-  

Análise: reforma da previdência municipal é necessária, mas servidores precisam ser ouvidos

A previsão de déficit da Previdência Municipal somente para este ano é de R$ 400 mi. A Reforma da Previdência, no Congresso Nacional, em 2019, determinou que estados e municípios fizessem o mesmo. O déficit aqui, entretanto, fez com que os ajustes se tornassem obrigatórios. Os servidores precisam ser ouvidos, mas benefícios não podem ser mantidos. Leia análise.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Cartórios eleitorais passam a funcionar de 8h às 14h a partir do dia 15 em Fortaleza

A partir do dia 15 deste mês, os cartórios eleitorais de Fortaleza passarão a funcionar de 8h às 14h. A mudança foi estabelecida por uma portaria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) publicada em novembro de 2020. Nos demais municípios, o funcionamento dos cartórios eleitorais não foi alterado. O atendimento ao eleitor permanece virtual, por meio do sistema Título Net.

  -  

Vereadores de oposição em Fortaleza se reúnem com deputado Capitão Wagner

Vereadores da oposição ao prefeito Sarto Nogueira (PDT) se reuniram, na noite de sexta (5), com o deputado federal Capitão Wagner (Pros) para definir ações para este ano. “Parabenizei os vereadores pela maneira responsável como estão cumprindo o papel de fiscais da Prefeitura, inclusive revertendo decisões”, disse o deputado.

  -  

Roberto Cláudio viaja a São Paulo para fazer pós-doutorado: ‘uma nova experiência’

O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) anunciou, por meio das redes sociais, que está indo embora nesta sexta-feira (29) da Capital para morar em São Paulo, onde fará um pós-doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Uma nova experiência acadêmica, pessoal e familiar. Tempo para reflexão, estudo, escrita e militância permanente”, frisou.

Foto: Reprodução
  -  

Presidente da OAB-CE coloca sede da entidade à disposição para ser usada como local de vacinação

Em reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, o presidente da Ordem dos Advogados secção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, colocou a sede da instituição em Fortaleza à disposição para ser utilizada como local da vacinação contra a doença. Outras instituições também têm oferecido equipamentos para a campanha de imunização, como o Ceará Sporting Club.

Foto: Divulgação
  -  

Fortaleza já está pronta para voltar às aulas e aguarda aval de autoridades, diz prefeito eleito de Fortaleza

Fortaleza está preparada para voltar as aulas na rede municipal. Segundo Sarto Nogueira (PDT), um plano de contingenciamento já foi concluído, e o município aguarda o aval das autoridades sanitárias para o retorno híbrido – presencial e virtual. As escolas foram adaptadas para início imediato, e há licitação para compra de tablets.

Foto: Gustavo Pellizzon
  -  

“Mandato não é emprego. É missão”, alerta juíza eleitoral em cerimônia de diplomação dos eleitos

“Mandato não é emprego. É missão. A função pública pressupõe probidade, decoro e dignidade. Exige renúncia e sacrifício pessoal”

Valeska Alves Alencar Rolim, juíza eleitoral da 117ª Zona, que presidiu a solenidade de diplomação dos eleitos em Fortaleza que ocorreu no fim desta tarde, por meio virtual. Foram diplomados o prefeito, vice e os 43 vereadores.

Foto: Divulgação
  -  

Análise: Líder de PIB no Nordeste, Fortaleza mostra relevância nacional econômica e política

Levantamento do IBGE sobre Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios mostrou alta na relevância de Fortaleza no cenário nacional. Além da Capital, agora, ser líder do Nordeste no quesito, os dados mostram que o interior do Estado vem aumentando seu peso na geração de riquezas. Com isso, Fortaleza também vem se tornando importante espaço de poder no País. Leia análise de Inácio Aguiar.

  -  

Diretório do PT se reúne nesta terça (15) e deve decidir fazer oposição a Sarto em Fortaleza

O PT caminha para fazer oposição à gestão do futuro prefeito Sarto Nogueira (PDT). Havia uma expectativa de que o apoio do partido ao pedetista no 2º turno abriria caminho para uma aliança, mas, segundo fontes do partido, declarações de Ciro Gomes contra o PT dificultam isso. O diretório municipal se reúne nesta terça (15) para bater o martelo.

Foto: Camila Lima
  -  

Por conta do avanço da pandemia, diplomação dos eleitos em Fortaleza será em formato virtual

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) informou que a diplomação dos eleitos em Fortaleza será no modo virtual. O evento estava marcado para ocorrer no auditório da Escola Superior da Magistratura e desmarcado por conta do avanço do quadro da pandemia. O evento será transmitido, às 17h do dia 18 de dezembro, no canal do TRE-CE no YouTube.

