-  

Filho de ex-deputado federal, Pedro Matos toma posse como vereador na Câmara de Fortaleza

Filho do ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos, o advogado Pedro Matos assumiu uma vaga na Câmara Municipal de Fortaleza. Primeiro suplente do Pros, ele ocupa a cadeira de Sargento Reginauro (Pros), que se licenciou por 120 dias para continuar tratamento de saúde. Pedro Matos foi empossado na quarta-feira (13).

  -  

Mais antigo vereador de Fortaleza, Carlos Mesquita assume oitavo mandato na Câmara

Na política desde os anos 1980 e com 28 anos na Câmara Municipal – o vereador Carlos Mesquita (PDT) assumiu ontem (7) seu oitavo mandato, diante da licença do vereador Elpídio Nogueira (PDT). Em 2020, Mesquita não conseguiu se eleger, mas ficou na primeira suplência do PDT e foi beneficiado pela acomodação política no secretariado de Sarto (PDT).

Foto: Cmfor
  -  

Projeto sugere usar verba municipal do Carnaval 2021 para combate à pandemia da Covid-19

O vereador Carmelo Neto (Republicanos) apresentou projeto de indicação na Câmara Municipal de Fortaleza para que os recursos para execução do Carnaval deste ano sejam usado no combate à Covid-19. “É indiscutível que, no cenário pandêmico, a prioridade da gestão pública deve ser a saúde, em detrimento, primariamente, de festas e comemorações”, afirma.

Foto: Camila Lima
  -  

Vereadora de Fortaleza propõe criação de Frente Parlamentar contra a Covid-19

A vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) propôs a criação de uma Frente pela Imunização contra Covid-19. A ideia é auxiliar a Secretaria da Saúde na definição dos parâmetros para vacinação na Capital, além de fiscalizar as ações da Prefeitura. “Temos que assegurar que Fortaleza esteja preparada para distribuir a vacina assim que liberada pela Anvisa”, diz.

Foto: Divulgação
  -  

Com mais dois vereadores na gestão, trabalhos na Câmara de Fortaleza devem iniciar com três suplentes

Com mais vereadores na gestão da Capital, os trabalhos na Câmara de Fortaleza devem iniciar, em fevereiro, com três suplentes no exercício dos mandatos. Saem Elpídio Nogueira (PDT), na Cultura; Raimundo Filho (PDT), na Regional 11; e Michel Lins (Cidadania), na Regional 3. Com isso, entram Carlos Mesquita (PDT), Iraguassú Filho (PDT) e Pedro França (Cidadania).

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Posição do PT na Câmara será debatida nesta segunda (4); cearenses defendem apoio a Baleia Rossi

Deputados federais do PT se reúnem, nesta segunda-feira (4), para discutir a posição da sigla na eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A informação é de José Guimarães. Segundo ele, os cearenses defendem apoio a Baleia Rossi (MDB-SP) pela autonomia do Legislativo e pela preservação da democracia, além de fortalecer chapa adversária candidato de Bolsonaro.

Foto: Agência Câmara
  -  

Antônio Henrique é reeleito presidente da Câmara Municipal para os próximo biênio 2021-2022

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), foi reeleito, nesta sexta (1º), por unanimidade, para o cargo, no biênio 2021-2022. Ele concorreu em chapa única, na eleição da Mesa Diretora, que foi apoiada pela oposição na Casa. Inclusive, vereadores opositores também fazem parte da composição da Mesa.

Foto: Luana Barros
  -  

Após atrasos, cerimônia de posse de vereadores e prefeito de Fortaleza inicia na Câmara

Marcada para iniciar 13h30, a cerimônia de posse de vereadores, do prefeito e do vice-prefeito eleitos em Fortaleza iniciou após quase uma hora de atraso na Câmara Municipal. A sessão é presidida pelo vereador Elpídio Nogueira (PDT), irmão do prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) e parlamentar mais antigo da Casa.

  -  

Líder do prefeito acredita em base aliada com cerca de 30 vereadores na Capital

O vereador Gardel Rolim (PDT), que será o líder do prefeito Sarto na Câmara, acredita que a base aliada na Casa deva ficar com cerca de 30 do total de 43 vereadores. Eles tomam posse hoje (1º). Segundo o parlamentar, o prefeito já informou que há três prioridades e isso pode pautar o debate: vacinação, retomada das aulas presenciais e recuperação econômica.

  -  

Gardel Rolim será o líder do Governo Sarto na Câmara Municipal; vice-líderes também são anunciados

O prefeito eleito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), anunciou nesta quinta-feira (31) o nome do futuro líder do Governo na Câmara Municipal: o escolhido é o vereador Gardel Rolim (PDT). Já os vice-líderes serão os vereadores Léo Couto (PSB), Luciano Girão (PP) e Professor Enilson (Cidadania). Reeleito, Gardel Rolim inicia em 2021 o segundo mandato no Legislativo.

