-  

‘Defendo que a gente não mude uma vírgula’, diz Cid sobre estratégia do PDT para 2022 com Lula elegível

“Ainda não conversei com o Ciro, com o Lupi, mas defendo que a gente não mude um milímetro, uma vírgula do que estamos tocando, ou seja, um projeto que não seja o Bolsonaro, nem o estilo PT de governar”.

Senador Cid Gomes (PDT), em declaração ao site O Antagonista, sobre a anulação das condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato, pelo ministro do STF Edson Fachin, que torna o petista elegível.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

‘Por que não bota o Camilo Santana? O Wellington Dias?’, questiona Ciro em crítica a Lula sobre candidatura do PT

“Por que não bota o Camilo Santana? Por que não bota o Wellington Dias? Não, tem que ser alguém para repetir fenômeno Dilma, que ele bota sem nenhuma experiência política para ficar mandando, e agora quer repetir o mesmo erro”.

Ciro Gomes (PDT), ex-governador e ex-ministro, em crítica ao ex-presidente Lula (PT) durante entrevista ao portal Uol. Ele chamou Fernando Haddad de “Fernando Henrique menos um que o Lula quer impor ao povo brasileiro”.

Foto: Reprodução
  -  

TRE-CE reverte cassação dos diplomas do prefeito e do vice de Mulungu

Por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), foi revertida sentença de 1º grau que cassava os diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Mulungu, Robert Viana (PL) e Cleanto Uchoa (PP), em ação por abuso de poder. Os juízes também reverteram a cassação do diploma da vereadora  Lyziane do Studart (PL). O julgamento do recurso ocorreu na sexta-feira (26).

Foto: Reprodução
  -  

TSE oficializa decisão do TRE e convoca novas eleições em Martinópole

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializou decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), anulando o pleito majoritário de 2020 em Martinópole e convocando novas eleições. Com isso, o presidente da Câmara assumirá o Executivo de maneira provisória. O atual prefeito, James Martins Pereira Barros (PP), foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e tornou-se inelegível.

  -  

Em retorno de julgamentos, TRE analisa recurso de prefeito de Viçosa do Ceará; definição continua em aberto

O TRE-CE retomou as sessões de julgamento hoje (21). Um dos casos foi o recurso do prefeito de Viçosa do Ceará, Zé Firmino (MDB). O relator do caso, Inácio de Alencar Cortez Neto, manteve a sentença, mas votou por trocar a acusação de abuso de poder político para conduta vedada. O julgamento não foi encerrado, porque o juiz Eduardo Scorsafava pediu vistas.

  -  

Apenas 24% dos eleitores faltosos justificaram o voto no Ceará; prazo termina nesta quinta (14)

Termina nesta quinta-feira (14) o prazo para eleitores que não votaram no primeiro turno justificarem a ausênciaDe acordo com o TRE-CE, foram submetidas, até o final do dia de ontem, 267.965 justificativas, o que representa apenas 24% das 1.112.211 abstenções registradas. Eleitores podem usar o aplicativo E-título ou o Sistema Justifica, no site do TSE.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Prefeito e vice de São Gonçalo do Amarante, professor Marcelão e Bethrose tomam posse nesta sexta

O novo prefeito de São Gonçalo do Amarante, professor Marcelão (Pros), e a vice-prefeita, Bethrose (PP), tomaram posse nesta sexta (1º). Além deles, também foram empossados 13 vereadores. Opositor do prefeito, o vereador Ailson Frota (PTB) ainda foi eleito presidente da Casa. A sessão solene foi restrita aos empossados e transmitida virtualmente.

Foto: Reprodução
  -  

É ‘obrigatório’ ter oposição, afirma Sarto durante entrevista coletiva

Durante entrevista coletiva realizada no início da noite desta sexta-feira (1º), Sarto Nogueira (PDT) defendeu como “obrigatória” à gestão ter uma oposição baseada em princípios republicanos. O atual prefeito de Fortaleza citou como exemplo o retorno às aulas presenciais, questão criticada, mas para a qual a oposição também apontou novos caminhos.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Em discurso de posse, Sarto defende a vacinação e critica ‘negacionismo à Ciência’

Durante a solenidade de posse, na tarde desta sexta-feira (1º), o prefeito eleito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), defendeu a vacinação da população e pediu o apoio da Câmara Municipal para se unir no mesmo propósito. “Não há tempo nem espaço para o negacionismo que despreza a Ciência. A vida de nossa gente é o nosso bem mais precioso”, disse.

  -  

TRE-CE indefere registro de vice-prefeita eleita de Jaguaruana e chapa pode cair

O TRE-CE indeferiu nesta quinta (17) a candidatura da vice-prefeita eleita de Jaguaruana, Flávia Façanha (PSB). Segundo a decisão, ela não teria se afastado do cargo de assessora parlamentar na AL-CE. O prefeito reeleito, Roberto da Viúva (PDT), também foi indeferido, por rejeição de contas. Sem diplomação da chapa, a presidência da Câmara assume.

