Foto: Ricardo Mota

Ministério Público pede condenação de ex-presidente da Câmara Municipal de Maracanaú

O MPCE ajuizou Ação Civil Pública, no valor de R$ 5,5 mi, na quinta (6), por improbidade contra o ex-presidente da Câmara de Maracanaú Carlos Alberto Gomes de Matos e mais 11 comissionados por enriquecimento ilícito. Também é investigada “rachadinha” e esquema de “corretagem” que beneficiava servidores fantasmas na contagem de tempo até a aposentadoria.

Foto: Fabiane de Paula

Plácido Rios é oficializado como diretor da Escola Superior do Ministério Público

Após quatro anos à frente do Ministério Público do Ceará, o procurador Plácido Rios foi confirmado como diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESPM). A indicação do novo procurador-geral, Manuel Pinheiro, foi aprovada por unanimidade nesta quarta-feira (15) pelo Órgão Especial do MPCE.

Foto: Camila Lima

Nomeada nova equipe da Administração Superior e dos órgãos do MPCE

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, oficializou nesta terça (14) a nomeação dos integrantes da Administração Superior e demais órgãos do MPCE. Nos órgãos de investigação, estão Vanja Fontenele (Procap), Humberto Ibiapina (Nuinc), Ricardo Rabelo (Gaesf) e Rinaldo Janja (Gaeco). Emmanuel Girão permanece à frente do Centro de Apoio Operacional Eleitoral.

Capacitação para promotores eleitorais que atuarão no pleito de 2020 começa em fevereiro

Responsáveis pela fiscalização nas eleições municipais de 2020, os promotores eleitorais do Ceará devem passar por capacitação a partir de fevereiro. Segundo o promotor de Justiça Emmanuel Girão, do MPCE, eles devem receber treinamentos presenciais em módulos específicos, como de propaganda eleitoral e registro de candidatura.

Foto: MPCE

Conheça as propostas do novo Procurador-Geral de Justiça do Ceará para comandar Ministério Público

Manuel Pinheiro, novo Procurador-Geral de Justiça do Ceará,  liderou a eleição no Ministério Público com as seguintes propostas:  aumentar o quadro de servidores, assessores e estagiários; investir em equipamentos, em softwares e em recursos de inteligência artificial; dar posse a novos membros e servidores e receber estagiários de pós-graduação, entre outras.

Candidatos à PGJ participam de debate na sede da ACMP

Os quatro candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça participaram de debate nesta sexta (29), na sede da Associação Cearense do Ministério Público. Manuel Pinheiro, Miguel Ângelo, Nestor Cabral e Vanja Fontenele falaram de suas trajetórias e das propostas para a categoria no próximo biênio. A eleição da lista tríplice será dia 6 de dezembro.

Foto: Divulgação/MPCE

Candidatos à lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça terão debate dia 29 de novembro

A Associação Cearense do Ministério Público vai sediar debate entre os candidatos à lista tríplice que definirá o novo procurador-geral de Justiça do Ceará. O debate será dia 29 de novembro, às 9h. Concorrem o promotor Manuel Pinheiro Freitas, o procurador Miguel Ângelo Pinheiro, o promotor Nestor Cabral e a procuradora Vanja Fontenele. A eleição será dia 6 de dezembro.

Foto: Thiago Gadelha

Lista tríplice para Procuradoria-Geral de Justiça será definida dia 6 de dezembro

A eleição que definirá a lista tríplice para nomeação do procurador-geral de Justiça (2020-2021) será dia 6 de dezembro. Concorrem o promotor Manuel Pinheiro Freitas, o procurador Miguel Ângelo de Carvalho Pinheiro, o promotor Nestor Rocha Cabral e a procuradora Vanja Fontenele Pontes. Nos bastidores, a disputa política pela sucessão de Plácido Rios está acirrada há meses.

Foto: Divulgação

Candidatos derrotados na eleição do Conselho Tutelar reúnem assinaturas para pedir anulação do certame

Candidatos derrotados na eleição para o Conselho Tutelar de Fortaleza que se sentiram prejudicados por irregularidades no dia do pleito fizeram ação neste sábado (19), na Praça do Ferreira, para reunir assinaturas pela anulação do certame. Segundo o grupo, já são mais de 2 mil assinaturas reunidas para protocolar ação no MPCE na próxima semana.

Foto: Ricardo Mota

Ex-presidente da Câmara de Maracanaú vira réu em caso de funcionários fantasmas

A Justiça recebeu denúncia do MPCE contra o ex-presidente da Câmara Municipal de Maracanaú Carlos Alberto Gomes de Matos Mota e mais 11 pessoas. O grupo foi denunciado por associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. A denúncia é parte da “Operação Fantasma”, que investiga a existência de funcionários fantasmas e a prática de “rachadinha”.