-  

Tasso aponta negacionismo do Governo Federal e diz que CPI da Covid investigará possível conduta dolosa

O senador Tasso Jereissati (PSDB) defendeu que a CPI da Covid seja focada no Governo Federal. “Houve um negacionismo desde o primeiro momento, não aceitando a gravidade, até menosprezando”, disse à CNN. Segundo ele, a CPI investigará se houve intenção de atingir a imunidade de rebanho. “Se alguém acreditava e tentou implantar (…) pode ser considerado dolo”.

Foto: Agência Senado
  -  

OAB aciona STF para tornar obrigatória a compra de vacinas contra Covid-19 pelo Governo Federal

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ingressou com uma ação, na última sexta (20), no Supremo Tribunal Federal (STF), para obrigar o Governo Federal a comprar vacinas contra a Covid-19. O objetivo é garantir a imunização em massa e de forma urgente da população. A OAB ainda requer que sejam notificados o presidente da República e o ministro da saúde.

Foto: DIVULGAÇÃO/OAB
  -  

Análise: Dr. Cabeto cobra diálogo com governo federal para adoção de medidas de restrição

Para o secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, o Brasil devia estar em ‘lockdown’ há mais de duas semanas. Ele explicou que o Ceará não ainda adotou a medida por causa dos seus impactos socioeconômicos, e cobra posição do Executivo Nacional. “O presidente discorda do protocolo adotado pelo Ceará, mas precisamos saber qual a posição do governo (federal) sobre o que fazer”. Leia análise.

Foto: José Leomar
  -  

Ministério da Saúde confirma envio de 80,5 mil doses da vacina de Oxford para o Ceará

O governador Camilo Santana anunciou, hoje (24), em sua conta no Twitter, que o Ministério da Saúde enviará 80,5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford para o Ceará. Ainda não há confirmação de dia e horário do envio. O chefe do Executivo cearense ainda informou que há a previsão de o Estado receber outras 49,2 mil doses da CoronaVac.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Ministro se compromete em mandar recursos para novos leitos de UTI no Estado

Ainda na reunião com Pazuello, o governador Camilo Santana informou que o ministro se comprometeu em homologar os novos leitos de UTI que estão sendo abertos na rede pública do Estado. Após a homologação pelo SUS, o estado passa a receber recurso para financiar o funcionamento. Até a semana que vem serão 811 leitos no Estado, garante o governador.

Foto: Carolina Antunes/PR
  -  

Após reunião com ministro, Camilo informa chegada de 72 mil doses de vacina ao Ceará

Após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na manhã desta terça (23), em Brasília, o governador Camilo Santana disse que o Ceará vai receber, nesta quarta-feira (24), um lote de aproximadamente 72 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O Estado aguarda ainda para esta semana mais um lote da CoronaVac, do Instituto Butantan.

  -  

Danilo Forte defende urgência de projeto que concede ajuda fiscal para setor de eventos

Em reunião com a bancada do PSDB nesta terça (9), o deputado Danilo Forte defendeu a tramitação em regime de urgência do projeto de lei que trata sobre ajuda fiscal do Governo Federal para o setor de eventos. “Este é um setor que emprega milhares de cearenses. O Governo Federal precisa ajudar os empresários e trabalhadores desta área”, declarou.

  -  

Capitão Wagner exalta ‘harmonia’ entre Legislativo e Executivo com a eleição de Arthur Lira

Apoiador da candidatura de Arthur Lira (PP-AL), Capitão Wagner (Pros) comemorou a vitória do aliado. “Ter apoiado a candidatura dele nos dá não só mais acesso à Mesa (Diretora), mas também vamos participar de relatorias importantes. E facilita a harmonia entre o Legislativo e o Executivo para que possamos buscar melhorias para nosso Ceará”, disse. 

Foto: Gustavo Pellizzon
  -  

‘Eu não espero nenhum projeto estratégico’, diz Cid sobre gestão federal da crise em prol da recuperação do País

“Eu não espero nenhum projeto estratégico, porque ele (Jair Bolsonaro) não tem nenhuma das duas coisas: não tem liderança, é despreparado e, pior, ele tem uma motivação animosa, beligerante”.

Senador Cid Gomes (PDT), ao criticar o que considera falta de plano estratégico do Governo Federal diante das crises sanitária e econômica no Brasil.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Governo lança Plano Nacional de Vacinação contra Covid-19; governador do Ceará participa da cerimônia

Em viagens para articular o início da vacinação no Ceará, o governador Camilo Santana (PT) estará amanhã (16) na cerimônia de lançamento do plano de vacinação contra a Covid-19. O evento promovido pelo Ministério da Saúde contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Hoje, Camilo está em São Paulo. Ele defende vacina do Butantan no Plano Nacional.

