-  

Pesquisa Ibope: 93% dos eleitores devem ir às urnas no 2º turno de Fortaleza mesmo com pandemia

Divulgada nesta segunda-feira (23), a Pesquisa Ibope para a Prefeitura de Fortaleza apontou que 93% dos eleitores da Capital cearense disseram que vão às urnas no próximo dia 29 de novembro mesmo com a pandemia da Covid-19. Para 5% dos entrevistados ainda há dúvida e 1% afirmaram que não vão comparecer “de jeito nenhum” ao segundo turno das eleições. Leia mais

  -  

Sarto afirma que desafios causados pela pandemia ‘não são para amadores’

“Esses desafios não são para amadores e para, principalmente, quem quer replicar a política do Bolsonaro que é uma política excludente, uma política negacionista”.

Sarto em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (18) sobre os desafios da pandemia em Fortaleza. No encontro, o candidato do PDT agradeceu o apoio do PCdoB no segundo turno.

Foto: Helene Santos
  -  

PF deflagra Operação para apurar suposto desvio de verbas no combate à pandemia em Fortaleza

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União, deflagrou, nesta terça (3), em Fortaleza e em outros estados, a Operação Cartão Vermelho, que apura suposto desvio de verbas no combate ao coronavírus. O alvo é o hospital de campanha do PV. São cumpridos 27 mandados. A investigação aponta prejuízos de R$ 7 milhões.

Foto: Divulgação
  -  

Capitão Wagner diz ser contra a obrigatoriedade da vacina para Covid e que guiará decisões em equipe técnica

Em entrevista ao PontoPoder na Verdinha AM 810, o candidato do Pros, Capitão Wagner, afirmou ser contra a obrigatoriedade de uma vacina para a Covid-19. Candidato disse que vai aguardar a comprovação da eficácia do imunizante. Sobre uma possível segunda onda da doença, pretende guiar suas decisões com base em equipe técinca, caso seja eleito.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Assembleia Legislativa prorroga ponto facultativo até 16 de agosto

A Assembleia Legislativa prorrogou o ponto facultativo para os servidores até o dia 16 de agosto, por causa da pandemia de Covid-19. A Casa retomou parte das atividades presenciais no fim do mês passado. Por enquanto, as sessões plenárias, em formato híbrido, ocorrem somente às quintas-feiras.

Foto: José Leomar
  -  

‘O Brasil chora diante de um dos momentos mais tristes de sua história’, diz Camilo sobre 100 mil mortes por Covid-19

“Que a incalculável perda dessas mais de 100 mil vidas e a imensurável dor de suas famílias jamais sejam esquecidas. O Brasil chora diante de um dos momentos mais tristes de sua história. Mas precisa ser forte para continuar lutando”.

Governador Camilo Santana, no Twitter, sobre as mais de 100 mil mortes causadas pela Covid-19 no País.

  -  

Temer minimiza polêmica recente entre Gilmar Mendes e militares

Michel Temer minimizou a recente polêmica entre Gilmar Mendes e os militares do Governo, iniciada após o ministro do Supremo afirmar que o Exército estaria se associando a um “genocídio”, referindo-se às mortes da pandemia. “Ele usou uma palavra forte, foi enfático, mas não usou a palavra genocídio no seu significado original”, disse o ex-presidente.

  -  

Vice-governadora do Ceará discute os desafios da área educacional na pandemia com ex-ministros da Educação

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participa nesta quinta-feira (25) de debate para discutir os impactos causados pela pandemia da Covid-19 na educação no País. Promovido pelo Observatório da Democracia, o encontro virtual também irá contar com a participação de quatro ex-ministros da Educação, como Cristovam Buarque e Aloizio Mercadante.

  -  

Retorno das atividades do Tribunal de Justiça do Ceará está previsto para julho

O Poder Judiciário do Estado definiu nesta semana um plano de retorno às atividades presenciais, previstas, de forma gradual, a partir do mês de julho. Ontem, o TJCE iniciou série de reuniões com instituições parceiras, como MPCE, OAB e Defensoria, para definir protocolos adequados. A previsão é que as atividades sejam restabelecidas em 90 dias.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Eleições 2020: “Temos que preparar medidas para proteger a população”, diz ex-ministro Henrique Neves

O ex-ministro do TSE, Henrique Neves, alertou a sociedade para o início da preparação para a eleição municipal que se aproxima. Em debate no Conexão SVM em Casa, o advogado defende que, mesmo que haja adiamento da disputa no Congresso Nacional, como tem sido discutido com o Tribunal Superior Eleitoral, as medidas de saúde devem ser antecipadas.

