-  

Camilo envia à Assembleia projeto para comprar notebooks para professores da rede estadual

O governador Camilo Santana (PT) enviou à Assembleia Legislativa, nesta quarta (9), projeto de lei que autoriza o Governo a adquirir notebooks para professores da rede estadual, como forma de garantir condições adequadas às aulas remotas. Além deste, foi proposta a criação do Programa “Ceará Educa Mais”, série de medidas para o fortalecimento do processo de aprendizagem.

  -  

Congresso derruba veto presidencial a projeto que assegura internet grátis para alunos e professores

O Congresso Nacional derrubou, nesta terça-feira (1°), veto presidencial ao projeto de lei que garante acesso à internet e equipamentos para estudantes e professores da rede pública. De autoria do deputado Idilvan Alencar (PDT), a proposta prevê utilização de R$ 3,5 bilhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações para a medida.

Foto: Câmara dos Deputados
  -  

Sindicato aciona Justiça contra documento que condiciona vacinação ao retorno às aulas presenciais

O Sindicato dos Servidores Públicos da Educação (Apeoc) protocolará hoje (31) ação judicial contra o documento da Secretaria da Educação que condiciona a vacinação dos profissionais da Educação ao retorno às aulas presenciais. O documento é alvo de críticas da categoria. Comitê estadual pode reavaliar a obrigatoriedade do documento. Entenda o caso.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Assembleia vota prorrogação dos contratos de professores temporários do ensino superior estadual

Na sessão desta terça (4), deputados da AL-CE analisam e votam a prorrogação dos contratos temporários de professores do ensino superior estadual até 31 de outubro deste ano. A proposta busca não lesar ainda mais a área, já que os concursos e seleções para contratação de pessoal para o serviço público tiveram que ser suspensos durante a pandemia.

Foto: José Leomar
  -  

Deputados estaduais discutem inclusão de educação e exercício físico entre atividades essenciais no Ceará

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da AL-CE analisa, nesta segunda (3), projetos que tornam educação e exercícios físicos atividades essenciais na pandemia. As propostas relacionadas à educação são dos deputados André Fernandes (Rep) e Dra. Silvana (PL).  Fernanda Pessoa (PSDB) e Nelinho (PSDB) são autores da outra proposta.

Foto: José Leomar
  -  

Sarto pede ao Ministério da Saúde que trabalhadores da Educação entrem no grupo prioritário

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), enviou um ofício ao Ministério da Saúde pedindo a inclusão de trabalhadores da educação nos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19. O pedetista informou ainda que participará amanhã (30) de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a urgência da vacinação para o retorno das aulas.

Foto: Arquivo/Prefeitura de Fortaleza
  -  

Governo do Ceará poderá fazer seleção virtual de professores temporários para o Ensino Superior

O Governo do Ceará poderá fazer a seleção pública no formato virtual para contratar professores temporários para instituições de ensino superior do Ceará, como a UECE. A medida foi aprovada nesta quinta-feira (29) na Assembleia Legislativa e deve entrar em vigor após a sanção do governador Camilo Santana (PT).

Foto: José Leomar
  -  

Assembleia Legislativa vota nesta terça proposta que prorroga contrato de professores temporários no Ceará

Será votado nesta terça (20), na AL-CE, a proposta de emenda do Governo que prorroga de maio até 31 de outubro deste ano o contrato de professores temporários da rede pública estadual. A justificativa é que a pandemia prejudicou a realização de concursos e seleções públicas. Por ser uma PEC, a matéria será votada em sessão extraordinária especial.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Eduardo Bismarck assume coordenadoria da Frente Parlamentar de Educação

O deputado Eduardo Bismarck (PDT) assumiu, nesta terça (30), a coordenação da Comissão de Avaliações Educacionais da Frente Parlamentar da Educação. Entre as funções da Frente, está acompanhar o desenvolvimento do Enem e do Sisu no País. “Meu trabalho será pautado sempre pela defesa de uma educação pública de qualidade”, disse.

Foto: Câmara dos Deputados
  -  

Bolsonaro veta internet gratuita a alunos e professores e recebe críticas de deputado cearense autor da proposta

O presidente Jair Bolsonaro vetou projeto de lei aprovado pelo Congresso que pretendia garantir internet gratuita a professores e alunos da rede básica. O Governo alegou dificuldades financeiras. Autor do texto, o deputado Idilvan Alencar (PDT) afirmou que vai trabalhar para derrubar o veto. “O presidente é contra tudo que é importante para a educação”, disse.

