-  

Após suspensão do Governo Federal, deputado cobra volta da Lei Rouanet para artistas cearenses

Em reação à portaria que suspende a análise de propostas culturais com interação presencial, o deputado federal cearense José Guimarães (PT), líder da Minoria na Câmara, pediu que a portaria seja derrubada. “Não se trata só de um governo inimigo da cultura, é um governo inimigo da vida”, disse. Ele apresentou projeto de decreto legislativo contra a medida.

  -  

Governo Federal suspende Lei Rouanet para artistas cearenses devido às medidas contra a pandemia

Em portaria publicada nesta sexta (5), a Secretaria de Cultura do Governo Federal determina a suspensão, por 15 dias, da análise de propostas culturais que envolvam interação presencial com o público. A pasta informa que a medida vale para entes que adotaram medidas restritivas, toque de recolher, lockdown ou outras ações que impeçam a execução do projeto.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
  -  

Artistas de Baturité protestam contra fusão da Secretaria da Cultura com Turismo e Lazer

Dez artistas do municípios de Baturité protestaram na noite de ontem (18) durante a votação que aprovou a união da Secretaria da Cultura com a de Esporte e Lazer. “Pedimos para falar na tribuna, mas não permitiram. Convidaram para a próxima semana, mas aí não adianta mais, já foi aprovado”, lamentou o professor Wesley Monteiro. A PM encerrou a manifestação.

Foto: Reprodução
  -  

Prefeitura de Baturité funde Secretaria da Cultura com Turismo e Lazer e gera protestos

Em sessão realizada ontem (18), os vereadores de Baturité aprovaram uma proposta de reforma encaminhada pelo Executivo do Município que cria a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. Até a última gestão, a pasta da cultura era independente. Na votação, dez vereadores votaram pela fusão e três foram contrários.

  -  

Vereador reeleito, Elpídio Nogueira assume Secretaria Municipal da Cultura

Vereador reeleito com 9.564 votos, Elpídio Nogueira (PDT) foi anunciado titular da Secretaria Municipal da Cultura. Irmão do prefeito eleito, Sarto Nogueira (PDT), o parlamentar havia sido secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) durante o segundo mandato de Roberto Cláudio (PDT). 

 

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Vereadores aprovam urgência e Câmara vota nesta quarta regulamentação da Lei Aldir Blanc em Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza vai votar ainda nesta quarta-feira (2) o projeto de lei da prefeitura que regulamenta a distribuição dos recursos da Lei Aldir Blanc na Capital. A matéria foi lida em plenário e os vereadores aprovaram o regime de urgência, permitindo a votação.

Foto: Camila Lima
  -  

Câmara de Fortaleza aprova projeto de indicação para auxílio emergencial para profissionais da cultura

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou na sessão remota desta quinta-feira (2) o projeto de indicação da vereadora Larissa Gaspar (PT) que garante o pagamento de auxílio emergencial de R$ 600 mensais para profissionais do setor cultural da Capital. Caso a Prefeitura adote a medida, o texto pode voltar como mensagem do Governo para votação na Casa.

Foto: CMFOR
  -  

Camilo promete pacote de investimentos para a Cultura

Na abertura do 29° Cine Ceará, ontem (30), o governador Camilo Santana sugeriu dias melhores para a cultura. Ele adiantou que lançará pacote de investimentos para a área, que dobrará os recursos para o audiovisual e que, na terça (3), divulgará a convocação de 100 aprovados no concurso da Secult, o primeiro da história da pasta.