  -  

Maior bancada, PDT garante presidência e mais duas vagas na nova Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza

Com o secretariado do Governo Sarto (PDT) definido, a composição da Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza para o biênio 2021-2022 está definida. O PDT, maior bancada da Casa, garantiu três vagas: a presidência, com Antônio Henrique; a 1ª vice-presidência, com Adail Júnior; e a 2ª vice-presidência, com Ana Paula. Outras siglas foram contempladas com uma vaga cada.

Foto: José Leomar
  -  

Com definição de secretariado, vereadores batem martelo sobre Mesa Diretora da Câmara Municipal

Após o anúncio do secretariado do prefeito eleito, Sarto Nogueira (PDT), vereadores de Fortaleza se reuniram para finalizar as negociações quanto à Mesa Diretora da Câmara Municipal. Foram definidos os partidos contemplados na composição: PDT, PSB, Cidadania, PT e Pros. Único nome já anunciado, o atual presidente Antônio Henrique (PDT) irá concorrer à reeleição.

Foto: Fabiane de Paula
  -  

Aliados do grupo governista na expectativa pelo anúncio do secretariado de Sarto em Fortaleza

Aliados do prefeito eleito de Fortaleza Sarto Nogueira (PDT) estão na expectativa pelo anúncio do secretariado, nesta quarta (30). Gestores do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e vereadores da base na Câmara Municipal são cotados para compor o novo Governo. Essa definição vai destravar a formação da chapa que vai concorrer à Mesa Diretora da Câmara.

Foto: José Leomar
  -  

Análise: decisão sobre apoio do PT na gestão Sarto causa racha no partido e pode parar no diretório nacional

O PT decidiu fazer oposição a Sarto (PDT) na Câmara Municipal, mas a decisão foi dividida: grupos liderados por José Guimarães, José Airton Cirilo e Acrísio Sena foram contra a posição definida por nomes ligados à Luizianne Lins. A decisão causou racha no partido e vai parar na instância estadual. Leia análise.

Foto: Camila Lima
  -  

‘Chega uma hora em que o PT tem que tomar decisão’, afirma Guilherme Sampaio sobre oposição a Sarto

Após divergências internas sobre o posicionamento do PT à gestão de Sarto Nogueira (PDT), o presidente do diretório da sigla em Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, disse que o partido não podia mais esperar para se posicionar. “Houve quórum para as deliberações. Essa reunião já foi adiada duas vezes, mas chega um hora em que o PT tem que  tomar decisão”, ressaltou.

Foto: Camila Lima
  -  

“Além de espaço na mesa diretora, queremos também nas comissões”, afirma líder da oposição

Líder da oposição, o vereador Márcio Martins (Pros) afirma que as negociações com o presidente Antônio Henrique (PDT) para compor a mesa diretora da Casa envolvem espaços nas comissões técnicas. “Se não for respeitada a proporcionalidade, não tem meu voto. Estamos dialogando e esperamos que seja seguida a proporcionalidade na composição”, disse.

Foto: Camila Lima
  -  

Vereador Marcelo Lemos será diplomado nesta quarta (23) pela Justiça Eleitoral

Após ver o suplente Juninho (PSL) ser diplomado na sexta (18), o vereador Marcelo Lemos (PSL) será oficialmente diplomado na quarta (23). Ele teve o registro indeferido, mas o TRE-CE liberou a candidatura na quinta (17). Devidos aos trâmites, não houve tempo para a decisão ser cumprida. “Juninho estará presente nas nossas ações, estamos unidos“, diz Lemos.

 

 

Foto: José Leomar
  -  

Renovada, bancada de vereadores da oposição se reúne na Câmara Municipal pela primeira vez

Estreantes na Câmara Municipal, os vereadores Ronaldo Martins (Republicanos), Carmelo Neto (Republicanos) e Inspetor Alberto (Pros) se encontraram nesta manhã no parlamento. Martins foi o vereador mais votado, já Carmelo é o mais jovem da Casa. Durante a visita, Alberto aproveitou para vestir uma camisa em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro.

Foto: José Leomar
  -  

“Vamos ter uma posição de destaque na mesa (da Câmara)”, afirma presidente do Cidadania

Em meio às especulações de quem irá compor a mesa diretora da Câmara de Fortaleza, o vereador Michel Lins (Cidadania) afirma que terá nome da sua sigla na composição. “Qual posição? Tem uma série de coisas para acontecer antes de definir isso, mas temos a segunda maior bancada do Governo”, ressalta.

Foto: José Leomar
  -  

Presidente da Câmara afirma que só o próprio nome está definido para cargos da Mesa Diretora

Encabeçando a chapa em busca da reeleição para a Presidência da mesa diretora da Câmara de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT) afirma não ter nomes definidos para compor a mesa. “Não temos membros definidos, a não ser meu nome”, afirma. O parlamentar, contudo, é ponderado sobre a oposição: “se conseguirmos construir uma eleição consensual, todos terão espaço”.

Foto: José Leomar