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
  -  

Sarto visita escolas públicas para avaliar retomada das aulas presenciais

O prefeito Sarto Nogueira (PDT) visitou, nesta segunda-feira (4), a escola José Bonifácio de Sousa, no Pici. “Estamos nos preparando para voltarmos às aulas com proteção e segurança, assim que possível”, disse. Ele chegou ao local acompanhado da secretária da Educação, Dalila Saldanha. O retorno escolar e a vacinação são prioridades apontadas pelo novo prefeito.

  -  

Dalila Saldanha segue a frente da Secretaria Municipal de Educação

Atual titular da pasta de Educação em Fortaleza, Dalila Saldanha foi reconduzida ao cargo pelo prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT). Saldanha também já ocupou a secretaria executiva da pasta de Educação estadual, durante a gestão de Cid Gomes. 

Foto: Isanelle Nascimento
  -  

Legislativo aprova prorrogação de contratos temporários de professores

Deputados aprovaram nesta terça-feira (22) uma proposta encaminhada pelo governador Camilo Santana (PT) que autoriza a prorrogação dos contratos temporários de professores das escolas da rede pública estadual de ensino. O pedido tem como base o cenário de pandemia da Covid-19, e requer que o fim do contrato só ocorra em 31 de maio de 2021.

  -  

Distribuição de tablets para alunos da rede pública estadual é aprovada na Assembleia Legislativa

Nesta quinta-feira (10), a Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei que prevê a compra e distribuição de tablets para alunos da rede pública estadual. A medida tem como objetivo minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 na educação cearense, agravado pela suspensão de aulas presenciais, e possibilitar a implantação do ensino híbrido.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Assista em tempo real ao PontoPoder Eleições

O PontoPoder Eleições desta terça-feira (10) traz entrevista com candidatos à Prefeitura de Fortaleza com o tema educação. A atração, que vai ao ar às 21h55, na TV Diário, traz também a primeira de uma série de reportagens sobre a eleição em municípios que sofreram turbulências políticas, além do quadro Descomplicando sobre o que faz um vereador.

 

  -  

Luizianne Lins propõe retomar conselhos escolares para discutir a reposição dos conteúdos

Em entrevista ao PontoPoder na Verdinha AM 810, Luizianne Lins afirmou que pretende retomar a atuação dos conselhos escolares para discutir a reposição dos conteúdos que não foram satisfatórios para os alunos da rede municipal em 2020. A petista também apontou a realização de aulas complementares para reduzir o prejuízo proporcionado pelo ensino remoto.

Foto: Thiago Gadelha
  -  

Em agenda sem Sarto, Élcio defende mais ações de urbanização, Educação e Saúde na Capital

Em caminhada no bairro Floresta, o candidato a vice-prefeito na chapa do PDT em Fortaleza, Élcio Batista (PSB), afirmou que Sarto Nogueira (PDT) pretende avançar em ações de urbanização, Educação e Saúde na Cidade. “Melhorar o atendimento na saúde e ao mesmo tempo reforçar a educação. Isso são dois compromissos do Sarto com Fortaleza”, afirmou.

  -  

Quarto candidato a visitar a Câmara de Fortaleza, Anízio Melo defende frente ampla pela Educação

Em visita à Câmara Municipal de Fortaleza nesta quarta (14), o candidato pelo PCdoB, Anízio Melo, voltou a defender o fortalecimento da Frente Norte e Nordeste pela Educação para trazer recursos de Brasília para escolas do Ceará e de Fortaleza. Ele é o quarto prefeiturável a ir ao Legislativo Municipal.

Foto: Divulgação
  -  

Com plenário esvaziado, Anízio Melo visita Assembleia Legislativa para pedir apoio à Educação

Candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PCdoB, Anízio Melo visitou a Assembleia Legislativa nesta quinta (8) para pedir apoio dos deputados para fortalecer a ‘Frente Norte e Nordeste pela Educação‘, que busca recursos para escolas do Ceará e de Fortaleza. Apesar da boa recepção, o acolhimento não foi dos mais calorosos porque o plenário estava esvaziado.

Foto: Nilton Cezar
  -  

Anízio entrega cheque simbólico à categoria da Educação para financiamento da área

No encontro com profissionais da Educação do Ceará, nesta terça (6), o candidato à Prefeitura de Fortaleza, Anízio Melo (PCdoB), entregou um cheque simbólico dos recursos que vem sendo articulados para financiamento da Educação e beneficiam Ceará e Fortaleza: precatórios do Fundef, o novo Fundeb, e parte da cessão onerosa do pré-sal.

Foto: Letícia Lima