-  

Com Michel Lins na Regional III, Pedro França toma posse como vereador de Fortaleza

Primeiro suplente do Cidadania, Pedro França foi empossado, nesta quinta-feira (8), como vereador de Fortaleza. Ele assume, aos 24 anos, o lugar deixado por Michel Lins (Cidadania), que agora chefia da Regional III. Pedro França é neto de Socorro França, secretária estadual da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

  -  

Vereador Marcelo Lemos se emociona após decisão do STF que lhe garante o mandato na Câmara

O vereador Marcelo Lemos (PSL) garantiu a permanência no mandato após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), negando recurso do Ministério Público Eleitoral, que pedia o indeferimento da candidatura ainda antes das eleições de 2020. Com a decisão em última instância, o parlamentar se emocionou ao receber apoio de colegas na sessão virtual desta terça-feira (6).

Foto: Reprodução
  -  

Câmara Municipal aprova cota de 20% para negros nos concursos públicos em Fortaleza

A Câmara de Fortaleza aprovou, nesta terça (30), o Projeto de Lei 257/2018 da vereadora Larissa Gaspar (PT), que reserva às pessoas negras 20% das vagas dos concursos públicos na Capital. “A gente vive um processo de abolição inacabada, inconclusa”, justificou a vereadora. Poderão se inscrever os autodeclarados negros e pardos.

Foto: Alessandra Castro
  -  

Com aprovação da Câmara, Prefeitura de Fortaleza fará cadastro para contratar profissionais de Saúde

Com aprovação na Câmara dos Municipal nesta quinta-feira (18), o Projeto de Lei 170/2021, da Prefeitura de Fortaleza, permitirá o cadastro de profissionais de Saúde para atuar na linha de frente e também na prevenção contra a Covid-19 na Capital. Médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão contemplados com a nova lei.

 

Foto: Wânyffer Monteiro
  -  

Câmara de Fortaleza aprova projeto que antecede mudanças na aposentadoria dos servidores

Com 33 votos a favor e 10 contrários, os vereadores de Fortaleza aprovaram, por maioria, em segunda discussão, a emenda à Lei Orgânica do Município n° 05/2021. O dispositivo abre caminho para mudanças na Previdência dos servidores. Texto agora segue para promulgação do presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT).

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Com novo decreto rígido na Capital, Câmara Municipal deve fechar e votações serão virtuais

Com o novo decreto de lockdown na Capital, a Câmara Municipal deve ser fechada a partir de sexta (5), e as votações deverão ocorrer de forma virtual. É o que projetam vereadores. A resolução da Câmara determina votação presencial ou virtual, mas o decreto proíbe o funcionamento de atividades não essenciais pelos próximos 15 dias.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Nova reforma da Previdência deve chegar na próxima semana na Câmara Municipal

Com a abertura das negociações com os servidores, o projeto da Reforma da Previdência deve chegar na próxima semana na Câmara Municipal. As propostas que preparam a legislação para receber a reforma devem voltar a Casa nos próximos dias. Segundo o líder do Governo na Casa, Gardel Rolim (PDT), diálogos estão sendo construídos com a categoria.

  -  

CCJ da Câmara aprova concessão de Medalha Boticário Ferreira ao ex-prefeito Roberto Cláudio

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, hoje (9), a concessão da Medalha Boticário Ferreira ao ex-prefeito Roberto Cláudio. Com deliberação da CCJ, o ver. Adail Júnior (PDT), autor da matéria, já pode marcar a data para entregar a honraria, concedida a pessoas que contribuem com serviços relevantes para a sociedade.

Foto: Camila Lima
  -  

Após embates sobre nova resolução, presidente da Câmara de Fortaleza anula sessão de terça (2)

“Tudo que foi apresentado ontem (2) torna-se sem efeito, porque nós vamos cumprir a partir de hoje a resolução 1.664, que diz que a sessão da Câmara acontece de forma híbrida, com os vereadores presentes nas dependências da Casa, às quartas-feiras”.

Vereador Antônio Henrique (PDT), presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, após embates entre oposição e base sobre resolução.

  -  

Vereador mais velho e com mais mandatos na Câmara, Elpídio Nogueira preside sessão de posse em Fortaleza

A cerimônia de posse dos vereadores de Fortaleza foi conduzida pelo vereador Elpídio Nogueira (PDT). Isso se deu após mudança no Regimento Interno, aprovada no fim de 2020. O novo texto prevê que o parlamentar mais velho e com mais mandatos presida os trabalhos de posse. Dr. Elpidio tem 68 anos e, após ser reeleito em 2020, inicia o quinto mandato.

