-  

Ministra Damares Alves desembarca para agenda no Ceará nesta sexta (11)

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves vem ao Ceará, nesta sexta (11), participar de uma cerimônia de lançamento das Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida, em uma instituição privada, em Fortaleza. Está prevista uma agenda dela na Casa da Mulher Brasileira, mas ainda não foi confirmada.

Foto: Agência Brasil
  -  

MP de Bolsonaro fragiliza as relações de trabalho e traz insegurança aos trabalhadores, diz Tasso

“A MP 927 vai na direção contrária (da política de proteção ao emprego), fragilizando as relações de trabalho e reduzindo a proteção dos trabalhadores. Mesmo com a retirada do Art 18, que permitia a suspensão do contrato sem pagamento de salários por 4 meses, a MP cria grande insegurança”

Tasso Jereissati (PSDB) sobre Medida Provisória de Jair Bolsonaro. Ele fez apelo para que a matéria seja retirada.

  -  

‘Legislativo e Judiciário têm que interferir para a vida do povo não ficar comprometida’, diz André Figueiredo

“Quando temos um Poder Executivo Federal despreparado e genocida, os poderes Legislativo e Judiciário tem que interferir pra vida do povo brasileiro não ficar comprometida”.

Deputado federal André Figueiredo (PDT), líder da oposição, sobre a decisão do ministro Marco Aurélio, do STF, de suspender cortes do Governo no Bolsa Família durante a crise na saúde.

  -  

Prefeitos debatem emprego com secretário do Ministério da Economia e presidente do Sebrae

Prefeitos cearenses devem participar, nesta sexta-feira (6), de evento com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Ministério da Economia), Carlos da Costa, e o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, na Fiec. Na pauta, iniciativas do Governo Federal para geração de emprego. Pelo menos 30 gestores municipais já confirmaram presença.

  -  

Danilo Forte é exonerado de cargo no Ministério da Agricultura

O ex-deputado federal cearense Danilo Forte (PSDB) foi exonerado, nesta segunda-feira (2), do cargo de Assessor Especial da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A portaria nº 65, assinada pela ministra Tereza Cristina, foi publicada no Diário Oficial da União. Quando assumiu, foi divulgado que sua função seria coordenar projetos da Pasta no Nordeste.

  -  

Ministra Damares vem ao Ceará em abril para receber título de cidadania na Assembleia

A ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, vem ao Ceará no próximo dia 8 de abril para receber o título de cidadã cearense, na Assembleia Legislativa. A deputada Dra. Silvana (PL), que propôs a comenda, anunciou a vinda da ministra nessa quarta (12) no Legislativo Estadual.

  -  

Gustavo Canuto é exonerado do Ministério de Desenvolvimento Regional

Foi publicada, no Diário Oficial da União, a exoneração de Gustavo Canuto do Ministério de Desenvolvimento Regional. Na mesma publicação, o presidente Jair Bolsonaro nomeia Rogério Marinho, anteriormente vinculado a Secretaria de Previdência Social, para o cargo. A pasta é uma das principais interlocutoras entre o governo federal e estados nordestinos.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
  -  

Após afago de Bolsonaro, Camilo diz que relação com Governo Federal “é muito boa”

Após elogio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)  com quem disse ter “conversa tranquila”, o governador Camilo Santana (PT) afirmou que a relação institucional entre o Governo Federal o Cearátem sido muito boa, principalmente no aval de empréstimos ao Estado“. A expectativa do governador é que a calmaria permaneça.

Foto: José Leomar
  -  

Advogada Kamile Castro é nomeada juíza titular do TRE-CE pelo presidente Bolsonaro

Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta (27) a nomeação da advogada Kamile Castro como juíza titular do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Kamile estava no 2º mandato como juíza substituta da Corte e irá substituir Tiago Asfor Rocha. Ela coordena o núcleo de estudos em Direito Eleitoral da Escola Superior de Advocacia no Ceará (ESA).

  -  

Cearense Carmelo Neto é escolhido para o Conselho Nacional de Juventude

Ex-integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), Carmelo Neto, apoiador do presidente Bolsonaro no Ceará, foi nomeado um dos representantes na sociedade civil do Conselho Nacional de Juventude. Carmelo é cotado para disputar uma vaga a vereador de Fortaleza em 2020.