  -  

Conexão SVM em Casa: debatedores levantam preocupação dos novos prazos eleitorais para este ano

O ex-ministro do TSE, Henrique Neves, o deputado Domingos Neto e o advogado André Costa, levantaram, no Conexão SVM em Casa, as preocupações dos novos prazos da eleição deste ano caso haja adiamento da disputa. Entre elas, estão a adaptação dos partidos nas campanhas eleitorais , julgamento das candidaturas e as possíveis ações judiciais.

  -  

“Não haverá prorrogação de mandato”, diz coordenador da bancada cearense Domingos Neto

O coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, deputado Domingos Neto (PSD), declarou, durante bate-papo no Conexão SVM em Casa, que há um entendimento entre congressistas de que não haverá prorrogação de mandato mesmo com possível adiamento da eleição. Há a expectativa da eleição ser postergada para novembro deste ano por conta da Covid-19.

  -  

Gestores da Prefeitura fizeram balanço das ações a vereadores; 261 irregularidades foram notificadas em estabelecimentos

Os vereadores de Fortaleza se reuniram por videoconferência com os superintendentes da Agefis, Júlio Santos, e da AMC, Arcelino Lima, e o diretor-geral da Guarda Municipal, Rômulo Reis, para um balanço das ações na pandemia da Covid-19. Ao todo 560 estabelecimentos foram fiscalizados e 261 irregularidades notificadas desde 16 de março pela Agefis.

  -  

Câmara Municipal convoca sessão extraordinária para votações nesta terça-feira (9)

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), convocou os vereadores para sessão extraordinária nesta terça-feira (9). Na pauta, proposta de autoria da Prefeitura, que estipula gratificação para servidores da Secretaria de Finanças, além de projeto de lei do vereador Plácido Filho e 14 projetos de indicação de parlamentares.

  -  

Pandemia: Quatro cidades cearenses continuam em isolamento social rígido

Por enquanto, apenas Fortaleza avançou para a primeira fase na retomada de atividades. Entre as regras para evitar aglomerações, centros comerciais com 30% da capacidade de clientes e 40% dos funcionários. Todos os outros municípios prosseguem na fase de transição, exceto Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema, que permanecem em Isolamento Rígido.

  -  

Governo continuará avaliando o avanço da retomada de atividades, diz Camilo Santana

O governador Camilo Santana reforçou os cuidados necessários na primeira fase da retomada de atividades, liberada apenas em Fortaleza. Segundo ele, é necessário respeitar os protocolos sanitários. O Governo irá avaliar a situação diariamente para definir sobre o avanço de fases na flexibilização.

Foto: José Leomar
  -  

Camilo chama de “irresponsável e inconsequente” sugestão de recontagem de mortos por Covid-19 no Ministério da Saúde

O governador Camilo Santana (PT) chamou de “irresponsável e inconsequente” fala de cotado para o Ministério da Saúde, Carlos Wizard, ao sugerir recontagem dos mortos por Covid-19. “Essas vidas têm rosto, têm história e famílias que hoje choram as perdas. Negar essa realidade é, além de desumano, criminoso“, escreveu o governador nas redes sociais.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Secretária da Fazenda diz que Estado perdeu 1,4 bilhão em receita e propõe contingenciamento “rígido”

Em reunião virtual com os deputados, hoje (4), a secretária de Fazenda do Estado, Fernanda Pacobahyba, revelou que o Ceará perdeu R$ 1,4 bilhão em receita em abril e maio deste ano, por causa da pandemia, e resumiu o momento fiscal: “catastrófico”. Ela disse que a equipe econômica deve propor nos próximos dias um contingenciamento “rígido” no Governo.

  -  

Roberto Cláudio irá apresentar balanço de ações contra a Covid-19 em reunião virtual da Câmara

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) deve participar de reunião virtual na Câmara Municipal de Fortaleza, nesta terça-feira (2), para fazer um balanço das ações da Prefeitura de Fortaleza no combate à Covid-19. A reunião terá a participação de todos os vereadores, que poderão tirar dúvidas com o prefeito sobre o enfrentamento à pandemia na Capital.

  -  

Camilo Santana se reúne com prefeitos da Macrorregião Norte nesta terça-feira

O governador Camilo Santana terá hoje (27) a segunda reunião com prefeitos por macrorregiões do Estado. Ontem, conversou com cerca de 40 gestores da macrorregião de Fortaleza. Hoje, deve reunir 55 prefeitos da segunda região mais afetada pela Covid-19. Os encontros são mobilizados pela Aprece, com o objetivo de discutir os desafios de forma específica.

Foto: Reprodução/Aprece