-  

Mesa Diretora toma posse na Assembleia; Evandro Leitão promete usar tecnologia para ‘estar perto da população’

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foi empossada, nesta segunda-feira (1º), logo na abertura dos trabalhos do ano legislativo. Presidente da Casa neste biênio, Evandro Leitão (PDT) discursou após a posse. “Enquanto a maioria da população não for vacinada, iremos nos valer de todos os aparatos tecnológicos para estar perto da população”, prometeu.

Foto: Helene Santos
  -  

Mesa Diretora da Assembleia tomará posse em sessão híbrida; apenas deputados terão acesso ao plenário

A Assembleia Legislativa definiu os protocolos sanitários para a sessão de posse da Mesa Diretora, na próxima segunda-feira (1º). Os trabalhos serão realizados de maneira híbrida, com acesso ao Plenário 13 de Maio restrito aos parlamentares. Depois da posse, na abertura da sessão legislativa, o govenador Camilo Santana (PT) fará a leitura da Mensagem Governamental virtualmente.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Mesa Diretora da Assembleia decreta luto de três dias após a morte de Roberto Mesquita

A Mesa Diretora da Assembleia legislativa do Ceará decretou três dias de luto oficial após a morte do ex-deputado Roberto Mesquita. Em nota, o presidente Fernando Santana, externou votos de pesar à família, amigos e admiradores “do grande homem público”. Mesquita faleceu na madrugada deste domingo (17) após enfrentar luta contra um câncer.

Foto: Assembleia Legislativa
  -  

Trabalho como presidente da Câmara foi crucial para recondução ao cargo, avalia Antônio Henrique

Reconduzido ao cargo de Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT) disse que o bom trabalho no primeiro mandato ganhou a confiança dos vereadores. Com chapa única, ele foi reeleito para o biênio 2021-2022 por unanimidade em votação logo após a posse nesta sexta-feira (1º). “Tenho a felicidade em olhar para trás e ver que estive no rumo certo”, disse.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

PT, PSB e Cidadania também garantem espaços na nova Mesa Diretora da Câmara Municipal

Outras siglas que não foram contempladas na atual Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza conseguiram espaço na  chapa que irá comandar a Casa. Entre os escolhidos, Eudes Bringel (PSB), como 3º vice-presidente; Guilherme Sampaio (PT), como 2º secretário; e Kátia Rodrigues (Cidadania), como 3º secretária. Na suplência, ficaram Tia Francisca (PL), José Freire (PSD) e Erivaldo Xavier (PSC).

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Após articulações com Antônio Henrique, oposição ligada a Capitão Wagner garante 1ª secretaria da Mesa Diretora

A oposição ligada a Capitão Wagner (Pros) garantiu uma vaga de destaque na chapa da Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza a ser eleita nesta sexta-feira (1º): Julierme Sena (Pros) será o 1º secretário da Casa. O grupo chegou a anunciar que lançaria candidatura, mas abriu mão após negociações com Antônio Henrique, que será reconduzido à presidência da Câmara.

Foto: Helene Santos
  -  

Maior bancada, PDT garante presidência e mais duas vagas na nova Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza

Com o secretariado do Governo Sarto (PDT) definido, a composição da Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza para o biênio 2021-2022 está definida. O PDT, maior bancada da Casa, garantiu três vagas: a presidência, com Antônio Henrique; a 1ª vice-presidência, com Adail Júnior; e a 2ª vice-presidência, com Ana Paula. Outras siglas foram contempladas com uma vaga cada.

Foto: José Leomar
  -  

Com definição de secretariado, vereadores batem martelo sobre Mesa Diretora da Câmara Municipal

Após o anúncio do secretariado do prefeito eleito, Sarto Nogueira (PDT), vereadores de Fortaleza se reuniram para finalizar as negociações quanto à Mesa Diretora da Câmara Municipal. Foram definidos os partidos contemplados na composição: PDT, PSB, Cidadania, PT e Pros. Único nome já anunciado, o atual presidente Antônio Henrique (PDT) irá concorrer à reeleição.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Vereadores do PDT são convocados para reunião e devem encaminhar chapa para eleição da Mesa Diretora

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT), convocou uma reunião, nesta quarta (30), às 15h, com os vereadores do PDT. A reunião foi marcada em seguida ao anúncio do secretariado do prefeito eleito Sarto (PDT). Eles devem definir a chapa que vai concorrer à eleição da Mesa Diretora, em que Antônio Henrique tenta reeleição à Presidência.

