-  

“Não é nenhuma novidade”, diz Gardel após líder do Pros orientar voto contrário a mudanças na Previdência

“O Pros vota contra as matérias do Governo há pelo menos quatro anos nessa Casa, então não vai ser novidade nenhuma o Pros votar contra”.

‌Vereador Gardel Rolim (PDT), após o líder do Pros, Pedro Matos, orientar a bancada a votar contra a proposta com mudanças na Previdência de Fortaleza. Na primeira vez que a matéria esteve na Casa, Matos liberou a bancada.

  -  

Vereadores de oposição em Fortaleza se reúnem com deputado Capitão Wagner

Vereadores da oposição ao prefeito Sarto Nogueira (PDT) se reuniram, na noite de sexta (5), com o deputado federal Capitão Wagner (Pros) para definir ações para este ano. “Parabenizei os vereadores pela maneira responsável como estão cumprindo o papel de fiscais da Prefeitura, inclusive revertendo decisões”, disse o deputado.

  -  

Vereadores de oposição visitam Centro de Eventos para acompanhar vacinação contra a Covid-19

A bancada de vereadores de oposição pertencente ao grupo político de Capitão Wagner (Pros) esteve, nesta quarta-feira (27), no Centro de Eventos do Ceará, para acompanhar a execução da fase 1 do Plano de  Imunização contra a Covid-19. Márcio Martins, Julierme Sena, Inspetor Alberto e Pedro Matos, do Pros, além de Ronaldo Martins e Carmelo Neto, do Republicanos, e Danilo Lopes, do Podemos, compareceram ao local.

  -  

Eduardo Girão se reúne com opositores e cobra transparência na divulgação de homicídios

O senador Eduardo Girão (Podemos) se reuniu, neste sábado (23), com um grupo de opositores no Ceará, entre eles, General Theophilo e o deputado federal Danilo Forte (PSDB). Nas redes sociais, ele disse que a violência foi pauta do encontro e cobrou mais transparência sobre os dados de homicídios no Estado: “mudar a divulgação não modifica o cenário da insegurança”.

Foto: Reprodução
  -  

Surpresa nas urnas, prefeitos devem encontrar dificuldade nas Câmaras de Juazeiro, São Gonçalo do Amarante e Caucaia

Três prefeitos que surpreenderam ao vencer nas urnas poderão ter dificuldades por não ter formado maioria nas câmaras municipais. É o caso de Glêdson Bezerra (Podemos), em Juazeiro do Norte; Vitor Valim (Pros), em Caucaia; e Professor Marcelão (Pros), em São Gonçalo do Amarante. Em Juazeiro, Glêdson terá apenas três aliados, dos 21 vereadores.

Foto: Reprodução
  -  

‘Diálogo com o PT está sendo feito pelo governador, líderes e Sarto’, diz Élcio Batista

Com impasses na cúpula do PT sobre posição na gestão de Sarto Nogueira (PDT), o vice-prefeito eleito, Élcio Batista (PSB), disse que o governador Camilo Santana está intermediando o diálogo em busca da aliança. “O principal desafio é a busca pelo bem comum, que tem que levar em consideração não só a diálogos, mas a produção de consensos”.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Divergência no PT pode repactuar a relação do partido com o PDT no CE, diz deputado

O entrave no PT sobre ser ou não oposição na Câmara de Fortaleza servirá para repensar a relação com o PDT no Ceará. É a aposta do deputado Zé Airton (PT), que fala em uma “repactuação política” entre as duas siglas. O parlamentar menciona ainda que há grupos petistas que não se sentem prestigiados no Governo Camilo, e que um diálogo poderá aparar as arestas.

Foto: PT Câmara
  -  

PT estadual suspende decisão municipal que estabelecia partido como oposição na Câmara

O PT Ceará suspendeu por 13 votos a 3 a decisão tomada na terça-feira (29) pelo diretório municipal, de que o partido seria oposição ao Governo Sarto na Câmara de Fortaleza. Conin, presidente estadual, avaliou que a posição foi precipitada. “Já havia um bom diálogo entre o PT municipal e o prefeito eleito”, disse. Uma nova votação ocorrerá, ainda sem data definida.

  -  

‘Chega uma hora em que o PT tem que tomar decisão’, afirma Guilherme Sampaio sobre oposição a Sarto

Após divergências internas sobre o posicionamento do PT à gestão de Sarto Nogueira (PDT), o presidente do diretório da sigla em Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, disse que o partido não podia mais esperar para se posicionar. “Houve quórum para as deliberações. Essa reunião já foi adiada duas vezes, mas chega um hora em que o PT tem que  tomar decisão”, ressaltou.

Foto: Camila Lima
  -  

Na oposição, PT engrossa as forças bolsonaristas em Fortaleza, diz Acrisio Sena

Defensor de que o PT compusesse o Governo Sarto, o deputado estadual Acrísio Sena disse que, na oposição, o partido “engrossa as forças bolsonaristas em Fortaleza”.  Membros do diretório da sigla ligados à corrente do parlamentar deixaram a reunião que confirmou a posição do PT. Eles queriam o adiamento da definição. “Não há justificativa plausível, acho precipitado”, disse o deputado.