Foto: Reprodução
  -  

Ministra Damares Alves desembarca para agenda no Ceará nesta sexta (11)

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves vem ao Ceará, nesta sexta (11), participar de uma cerimônia de lançamento das Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida, em uma instituição privada, em Fortaleza. Está prevista uma agenda dela na Casa da Mulher Brasileira, mas ainda não foi confirmada.

Foto: Agência Brasil
  -  

MP de Bolsonaro fragiliza as relações de trabalho e traz insegurança aos trabalhadores, diz Tasso

“A MP 927 vai na direção contrária (da política de proteção ao emprego), fragilizando as relações de trabalho e reduzindo a proteção dos trabalhadores. Mesmo com a retirada do Art 18, que permitia a suspensão do contrato sem pagamento de salários por 4 meses, a MP cria grande insegurança”

Tasso Jereissati (PSDB) sobre Medida Provisória de Jair Bolsonaro. Ele fez apelo para que a matéria seja retirada.

  -  

‘Legislativo e Judiciário têm que interferir para a vida do povo não ficar comprometida’, diz André Figueiredo

“Quando temos um Poder Executivo Federal despreparado e genocida, os poderes Legislativo e Judiciário tem que interferir pra vida do povo brasileiro não ficar comprometida”.

Deputado federal André Figueiredo (PDT), líder da oposição, sobre a decisão do ministro Marco Aurélio, do STF, de suspender cortes do Governo no Bolsa Família durante a crise na saúde.

  -  

Prefeitos debatem emprego com secretário do Ministério da Economia e presidente do Sebrae

Prefeitos cearenses devem participar, nesta sexta-feira (6), de evento com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Ministério da Economia), Carlos da Costa, e o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, na Fiec. Na pauta, iniciativas do Governo Federal para geração de emprego. Pelo menos 30 gestores municipais já confirmaram presença.

  -  

Danilo Forte é exonerado de cargo no Ministério da Agricultura

O ex-deputado federal cearense Danilo Forte (PSDB) foi exonerado, nesta segunda-feira (2), do cargo de Assessor Especial da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A portaria nº 65, assinada pela ministra Tereza Cristina, foi publicada no Diário Oficial da União. Quando assumiu, foi divulgado que sua função seria coordenar projetos da Pasta no Nordeste.

  -  

Ministra Damares vem ao Ceará em abril para receber título de cidadania na Assembleia

A ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, vem ao Ceará no próximo dia 8 de abril para receber o título de cidadã cearense, na Assembleia Legislativa. A deputada Dra. Silvana (PL), que propôs a comenda, anunciou a vinda da ministra nessa quarta (12) no Legislativo Estadual.

  -  

Gustavo Canuto é exonerado do Ministério de Desenvolvimento Regional

Foi publicada, no Diário Oficial da União, a exoneração de Gustavo Canuto do Ministério de Desenvolvimento Regional. Na mesma publicação, o presidente Jair Bolsonaro nomeia Rogério Marinho, anteriormente vinculado a Secretaria de Previdência Social, para o cargo. A pasta é uma das principais interlocutoras entre o governo federal e estados nordestinos.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
  -  

Após afago de Bolsonaro, Camilo diz que relação com Governo Federal “é muito boa”

Após elogio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)  com quem disse ter “conversa tranquila”, o governador Camilo Santana (PT) afirmou que a relação institucional entre o Governo Federal o Cearátem sido muito boa, principalmente no aval de empréstimos ao Estado“. A expectativa do governador é que a calmaria permaneça.

Foto: José Leomar
  -  

Advogada Kamile Castro é nomeada juíza titular do TRE-CE pelo presidente Bolsonaro

Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta (27) a nomeação da advogada Kamile Castro como juíza titular do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Kamile estava no 2º mandato como juíza substituta da Corte e irá substituir Tiago Asfor Rocha. Ela coordena o núcleo de estudos em Direito Eleitoral da Escola Superior de Advocacia no Ceará (ESA).

  -  

Cearense Carmelo Neto é escolhido para o Conselho Nacional de Juventude

Ex-integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), Carmelo Neto, apoiador do presidente Bolsonaro no Ceará, foi nomeado um dos representantes na sociedade civil do Conselho Nacional de Juventude. Carmelo é cotado para disputar uma vaga a vereador de Fortaleza em 2020.