  -  

“No news is good news”: presidente do BNB nega rumores sobre saída do cargo

Romildo Rolim, servidor de carreira, tem um trabalho reconhecido no comando do Banco do Nordeste (BNB). Desde o início do governo, se especula a saída dele. Nesta semana houve novos rumores, que ele nega. “Tem uma expressão em ingles que diz: ‘no news is good news'”, diz. A expressão corresponde a algo como: se não há notícias no momento, é um bom sinal.

  -  

Vice-presidente Hamilton Mourão se reúne com Camilo e ministra palestra na Fiec hoje

O governador Camilo Santana (PT) recebe, nesta quarta (4), no Palácio da Abolição, o vice-presidente da República Hamilton Mourão (PRTB). Trata-se de uma visita de cortesia de Mourão, que vem a Fortaleza para proferir a palestra “Brasil e os desafios para os novos tempos” promovido pela Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), evento fechado para convidados.

Foto: Agência Brasil
  -  

A boa relação entre o senador cearense Tasso Jereissati e o ministro Paulo Guedes

Após a aprovação da reforma da Previdência no Senado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, é só elogios ao senador cearense Tasso Jereissati (PSDB), relator da proposta que deve gerar economia de quase R$ 1 trillhão em 10 anos. Hoje (3), o ministro almoçou com a bancada de senadores tucanos, no gabinete do líder, Roberto Rocha.

  -  

“Esperamos ser convocados para o diálogo”, diz Camilo Santana sobre privatização do Parque de Jericoacoara

Sobre a inclusão do Parque de Jericoacoara em programa de privatizações do governo federal, o governador Camilo Santana afirma que espera “ser convocado para o diálogo e poder encaminhar o que seja melhor para o Estado e para a região”. O governador disse ainda que “tudo merece debate”, mas que é preciso “ter uma visão de sustentabilidade” para a área.

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Deputados reclamam que Camilo não citou Bolsonaro ao liberar tráfego em viaduto da CE-060 sobre o Anel Viário

“Quero saber se um prefeito pode inaugurar uma obra sem dizer que teve verba do Governo do Estado”, disse Fernanda.

A liberação do viaduto em Maracanaú, pelo governador Camilo Santana (PT), foi o debate do dia na AL-CE. Fernanda Pessoa (PSDB), Delegado Cavalcante (PSL) e André Fernandes (PSL) reclamaram que Camilo não citou recursos federais da obra em vídeo no qual acompanhava a liberação.

Foto: Junio Pio/AL-CE
  -  

Sobral e Maracanaú vão sediar escolas cívico-militares em 2020

Sobral e Maracanaú foram selecionados pelo MEC para sediarem duas, das 54 escolas do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, em 2020. Serão 38 escolas estaduais e 16 municipais, em 23 estados e no Distrito Federal. Segundo o MEC, a escolha levou em conta a localidade, a partir de uma equação com variáveis com base em critérios técnicos.

Foto: MEC/Divulgação
  -  

Governo cria empresa para cuidar da navegação aérea brasileira

Para substituir a Infraero nas atribuições relacionadas à navegação aérea, como operação de radares e medição meteorológica, o Governo Federal criou a NAV Brasil. Para o Governo os serviços de navegação aérea dão prejuízo à Infraero, responsável pela administração de 55 aeroportos.  A lei que cria a NAV Brasil foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Foto: Governo Federal/ Divulgação
  -  

General Ramos apresenta pacote econômico de Bolsonaro a Camilo e seu secretariado

Na agenda do ministro da Secretaria de Governo da gestão Bolsonaro, general Luiz Eduardo Ramos, amanhã (8), em Fortaleza, está previsto um almoço com o governador Camilo Santana (PT). Depois, ele se reúne com os secretários de Estado para apresentar o pacote de medidas econômicas levado ao Congresso nesta semana.

  -  

Deputados federais cearenses já divergem sobre pacote econômico do governo Bolsonaro

Ao passo que o presidente Jair Bolsonaro entregava ao Congresso Nacional, o pacote de medidas econômicas do governo, com o objetivo de aliviar as contas públicas, deputados cearenses, já divergiam sobre o assunto. Heitor Freire (PSL) defende as novas medidas, enquanto Idilvan Alencar (PDT) critica a proposta de derrubar gastos com Saúde e Educação.

Foto: Roque de Sá/Agênciia Senado
  -  

Ministro da Educação chama bancada cearense para discutir Escolas Cívico-Militares

Deputados alinhados ao Governo Bolsonaro da bancada cearense foram chamados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, para uma reunião na manhã de hoje (5). Na pauta: a implantação das escolas-cívico militares. O Ceará foi o único estado do Nordeste a aderir ao programa do Governo Federal.