-  

Cândido Albuquerque reclama de “defensores do atraso” e anuncia energia solar na UFC

“Enquanto uma pequena minoria defende o atraso, o desrespeito e a estagnação da UFC, a maioria absoluta da comunidade acadêmica, incluindo a Administração Superior, continua trabalhando”

O reitor da UFC divulgou hoje (31) a chegada de uma carreta com placas de energia solar. Ele enfrenta protestos de parte da comunidade acadêmica.

Foto: Camila Lima
  -  

Parceria entre UFC e Governo do Estado avança para criar Distrito de Inovação em Saúde

Tem avançado a proposta de transformar o Complexo Hospitalar da UFC em um Distrito de Inovação em Saúde. A meta é torná-lo referência, até mesmo, internacional. Nesta quinta (14), o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, se reuniu com o reitor Cândido Albuquerque. O distrito prevê uma articulação entre UFC, Estado, Prefeitura de Fortaleza e outros setores da sociedade civil.

Foto: Viktor Braga/UFC
  -  

Reitor da UFC está de olho em Anastácio Queiroz para cargo “de peso” na instituição

O reitor da UFC Cândido Albuquerque está de olho no ex-secretário de Saúde do Governo Tasso, Anastácio Queiroz, para um cargo de “peso” na universidade. Ele já faz parte do corpo docente da UFC e é um infectologista renomado na área.

Foto: Kid Junior
  -  

Fiador do reitor, Jaziel Pereira quer destinar verba de emendas parlamentares para a UFC

Fiador de Cândido Albuquerque em Brasília desde a indicação para reitor, o dep. federal Jaziel Pereira (PL) quer articular com a base governista o envio de emendas ao orçamento da UFC. Ontem, Jaziel e o reitor se encontraram. Cândido já havia articulado recentemente acordo com a base para definir cargos no Complexo Hospitalar da universidade.

Foto: Viktor Braga/UFC
  -  

Cândido Albuquerque constrói acordo com a bancada para cargos no complexo hospitalar da UFC

O reitor da UFC Cândido Albuquerque construiu um acordo com a bancada cearense para indicar o médico e professor Carlos Augusto ao cargo de superintendente do Complexo Hospitalar da universidade. Nos bastidores, Cândido resistiu a indicações políticas, entre elas uma do deputado AJ Albuquerque (PP). Carlos Augusto toma posse na sexta (4).

Foto: Camila Lima
  -  

UFC: juiz pede especificação das partes em processo contra os ocupantes da Reitoria da UFC

Em primeiro despacho quanto ao processo que Cândido Albuquerque move contra “manifestantes e ocupantes da Reitoria da UFC”, o juiz da 1º Vara Federal, George Marmelstein, determinou que “é fundamental que a parte autora identifique, com mais precisão, as pessoas que deverão ocupar o polo passivo”. Por isso, o magistrado voltou a ação para o autor para que especifique quem está sendo processado.

Foto: José Leomar
  -  

Cândido Albuquerque entra com processo contra ocupantes da Reitoria

Reitor empossado da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque entrou com processo na Justiça contra “manifestantes que obstam o pleno acesso e funcionamento do prédio da Reitoria da UFC”. A ação, de n° 0815846-31.2019.4.05.8100, foi feita em nome da instituição e pede “reintegração/manutenção de posse“, além de multa.

Foto: Camila Lima
  -  

MPF é provocado para apurar denúncias de intimidação a protesto na UFC

As denúncias de intimidação de manifestantes na reitoria da UFC por seguranças particulares chegaram ao Ministério Público Federal (MPF) no Ceará. Duas representações foram apresentadas ao órgão – uma advinda da ADUFC (sindicato dos professores); outra anônima – pedindo que os relatos sejam apurados e que cessem tentativas de intimidação ao protesto contra a nomeação de Cândido Albuquerque para o cargo de reitor.

Foto: Helene Santos
  -  

No ato de posse, novo reitor da UFC diz que vai aderir ao Future-se

No discurso de posse, nesta quinta (23), em Brasília, o novo reitor da UFC, Cândido Albuquerque, disse que a instituição vai aderir ao Future-se, programa federal que prevê a criação de um fundo de recursos privados para financiar universidades federais. Segundo convidados, esse foi o ápice da cerimônia. O ex-reitor Henry Campos não tinha aderido.

  -  

Após comemorarem nomeação de reitor ‘crente’, Silvana e Jaziel vão à posse de Cândido em Brasília

Não só familiares compunham a primeira fila da restrita solenidade de posse do novo reitor da UFC, Cândido Albuquerque, na sede do MEC, em Brasília. O casal de deputados Dra. Silvana e Dr. Jaziel (ela, estadual; ele, federal), que havia comemorado a nomeação de um “crente” para a gestão da instituição federal, fez questão de marcar presença.

Foto: Foto: Gabriel Jabur/MEC