  -  

Diplomação de prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em Fortaleza ocorre no dia 18

A Justiça Eleitoral marcou para o dia 18 de dezembro, no auditório da Escola Superior da Magistratura, a diplomação de prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em Fortaleza. A cerimônia será presidida pela juíza eleitoral da 117ª Zona, Valeska Rolim. As datas da diplomação dos eleitos nos demais municípios serão definidas localmente.

  -  

PontoPoder Cafezinho: podcast debate resultados, bastidores e desafios dos prefeitos eleitos em Fortaleza e Caucaia

O podcast PontoPoder Cafezinho discute o resultado das urnas em Fortaleza e Caucaia, assim como os desafios postos aos futuros gestores. Os jornalistas Márcio Dornelles, William Santos, Wagner Mendes e Igor Cavalcante trazem os bastidores e curiosidades da eleição.

  -  

Recuperação econômica e Saúde serão prioridade, avalia prefeito eleito de Fortaleza

Os maiores desafios da nova gestão de Fortaleza, que começa no dia 1º de janeiro, serão a recuperação econômica e Saúde, de acordo com a avaliação de Sarto Nogueira (PDT), prefeito eleito no segundo turno, que ocorreu neste domingo (29) e acabou com uma vitória apertada. Sarto reforçou que manterá parceria com o governador Camilo Santana (PT).

Foto: Helene Santos
  -  

Prefeito eleito de Fortaleza, Sarto diz que secretariado só deve sair no fim de dezembro

Eleito prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, disse, em entrevista, que agora vai “correr contra o tempo para montar uma equipe de transição”, pois a posse já ocorre em um intervalo de um mês. Segundo o prefeito eleito, entretanto, só haverá conhecimento dos nomes do secretariado na última etapa do processo, já perto da posse.

Foto: Helene Santos
  -  

“Sou prefeito para unir Fortaleza”, diz Sarto Nogueira na primeira entrevista após a vitória

Na primeira entrevista após ser eleito para prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira disse que será prefeito para “unir Fortaleza”, após o resultado das urnas. “Não se constrói o futuro olhando para o retrovisor”, destacou ao reforçar que buscará manter conquistas da atual gestão e avançar em outros temas, principalmente, em Saúde.

Foto: Kid Júnior
  -  

Sarto Nogueira é eleito com 51,69% dos votos, em Fortaleza

Com 98,03% das urnas apuradas, o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) declarou Sarto Nogueira (PDT) eleito para a Prefeitura de Fortaleza. A chapa composta pelo pedetista e o vice Élcio Batista (PSB) recebeu 655.538 votos, relativos a 51,69% do total. O adversário, Capitão Wagner (Pros), conseguiu 612.769 votos, equivalentes a 48,31%.

Foto: Kid Júnior
  -  

RESULTADO PARCIAL: 95,56% das seções apuradas em Fortaleza. Sarto tem 51,68% e Wagner, 48,32%

Atualização às 18h40min feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dá conta de que 95,56% das seções de Fortaleza já foram apuradas. O candidato Sarto Nogueira (PDT) tem 51,68% dos votos válidos e Capitão Wagner tem 48,32%.

  -  

RESULTADO PARCIAL: 91,89% das seções apuradas em Fortaleza. Sarto tem 51,69% dos votos e Wagner, 48,31%

Com 91,89% das seções apuradas na Capital, Sarto Nogueira (PDT) permanece à frente com 51,69% dos votos válidos e Capitão Wagner (Pros) tem 48,31%.

  -  

RESULTADO PARCIAL: Em nova atualização, Sarto mantém dianteira com 52,17% dos votos; Wagner tem 47,83%

Após a apuração de 31,88% das seções de Fortaleza, atualização do resultado parcial registra que o candidato Sarto Nogueira (PDT) tem, agora, 52,17% dos votos válidos e Capitão Wagner (Pros), 47,83%. Dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  -  

RESULTADO PARCIAL: Com 5,58% das seções apuradas, Sarto sobe para 51,91% e Wagner para 48,09%

Atualização do resultado parcial divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registra que o candidato Sarto Nogueira (PDT) tem, agora, 51,91% dos votos válidos e Capitão Wagner (Pros), 48,09%. Foram apurados os votos de 5,58% das seções.