprovada pelo Senado. O relator é Aécio Neves (PSDB).

Foto: José Leomar

Câmara Municipal aprova proibição de canudo plástico em Fortaleza

Vereadores de Fortaleza aprovaram hoje (11) projeto que proíbe venda e fornecimento de canudo plástico na Capital. Apenas Odécio Carneiro (SD) foi contra, e Jorge Pinheiro (DC) se absteve. O projeto, de autoria de Iraguassú Filho (PDT), ainda deve voltar à Comissão de Constituição para redação final. Quando sancionada, a lei terá vigência em 180 dias.

Foto: Divulgação

Em disputa judicial, Natécia Campos reassume presidência da Câmara Municipal de Caucaia

A vereadora Natécia Campos (PMB) reassumiu nesta terça (10) o mandato e a presidência da Câmara Municipal de Caucaia. Ela estava afastada há uma semana, acusada de ter empossado irregularmente um suplente sem que ele tivesse diploma de vereador. Nova decisão judicial, porém, reavaliou documentos apresentados por Natécia e restabeleceu as funções.