 

 

  -  

A algumas horas do fim do prazo, apenas 25% dos candidatos e partidos prestaram contas

Termina nesta terça (15) o prazo da prestação de contas de campanha ao Sistema de Prestação de Contas Eleitorais, plataforma online da Justiça Eleitoral. Dos cerca de 6.400 candidatos e partidos, apenas 1.640 (25%) haviam submetido dados ao TRE-CE até meio-dia. Pode haver perda da quitação eleitoral (candidatos) e o acesso a recursos (partidos).

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Capitão Wagner vai ao Centro agradecer votos na disputa pela Prefeitura de Fortaleza

O candidato derrotado à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (Pros), voltou às ruas do Centro, na manhã de hoje (12), um dos principais palcos da campanha de 2020, para agradecer à população pelos 625 mil votos no 2º turno. “Resolvi contrariar aquelas pessoas que pensam ‘ah, esses políticos só vêm aqui em época de eleição'”, disse Wagner nas redes sociais

Foto: Reprodução
  -  

MP entra com nova ação pedindo cassação do registro ou dos diplomas de prefeito eleito, vice e vereador de Coreaú

O MP Eleitoral ajuizou nova ação pedido a cassação do registro de candidatura ou dos diplomas de Edézio Sitônio, Érika Cristino e Chico Antônio (PDT), em Coreaú, respectivamente prefeito, vice e vereador eleitos, do PDT. Eles são suspeitos de abuso de poder econômico, com crime de compra de votos. O MP também pediu indisponibilidade de bens e aplicação de multa.

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

Votos brancos, nulos e abstenções: compare números no 1º e 2º turno em Fortaleza

Compare o número de abstenções, brancos e nulos, do 1º para o 2º turno em Fortaleza:

Votos Brancos: de 50.234 (3,53%) para 35.081 (2,50%)
Votos Nulos: de 92.295 (6,48%) para 77.798 (5,53%)
Abstenções: de 397.774 (21,83%) para 414.959 (22,78%)

Sarto Nogueira (PDT) venceu Capitão Wagner (Pros) na disputa para prefeito de Fortaleza por uma diferença de 43.760 votos. Se somados, os votos brancos e nulos deste pleito chegaram 112.879, número suficiente para influenciar no resultado final da eleição. Também há que se considerar as 414.959 abstenções.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Pela 1ª vez desde a redemocratização, PT não elege prefeitos nas capitais

O resultado das Eleições 2020, cujo segundo turno ocorreu neste domingo (29), refletiu a perda de espaço do PT em todo o Brasil. Pela 1ª vez desde a redemocratização, o partido não elegeu nenhum prefeito nas capitais. Marília Arraes (foto), em Recife; e o João Coser, em Vitória (ES), eram apostas no 2º turno, mas foram derrotados. Luizianne perdeu em Fortaleza.

Foto: Luizianne Lins e Marília Arraes, os nomes nordestinos nas capitais Fortaleza e Recife, respectivamente. Crédito: Arquivo/Montagem
  -  

Vitor Valim é eleito prefeito de Caucaia com 51,08% dos votos

Com 100% das urnas apuradas, o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) declarou Vitor Valim (Pros) eleito para a Prefeitura de Caucaia. A chapa composta pelo então deputado estadual e o vice Deuzinho Filho (Republicanos) recebeu 83.588 votos, relativos a 51,08% do total. O adversário, Naumi Amorim (PSD), atual prefeito, conseguiu 80.045 votos, equivalentes a 48,92%.

Foto: José Leomar
  -  

Camilo comenta eleição de Sarto à Prefeitura de Fortaleza: “vitória da defesa da verdade”

Após definição da eleição de Sarto (PDT) para a Prefeitura de Fortaleza, hoje (29), o governador Camilo Santana (PT) comentou o resultado em sua conta no Twitter. “Uma vitória da defesa da verdade, do respeito, da paz e do reconhecimento ao trabalho e à enorme disposição para enfrentar os muitos desafios que virão pela frente”, disse o petista.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Sarto Nogueira é eleito com 51,69% dos votos, em Fortaleza

Com 98,03% das urnas apuradas, o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) declarou Sarto Nogueira (PDT) eleito para a Prefeitura de Fortaleza. A chapa composta pelo pedetista e o vice Élcio Batista (PSB) recebeu 655.538 votos, relativos a 51,69% do total. O adversário, Capitão Wagner (Pros), conseguiu 612.769 votos, equivalentes a 48,31%.

Foto: Kid Júnior
  -  

TRE contabiliza 62 urnas eletrônicas com problemas em Fortaleza, até 17h

As eleições municipais em Fortaleza foram encerradas, somando 62 urnas com defeito, contabiliza o TRE-CE. Em Caucaia, foram 23. Na Capital, 45 urnas foram substituídas nas 10 horas de votações. Já em Caucaia foram 14. Houve cinco registros de crime eleitoral, com “tentativas de atrapalhar os trabalhos eleitorais”, mas não houve prisões.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Quatro pessoas são detidas e conduzidas à Polícia Federal por suspeita de crime eleitoral

Quatro pessoas foram detidas por suspeita crime eleitoral e conduzidas à Polícia Federal. Os casos foram registrados neste domingo (29). Três pessoas foram detidas por promover carreata e boca de urna no bairro Vila União, em Fortaleza. Com a quarta, foram apreendidos documentos, material de campanha e listas. O suspeito foi ouvido na PF e liberado.

Foto: Fabiane de Paula