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

PT, PSB e Cidadania também garantem espaços na nova Mesa Diretora da Câmara Municipal

Outras siglas que não foram contempladas na atual Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza conseguiram espaço na  chapa que irá comandar a Casa. Entre os escolhidos, Eudes Bringel (PSB), como 3º vice-presidente; Guilherme Sampaio (PT), como 2º secretário; e Kátia Rodrigues (Cidadania), como 3º secretária. Na suplência, ficaram Tia Francisca (PL), José Freire (PSD) e Erivaldo Xavier (PSC).

Foto: Natinho Rodrigues
  -  

Após articulações com Antônio Henrique, oposição ligada a Capitão Wagner garante 1ª secretaria da Mesa Diretora

A oposição ligada a Capitão Wagner (Pros) garantiu uma vaga de destaque na chapa da Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza a ser eleita nesta sexta-feira (1º): Julierme Sena (Pros) será o 1º secretário da Casa. O grupo chegou a anunciar que lançaria candidatura, mas abriu mão após negociações com Antônio Henrique, que será reconduzido à presidência da Câmara.

Foto: Helene Santos
  -  

PT estadual suspende decisão municipal que estabelecia partido como oposição na Câmara

O PT Ceará suspendeu por 13 votos a 3 a decisão tomada na terça-feira (29) pelo diretório municipal, de que o partido seria oposição ao Governo Sarto na Câmara de Fortaleza. Conin, presidente estadual, avaliou que a posição foi precipitada. “Já havia um bom diálogo entre o PT municipal e o prefeito eleito”, disse. Uma nova votação ocorrerá, ainda sem data definida.

  -  

Na oposição, PT engrossa as forças bolsonaristas em Fortaleza, diz Acrisio Sena

Defensor de que o PT compusesse o Governo Sarto, o deputado estadual Acrísio Sena disse que, na oposição, o partido “engrossa as forças bolsonaristas em Fortaleza”.  Membros do diretório da sigla ligados à corrente do parlamentar deixaram a reunião que confirmou a posição do PT. Eles queriam o adiamento da definição. “Não há justificativa plausível, acho precipitado”, disse o deputado.

Foto: Reprodução/Instagram
  -  

Bancada do PDT fecha apoio a Antônio Henrique para presidente da Câmara após reunião com Sarto

A bancada eleita pelo PDT fechou apoio, na manhã desta terça-feira 1º, ao nome do atual presidente, vereador Antônio Henrique, para seguir no cargo de presidente da Câmara por mais dois anos. Pesa em favor do mandatário a relação próxima com o prefeito eleito, Sarto Nogueira, que se reuniu com os correligionários nesta manhã.

Foto: Reprodução
  -  

Câmara de Fortaleza aprova projeto que regulamenta atividade dos “Trenzinhos da Alegria” na Capital

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, nesta quarta (17), um projeto de lei que regulamenta a atividade dos “Trenzinhos da Alegria” na Capital. A matéria, de autoria do vereador Márcio Martins (Pros), segue para sanção do prefeito Roberto Cláudio (PDT). A discussão na Casa sobre o tema se arrastava desde 2016.

Foto: Lucas de Menezes
  -  

Vereadores aprovam 14 projetos de indicação com medidas de enfrentamento à Covid-19

A Câmara de Fortaleza aprovou, hoje, 14 projetos de indicação de vereadores com medidas de enfrentamento à Covid-19.  Entre as propostas, está o de Cláudia Gomes (DEM), que prevê a suspensão por 30 dias da cobrança de Zona Azul, e o de Gardel Rolim (PDT), que  sugere a concessão de auxílio aos trabalhadores de nível médio da saúde afastados por conta da doença.

  -  

Câmara Municipal marca reunião nesta terça (17) para discutir ações de prevenção ao coronavírus

Não é só a Assembleia Legislativa que está adotando medidas de prevenção por conta do coronavírus, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza marcou uma reunião amanhã (17), às 8h30, para definir ações preventivas lá.

Foto: José Leomar
  -  

Após encontro com bancada federal, vereadores conseguem reunião com a Caixa para tratar de inspeção predial

Vereadores da Câmara de Fortaleza apresentaram, hoje, em Brasília, projeto à bancada federal cearense para criar uma linha de crédito para condomínios fazerem reparos estruturais. Satisfeitos com a proposta, os deputados viabilizaram uma reunião com o superintendente executivo da Caixa, Alexandre Cordeiro, para o próximo dia 10, na Capital Federal.

Foto: Divulgação