Foto: Camila Lima
  -  

Análise: escolha do secretariado de Sarto deve ditar eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal

As articulações para a formação da nova Mesa Diretora na Câmara Municipal começaram logo após o segundo turno das eleições deste ano. Apesar da pressa, o atual presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), que tenta recondução ao cargo, aguarda possível ida de vereadores eleitos para o secretariado de Sarto (PDT), ainda em formação. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Kid Júnior
  -  

Análise: PEC aprovada na Assembleia divide opiniões de deputados sobre seus efeitos

Deputados divergem sobre os efeitos da PEC aprovada na Assembleia nesta terça-feira (22), que proíbe a reeleição ao comando da Casa na disputa imediatamente subsequente. Contudo, existe a dúvida se o presidente Evandro Leitão (PDT) poderá concorrer novamente ao cargo ou se essa possibilidade é vetada. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: José Leomar
  -  

Deputados estaduais aprovam fim da reeleição para o mesmo cargo da Mesa Diretora

Impasse recorrente nas últimas eleições para a Mesa Diretora da Assembleia chegou ao fim. Nesta terça-feira (22), os deputados aprovaram uma PEC, do deputado Guilherme Landim (PDT), que passa a vedar “a recondução para o mesmo cargo na Mesa na eleição imediatamente subsequente”.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Análise: PEC contra reeleição ao comando da Assembleia é analisada na CCJ

Nesta quarta-feira (16), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa analisará a PEC Estadual que veta a reeleição à Mesa Diretora da Casa. A pauta – que já causou causou divisão na base governista – é de autoria de Guilherme Landim (PDT). Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Oposição ameaça lançar candidato à Presidência da Câmara se não conquistar vagas na nova Mesa Diretora

Os vereadores de oposição na Câmara Municipal de Fortaleza devem se reunir com o presidente Antônio Henrique (PDT) nos próximos dias em busca de vagas na Mesa Diretora, na chapa liderada pelo pedetista. Opositores ameaçam lançar uma chapa na disputa, encabeçada pelo vereador eleito Ronaldo Martins (Republicanos), caso as articulações não avancem.

Foto: Camila Lima
  -  

Antônio Henrique segue na articulação de chapa liderada por ele para eleição da nova Mesa Diretora

A chapa com os nomes que vão concorrer à eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal está sendo articulada pelo atual presidente, Antônio Henrique (PDT), que foi indicado pelo partido para reeleição ao cargo. Ele está recebendo vereadores e vai conversar com a oposição. O 1º vice-presidente, Adail Júnior (PDT), é cotado para continuar no cargo.

Foto: Camila Lima
  -  

Antônio Henrique soma 28 vereadores favoráveis à reeleição para presidência da Câmara Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), já contabiliza 28 vereadores favoráveis à sua reeleição para a presidência da Casa, em 1º de janeiro de 2021. Nome definido pelo grupo governista, que agrega 25 dos 43 parlamentares eleitos para a Casa, Henrique tem conversado com parlamentares da oposição em busca de consenso.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Chapa da base governista para a Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza deve ser definida até dia 20

Com sessões esvaziadas, chama atenção no Legislativo Municipal as articulações nos corredores para a composição da chapa governista para eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza. O atual presidente, Antônio Henrique (PDT), é nome definido para concorrer à reeleição. Vereadores projetam a definição da chapa completa até dia 20 deste mês.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Evandro Leitão é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará por unanimidade

Evandro Leitão (PDT) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, por unanimidade. Também foram eleitos os membros da Mesa Diretora: Fernando Santana (PT), 1° vice-presidente; Danniel Oliveira (MDB), 2° vice-presidente; e Antônio Granja (PDT), Audic Mota (PSB), Érika Amorim (PSD) e Ap. Luiz Henrique (PP), 1°, 2°, 3° e 4° secretários, respectivamente.

Foto: José Leomar
  -  

Depois de negociações com Evandro Leitão, oposição consegue vogal na Mesa Diretora para Fernanda Pessoa

Após a oposição pressionar para participar da composição da nova Mesa Diretora, ao tentar formar um bloco paritário, eles articularam com o deputado Evandro Leitão (PDT), indicado à Presidência, uma vaga de vogal para a deputada Fernanda Pessoa (PSDB). Nas negociações, segundo opositores, asseguraram vagas nas comissões técnicas.

  -  

Análise: Ao chegar à Presidência da Assembleia, Evandro Leitão entra em novo patamar no governismo

O deputado Evandro Leitão será o novo Presidente da Assembleia Legislativa, como antecipou a Coluna Poder na última sexta-feira (8). A articulação do nome dele foi realizada pelo grupo governista sob o comando de Sarto Nogueira. Ao chegar ao posto, ele entra em novo patamar no grupo governista que costuma valorizar ocupantes do cargo. Leia análise de Inácio Aguiar.

Foto: José Leomar