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

Petistas divergem sobre aliança com Sarto em Fortaleza; tese que predomina é a de seguir na oposição

Correntes do PT que são a favor do partido compor o Governo do prefeito eleito Sarto (PDT) em Fortaleza, ligadas aos deputados José Airton, Guimarães e Acrísio Sena, se articulam em busca de consenso a esse tese. Mas, a maioria dos grupos são contra a aliança com Sarto e defendem se manter na oposição. A Executiva do PT se reúne nesta terça (29).

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

“Estamos conversando (com o PT). Temos mais convergências que divergências”, diz Sarto

Ainda que nos bastidores haja o indicativo para ficar na oposição, integrantes do PT seguem conversando com o prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) antes de definir uma posição oficial do partido. O pedetista tenta trazer o PT para a base. “Estamos conversando. Temos mais convergências que divergências”, disse o pedetista.

  -  

Camilo promete diálogo com todos os prefeitos, inclusive os de oposição

“A eleição passou, vamos procurar dialogar com todos os prefeitos eleitos, inclusive os de oposição. O que está em jogo é a população. O prefeito (eleito) de Caucaia já ligou. Sempre estarei aberto a construir as relações institucionais”

Governador Camilo Santana sobre vitória da oposição em cidades importantes como Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Oposição desiste de candidatura própria e negocia cargo na Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza

O bloco de oposição ao prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT), formado por vereadores ligados ao deputado Capitão Wagner (PROS), desistiram de lançar candidatura própria ao comando da Casa. Está em diálogo a ocupação de uma vaga na Mesa Diretora com o atual presidente Antônio Henrique (PDT). O nome indicado é de Julierme Sena (PROS).

  -  

Não faço parte do bloco de oposição ao governo, garante Vitor Valim

O prefeito eleito de Caucaia, Vitor Valim (Pros), garante que não faz parte do bloco de oposição ao Governo do Estado. Valim prefere se manter na neutralidade, e diz que a prioridade é a gestão. “Também não sou da base aliada”, frisa. Vitor fez uma ligação institucional ao governador após as eleições. “Foi uma conversa tranquila”, assegurou.

Foto: José Leomar
  -  

Deputados cearenses se reúnem com ministro para solicitar recursos para Caucaia

Os deputados cearenses de oposição Danilo Forte (PSDB), Drª Silvana (PL), Dr. Jaziel (PL), Capitão Wagner (Pros) e Vaidon Oliveira (Pros) se reuniram, nesta quarta (16), com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para solicitar recursos para a revitalização da orla de Caucaia. O deputado Vitor Valim foi eleito prefeito da cidade.

Foto: Reprodução
  -  

PT adia reunião para definir posicionamento do partido na Câmara de Fortaleza

Mais uma vez, o Partido dos Trabalhadores (PT) adiou reunião para definir seu posicionamento na Câmara Municipal de Fortaleza. O encontro estava marcado para hoje, mas foi adiado devido ao quadro de saúde do presidente da sigla na Capital, vereador Guilherme Sampaio, que segue com Covid-19. Há expectativa sobre a posição sobre a gestão de Sarto (PDT).

Foto: Camila Lima
  -  

Diretório do PT se reúne nesta terça (15) e deve decidir fazer oposição a Sarto em Fortaleza

O PT caminha para fazer oposição à gestão do futuro prefeito Sarto Nogueira (PDT). Havia uma expectativa de que o apoio do partido ao pedetista no 2º turno abriria caminho para uma aliança, mas, segundo fontes do partido, declarações de Ciro Gomes contra o PT dificultam isso. O diretório municipal se reúne nesta terça (15) para bater o martelo.

Foto: Camila Lima
  -  

Busca de espaços estratégicos por oposição e aliados agita a Câmara Municipal de Fortaleza

As negociações entre oposição e base aliada na Câmara já acontecem. Se não foram contemplados, devem lançar o ver. Julierme Sena para a disputa. A expectativa também é alta entre os vereadores para as conversas sobre acomodação de parlamentares com Sarto. Nomes como Iraguassu Filho (PDT), Didi Mangueira (PDT) e Ésio Feitosa (PSB), devem ser contemplados.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Análise: Oposição tenta se articular em contexto de baixas na Câmara para próxima legislatura

A oposição já se articula na Câmara Municipal para ocupar espaços estratégicos e fazer o embate a Sarto Nogueira. O que já se pode constatar é que o grupo está menor em relação ao resultado das urnas, com pelo menos dez nomes, e não 12 como era esperado. Outro desafio é articulação entre os grupos que compõe a oposição, já que há vereadores mais a direita e outros mais à esquerda. Leia análise.

Foto: José Leomar