Candidatos à PGJ participam de debate na sede da ACMP

Os quatro candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça participaram de debate nesta sexta (29), na sede da Associação Cearense do Ministério Público. Manuel Pinheiro, Miguel Ângelo, Nestor Cabral e Vanja Fontenele falaram de suas trajetórias e das propostas para a categoria no próximo biênio. A eleição da lista tríplice será dia 6 de dezembro.

Foto: Divulgação/MPCE

Candidatos à lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça terão debate dia 29 de novembro

A Associação Cearense do Ministério Público vai sediar debate entre os candidatos à lista tríplice que definirá o novo procurador-geral de Justiça do Ceará. O debate será dia 29 de novembro, às 9h. Concorrem o promotor Manuel Pinheiro Freitas, o procurador Miguel Ângelo Pinheiro, o promotor Nestor Cabral e a procuradora Vanja Fontenele. A eleição será dia 6 de dezembro.

Foto: Thiago Gadelha

Lista tríplice para Procuradoria-Geral de Justiça será definida dia 6 de dezembro

A eleição que definirá a lista tríplice para nomeação do procurador-geral de Justiça (2020-2021) será dia 6 de dezembro. Concorrem o promotor Manuel Pinheiro Freitas, o procurador Miguel Ângelo de Carvalho Pinheiro, o promotor Nestor Rocha Cabral e a procuradora Vanja Fontenele Pontes. Nos bastidores, a disputa política pela sucessão de Plácido Rios está acirrada há meses.

Foto: Divulgação

Candidatos derrotados na eleição do Conselho Tutelar reúnem assinaturas para pedir anulação do certame

Candidatos derrotados na eleição para o Conselho Tutelar de Fortaleza que se sentiram prejudicados por irregularidades no dia do pleito fizeram ação neste sábado (19), na Praça do Ferreira, para reunir assinaturas pela anulação do certame. Segundo o grupo, já são mais de 2 mil assinaturas reunidas para protocolar ação no MPCE na próxima semana.

Foto: Ricardo Mota

Ex-presidente da Câmara de Maracanaú vira réu em caso de funcionários fantasmas

A Justiça recebeu denúncia do MPCE contra o ex-presidente da Câmara Municipal de Maracanaú Carlos Alberto Gomes de Matos Mota e mais 11 pessoas. O grupo foi denunciado por associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. A denúncia é parte da “Operação Fantasma”, que investiga a existência de funcionários fantasmas e a prática de “rachadinha”.

Foto: Helene Santos

Três eleitos e dois suplentes ao Conselho Tutelar de Pentecoste são impugnados

Cinco candidatos a conselheiro tutelar em Pentecoste foram impugnados pelo Comdica, responsável pela eleição. Três tiveram votação expressiva, eleitos, e dois eram suplentes. A impugnação foi pedida pelo MPCE, após vereadores afirmarem em público que apoiaram diretamente candidatos, violando regras eleitorais. Em Fortaleza, 20 candidatos são investigados.

Foto: Helene Santos

MPCE pede impugnação de 20 candidaturas ao Conselho Tutelar de Fortaleza

Vinte candidaturas ao Conselho Tutelar de Fortaleza estão na mira do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A 78ª Promotoria de Justiça de Fortaleza protocolou, nesta terça-feira (15), pedidos de impugnação de dez candidatos eleitos como conselheiros titulares e dez suplentes por supostas irregularidades na eleição. Os nomes não foram divulgados, pois os pedidos estão em segredo de Justiça.

Foto: Câmara Municipal de Caucaia

MP pede o afastamento da presidente da Câmara Municipal de Caucaia; ela nega a acusação

O Ministério Público pediu o afastamento da presidente da Câmara Municipal de Caucaia, Natécia Campos (PMB), por suposto ato de improbidade. O MP acusa a vereadora de ter empossado irregularmente um suplente sem que ele tivesse diploma da Justiça Eleitoral. Natécia nega e diz que já anexou o diploma do vereador aos autos. A ação é movida pelo PSL.

Prefeito de Paracuru é alvo de quatro ações por improbidade administrativa

O prefeito de Paracuru, Eliabe Albuquerque (PSDB), é alvo de quatro ações civis públicas por improbidade administrativa, todas resultantes de denúncias do Ministério Público do Ceará (MPCE). Uma delas trata de compra de combustíveis sem licitação e outra de contratação de empresa pertencente a servidor público. Albuquerque foi eleito vice-prefeito e assumiu após a cassação de José Ribamar Barroso, em 2018.

Denunciado pelo MPCE, prefeito de Paracuru tem processo ainda indefinido na Câmara Municipal

Comissão processante da Câmara de Paracuru decidiu, por 2 votos a 1, arquivar denúncia contra o prefeito Eliabe Albuquerque (PSDB). O relator Francisco Genival (PV) votou pelo arquivamento e foi acompanhado por Carolina Bernardo (PSL). O presidente da comissão, Domenico Sassone (PSB), votou pela continuidade. O plenário da Casa deve votar nesta semana se aceita ou não o arquivamento.